Você está pensando em abrir uma barbearia e lógico pensa no sucesso do empreendimento, pois bem vou deixar para você algumas dicas que fui coletando nos últimos anos e que fazem muito sentido em como montar uma barbearia.
A primeira vista parece ser simples afinal todo mundo está abrindo uma barbearia, mas o que você tem que reparar é quantas delas estão fechando e tentar entender os motivos que levou a este fato.
A primeira impressão pode ser causada devido ao grande sucesso que elas vêm fazendo, já que estão reconquistando o seu espaço no mundo da beleza e estética. O motivo para o seu sucesso pode ser explicado pela demanda do mercado. Afinal homens como eu e você estamos procurando mais serviços especializados e estamos muito mais preocupados com o visual.
Falando em moda, no que tange a moda masculina todo dia tem surgido cada vez mais estilos de corte de cabelo, barba, cosméticos especializador, etc. e cada vez mais os clientes estão querendo qualidade, no atendimento, nos produtos usados e até uma boa velocidade de wi-fi para ele usar enquanto espera.
Hoje o papel do barbeiro vai muito além de identificar qual estilo combina mais com um cliente, hoje ele é visto com um mentor do visual do cliente.
Quem são os clientes ao abrir uma barbearia
Os interessados em abrir uma barbearia devem levar em consideração quem será o cliente que o estabelecimento atenderá: pessoas do bairro, com poderes aquisitivos alto, médio, baixo, etc.
Enfim, é necessário enfatizar o público-alvo para que possa então traçar um planejamento para começar a imaginar como será o negócio.
Escolhido o público que será contemplado, é o momento de pesquisar os hábitos dele: o que essas pessoas gostam de fazer, o que compram, o que gostariam de adquirir, quais são os seus hábitos, os seus costumes, quais meios de publicidade as atingem, entre outros aspectos relevantes que devem ser levados em consideração, pois isso faz parte de um traçado de perfil dos possíveis clientes de uma barbearia.
Somente a partir desses dados será possível verificar quem o empreendedor atenderá e as formas mais eficientes e eficazes.
Com esse conhecimento de público alvo será organizada desde a estrutura ao abrir a barbearia como layout, cores, equipamentos e diferenciais competitivos, até os preços dos serviços.
Bom sem mais delongas, vamos aos fatos.
1 – Planejamento
Planejar é 80% de todo o esforço, qualquer negócio precisa de um bom planejamento estratégico e uma gestão de ponta. Bem comece estabelecendo o que você irá oferecer ao cliente, qual o proposito do espaço. Feito o planejamento você irá analisar até que ponto vale investir ou não no negócio.
Primeiramente, é preciso entender que o planejamento estratégico serve para as empresas desenvolverem as suas maiores tarefas com organização e disciplina. Sendo assim, possível atingir as suas metas futuras. Para que ele seja eficaz, procure responder as seguintes questões durante sua produção:
Onde estamos?
Análise do cenário como um todo: pontos fortes e limitações do ambiente interno; ameaças e oportunidades do ambiente externo.
Para onde queremos ir?
São suas metas futuras. Geralmente, estão ligadas a assuntos como faturamento, rentabilidade e posicionamento no mercado.
Como chegar lá?
É hora de definir quais serão as estratégias para alcançar tais metas. E como fazer isso? Deixar a fachada mais chamativa? Ter um espaço para vender produtos para barba? Contratar uma secretária? As estratégias podem ser decisivas para o seu crescimento.
Para exemplificar, confira o exemplo abaixo:
Fonte: Sebrae
Você ainda deve pensar em outras questões que irão te ajudar a montar as ações estratégicas: Será que a localização escolhida ajudará com o movimento da barbearia? É fácil de ser encontrada? Qual a linha de comunicação sua barbearia vai seguir? Ela terá uma pegada mais raiz ou um conceito novo? Comentaremos essas e outras questões ao decorrer do post.
2 – De olho na burocracia
Registre a sua empresa e marca com a ajuda de um contador. Primeiramente, escolha um nome e então verifique se ele já está registrado ou não no nome de outra pessoa na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica de seu município. Se preferir, você ainda pode patentear a sua marca.
Os documentos pedidos para abrir uma empresa são:
- Cópias autenticadas do RG e CPF dos sócios;
- Contrato social;
- Capa de registro na Junta Comercial ou no cartório;
- Ficha de cadastro e pagamento de taxas.
3 – Localização
Então você realizou todo o planejamento da sua barbearia, mas bateu uma dúvida: como saber qual é o melhor local para trabalhar? Na hora da escolha, lembre-se do seu público: clientes que, em sua maioria, segundo o Sebrae, procuram pelo serviço do barbeiro próximo da sua casa ou trabalho. Dificilmente um cliente, que está em busca do serviço, sairá do seu trajeto trabalho-casa.
Dependendo do local escolhido, também será definido o perfil do seu consumidor, que falaremos a seguir. Uma boa localização é uma escolha importante para depois você conseguir fidelizar sua clientela.
Além disso, é necessário também que ela esteja dentro do bairro onde mora o público-alvo, para que fique fácil o deslocamento até o estabelecimento.
4 – Perfil do consumidor
O perfil do consumidor definirá qual será o estilo da sua barbearia e de seus serviços. Por isso, é importante pensar muito bem sobre a sua localidade, pois dependendo da área escolhida, o perfil do seu consumidor será diferente. Segundo o Sebrae, se o público da região for das classes A e B, por exemplo, será necessário um serviço e um ambiente mais sofisticado, que combine com o gosto dos clientes. A diferenciação vale para qualquer um dos públicos das diferentes classes.
Lembre-se que essa diferenciação se diz respeito aos preços, ambiente e aos produtos utilizados. A boa qualidade nunca deve ser deixada de lado independente da classe social impactada.
5 – Ambiente
Aqui você poderá deixar a sua imaginação te levar: a sua barbearia será retrô? Rock and roll ou inspirada em algum filme?
O ambiente pode ser seu grande aliado para chamar a atenção dos clientes. Com uma boa decoração, você terá uma atração à parte! Alguns estabelecimentos vão além da decoração comum, colocando até mesmo mesas de sinuca ou máquinas de fliperama para seus clientes se divertirem. Isso acaba deixando a experiência no espaço ainda mais acolhedora! Manter essa relação com o cliente também requer dedicação, leia o tópico a seguir e saiba como a tecnologia pode te ajudar nisso.
6 – Relacionamento com o cliente
Falando em experiência do cliente, os momentos e o modo como o cliente é tratado é algo essencial nas barbearias! O relacionamento faz parte dessa experiência, desde o momento em que o cliente entra em seu estabelecimento para realizar um serviço, até após ele ser realizado, chamado de pós-venda.
Há barbearias que, para melhorar seu relacionamento com o público, investem em alguns presentes para os clientes enquanto estão no local, como uma cerveja ou chope artesanal. Porém, é válido analisar até que ponto oferecer bebidas em seu estabelecimento valerá a pena.
Outro ponto importante, é utilizar a tecnologia a seu favor no momento de fidelizar. Imagine a seguinte situação: seu cliente realizou um serviço, mas então você nunca mais o viu.
Situações como essa acontecem o tempo todo e podem ser muito mais simples de serem resolvidas do que parece. Uma das soluções oferecida pelo Beauty Date é o SMS marketing: uma ferramenta que envia automaticamente uma mensagem personalizada para o seu cliente convidando-o para voltar ao seu estabelecimento. Além disso, você também pode avisá-lo sobre alguma promoção ou evento que acontecerá na barbearia.
7 – Divulgação
Saber como divulgar o seu negócio é essencial. A comunicação digital pode ser uma grande aliada nessa tarefa e ainda trazer muito mais lucro. Com ela, você pode criar um site para a barbearia, e então, disponibilizar os horários de funcionamento, serviços, a localização, entre outros dados. Será o seu cartão de visitas virtual!
Além disso, as redes sociais são uma das maneiras mais eficazes de divulgação, afinal, a maioria das pessoas as utilizam. O ideal é que elas se tornem canais de comunicação com os clientes, onde você pode divulgar fotos de cortes, barbas, criar eventos ou interagir com seu público.
Investimento para abrir uma barbearia
Uma barbearia pequena/média, com um único funcionário, pode custar entre R$ 12.000,00 e R$ 16.000,00 reais (simples).
Contudo, caso seja necessário arrumar o ponto comercial, trocar piso, decorar, montar uma sala de recepção diferenciada, etc, o investimento sobe para R$ 25.000,00 a R$ 40.000,00 reais.
A sugestão é, compre o que realmente é necessário, invista no que precisa e garanta o conforto do cliente, bem como a qualidade dos seus serviços.
Manter um capital de giro entre R$ 4.000,00 a R$ 7.000,00 é recomendado.
Custos mensais
Por se tratar de serviços mais “simples” e que não se tem a utilização de equipamentos que consomem muita luz, como no caso dos salões de beleza, os custos mensais de uma barbearia são menores.
Retirando-se o aluguel (dependerá de cada caso), um salão pequeno/médio soma um custo aproximado de R$ 1.500,00 a R$ 2.500,00 reais ao mês.
Precificação dos serviços de barbeiro
Supondo que os serviços já estejam decididos e você já saiba exatamente o que oferecerá aos clientes, é o momento de precifica-los.
Quanto cobrar pelos serviços da barbearia? Quais serviços serão oferecidos? Venderá produtos como bebidas, lanches e petiscos?
Vamos iniciar pelos produtos. Em média, cada produto pode sofrer a incidência de 60% a 90%, seja refrigerante, petiscos ou bebidas (algumas barbearias trabalham com um mini bar para deixar os clientes à vontade e criar um ambiente diferenciado).
- Para estabelecer os preços dos serviços tem-se a necessidade observar alguns fatores, são eles:
- Qual é o custo? Quanto precisa faturar bruto ao mês para cobri-lo? (Inicie de no mínimo o valor necessário para cobrir os gastos fixos);
- Qual é a lucratividade pretendida? Avalie dentro das possibilidades o quanto pode atribuir em cima do custo do serviço para obter este lucro;
- Quanto o seu cliente está disposto a pagar? Seus diferenciais competitivos são suficientes para cobrar o quanto deseja?
- Seu preço ficará muito acima dos concorrentes?
Levando em consideração os fatores acima conseguirá encontrar um bom preço para os serviços e produtos. Lembre-se, observar os preços dos concorrentes para ter uma noção é importante, mas você deve precificar com base nas suas características (custos, investimento, lucratividade, etc) e não nas dos concorrentes.
Como fidelizar clientes da barbearia
A fidelização de clientes é a melhor maneira de estabilizar o faturamento mensal de um negócio, isso permite manter sempre um “mínimo” de clientes. Além disso, reter clientes e conquistara novos traz bons lucros, já perder clientes e conquistar novos, mantém no “zero a zero”.
Para fidelizar os clientes de uma barbearia é preciso tornar o seu negócio a preferência, ou seja, os consumidores que já frequentaram a barbearia, ao pensar entre a sua e a do concorrente, não podem ter dúvidas, a sua é a preferência.
E como fazer isso?
Um ambiente agradável e que o consumidor se sinta à vontade, tornando aquele momento prazeroso e não apenas a prestação do serviço, tende a ser a melhor opção. Contudo, programas de fidelidade também trazem bons resultados, juntamente com os diferenciais competitivos.
Oferecer um produto a cada 10 vezes que o cliente foi até a barbearia ou até mesmo desconto para quem levar os amigos à barbearia aumentam a taxa de retenção de clientes, fideliza-os e é uma brilhante forma de propaganda.
Como criar diferenciais ao abrir uma barbearia
Diferenciais competitivos são o que diferenciam um negócio do outro, preferencialmente, de forma positiva. Por exemplo, possuir televisão e o concorrente não, é um diferencial competitivo.
O preço costuma ser visto como único diferencial competitivo por empreendedores iniciantes e isso é um grande erro.
O preço talvez seja o menor diferencial, com certeza você já optou pagar mais por um serviço em razão de alguma coisa, correto? Isso aconteceu por causa dos diferenciais competitivos.
Normalmente os diferenciais competitivos abrangem:
- Ambiente;
- Qualidade;
- Conforto;
- Horários;
Proporcionar um ambiente descontraído, agradável e que a pessoa se sinta à vontade é, muitas vezes, suficiente para fazer com que o consumidor opte por este estabelecimento e não o do concorrente. Por isso, invista nisso!
Objetive a qualidade e excelência na prestação dos serviços, faça cursos e os exponha para os clientes verem, além disso, equipamentos de qualidade demonstram maior qualidade.
O conforto é ainda mais importante em salões e barbearias justamente pela necessidade de aguardar até a vez chegar. Tenha móveis de qualidade e formas de fazer com que os clientes se distraiam, como é o caso de internet livre, televisão e revistas.
As pessoas estão cada vez mais com menos tempo e com suas vidas corridas, por isso o tempo é cada vez mais precioso. Poucos homens sairão do trabalho durante o horário comercial para ir a uma barbearia, por isso você deve adaptar os seus horários aos dos clientes.
Vale a pena abrir uma barbearia
A barbearia pode ser um excelente negócio, mas o que é bom depende dos seus objetivos. Você não se importa de trabalhar em horários diferenciados para atender o seu público?
Em média, R$ 6.000,00 reais a R$ 10.000,00 reais de salário está bom para você? Sente-se bem trabalhando como barbeiro? Gosta de convívio com outras pessoas, principalmente homens?
Particularmente, acredito que a barbearia vale a pena, até mesmo porque está escassa a barbearia que tenha uma qualidade boa, mas ainda existe público que a deseja.
Agora que você já viu que é muito viável abrir a sua barbearia se liga neste curso que vai te ajudar ainda mais a planejar e ter sucesso com sua barbearia.
Ainda possui alguma dúvida? Escreva para gente nos comentários!
Fonte: BeautyDate