Condicionador para barba: descubra se vale a pena

Que a moda da barba chegou para ficar nós já sabemos, pois os barbudos estão em todo lugar. Porém, ter uma barba no look não é somente aderir ao visual e deixar como ficar: ela precisa de cuidados, e vale dizer que a manutenção adequada faz toda a diferença. E aí que entra em cena o condicionador para barba.

Sim, o condicionador! Este produto tão conhecido por ser o responsável por deixar cabelos limpos e sedosos também pode ser uma opção sensacional para os fios da barba, só que na versão específica para a área. É um produto bastante válido para ser incluído em sua rotina de cuidados.

No post de hoje conheceremos um pouco mais sobre o uso do condicionador para barba e seus benefícios, com ótimas indicações para que você comece a usar já. Confira!

Qual a função de um condicionador?

qual a função de um condicionador para barbas?

Enquanto o shampoo limpa e tira a oleosidade excessiva dos fios, o condicionador, seu maior auxiliar, ajuda a devolver a oleosidade natural, aquela camada protetora de brilho e nutrição, fazendo com que os fios fiquem controlados, ou seja, condicionados (daí vem o nome).

Normalmente, os condicionadores contêm proteínas que deixam os fios mais resistentes. Seus benefícios se estendem somente até o seu uso na próxima lavagem, que não deve ser diária, especialmente se o cabelo já for oleoso.

Condicionadores para cabelo não servem?

Existem diferenças importantes nesse caso. O avanço das pesquisas sobre tipos de fios e pele faz com que sejam desenvolvidos produtos específicos, com suas determinadas funções. Os condicionadores para barba têm foco no rosto, nesta especificidade da pele. O couro cabeludo e a pele do rosto são camadas diferentes, e o rosto requer mais atenção.

Além disso, as texturas dos pelos do rosto e dos fios de cabelo são diferentes. Os fios da barba costumam ser mais grossos, por isso precisam de mais tempo com o produto agindo sobre eles para a obtenção de melhores efeitos.

Quais os benefícios do condicionador para barba?

Quais os benefícios do condicionador para barba?

Convencido de que o uso específico do condicionador para barba é importante, vamos saber exatamente quais são os pontos positivos de utilizar este produto:

Protege a sua pele

O maior dos benefícios é o bom trato com a pele. Dermatologistas alertam que o uso da barba aumenta a oleosidade da pele, ocasionando o surgimento de espinhas e cravos, assim se fazendo importante a higiene periódica. O condicionador devolverá o óleo natural, fornecendo proteínas sem irritar a pele, já que é adequado para o rosto.

Ameniza a dermatite seborreica

O aumento da oleosidade também pode desenvolver a chamada dermatite seborreica. Apesar de sua pouca gravidade, é uma inflamação bastante incômoda e crônica que surge na pele, podendo causar vermelhidão, descamação e por vezes até coceira. A descamação, por sua vez, pode levar ao aparecimento de caspa. E ninguém quer caspa nos pelos da barba, não é mesmo?

Garante maior maciez

O uso do condicionador deixará os pelos da sua barba muito mais sedosos e macios. Com este benefício, vem no pacote o aspecto de um visual bem cuidado. Com os fios maleáveis, será mais fácil “dar um jeito” na barba antes de sair, por exemplo.

Entrega uma aparência limpa e cheirosa

Sim, os fios demonstram quando estão limpos e, além disso, deixam um aroma mais agradável. Alguns produtos têm odores interessantes para seus fios, como laranja, cedro, tabaco, entre outros. Um bom exemplo é o kit Balm e Óleo para barba Fresh Woods Barba Brava. Assim como cabelos cheirosos podem ser bem atraentes, uma barba limpa, bem cuidada e de bom cheiro também será.

Como utilizar o condicionador para barba?

Como utilizar o condicionador para barba?

Especialistas indicam o uso do condicionador após o banho. Como os pelos da barba são mais grossos, passe o condicionador e deixe o produto agindo por pelo menos cinco minutos. Este tempo fará com que os resultados obtidos pelo uso do condicionador sejam melhores. O condicionador para barba Berad Brasil pode ser uma ótima opção para seus fios.

A sensação dos fios sedosos e da maciez na barba é tão positiva que alguns homens acabam exagerando no uso do condicionador, passando a usá-lo todos os dias. Entretanto, essa não é uma boa ideia. O mais indicado para uso do condicionador para barba é a cada dois ou três dias, dependendo da oleosidade dos seus fios e da sua pele.

O uso em excesso do condicionador despertará oleosidade demais, favorecendo o surgimento de espinhas e cravos.

Os aliados óleos e balms: quais as diferenças?

Se você estava passeando pela loja da Beard, deve ter se deparado com produtos intitulados “balms” e também kits de óleos. O que seria tudo isso?

O balm é a solução mais prática para quem tem pouco tempo, isto porque ele une, em um só produto, funções de shampoo e condicionador. Porém, quando o assunto é barba, ele pode ser ainda mais específico na manutenção. O balm poderá ser responsável por alinhar fios mais compridos, cuidando do volume e da modelagem da sua barba. Ele deixa sua barba do jeito que você quer, de forma mais natural, sem brilho.

condicionador-mais-shampoo-em-barra

Uma boa sugestão é o Balm para Barba Coffee Blend da Barba Brava: ele é ideal para barbas que ainda não são muito grandes e deixa um cheiro inconfundível de café. Ou ainda o balm Dr. Jones The Shaving Solution, que protege sua pele da lâmina, com funções de condicionador e aplicação transparente.

Já os óleos são mais específicos na hidratação, mas também trazem um bom cheirinho e deixam os fios maleáveis. Seu uso fortalece a barba, evitando a queda, pois fortalece os bulbos capilares. Sua aplicação deve ser finalizadora, com apenas algumas gotinhas enquanto massageia sua barba. Não é necessário enxaguar.

Os produtos não conflitam uns com os outros: o ideal é dosar o uso de todos esses itens, com testes prévios para saber como reagem e quais são os mais adequados para seus fios e sua pele. A loja Beard ainda traz acessórios fundamentais neste processo de cuidado e manutenção da barba, como os diferentes tipos de pente de madeira, apropriados para pentear sua barba, livrando-se dos fios arrepiados.

E então? Agora que já conhece o condicionador para barba, os seus aliados e suas funções, está pronto para começar a cuidar melhor da sua barba? Aproveite para conhecer as opções de condicionadores da Beard!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

Condicionador para barba: descubra se vale a pena
Avalie este artigo

Deixe sua pergunta ou opinião

X
X
%d blogueiros gostam disto: