Aprenda a cuidar da tatuagem no dia a dia

Você já conferiu os trabalhos dos melhores tatuadores do Brasil, e agora ficou empolgado de marcar o corpo com um desenho bacana, não é mesmo? Mas você sabe como cuidar da tatuagem? Peraí, como assim cuidar? É isso mesmo, jovem, existem alguns questionamentos bem pertinentes que quem se tatua deixa passar batido naquele hype de tem um desenho bacana para sempre marcado. Mas é sempre bem ficar esperto com isso.

Existem diversas formas de manter os cuidados da tatuagem, e você não pode deixá-las de lado. As formas mais adequadas são através de produtos específicos, que vão ajudar a proteger a pele e deixar as tattoos ainda mais bonitas. Então antes de ir reclamar com o tatuador por algum imprevisto ocorrido por falta de cuidados, vamos te mostrar tudo o que precisa saber.

As melhores formas de cuidar da Tatuagem

Descubra formas de cuidar da tatuagem sem grandes riscos!

Assim como os cuidados regulares com a pele, com os cabelos e com a barba, os cuidados com a tatuagem devem ser constantes e bem direcionados para garantir que sua marca seja saudável e bonita sempre. Afinal de contas, mesmo que seja “apenas” um desenho, ela ainda possui certos detalhes que é bom não serem ignorados.

Saca só quais são.

Cuide do Processo de Cicatrização para que não cause riscos a pele

Qualquer tatuagem, por menor que seja, deixa a pele mais sensível e mais exposta a efeitos externos, e é um dos cuidados mais básicos que você precisa para ter uma tattoo duradoura e bonita. E isso começa no processo de cicatrização da tatuagem pouco tempo depois de tê-la feito.

Existem pomadas que ajudam a refrescar a pele e mantê-la protegida contra durante esse período, mas o ideal mesmo é procurar um produto específico para o caso de tatuagens, já que eles reagem de forma certeira com suas dores.

cuidar da tatuagem com os produtos certos

Um bom cicatrizante e hidratante para tatuagens possui efeitos calmantes na pele também. Eles tiram os vermelhidões da pele, aliviam e até eliminam coceiras, e os melhores sequer usam aditivos duvidosos, sendo ótimos para qualquer usuário que não deseja fontes animais de produção.

Cicatrizantes devem ser passado ao menos 3 vezes ao dia, ou seguindo as indicações específicas do tatuador. E nunca, nunca mesmo, use produtos à base de petróleo ou vaselina – seus componentes entopem os poros da pele, e em casos extremos podem desbotar a tatuagem ou causar pequenas erupções na pele que deformam a marca.

Mantenha a pele hidratada de forma direta

Hidratar bem é um dos segredos sobre Cuidar da Tatuagem

Tudo bem que já falamos um pouquinho sobre hidratação, mas não custa dar um destaque específico para esta área. Depois do período inicial de cicatrização, manter a pele hidratada constantemente agiliza o processo, ficando com uma tattoo foda para o resto da vida.

Depois daquele cicatrizante, o ideal é utilizar hidratantes mais amenos para tornar o processo de cicatrização mais rápido. Geralmente se leva duas semanas, mas esse tempo pode ser diminuído um pouco mais com bons cuidados. Ah, e uma outra saída importante é evitar produtos que contenham corantes, glitter ou perfumes, já que eles afetam a superfície da pele também. Mesmo que sejam em regiões que estejam longe da tatuagem.

E resista a tentação de ficar mexendo em pequenos momentos de cicatrização da tatuagem, como aquela pele que cai como se fosse casca de praia, e coisas do tipo. Isso são processos naturais, e se você quer uma tatuagem perfeita, é bom respeitá-los.

Tenha cuidado na hora de mexer no curativo

Na hora de cuidar da Tatuagem, preste atenção no curativo, principalmente por conta da agulha afiada

Bom, já que estamos falando de cuidados com esses processo, cabe falar desse detalhe envolvendo os curativos. O tempo costuma variar de acordo com o tatuador, mas não se leva mais do que 24 horas. E é bom que não fique expondo por aí, pois existe uma razão muito clara para manter a tatuagem com o curativo e coberta: como os poros ainda estão bem abertos com os furos da agulha, você pode se contaminar com bactérias presentes no ar.

E na hora de tirá-lo, tenha mais cuidado ainda. Deixe em água morna na hora de tirar, e puxe devagar já que a pele ainda está sensível. Como ainda existe o fator do local onde você fez a tatuagem, é bom buscar ajuda de uma outra pessoa ou do próprio tatuador para tirar os curativos sem grandes problemas.

Quanto a limpeza depois de retirar o curativo, não jogue água diretamente. Ao invés disso, vá jogando pequenas quantidades de água morna com a mão, e passe sabonete antibacteriano para acabar com quaisquer vestígios de bactérias. Ah, isso com a mão beleza?

Veja o que NÃO DEVE fazer na hora de cuidar da tatuagem

Cuidar da Tatuagem também é tomar cuidado quanto ao que não fazer

Agora que você sabe o que fazer na hora de cuidar da tatuagem, é bom você ficar esperto sobre o que não fazer também. Já demos algumas dicas mais acima, mas não custa esclarecer mais ainda com tantas outras. Tem muito tatuado de primeira viagem que se empolga muito e acaba prejudicando, então vamos ajudá-lo a não se meter nessa furada.

  • Não fique coçando a tatuagem. Eu sei que formiga, que quando descasca dá aquela vontade de tirar, mas deixe que essa sensação passe. Use um bom hidratante, específico para essa área.
  • Também evite ficar muito debaixo d’água, e isso inclui desde banhos até piscinas e praias. O contato muito constante com a água vai fazer com que a tinta vaze da tatuagem, deixando-a desbotada.
  • Não exponha a tatuagem ao sol. Como os poros da pele na região tatuada ainda estão bem abertos e sensíveis, a exposição aos raios solares pode desbotar ou mesmo queimar a pele com mais facilidade. Mantenha protegido por pelo menos 1 mês.
  • Não use roupas apertadas. Existe a possibilidade das roupas na região da tatuagem grudarem na pele por conta do excesso de tinta, e do próprio processo de cicatrização. E não é nada agradável retirá-las. Procure sempre por roupas mais largas neste momento.

Como cuidar da tatuagem

Agora que você já sabe como cuidar da tatuagem vai ficar tranquilo e a indecisão vai ficar somente para qual arte vai imortalizar na sua pele.

Curtiu as dicas, jovem? Então não deixe de postar suas dúvidas e sugestões aqui e nas nossas redes sociais. E você já sabe onde conseguir esses produtos para cuidar da tatuagem, certo? Não deixe de visitar, você encontra uma boa economia, e ainda dicas para se virar bem.

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *