Como cuidar da sua tatuagem

4.6/5 - (2295 votes)

Não importa se você acabou de fazer uma tatuagem ou ja ostenta ela há vários anos. Não basta aquele creme Monange para cuidar das tattoos é preciso usar um hidratante próprio, formulado para este cuidado. Alguns até ajudam a realçar o pigmento da tatuagem, ajudando a preservar sua cor. E outra, sabia que tem linha específica para peles femininas e outra para peles masculinas, que afinal, são bem diferentes!

Como cuidar da sua tatuagem

Listamos abaixo pequenas atitudes de como você deve se cuidar antes e depois de fazer uma tatuagem. Listei aqui todas as dúvidas que tive quando fiz as minhas tattos e tentei descrever da melhor forma, espero que goste!

Preciso usar um cicatrizante depois de tatuar?

Tattoo care tips - Lush Cosmetics Australia

Esta é uma dúvida que ainda paira sobre a cabeça de muitos tatuadores e tatuados. Para resolver essa questão, nada melhor que entender as necessidades da pele.

Logo quando você lança o desenho, a pele precisa de um hidratante rico em ativos cicatrizantes e regeneradores, como D-Pantenol e Aloe vera. Alem disto tem que promover a renovação celular saudável, como a Vitamina A faz, assim minimizamos os risco de queloide.

A hidratação é uma necessidade da pele que vai do nascimento ao fim da vida. À medida que o tempo passa a necessidade aumenta porque torna-se mais difícil manter a pele hidratada.

Quando a pele sofre uma lesão, essa necessidade aumenta exponencialmente. A pele precisa de muita hidratação para que as células se multipliquem, se desloquem e consigam fazer a reparação da forma eficiente. Então, do uso de um bom hidratante é fundamental, é uma necessidade que, se não atendida, exige um esforço extra do organismo e pode comprometer o processo de cicatrização.

Conter ativos cicatrizantes no hidratante é uma forma de contribuir para uma cicatrização mais rápida e eficiente. É o cuidado ideal para agilizar a reparação da pele e prevenir complicações.

Por isso, nada de pomadinhas indicadas para assadura ou lesões superficiais de pele. Elas não hidratam, apenas evitam que a pele perca água, fazendo-se uma oclusão excessiva que atrapalha a cicatrização.

O organismo dispõe dos mecanismos de cicatrização, mas são os cuidados individuais que determinam o sucesso desse processo. Então, após se tatuar está proibido: mar, piscina, sauna, exercício físico, além de todos cuidados indicados pelo seu tatuador. É também preciso fazer a assepsia (limpeza) do local pelo menos 3 vezes ao dia com um sabonete de pH neutro (dê preferência aos líquidos e a uma marca de sua confiança).

A tatuagem causa uma lesão na pele, deixando-a mais exposta e suscetível. Por isso, durante a cicatrização da pele, que dura de 2 a 4 semanas, é preciso que sejam evitados ambientes que possam ocasionar a contaminação da região. Com assepsia + hidratação você vai agilizar a reparação da pele e prevenir complicações.

O maior responsável por uma tattoo bem cicatrizada é você e os seus cuidados!

DICA: hidrate bem a região tatuada dias antes de se tatuar. Isso vai ajudar na recuperação da pele durante a cicatrização.

Usar ou não o plástico filme na tatuagem?

Tattoo aftercare: Tips and instructions

A pele é um organismo vivo, de função excretora, que não foi feita para ser ocluída (tampada) por longos períodos. A oclusão causa uma desorganização estrutural na pele. Um exemplo disso é o uso de medicamentos nas formas de adesivo e emplasto, é a desestruturação causada pela oclusão que permite que o medicamento penetre na pele e obtenha o efeito desejado.

O tipo de lesão causada pela tatuagem, quando feita adequadamente, não requer oclusão. Além do mais, o plástico filme não é o material ideal pra isso. O que a pele precisa mesmo, é ser bem hidratada, imediatamente, para restabelecer seu equilíbrio e fazer o trabalho de regeneração.

Embora não seja uma necessidade da pele, o uso do plástico filme não está totalmente descartado. Seu uso nas primeiras horas é benéfico para o tatuado, para proteger do atrito e evitar desconfortos, já que a pele está muito sensível.

Só não é indicado fazer essa oclusão por períodos mais longos, tipo 2, 3 dias, porque o plástico filme cria um ambiente ideal para a proliferação de microrganismos; se a limpeza não for bem feita o risco de desenvolver alguma infecção é grande. Outra desvantagem é que o plástico filme causa um adiamento da formação da casquinha, mecanismo natural de proteção da pele para promover sua regeneração.

Devo usar vaselina na tatuagem?

Aquaphor for Tattoos: Is This Recommended for Aftercare?

Se você usa vaselina ou pomada para cicatrizar a sua tattoo, cuidado! Pomadas, em geral, são feitas com Vaselina! E a vaselina é um petrolato, ou seja, é derivada do petróleo. O ponto mais crítico do uso da vaselina/óleo mineral/parafina, e talvez o mais preocupante, é o fato de que devido à sua origem (derivada do petróleo), ela pode carrear substâncias tóxicas poluentes ao meio ambiente e cancerígenas aos seres vivos. Portanto, jamais deve ser usada numa pele recém-tatuada, que está excessivamente exposta. Ela pode ser causa de alergias e até mesmo infecções.

Para descobrir se o cicatrizante que você utiliza tem vaselina, basta verificar na sua composição se há quaisquer dos componentes a seguir: PETROLATUM, PARAFFINUM LIQUIDUM OU MINERAL OIL.

Dica #1: a pomada tem aquele aspecto untuoso e pegajoso que todos conhecem, o que a torna de difícil remoção.

Dica #2: Mas nem todo cicatrizante é uma pomada. O MBoah Tattoo Aftercare por exemplo, é um creme. E isso faz toda diferença!

Dica #3: no mercado da tatuagem é comum tatuadores chamarem qualquer cicatrizante de “pomada”.  Possivelmente porque era a única opção que se teve durante anos: cuidar da pele recém-tatuada com pomadas disponíveis no mercado.

Que bom que isso mudou e hoje você pode cuidar com o produto especialmente desenvolvido para cuidar da pele recém-tatuada

Como a alimentação pode ajudar na cicatrização da tatuagem?

O papel da alimentação na cicatrização da pele é um assunto controvertido. Existem suposições de que alguns alimentos podem dificultar a cicatrização. Como já sabemos, uma alimentação saudável otimiza todos os processos que ocorrem no nosso organismo, então vale a pena se cuidar bem nesta fase, para obtermos o resultado esperado.

Especialmente importante é alimentar-se de forma saudável, regular (de 3 em 3 horas) e manter o  corpo bem hidratado.

Alimentos que você deve evitar nesta fase delicada, que dura, em média, 2 a 4 semanas: industrializados, gordurosos, carne de porco, soja, pimenta. Há referências de que possuem ação inflamatória e que desaceleram a cicatrização.

Alimentos considerados benéficos: frutas cítricas, frutas vermelhas, vegetais arroxeados, leite, carnes magras, castanhas, ômega 3. Alguns contêm substâncias que participam diretamente da síntese do colágeno, outros são anti-inflamatórios e a maioria deles é ica em antioxidantes, agentes importantes para a recuperação da pele.

Quanto tempo a tatuagem demora para cicatrizar?

Normalmente uma tatuagem leva de 2 a 4 semanas para cicatrizar. E pode começar a descascar já na segunda semana. Tudo depende do tamanho da área tatuada, da região do corpo em que se tatuou, do organismo e cuidados de cada pessoa.

Mas é certo que antes de 2 semanas não houve a cicatrização completa. Por isso, durante esse período, nada de piscina, mar, sauna, exercício físico e tantos outros cuidados que o seu tatuador vai lhe recomendar.

Nada disso é “frescura”. Tatuagem provoca uma lesão na pele e precisa de cuidado certo para permanecer com um desenho bonito!

Cuidados diários com a tatuagem

Quem tem uma tatuagem, além de sempre querer mais uma, ama os desenhos feitos no corpo. Por isso, cuidados para a manutenção das cores e traços são fundamentais – e, muitas vezes, esquecidos.

Você demorou a escolher o desenho perfeito, pagou caro no tatuador mais foda ai agora vai deixar a obra de arte ai sem cuidado? É a mesma coisa que comprar uma Harley Davidson Breakout e não trocar o óleo, não trocar o pneu, deixar ela no sol, resumindo é um sacrilégio! Então para manter as cores e o brilho do desenho a pele precisa de hidratação eficaz e para protegê-los, precisa de alta concentração de ativos vegetais (pela biocompatibilidade que têm com a derme). Para manter os traços originais a pele precisa de ativos anti-idade, que auxiliam na firmeza.

Barbudo tatuado em uma Harley Davidson Breakou

A hidratação da pele é fundamental para cuidar de tatuagens. Os hidratantes MBoah Tattoo ajudam na manutenção do teor ideal de água na pele, mantendo as cores. Além disso, na sua composição, são usados óleos e manteigas vegetais que, graças à sua similaridade com a pele, garantem os cuidados com os desenhos.

Os ativos anti-idade ainda estimulam a produção de colágeno e elastina, o que auxilia na espessura e firmeza da pele. Está esperando o que para garantir o seu MBoah Tattoo? Acesse o site  e escolha o produto ideal para sua tatuagem, nas versões masculino e feminino!

Preciso usar um filtro solar sobre a tatuagem?

Os pigmentos da tatuagem são sensíveis à radiação solar. Os raios solares têm a capacidade de penetrar na pele e degradar os pigmentos, formando pequenos buracos nas cores, que somados causam o desbotamento. Por isso, se a sua tatuagem estiver em uma região que não fica protegida dos raios solares, ela precisa de filtro solar sim, e diariamente. Um bom fator de proteção para se usar é o FPS 30.

Mas não use filtro solar durante a cicatrização da tatuagem, pois o produto pode conter componentes agressivos à pele lesionada. Nesse período use uma proteção física, como camisas de cores claras, para cobrir a pele recém-tatuada.

Além disso, a hidratação correta é que vai garantir as cores vivas, evitar o desbotamento e encher a tattoo de brilho. Para cores bonitas hidrate com o MBoah Tattoo Color Care e proteja do sol, todos os dias.

Ah, primeiro você passa o hidratante, que vai penetrar na pele, e depois o filtro solar, que vai protegê-la dos raios solares.

Como cuidar da tatuagem com casca?

Tattoo Removal Cream: An Option That Works? | Removery

O processo de tatuagem, isto é, o depósito de pigmentos na derme, causa uma lesão na pele, em suas duas camadas: Epiderme e Derme.

Com a lesão, ocorre a ruptura dos vasos sanguíneos presentes na derme, levando ao sangramento. O extravasamento do sangue para o tecido aciona a cascata de coagulação que logo se mobiliza para fechar o sangramento. Plaquetas se aglomeram, fibrinogênio se transforma numa rede de fibrina para segurar as plaquetas e o coágulo acontece, formando um tampão no local lesionado.

Esse “tampão” tem a função de preenchimento até que a reparação do tecido aconteça. A parte superior do tampão, que fica em contato com o ambiente, resseca e a “casquinha” se forma.

Essa “casquinha”, muito popular para a galera tattoo, serve de proteção: dificultando a entrada de invasores, retendo água e evitando o extravasamento de componentes sanguíneos e da tinta que fica retida na área lesionada.

What To Do When Your Tattoo Itches - Scratchy Aftercare

A remoção da casquinha antes da reparação da pele resulta no atraso do processo de cicatrização, aumento do risco de contaminação e perda de pigmento. O mesmo pode ocorrer quando se retarda a formação da casquinha, tampando a pele com plástico filme por longos períodos ou usando substâncias excessivamente oclusivas, como a vaselina.

Os cuidados com a casquinha são: preservar, limpar e hidratar. Para preservar, a limpeza precisa ser cuidadosa, limpeza muito abrasiva pode remover a casquinha; secar cuidadosamente e hidratar a região lesionada. O uso de um bom hidratante, preferencialmente na forma de creme, vai fornecer hidratação para uma melhor regeneração da pele, manter a umidade da casquinha e prevenir a indesejável coceirinha. Pomadas devem ser evitadas porque além de não fornecer água podem amolecer a casquinha.

É só cuidar da forma correta e esperar que elas se soltem naturalmente, quando a regeneração tiver concluída.

Por que algumas tatuagens ficam com falhas?

Tattoo Blisters: Causes & Treatment | AuthorityTattoo

É ótimo quando a tatuagem fica perfeita de primeira, sem necessidade de retoque, sucesso total!

Mas, às vezes, não é bem isso que acontece. Pode ser que ao final da cicatrização verifica-se que a tattoo ficou com algumas falhas e precisa de retoque. E aí, é normal? Super! (É claro que estamos falando de profissionais qualificados).

Fazer uma tatuagem é um procedimento de precisão cirúrgica! Exige conhecimento, técnica e habilidade. E mesmo tendo tudo isso, não é garantido que 100% dos trabalhos ficarão perfeitos.

Basicamente as falhas acontecem por dois motivos: depósito da tinta fora da derme ou complicações no processo de cicatrização. Tatuadores e tatuados dividem a responsabilidade pelo sucesso da tatuagem.

Colocar a tinta (pigmento) no local certo é o primeiro passo, e o mais fundamental, para que a tatuagem fique perfeita e sem falhas, só que isso não é tão simples assim. As máquinas ajustáveis ajudam bastante, o artista faz toda a diferença, mas a pele é irregular e as falhas podem acontecer. Isso porque, a tinta precisa ser depositada exatamente na derme, logo abaixo da epiderme, é a única camada capaz de reter os pigmentos. Como a espessura dessas camadas são variáveis ao longo do corpo, pode acontecer que em um ponto ou outro a agulha não chegue até a derme, e a tinta é depositada na epiderme, camada mais superficial da pele.

A epiderme é uma camada renovável, as células nascem, vão se diferenciando e migrando até a superfície da pele, quando acontece a descamação. A tinta depositada nessa camada será perdida no processo de renovação celular. Esse ciclo leva no máximo 30 dias, é o período em que podem ser constatadas as falhas. Por isso é importante uma avaliação após esse período para que, caso isso tenha acontecido, o retoque seja feito.

Os cuidados tomados pelo tatuado no processo de cicatrização é complementar ao trabalho realizado pelo tatuador. Complicações no processo de cicatrização também podem levar à perda do pigmento, ainda que colocado no local correto.

A limpeza adequada é imprescindível para evitar contaminação e pontos de inflamação que levam à expulsão da tinta.

Não coçar, nem remover as casquinhas também são cuidados necessários para evitar complicações que contribuem para o surgimento de falhas.

O fato é que ninguém deseja o retrabalho para corrigir falhas, mas a necessidade de retoque não é nenhum bicho de sete cabeças.

Coceira na tatuagem pode ser alergia?

Is it ever ok to scratch a tattoo? What if it's almost healed? - Quora

Você que tem arte na pele, já sentiu uma coceirinha na região tatuada?

Sentir coceira na tatuagem é bastante comum, mas não significa que é normal. O prurido, popularmente chamado de coceira, é um pedido de socorro da pele e ocorre geralmente como consequência do ressecamento.

A falta de hidratação provoca coceira, e se você obedece ao instinto de coçar, pode causar irritação na pele fazendo com que a região fique levemente elevada. Neste caso, antes de se alarmar achando que está tendo uma alergia, adote uma limpeza com sabonete suave e uma boa hidratação pelo menos 2 vezes ao dia e acompanhe os resultados. Se a tatuagem fica em região que toma sol com frequência, não deixe de usar o filtro solar também.

A reação alérgica não está descartada, embora seja pouco comum, ela pode acontecer. Principalmente se os pigmentos usados não foram de boa qualidade.

Mas, a boa notícia é que na maioria dos casos de coceira, a tatuagem só está pedindo um pouco mais de cuidado. Atenda a este pedido e ela sorrirá pra você, feliz e brilhante!


Comments

  1. Post
    Author
  2. Post
    Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *