Os Barbudos Premiados no Prêmio Nobel 2016

4.4/5 - (1706 votes)

O prêmio Nobel é um dos mais importantes da história, por ser uma prova de que a humanidade também busca fazer o bem para com seus semelhantes. E é curioso que o fundador do prêmio, Alfred Nobel, foi o inventor da dinamite. Mas essa foi justamente a intenção do fundador: desolado pelo fato de inventado algo que causou morte e destruição, Alfred desejou com o prêmio congratular aqueles que realmente ajudaram as pessoas.

Mas o que isso tem a ver com barbas? Bem, diretamente nada. Mas o prêmio desse ano teve entre seus representantes alguns barbudos de respeito. Vamos conhecê-los, até para você uma mostra do tipo de pessoa na qual vale a pena se espelhar para qualquer dificuldade que esteja encarando por aí.

Barbudos de Respeito no Prêmio Nobel 2016

Yoshinori Ohsumi – Prêmio Nobel de Medicina

Prêmio Nobel

O cientista de 71 anos com uma daquelas barbas que poderíamos associar fácil com os antigos sábios orientais foi o premiado no Nobel de Medicina e Fisiologia. E as razões que levaram o japonês a receber o prêmio não foram pequenas: por longos anos, Yoshinori desenvolveu uma longa sobre a autofagia das células, e os resultados dessa pesquisa foram responsáveis por grandes avanços nos estudos de doenças como câncer, diabetes tipo-2 e alguns tipos de doenças neurodegenarativas.

Perdido? Vamos explicar rapidinho. A autofagia é um processo em que as células se auto-digerem. É bem estranho, mas basicamente as células são capazes de destruir seus próprios componentes, o que seria um dos motivos que levam a formação de tumores. Os avanços que Ohsumi trouxeram para esse processo foram muito importantes para que os processos de cura de doenças causadas por esses processos possam mais efetivas no futuro. Foda, não é?

John Michael Kosterlitz, Duncan Haldane e David Thouless – Prêmio Nobel de Física

Prêmio Nobel
Duncan Haldane

Do trio ganhador do Prêmio Nobel 2016 de Física, podemos dar um pouquinho mais de destaque para John Michael Kosterlitz e Duncan Haldane, só pelo fato de serem barbudos sem medo de apostar no visual. Brincadeira, David Thouless tem papel tão determinante entre os três para ganharem o prêmio.

O trio britânico, com sua descoberta e pesquisa a fundo sobre algumas fases exóticas da matéria, pode causar um grande impacto no futuro em áreas da tecnologia, sobretudo a eletrônica.

O que eles fizeram foi pesquisar os estados de determinados elementos químicos a temperaturas e topologias muito específicas, expandindo um pouco o que sabemos sobre aqueles três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso). Não se espante se ver novos materiais sendo utilizados na eletrônica no futuro – os responsáveis pelo pontapé inicial foram esses caras.

Prêmio Nobel
John Michael Kosterlitz

Fraser Stoddart  – Prêmio Nobel de Química

Prêmio Nobel

O que acontece quando você junta um britânico, um holandês e um francês? Não, não é daquelas piadinhas sem graça de bar. Os três cientistas também ganharam juntos o prêmio nobel de química. Fraser, o britânico, é o dono da barba que lidera nossa premiação aqui. Bernard Feringa, o holandês, e Jean-Pierre Sauvage, o francês, também merecem os seus méritos, obviamente, por serem capazes de criar a menor máquina do mundo.

Esse foi o motivo pelo qual os três receberam o prêmio. Fraser, junto com os demais pesquisadores, criaram moléculas capazes de realizarem comandos específicos se receberem energia. Nas palavras de Feringa, essas nanomáquinas podem encontrar sua aplicação em várias áreas tanto da saúde, como tecnologia e mecânica. Tomara apenas que não acabem igual as máquinas do Matrix… Desculpa a piadinha pessoal.

E esses foram os barbudos desse ano, mas eles não foram os únicos a ganharem o Prêmio Nobel: um rápido passeio pelo passado pode mostrar os grandes barbudos da humanidade a receberem esse prêmio. E claro, não podemos deixar de fazer uma menção honrosa aos outros ganhadores desse ano, como o presidente da Colômbia Juan Manuel Santos e a dupla Oliver Hart e Bengt Holmstrom.

4 Barbudos Notáveis ganhadores do prêmio nobel

1 – Martin Luther King Jr.

Prêmio Nobel

Martin Luther King é um dos grandes expoentes quando se fala de Direitos Civis. Mas foi o discurso “I Have a Dream” em 1963, para uma multidão de 200.000 pessoas, que Martin ganhou o Prêmio Nobel da Paz no ano seguinte. Ele foi até então o mais jovem a receber esta honraria – Martin tinha 35 anos quando ganhou o prêmio, e merecido.

2 – Kailash Satyarthi

Prêmio Nobel

Outro barbudo de respeito a ganhar o Prêmio Nobel da Paz foi Kailash Satharthi, em 2014. Desde os anos 90, o indiano está em uma luta incansável contra a exploração infantil, e seus projetos e protestos pacíficos já ajudaram a libertar milhares de crianças na Índia e no mundo do trabalho escravo. Continua na luta até hoje, seja na causa direta, seja em palestras visando a conscientização das próximas gerações.

3 – Paul Krugman

Prêmio Nobel

Se você já percebeu que a economia atual gira mais em torno de serviços e conhecimento do que produtos a escala industrial, agradeça ao barbudo Paul Krugman. O profundo estudioso dessa nova economia ganhou o Prêmio Nobel da categoria financeira em 2008, ironicamente quando os Estados Unidos passavam por uma grave crise econômica.

E foram seus esforços e estudos de Krugman que permitiram o crescimento acelerado de novas áreas da economia, inclusive a gente aqui.

4 – Albert EinsteinPrêmio Nobel

Sim, Einstein ainda estava vivo quando surgiu o Prêmio Nobel de Física, no caso em 1921. Entre suas várias contribuições para a física, Albert Einstein foi condecorado pela descoberta do efeito fotoelétrico, em que os átomos, quando bombardeados com luz, emitem elétrons que se desprendem do núcleo. Confuso? Basta entender que Einstein descobriu que a luz também possui átomos, que emitem e absorvem energia, e isto foi responsável por avanços louváveis na física, principalmente na área médica e mecânica.

Viu como os barbudos tem poder? Claro que esse é um poder usado para a paz, e para o avanço da humanidade como um todo, e serve de exemplo para qualquer um que deseja fazer a diferença, seja pelo prêmio nobel ou não. Você vai sentir fácil como é realmente ajudar alguém. Até a próxima, jovem!

 

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *