4.6/5 - (2294 votes)

4.6/5 - (2294 votes)

Não importa se você acabou de fazer uma tatuagem ou ja ostenta ela há vários anos. Não basta aquele creme Monange para cuidar das tattoos é preciso usar um hidratante próprio, formulado para este cuidado. Alguns até ajudam a realçar o pigmento da tatuagem, ajudando a preservar sua cor. E outra, sabia que tem linha específica para peles femininas e outra para peles masculinas, que afinal, são bem diferentes!

Como cuidar da sua tatuagem

Listamos abaixo pequenas atitudes de como você deve se cuidar antes e depois de fazer uma tatuagem. Listei aqui todas as dúvidas que tive quando fiz as minhas tattos e tentei descrever da melhor forma, espero que goste!

Preciso usar um cicatrizante depois de tatuar?

Tattoo care tips - Lush Cosmetics Australia

Esta é uma dúvida que ainda paira sobre a cabeça de muitos tatuadores e tatuados. Para resolver essa questão, nada melhor que entender as necessidades da pele.

Logo quando você lança o desenho, a pele precisa de um hidratante rico em ativos cicatrizantes e regeneradores, como D-Pantenol e Aloe vera. Alem disto tem que promover a renovação celular saudável, como a Vitamina A faz, assim minimizamos os risco de queloide.

A hidratação é uma necessidade da pele que vai do nascimento ao fim da vida. À medida que o tempo passa a necessidade aumenta porque torna-se mais difícil manter a pele hidratada.

Quando a pele sofre uma lesão, essa necessidade aumenta exponencialmente. A pele precisa de muita hidratação para que as células se multipliquem, se desloquem e consigam fazer a reparação da forma eficiente. Então, do uso de um bom hidratante é fundamental, é uma necessidade que, se não atendida, exige um esforço extra do organismo e pode comprometer o processo de cicatrização.

Conter ativos cicatrizantes no hidratante é uma forma de contribuir para uma cicatrização mais rápida e eficiente. É o cuidado ideal para agilizar a reparação da pele e prevenir complicações.

Por isso, nada de pomadinhas indicadas para assadura ou lesões superficiais de pele. Elas não hidratam, apenas evitam que a pele perca água, fazendo-se uma oclusão excessiva que atrapalha a cicatrização.

O organismo dispõe dos mecanismos de cicatrização, mas são os cuidados individuais que determinam o sucesso desse processo. Então, após se tatuar está proibido: mar, piscina, sauna, exercício físico, além de todos cuidados indicados pelo seu tatuador. É também preciso fazer a assepsia (limpeza) do local pelo menos 3 vezes ao dia com um sabonete de pH neutro (dê preferência aos líquidos e a uma marca de sua confiança).

A tatuagem causa uma lesão na pele, deixando-a mais exposta e suscetível. Por isso, durante a cicatrização da pele, que dura de 2 a 4 semanas, é preciso que sejam evitados ambientes que possam ocasionar a contaminação da região. Com assepsia + hidratação você vai agilizar a reparação da pele e prevenir complicações.

O maior responsável por uma tattoo bem cicatrizada é você e os seus cuidados!

DICA: hidrate bem a região tatuada dias antes de se tatuar. Isso vai ajudar na recuperação da pele durante a cicatrização.

Usar ou não o plástico filme na tatuagem?

Tattoo aftercare: Tips and instructions

A pele é um organismo vivo, de função excretora, que não foi feita para ser ocluída (tampada) por longos períodos. A oclusão causa uma desorganização estrutural na pele. Um exemplo disso é o uso de medicamentos nas formas de adesivo e emplasto, é a desestruturação causada pela oclusão que permite que o medicamento penetre na pele e obtenha o efeito desejado.

O tipo de lesão causada pela tatuagem, quando feita adequadamente, não requer oclusão. Além do mais, o plástico filme não é o material ideal pra isso. O que a pele precisa mesmo, é ser bem hidratada, imediatamente, para restabelecer seu equilíbrio e fazer o trabalho de regeneração.

Embora não seja uma necessidade da pele, o uso do plástico filme não está totalmente descartado. Seu uso nas primeiras horas é benéfico para o tatuado, para proteger do atrito e evitar desconfortos, já que a pele está muito sensível.


Só não é indicado fazer essa oclusão por períodos mais longos, tipo 2, 3 dias, porque o plástico filme cria um ambiente ideal para a proliferação de microrganismos; se a limpeza não for bem feita o risco de desenvolver alguma infecção é grande. Outra desvantagem é que o plástico filme causa um adiamento da formação da casquinha, mecanismo natural de proteção da pele para promover sua regeneração.

Devo usar vaselina na tatuagem?

Aquaphor for Tattoos: Is This Recommended for Aftercare?

Se você usa vaselina ou pomada para cicatrizar a sua tattoo, cuidado! Pomadas, em geral, são feitas com Vaselina! E a vaselina é um petrolato, ou seja, é derivada do petróleo. O ponto mais crítico do uso da vaselina/óleo mineral/parafina, e talvez o mais preocupante, é o fato de que devido à sua origem (derivada do petróleo), ela pode carrear substâncias tóxicas poluentes ao meio ambiente e cancerígenas aos seres vivos. Portanto, jamais deve ser usada numa pele recém-tatuada, que está excessivamente exposta. Ela pode ser causa de alergias e até mesmo infecções.

Para descobrir se o cicatrizante que você utiliza tem vaselina, basta verificar na sua composição se há quaisquer dos componentes a seguir: PETROLATUM, PARAFFINUM LIQUIDUM OU MINERAL OIL.

Dica #1: a pomada tem aquele aspecto untuoso e pegajoso que todos conhecem, o que a torna de difícil remoção.

Dica #2: Mas nem todo cicatrizante é uma pomada. O MBoah Tattoo Aftercare por exemplo, é um creme. E isso faz toda diferença!

Dica #3: no mercado da tatuagem é comum tatuadores chamarem qualquer cicatrizante de “pomada”.  Possivelmente porque era a única opção que se teve durante anos: cuidar da pele recém-tatuada com pomadas disponíveis no mercado.

Que bom que isso mudou e hoje você pode cuidar com o produto especialmente desenvolvido para cuidar da pele recém-tatuada

Como a alimentação pode ajudar na cicatrização da tatuagem?

O papel da alimentação na cicatrização da pele é um assunto controvertido. Existem suposições de que alguns alimentos podem dificultar a cicatrização. Como já sabemos, uma alimentação saudável otimiza todos os processos que ocorrem no nosso organismo, então vale a pena se cuidar bem nesta fase, para obtermos o resultado esperado.

Especialmente importante é alimentar-se de forma saudável, regular (de 3 em 3 horas) e manter o  corpo bem hidratado.

Alimentos que você deve evitar nesta fase delicada, que dura, em média, 2 a 4 semanas: industrializados, gordurosos, carne de porco, soja, pimenta. Há referências de que possuem ação inflamatória e que desaceleram a cicatrização.


Alimentos considerados benéficos: frutas cítricas, frutas vermelhas, vegetais arroxeados, leite, carnes magras, castanhas, ômega 3. Alguns contêm substâncias que participam diretamente da síntese do colágeno, outros são anti-inflamatórios e a maioria deles é ica em antioxidantes, agentes importantes para a recuperação da pele.

Quanto tempo a tatuagem demora para cicatrizar?

Normalmente uma tatuagem leva de 2 a 4 semanas para cicatrizar. E pode começar a descascar já na segunda semana. Tudo depende do tamanho da área tatuada, da região do corpo em que se tatuou, do organismo e cuidados de cada pessoa.

Mas é certo que antes de 2 semanas não houve a cicatrização completa. Por isso, durante esse período, nada de piscina, mar, sauna, exercício físico e tantos outros cuidados que o seu tatuador vai lhe recomendar.

Nada disso é “frescura”. Tatuagem provoca uma lesão na pele e precisa de cuidado certo para permanecer com um desenho bonito!

Cuidados diários com a tatuagem

Quem tem uma tatuagem, além de sempre querer mais uma, ama os desenhos feitos no corpo. Por isso, cuidados para a manutenção das cores e traços são fundamentais – e, muitas vezes, esquecidos.


Você demorou a escolher o desenho perfeito, pagou caro no tatuador mais foda ai agora vai deixar a obra de arte ai sem cuidado? É a mesma coisa que comprar uma Harley Davidson Breakout e não trocar o óleo, não trocar o pneu, deixar ela no sol, resumindo é um sacrilégio! Então para manter as cores e o brilho do desenho a pele precisa de hidratação eficaz e para protegê-los, precisa de alta concentração de ativos vegetais (pela biocompatibilidade que têm com a derme). Para manter os traços originais a pele precisa de ativos anti-idade, que auxiliam na firmeza.

Barbudo tatuado em uma Harley Davidson Breakou

A hidratação da pele é fundamental para cuidar de tatuagens. Os hidratantes MBoah Tattoo ajudam na manutenção do teor ideal de água na pele, mantendo as cores. Além disso, na sua composição, são usados óleos e manteigas vegetais que, graças à sua similaridade com a pele, garantem os cuidados com os desenhos.

Os ativos anti-idade ainda estimulam a produção de colágeno e elastina, o que auxilia na espessura e firmeza da pele. Está esperando o que para garantir o seu MBoah Tattoo? Acesse o site  e escolha o produto ideal para sua tatuagem, nas versões masculino e feminino!

Preciso usar um filtro solar sobre a tatuagem?

Os pigmentos da tatuagem são sensíveis à radiação solar. Os raios solares têm a capacidade de penetrar na pele e degradar os pigmentos, formando pequenos buracos nas cores, que somados causam o desbotamento. Por isso, se a sua tatuagem estiver em uma região que não fica protegida dos raios solares, ela precisa de filtro solar sim, e diariamente. Um bom fator de proteção para se usar é o FPS 30.

Mas não use filtro solar durante a cicatrização da tatuagem, pois o produto pode conter componentes agressivos à pele lesionada. Nesse período use uma proteção física, como camisas de cores claras, para cobrir a pele recém-tatuada.

Além disso, a hidratação correta é que vai garantir as cores vivas, evitar o desbotamento e encher a tattoo de brilho. Para cores bonitas hidrate com o MBoah Tattoo Color Care e proteja do sol, todos os dias.

Ah, primeiro você passa o hidratante, que vai penetrar na pele, e depois o filtro solar, que vai protegê-la dos raios solares.

Como cuidar da tatuagem com casca?

Tattoo Removal Cream: An Option That Works? | Removery

O processo de tatuagem, isto é, o depósito de pigmentos na derme, causa uma lesão na pele, em suas duas camadas: Epiderme e Derme.

Com a lesão, ocorre a ruptura dos vasos sanguíneos presentes na derme, levando ao sangramento. O extravasamento do sangue para o tecido aciona a cascata de coagulação que logo se mobiliza para fechar o sangramento. Plaquetas se aglomeram, fibrinogênio se transforma numa rede de fibrina para segurar as plaquetas e o coágulo acontece, formando um tampão no local lesionado.


Esse “tampão” tem a função de preenchimento até que a reparação do tecido aconteça. A parte superior do tampão, que fica em contato com o ambiente, resseca e a “casquinha” se forma.

Essa “casquinha”, muito popular para a galera tattoo, serve de proteção: dificultando a entrada de invasores, retendo água e evitando o extravasamento de componentes sanguíneos e da tinta que fica retida na área lesionada.

What To Do When Your Tattoo Itches - Scratchy Aftercare

A remoção da casquinha antes da reparação da pele resulta no atraso do processo de cicatrização, aumento do risco de contaminação e perda de pigmento. O mesmo pode ocorrer quando se retarda a formação da casquinha, tampando a pele com plástico filme por longos períodos ou usando substâncias excessivamente oclusivas, como a vaselina.

Os cuidados com a casquinha são: preservar, limpar e hidratar. Para preservar, a limpeza precisa ser cuidadosa, limpeza muito abrasiva pode remover a casquinha; secar cuidadosamente e hidratar a região lesionada. O uso de um bom hidratante, preferencialmente na forma de creme, vai fornecer hidratação para uma melhor regeneração da pele, manter a umidade da casquinha e prevenir a indesejável coceirinha. Pomadas devem ser evitadas porque além de não fornecer água podem amolecer a casquinha.

É só cuidar da forma correta e esperar que elas se soltem naturalmente, quando a regeneração tiver concluída.

Por que algumas tatuagens ficam com falhas?

Tattoo Blisters: Causes & Treatment | AuthorityTattoo

É ótimo quando a tatuagem fica perfeita de primeira, sem necessidade de retoque, sucesso total!

Mas, às vezes, não é bem isso que acontece. Pode ser que ao final da cicatrização verifica-se que a tattoo ficou com algumas falhas e precisa de retoque. E aí, é normal? Super! (É claro que estamos falando de profissionais qualificados).

Fazer uma tatuagem é um procedimento de precisão cirúrgica! Exige conhecimento, técnica e habilidade. E mesmo tendo tudo isso, não é garantido que 100% dos trabalhos ficarão perfeitos.

Basicamente as falhas acontecem por dois motivos: depósito da tinta fora da derme ou complicações no processo de cicatrização. Tatuadores e tatuados dividem a responsabilidade pelo sucesso da tatuagem.

Colocar a tinta (pigmento) no local certo é o primeiro passo, e o mais fundamental, para que a tatuagem fique perfeita e sem falhas, só que isso não é tão simples assim. As máquinas ajustáveis ajudam bastante, o artista faz toda a diferença, mas a pele é irregular e as falhas podem acontecer. Isso porque, a tinta precisa ser depositada exatamente na derme, logo abaixo da epiderme, é a única camada capaz de reter os pigmentos. Como a espessura dessas camadas são variáveis ao longo do corpo, pode acontecer que em um ponto ou outro a agulha não chegue até a derme, e a tinta é depositada na epiderme, camada mais superficial da pele.


A epiderme é uma camada renovável, as células nascem, vão se diferenciando e migrando até a superfície da pele, quando acontece a descamação. A tinta depositada nessa camada será perdida no processo de renovação celular. Esse ciclo leva no máximo 30 dias, é o período em que podem ser constatadas as falhas. Por isso é importante uma avaliação após esse período para que, caso isso tenha acontecido, o retoque seja feito.

Os cuidados tomados pelo tatuado no processo de cicatrização é complementar ao trabalho realizado pelo tatuador. Complicações no processo de cicatrização também podem levar à perda do pigmento, ainda que colocado no local correto.

A limpeza adequada é imprescindível para evitar contaminação e pontos de inflamação que levam à expulsão da tinta.

Não coçar, nem remover as casquinhas também são cuidados necessários para evitar complicações que contribuem para o surgimento de falhas.

O fato é que ninguém deseja o retrabalho para corrigir falhas, mas a necessidade de retoque não é nenhum bicho de sete cabeças.

Coceira na tatuagem pode ser alergia?

Is it ever ok to scratch a tattoo? What if it's almost healed? - Quora

Você que tem arte na pele, já sentiu uma coceirinha na região tatuada?

Sentir coceira na tatuagem é bastante comum, mas não significa que é normal. O prurido, popularmente chamado de coceira, é um pedido de socorro da pele e ocorre geralmente como consequência do ressecamento.

A falta de hidratação provoca coceira, e se você obedece ao instinto de coçar, pode causar irritação na pele fazendo com que a região fique levemente elevada. Neste caso, antes de se alarmar achando que está tendo uma alergia, adote uma limpeza com sabonete suave e uma boa hidratação pelo menos 2 vezes ao dia e acompanhe os resultados. Se a tatuagem fica em região que toma sol com frequência, não deixe de usar o filtro solar também.

A reação alérgica não está descartada, embora seja pouco comum, ela pode acontecer. Principalmente se os pigmentos usados não foram de boa qualidade.

Mas, a boa notícia é que na maioria dos casos de coceira, a tatuagem só está pedindo um pouco mais de cuidado. Atenda a este pedido e ela sorrirá pra você, feliz e brilhante!



No Responses

  1. Avatar for Rodrigo Rodrigo
    Posted on 12/02/2021
  2. Avatar for Rodrigo Rodrigo
    Posted on 04/02/2021

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh