O car detailing é uma técnica que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado automobilístico. Apesar de caro e demorado, ele oferece um resultado impecável e uma completa transformação nos carros, deixando-os novinhos em folha.

Uma das coisas mais adoradas por boa parte dos homens é o carro. A relação com o automóvel costuma ser bem intensa, e os cuidados, então, não ficam por menos. Seja nas revisões tradicionais ou em limpezas de praxe, há sempre uma atenção especial com a pintura do veículo, com os vidros e o estofamento. 

Porém, para alguns proprietários mais detalhistas, todo esse cuidado padrão não é suficiente. Também é preciso ir além e deixar o carro tinindo, tanto no lado de fora como por dentro; a isso, dá-se o nome de “car detailing”.

Nesse texto, você saberá o que é o car detailing, qual o objetivo dessa técnica e quais as etapas que a envolvem, e entenderá o que é feito com o seu veículo em cada uma delas. Vamos lá?

O QUE É O CAR DATAILING?

Lavage no carro

O car detailing é uma técnica que devolve o brilho à lataria e outras partes do carro, deixando-o com um aspecto de novo mesmo depois de certo tempo de uso. Apesar de ser uma técnica relativamente nova, ela já vem fazendo sucesso no país e sendo utilizada por diversos tipos de motoristas.

Ele também pode ser conhecido como “detalhamento”, e consiste em uma higienização do interior do carro, além de espelhamento da lataria e recuperação de materiais. Outros tipos de procedimento podem ser feitos a depender do estado do veículo.

É importante que o car detailing seja feito em etapas e não tudo de uma vez só. Dentre essas etapas destaca-se a avaliação, a primeira desse processo, pois é por meio dela que serão elencados os procedimentos que devem ser realizados no veículo.

O serviço de termo em inglês, que no Brasil é conhecido também como “detalhamento automotivo”, é um trabalho para a estética automotiva, de aperfeiçoamento da imagem do veículo. Tanto há homens que estão em busca deste tipo de melhoria em ajustes mais simples e pontuais, como clientes que procuram por reparos mais complexos.

Algumas das principais características do “detailing” ficam por conta do polimento da pintura do carro, espelhamento e vitrificação. O primeiro é uma técnica usada sobre pinturas que têm imperfeições, como manchas adquiridas com o tempo e alguns tipos de arranhões. O espelhamento nivela a camada de verniz da pintura e dá ao carro uma aparência mais brilhante.

A vitrificação, por sua vez, é uma maneira de proteger a pintura por meio da utilização de produtos que criam uma película resistente às interferências naturais e urbanas – e também dá brilho. A ideia ao recorrer a esses tipos de técnicas, como pode-se perceber, não é apenas conservar o carro, o objetivo também é dar elegância ao veículo. 

QUAL O OBJETIVO DO CARTETAILING?

LImpeza no car detailing

O objetivo da técnica de detalhamento é dar uma requintada e minuciosa limpeza aos veículos, abordando pontos específicos que precisam de um ajuste, uma higienização profunda ou uma repaginada.

Diferentemente de outros tipos de limpeza, o car detailing utiliza materiais biodegradáveis, assim, além de ajudar o meio ambiente, também não danifica o carro, promovendo um resultado bastante profissional e que agrada até mesmo os motoristas mais exigentes.

Uma vantagem de realizar o car detailing é justamente o efeito final, que é bem satisfatório. Isso fará com que o carro tenha a aparência de recém-saído da fábrica, atraindo olhares positivos das pessoas.

Caso você tenha o desejo de vendê-lo ou expô-lo publicamente em um evento, ele precisará estar em ótimas condições para ter um resultado positivo entre os futuros compradores ou admiradores do seu veículo.

COMO FUNCIONA ESTA TÉCNICA?

Como explicamos, o car detailing funciona em algumas etapas, sendo cada uma delas imprescindível para um bom resultado de detalhamento.


Variados tipos de carros podem passar pela técnica de detalhamento, desde aqueles mais antigos e com alto valor sentimental, até os considerados como relíquias, ou então modelos mais novos que, por algum motivo, precisam passar por uma repaginada no seu visual.

Outra informação importante sobre esse processo que ele não é um procedimento rápido: estima-se que o detalhamento de um carro pode durar entre uma e duas semanas, a depender das necessidades do veículo.

É preciso ter em mente que esse é um processo minucioso, e que os profissionais levam muito a sério. Por isso, é preciso a garantia de que ele seja bem-feito.

Caso você esteja com pressa para ver o seu carro novinho em folha, talvez o car detailing não seja o melhor procedimento para o seu veículo. Apenas o processo de pintura pode levar 4 dias para ser completamente concluído.

No próximo tópico, detalharemos cada uma das fases dessa técnica para que você entenda como ele chega ao resultado esperado.

QUAIS SÃO AS ETAPAS DO CAR DETAILING?

Acabamento Car detailing
Fonte: Reprodução do site: InOutCarWash Auto Detailing

O processo de detalhamento de veículos é dividido em etapas, tudo para garantir o máximo de qualidade no resultado final. Veja a seguir quais são essas etapas e o que é feito em cada uma delas.

Avaliação

A primeira etapa é a de avaliação. Nela, será verificado o que pode ser limpo, modificado ou restaurado no carro. É nessa etapa em que também é feito o gerenciamento de expectativas, quando o profissional da técnica e o cliente alinham como será o resultado final da reforma.

É muito importante ter esse alinhamento com o cliente, já que a depender do estado atual do carro, ele poderá ter uma melhor na aparência de 100%, 80% ou necessitar de uma reforma mais pesada, caso apresente problemas mais graves.

Lavagem

Na lavagem, é feita uma limpeza completa no veículo: caixa de roda, rodas, carroceria, parte interior do veículo, guarnição de porta, motor e diversas outras partes do veículo. São utilizados métodos e produtos específicos para esse procedimento.

Esse cuidado com a lavagem é importante, já que certos produtos podem comprometer a lataria ou causarem problemas no acabamento interno ou externo do carro ao longo prazo.


Secagem

No processo de secagem, os carros podem passar por um jato de ar para garantir um acabamento perfeito. Entretanto, poderão ser utilizadas outras técnicas para preservar a integridade do veículo e obter uma boa finalização.

Descontaminação

Por conta da poluição do ambiente e do uso diário do carro, algumas partes podem ser danificadas naturalmente, como os tecidos e plásticos presentes em diferentes partes do veículo. Assim, nessa etapa, eles são trocados ou recebem de volta a sua cor natural.

Aqui também é feita uma limpeza ainda mais profunda, retirando toda a sujeira e resíduos que podem ter sido esquecidos ou que não puderam ser eliminados na etapa anterior.

Espelhamento da carroceria/ Detalhamento interno

Agora, o profissional consertará defeitos na pintura do carro utilizando medidores de espessura de tinta e lâmpadas especiais para encontrar os menores e mais imperceptíveis problemas, para deixar a lataria completamente perfeita.

Finalização

Por último, o processo de detalhamento passa pela fase de finalização, na qual o profissional fará uma revisão de todo o trabalho feito, procurando imperfeições ou problemas que podem ter passado despercebidos.


Conhecendo melhor o car detailing, quais os seus objetivos e por quais etapas um automóvel passa durante essa técnica, você poderá investir nesse processo para ter um carro perfeito. Além disso, é importante escolher uma empresa de confiança e qualidade para garantir um resultado ainda melhor.

O VELHO MAIS NOVO

O velho mais novo

Engana-se quem pensa que apenas proprietários de veículos de modelos mais recentes procuram o “car detailing”; é comum chegarem em oficinas automóveis mais antigos para os funcionários trabalharem alguns itens, como os bancos e a lataria.

Mecânicos ressaltam que é muito importante prestar atenção desde cedo aos cuidados básicos, como a boa lavagem. É a partir dela que o automóvel vai preservar por mais tempo as propriedades da tintura. 

CONCURSOS

Os cuidados dos proprietários de veículos que caracterizam o “car detailing” fazem com que também haja concursos de “embelezamento de automóveis”. Muito comuns nos Estados Unidos, competições desse tipo são realizadas para julgar-se qual carro é o mais belo. 

Há a crença de que o costume em questão surgiu desde a época em que as carruagens eram populares na Europa; exibidas ao público durante o dia, os meios de transporte de tração animal eram motivo de análise das características que mais expressavam a virtude da beleza. 


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh