Como Conservar Seus Acessórios de Couro Por Mais Tempo

Como Conservar Seus Acessórios de Couro Por Mais Tempo

O couro é um material “vivo”, delicado e sensível. Cabe lembrar que a umidade e os produtos para a pele podem acelerar seu processo de envelhecimento.

Limpeza do couro

  1. Como limpar uma pulseira de couro?

    Não há muito o que fazer a não ser uma escovinha para limpar uma sujeirinha superficial. Caso contrário, as sujeiras, especialmente oleosas, são absorvidas e não há o que fazer.

  2. Algum produto recomendado?

    Nenhum. O que pode ajudar, é usar um impermeabilizante spray vendido em sapatarias. Ajuda um pouco a evitar que a sujeira penetre, especialmente sujeiras úmidas ou oleosas. Funciona pouco em pulseiras envernizadas, funciona melhor em pulseiras cruas.

  3. Depois de molhadas como secá-las adequadamente?

    Não. Molhou, ferrou. É esperar secar e ter a certeza de que já reduziu a vida de sua pulseira em vários %.

Conservação do couro

Retire a peça antes do banho, mar ou piscina para que ela não oxide (escureça). Retire a peça antes de usar perfumes,cosméticos,bronzeadores etc. e aguarde alguns minutos antes de recolocá-las. Bijuterias são delicadas, evite aplicar esforços exagerados sobre as peças bem como fazer serviços pesados para que ela não fique sujeita a riscos por atrito com outros objetos. Peças em  couro e relógios precisam de cuidados extras evite molhar, pois podem ficar úmidas e se você colocar para secar ao sol, correm o risco de rachar, portanto devem secar à sombra.

  1. Como armazená-las?

    Evitar mantê-las tortas ou dobradas. Evite a luz quando não estiver usando.
    Mantenha em local arejado, mas não muito úmido.

  2. Algum produto recomendado?

    Nenhum. Qualquer coisa que se usar estará ajudando um lado e estragando outro. Hidratante? “Hidrata”, mas engordura. Evita o ressecamento, mas acelera a degradação, mancham a pulseira, mudam a cor dela. Estragam mais do que não fazer nada. E não recupera a pulseira. Se ela já está estragada, é auto-alívio tentar recuperar.
    Ou seja, usar hidratante estraga tanto quanto não usá-lo. Ou ela vai ressecar por falta de hidratação, ou ela vai apodrecer por excesso de hidratação. O melhor é não fazer nada e esquecer fórmulas mirabolantes.

  3. Outros cuidados e observações?

    Prevenção. Evitar usar em dias de muito calor, quando se transpira muito. Evitar situações em que ela pode ser molhada. Evitar dobrar demais, esmagar demais e etc. Preferir fechos deployant. E caso uso fivela comum, SABER abrir a pulseira é fundamental para não destruir ela, sem dobrar e puxar ela contra a fivela.
    A coisa que mais preserva a pulseira de couro é não usa-la. Se usar, vai estragar, vai ficar feia, e vai precisar ser trocada, o que custará $$$. É o preço de se querer uma pulseira de couro no lugar de uma de metal.