em ,

5 motivos para fazer um check-up anual com seu médico!

Cara, se você não passou por isso, alguém próximo da sua família já passou. Sabe um daqueles sustos relacionados a saúde? Tipo casos de pressão alta, baixa, ou desmaios, ou qualquer coisa do tipo? Bom, eles podem ser algo grave, ou pode ser um susto apenas. Em ambas as situações, isso poderia evitar se um check-up anual.

E antes que se sinta meio pistolado pela afirmação, é para o seu próprio bem, jovem. Tem caras que deixam para fazer isso apenas quando estão ruins de saúde, outros nem isso, e mais alguns não levam a sério como deveria.

O fato é que, mesmo saudáveis, fazer um exame do tipo pode alertar alguma coisa que antes você justamente deixava de lado. E á medida que ficamos experientes, isso se torna muito necessário.

Motivos para fazer um bom Check-up

Se tá faltando motivos para que pense hoje em um check-up anual, vamos te apresentar alguns. Acredite jovem, vai nos agradecer bastante depois.

fazer check up quais exames fazer

1 – Você tem um acompanhamento da saúde ao longo dos anos

Uma das preocupações mais práticas com a saúde é saber como ela anda aos longos dos anos. Às vezes, por sermos bem ativos com o corpo ao longo do tempo, não levamos em conta que tem hábitos que aos poucos detonam a gente. Nem é preciso ir muito longe para que saiba quais são, certo?

Bom, para dar esse cuidado importante ao corpo, o ideal é justamente fazer um bom check up anual. Você vai saber em detalhes como anda a saúde, se precisa mudar alguma coisa, ou se tá fazendo tudo certinho mesmo.

Talvez, só talvez, a gente não leve todos os cuidados exatamente a ferro e fogo. Acontece. Mas se tiver essa atenção de fazer um exame anual, vai evitar muitas dores de cabeça pegas de surpresa.

Cuidados com o chekup

2 – Deixa sua família mais tranquila

Vai por mim, jovem, você é importante para sua família, para as pessoas que ama. Se cuidar, da mesma forma que certamente recomendamos a outros que façam o mesmo, é uma forma de retribuir o carinho recebido, e até ser uma forma de se amar também. Afinal de contas, também está dando um cuidado especial a si mesmo. Tipo como faz com a barba, certo?

Se você já teve alguns casos meio assustadores, de ir ao médico, ou de se sentir mal sem uma causa aparente, os exames anuais vão te ajudar a ter um acompanhamento mais tranquilo nessa parte. De repente, até levantar questões importantes envolvendo sua saúde que acabou deixando de lado por algum motivo.

3 – Você não precisa fazer todos os exames

Essa é uma das justificativas mais comuns para quem não quer fazer um check up anual. A ideia de que precisa fazer muitos exames soa exaustiva, ou mesmo exagerada se certos pontos não parecem necessários. Bem, não é de todo errado em um ponto: dependendo do que passa com sua saúde, nem são necessários um monte de exames.

É aqui que seus cuidados realmente podem ser de acordo com o que precisa aprofundadamente. No check up anual, tem alguns elementos que realmente não saem do padrão. Mas de acordo com o médico, e só com ele, tem uma série de outros exames que não precisará fazer, e é bom levar essa opinião do doutor.

4 – É possível aprender sobre o próprio corpo

Essa é uma boa motivação, pra falar a verdade. Tem muitas coisas que não sabemos sobre nós mesmos no sentido fisiológico da coisa que, por vezes, descobrimos da pior forma. Como ser alérgico a algum alimento, por exemplo. Fazer um check up anual te permite descobrir fraquezas e tolerâncias que nem tinha se dado conta.

Isso só reforça a ideia de que podemos evitar problemas, ou mesmo tragédias, pela simples fato de que já conhece o seu corpo. Mudar hábitos alimentares, fazer melhores exercícios, ou reforçar outros costumes, ficam mais práticos aqui.

checkup masculino

5 – Cria um registro médico mais constante

Ter um registro médico é muito bom, jovem. O acompanhamento clínico te mostra como levou sua vida em determinados pontos ao longo do tempo, o que facilita aos médicos identificarem alguns problemas caso eles surjam. Sabe o que falamos sobre prevenção? Então, é por aí. Por mais que isso não proteja por completo das doenças, os riscos dela se tornarem um pesadelo são bem menores.

Quais são os exames mais comuns?

Bom, acredito que agora já esteja um pouco mais convencido, certo? Se ainda está em dúvidas sobre quais tipos de exame precisa fazer em um check up anual, os mais comuns são os seguintes.

  • Índice de Massa Corporal (IMC) – Para atestar a diferença entre musculatura e gordura no corpo
  • Exame de fezes e urina – Para detectar se não há algum tipo de infecção ou mudanças relacionadas aos processos intestinais;
  • Hemograma – Para fazer uma mapa hormonal e cardiológico completo, já que suas taxas podem implicar uma série de questões.
  • Verificação dos níveis de colesterol e diabetes – São necessários para ter certeza de que não está passando por algum risco de pressão alta, ou a própria diabetes.

Não colocamos o exame de próstata pelo seguinte. Primeiro, ele só é realmente necessário à partir dos 45 anos, e dependendo do acompanhamento, mesmo depois dos 50. Segundo, esse tipo de cuidado é mais pertinente para uma faixa da vida que envolve outras questões além da saúde. Entramos em mais detalhes em um artigo de acordo.

Com a certeza de que seu check up anual é necessário, sua saúde agradece. Não tem como evitar o fato de que, por mais saudáveis que sejamos, sempre tem um espaço para dar ao corpo, e a mente também, um pouco mais de sossego. Isso sem contar a garantia que dá a sua família. Não deixe de se cuidar, jovem, e até a próxima!

Avalie este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avatar for Rodrigo

Escrito por Rodrigo

Barbudo com interesses diversos, expert em produtos para barba e cuidados, porem focado em ajudar outros barbudos em como cuidar melhor de suas barbas e ter seu estilo próprio.
Tem alguma dúvida? Pergunte-me e irei lhe ajudar no que for preciso para deixar sua barba top!

tolkien

10 COISAS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO SABE SOBRE J. R. R. TOLKIEN

bcaa aminoacido aumentar massa muscular

Como os aminoácidos ajudam no ganho de massa muscular