Japonesa de 108 anos é reconhecida como a barbeira mais velha do mundo

Japonesa de 108 anos é reconhecida como a barbeira mais velha do mundo

Uma japonesa de 108 anos da província de Tochigi foi reconhecida pelo Guinness World Records como a barbeira mais velha do mundo.

Hakoishi Shitsui (箱石シツイ) recebeu um certificado de reconhecimento em Nakagawa, na província de Tochigi, em 5 de março, mostrando que ela tem 108 anos e 115 dias de idade.

Ao receber o certificado, vestida com seu traje de trabalho, ela expressou sua alegria com sorriso dizendo: “Estou realmente tomada pela felicidade. Sou grata a todos na comunidade”.

Japonesa de 108 anos é reconhecida como a barbeira mais velha do mundo

Shitsui tem 108 anos e ainda continua ativa, em seu salão de barbearia, a cerca de 3 horas de carro de Tóquio, na cidade de Nakagawa (Tochigi), um local cercado de montanhas. 

Nesse local, a japonesabarbeira mais velha do mundo, ainda conserva uma tesoura que usa desde o período pós-guerra. 

Em 1953, Shitsui abriu o salão Rihatsu Hakoishi na cidade de Nakagawa, onde trabalha até hoje.

Tem como filosofia “3 nuncas”: nunca guardar rancor, nunca ter ciúmes e nunca brigar com os outros. Foi algo que a mãe de Shitsui lhe ensinou. Disse que machucar os outros sempre volta para se ferir.

japonesa Shitsui passa a maior parte do tempo em uma casa de repouso, mas ainda consegue cuidar de si mesma. E sempre que seus antigos clientes ligam para um corte de cabelo, estará lá.

Aposentadoria? Nem pensar, declarou que pretende trabalhar até os 110 anos, embora tenha 94 anos de tempo de profissão, contando o período em que foi aprendiz.

Hakoishi Shitsui

Hakoishi nasceu em 10 de novembro de 1916, como a quarta de cinco irmãos em uma família de agricultores na vila Ouchi (atual cidade de Nakagawa). Ela se mudou para Tóquio aos 14 anos para se tornar uma aprendiz de barbeiro. Em 1934, aos 18 anos, ela passou no exame de barbeiro e logo se tornou barbeira.

Ela se casou aos 22 anos com Jiro Hakoishi e o casal abriu uma barbearia em Shinjuku, Tóquio. No entanto, seu marido foi convocado para a Guerra do Pacífico logo após o nascimento de seu segundo filho.

A barbearia do casal foi destruída em ataques aéreos, enquanto Hakoishi retornou para sua cidade natal com seus dois filhos pequenos.

m 1953, enquanto criava seus filhos e aguardava o retorno do marido, ela recebeu uma notificação de sua morte na batalha. Embora estivesse de luto, ela abriu uma barbearia chamada “Rihatsu Hakoishi ” em agosto daquele ano, mantendo seu empreendimento ativo por mais de 70 anos.

Hakoishi passa a maior parte de seu tempo em uma casa de repouso, mas aos 108 anos, ainda corta cabelo de quatro a cinco clientes regulares a cada mês.

Em uma entrevista, Hakoishi disse que seu segredo para a longevidade é se apegar aos três nuncas: “nunca guardar rancor” “nunca ter ciúmes” e “nunca brigar com os outros”.

No ano de 2021, ela chamou a atenção como portadora da tocha na província de Tochigi para as Olimpíadas de Tóquio.

Em 2023, ela também foi reconhecida pela empresa de pesquisa LongeviQuest LLC, sediada na Flórida como a barbeira ativa mais velha do mundo.

Tornar-se detentora do título do Guinnes World Record estava no topo da lista de afazeres de Hakoishi nos últimos anos. Ela disse que está feliz por finalmente ter conseguido realizar mais um.

O segredo da longevidade

De acordo com o site Guinness World Records, Hakoishi respeitou a regra dos “três nunca” durante toda a sua vida: nunca guardar rancor, nunca ter ciúmes e nunca brigar com os outros.

Essa premissa foi ensinada a ela por sua mãe desde muito jovem, e ela a adotou como regra para seu caminho na Terra.

— Magoar os outros sempre machucará você — disse.

Na maioria das vezes, a cabeleireira fica em uma casa de repouso, embora seja autossuficiente em tudo. Sua aparência física e mental continuam em ótima forma. Ela atende cinco clientes por mês em seu salão, onde ainda mantém as velhas máquinas que usava para cortar cabelo no começo.

Sua carreira de nove décadas se deve às pessoas que frequentavam seu salão e confiavam nela.

— Só consegui chegar até aqui graças aos meus clientes. Estou emocionada e cheia de alegria — disse ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *