Aprenda como cuidar Foliculite na Barba com os produtos corretos

4.8/5 - (4513 votes)

Foliculite é um problema bem chato de lidar de forma geral. A coceira, a dor sutil, entre outros detalhes do tipo, deixam qualquer um maluco. Mas a foliculite na barba é ainda pior.

Mais do que causar os problemas típicos da doença, o risco de ficar com a barba prejudicada é maior. Por isso, antes de meter aquela mão possivelmente suja da rua e coçar até cansar, vamos te dar uma força.

Basicamente, a foliculite na barba não é tão diferente dos outros tipos de foliculite. Trata-se de uma inflamação nos folículos capilares. Também costuma ser chamado de pelo encravado, caso ainda não tenha atinado o nome. Ela é comum nos homens, principalmente após o barbear, pois a falta de cuidado durante a aparação ou na hora de lavar deixam pequenas feridas na superfície da pele.

O resultado é tal como qualquer tipo de inflamação. Bactérias invadem a região exposta, agindo diretamente sobre ela. Entre os sintomas mais comuns, estão a dor de moderada a intensa na região, pequenos pruridos, e a tão temida coceira.

O perigo da foliculite na barba

Quais são os problemas da Foliculite na Barba?

Antes a coceira fosse o maior dos problemas na foliculite na barba. Além de ser problemática, os pruridos presentes na região dificultam o crescimento saudável da mesma. Se você coça demais, a dor já presente só aumenta. E em ambos os casos, coçar não vai resolver o problema, pelo contrário.

A barba na qual você dedicou tanto tempo para dar um jeito vai gerar alguns buracos que vão expor ainda mais o problema, e podem evoluir para uma inflamação realmente perigosa. É por isso que os barbudos que estão com acne e coisas do tipo não podem se arriscar desse jeito, mais do que qualquer outro cara.

As falhas na barba ficam difíceis de resolver, e mesmo que resolva tirá-la, as marcas continuarão ali te assombrando. O que fazer então? Jovem, a melhor resposta que posso te dar é simplesmente ter atenção nos detalhes.

Quais produtos utilizar para dar um jeito na barba assim?

A combinação de limpeza e precisão nos cuidados com o rosto é a chave para o sucesso aqui, jovem. Nessas horas, para quem achava exagero não dar o devido tratamento ao rosto e a própria cara, encontra uma boa surpresa. Pode ficar tranquilo que não vamos dar nenhuma bronca ao vivaço, mas convém dar uma olhada nas sugestões que temos a seguir.

Sabonete de carvão Beard Brotherhood

A Foliculite na Barba pode ser resolvida com a Beard Brotherhood

A Beard Brotherhood é uma das pioneiras em fazer produtos diferenciados e um tanto ousados para a barba. O sabonete de carvão é pensado não apenas para cuidar da barba em si, como do rosto também.

As propriedades esfoliantes presentes nele vão ajudar a retirar qualquer impureza que tenha ficado no rosto, e de quebra ajudar a fechar os poros. Use durante o banho, para garantir uma pele sempre bem cuidada.

Isotonic Shower Dr.jones

Para tratar a Foliculite na Barba, use Dr. Jones

A foliculite na barba é a mais comum, mas não é a única. Se você deseja ampliar um pouco mais a cobertura que deseja oferecer ao corpo, a Dr. Jones é a melhor alternativa. Sua linha de produtos de luxo se preocupa com os barbudos como um todo.

O Isotonic Shower é prático tanto para os barbudos viajantes, como para os que praticam exercícios com uma boa frequência. Além do efeito refrescante, o shampoo-gel traz alguns efeitos revitalizantes a pele. Após fazer uma espuma no rosto e nas regiões que deseja se proteger, enxágue bem, e vai evitar que as impurezas das atividades intensas e o suor prejudiquem a sua barba.

Pasta de limpeza esfoliante barba brava

A Foliculite na Barba pode ser tratada bem com a Barba Brava

Geralmente se espera que os esfoliantes sejam em barra, certo? O formato acaba facilitando bastante, só que ele não é o único. Entre suas várias linhas, a Barba Brava oferece a opção de esfoliantes em formato de pasta. Com base em óleos essenciais, você combina os cuidados com a barba em si, e com a pele, que devem ter sua dose de atenção tanto quanto os pelos faciais.

Usar o esfoliante da Barba Brava é bem simples, jovem. Aplique uma quantidade pequena no rosto antes de aparar os pelos faciais, logo após o banho, esfregue com cuidado, e deixe agir um pouco. Além de limpar o rosto, a pasta também abre os poros, o que vai evitar riscos no contato com os aparelhos de aparação.

Faça a barba corretamente para evitar a foliculite!

Dê um jeito na Foliculite na Barba

Mais do que usar produtos para evitar a foliculite na barba de maneira mais direta, também é bom pensar em alternativas durante os cuidados com ela. Na verdade, a maior parte dos problemas relacionados a ela estão justamente na falta de atenção ao se barbear. Para dar uma aliviada nessa questão, é uma boa ideia usar os produtos para a barba que vão tranquilizar o seu rosto. E a sua cabeça, também.

Vamos a um passo a passo prático para dar cabo desse problema, jovem.

  1. Faça a barba apenas depois do banho. Além de ser relaxante, o banho com o uso de esfoliantes e o shampoo para barba ajudam a manter a pele protegida ao utilizar a navalha, tesoura ou aparelho de barbear.
  2. Para barbear, comece abrindo os poros com água morna. Com a pele devidamente tratada, use o aparelho escolhido com cuidado, seguindo as linhas do rosto. Caso não tenha um desenho em mente, pode pedir a ajuda no barbeiro. Não tem problema.
  3. Após finalizar a aparação como deseja, lave o rosto com água fria. Ele vai fechar os poros da pele e garantir que ela não fique exposta a ação de microrganismos. Por fim, use um bom pós barba.
  4. A ação do pós-barba, mais do que dar um bom aroma a barba e ao rosto, é criar uma camada bem fina no rosto e garantir uma proteção extra. E assim como os demais produtos para barba, é importante escolher um que esteja de acordo com suas preferências.

Então, que tal evitar a foliculite na barba? O processo é bem simples de resolver, não deixando a  dedicação e o cuidado constante de lado. E se tiver mais dúvidas, não deixe de postar nos comentários para ajudar. Até a próxima, jovem!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *