9 Dicas Extras para Comer sem deixar a Barba Suja

Vimos em uma oportunidade passada sobre algumas boa dicas para não sujar a barba durante a alimentação. São “macetes” bem simples, que ajudam a deixar os momentos de refeição menos complicados, principalmente para quem cultiva uma barba mais cheia. Mas até então, resumimos a uma lista pequena – afinal, existe uma infinidade de alimentos, e mesmo uma grande diferença entre barbas.

Para complementar nossas dicas, vamos para mais uma lista sobre como comer sem deixar a barba suja. Se você está planejando um dia dos namorados com jantar, esta é uma grande oportunidade de evitar transtornos.

Muito cuidado com Molhos

comer sem deixar a barba suja com molhos

Molho branco, rosê, curry, entre vários outros presentes em saladas, sanduíches e pratos variados em geral, são um dos grandes adversários dos barbudos quando se trata de manter a barba limpa durante as refeições. Mesmo que seu tipo de barba puxe para o amante latino, aquela pequena mancha vinda do molho pode trazer um contraste indesejado.

Como molhos são um pouco mais cremosos do que sopas e líquidos em geral, é um pouco mais fácil de lidar com ele para não sujar a barba. Em resumo, use colheres pequenas ao comê-los, ou dê mordidas mais amenas no caso de sanduíches, para que o molho não espalhe, e faça uma segunda camada de bigode ao redor da boca.

A técnica das quatro fatias de sanduíche

No nosso artigo anterior, sugerimos como uma maneira simples de comer sanduíches, cortando o pão ao meio para diminuir seu volume, e até comê-lo com mais facilidade. Se mesmo assim não for o suficiente, e considerando o caso acima, procure dividir em mais duas fatias.

Além de prolongar a refeição, o que é bom pra saúde, você não suja a barba com o recheio do sanduíche, já que tem menos volume ainda para comer de uma vez. Só não exagere nos recheios.

Esteja sempre com um guardanapo a mão

Comer sem deixar a Barba Suja use guardanapo

Você pode tomar todos os cuidados que precisar, mas nem sempre pode evitar um eventual deslize quanto aos cuidados na hora de comer. Por isso, estar preparado para eventuais gafes é necessário.

Tenha sempre um guardanapo por perto quando estiver em restaurantes e lanchonetes, assim quando houver aquelas “escapulidas” com os cuidados, você pode limpá-los sem maiores problemas. Se tiver ocorrido este escorregão com os cuidados, lave bem quando chegar em casa.

Cuidado com o Bigode – Divida-o no Meio

comer sem sujar a barba, bigode

O bigode é um dos principais afetados pela alimentação quando há alguns tropeços quanto a sujeira. Quem nunca teve aquele bigodinho extra quando bebeu um copo de cerveja sem prestar atenção no colarinho? Para os bigodes, temos algumas dicas extras.

A primeira e mais simples é simplesmente dividir o bigode no meio, deixando os pelos bem alinhados com a parte superior da boca. Com os pelos não caindo na boca, fica bem mais difícil de tocá-los com a comida.

Cuidado com o Bigode – Use mais Garfo e Faca

comer sem deixar a barba suja garfo e faca

Se possível, procure sempre comer de garfo e faca para evitar que a sujeira tome sua barba. Pode parecer mais “chato”, mas causa menos transtornos. E sim, sabemos que esta dica não serve para cachorros-quentes, costelinhas, e comidas do tipo, então faça questão de usar um guardanapo nestes momentos.

Procure um Canudo

comer sem sujar a barba com canudinho

Beber de canudo é a saída mais prática para evitar que as bebidas causem estragos a sua barba. Esta é uma saída ainda mais viável do que o guardanapo quando você estiver aproveitando seu momento de descanso.

Para cafés e chás, ainda existem as tampas, como é o caso de algumas lanchonetes que citamos no texto anterior.

E a cerveja? Bem, você pode seguir uma velha (e lendária, para não dizer fantasiosa) lenda viking de beber diretamente do gargalo do barril… Certo, a brincadeira não muito engraçada serve apenas para dizer que não é problema ter o colarinho da loira no bigode, basta apenas ter o guardanapo por perto.

Ou você pode mesmo seguir as tradições vikings… Fica a seu critério

O Básico do Sobrevivente: Pão com Manteiga

Você pode substituir a manteiga por queijo cottage, requeijão, geleia, cream cheese… O princípio aqui é o mesmo: dobre o pão no meio, de forma que cubra o acompanhamento, e coma-o em pedaços pequenos. Assim você consegue apreciar o sabor sem arriscar que a pasta cremosa caia em seu bigode. Mas cabe lembrar que a dica é válida para os pães de forma, já que o famoso pão francês já possui esta “proteção”.

Aquele Salgadinho…

Na teoria, os famosos salgadinhos de festa como coxinhas, bolinhas de queijo, risoles, kibes e afins não causam riscos de sujeira na barba. Na prática, seus recheios podem ser um grande problema se não você não tomar cuidado, sobretudo nas versões tamanho família de lanchonete.

Aqui vale tanto o conselho de ter um guardanapo a mão para qualquer eventualidade, como usar algumas das dicas acima, mantendo tanto um guardanapo próximo, como dar mordidas pequenas. Aquela sua coxinha estará garantida se comê-la desta forma.

E Aquele doce também

comer sem sujar a barba com doces

Tão arriscados quanto os salgados, as coberturas de bolos, além de doces como brownies, brigadeiros, beijinhos, tortas, e tantos outros são outro perigo para as barbas, já que estas delícias podem grudar no bigode e no cavanhaque de um maneira bem constrangedora.

Para evitar que estes doces mais cremosos causem tais estragos, busque usar as dicas para bigodes e para pães que indicamos acima. Sua barba ficará mais protegida enquanto faz bom proveito de sua sobremesa.

Gostou das dicas? Agora você pode aproveitar todos os segredos da gastronomia sem grandes riscos para sua barba com elas. Atrelado aos cuidados constantes com a barba, você pode adicionar mais uma grande vantagem de se ter barbas, para qualquer situação.

Deixe nos comentários quais dicas funcionaram para você, dúvidas, e até mesmo outras dicas que ajudem a todos nós barbudos. A barba, e o paladar, agradecem.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *