Conselhos de um ex-cabeludo para homens que querem deixar o cabelo crescer

Conselhos de um ex-cabeludo para homens que querem deixar o cabelo crescer

Para ter um cabelão de dar inveja é preciso paciência e alguns outros truques. Descubra algumas dicas úteis para deixar o cabelo masculino crescer e incluir já no seu dia a dia.

Tem gente que passa pela fase do cabelo comprido, geralmente na adolescência ou pós adolescência, mas depois desiste, outros incorporam o visual ao seu lifestyle e o mantém por toda vida, não abrindo mão nem quando as entradas começam a aparecer e os fios vão rareando.

Cabelo grande masculino é sexy. Também é muito, muito estiloso. Mas haja paciência! Até o cabelo crescer é preciso segurar a ansiedade: os fios crescem apenas 1 centímetro por mês. Poucos são os corajosos que encaram essa batalha até o final.

Independente do tamanho do seu cabelo, ele precisa de cuidados. Até se você for careca será necessário dar uma atençãozinha ao seu couro cabeludo.

E, como é de se esperar, quanto mais comprido for o cabelo, mais serão necessários cuidados para a manutenção de sua saúde. Cabelos bem cuidados ficam lindos e saudáveis por mais tempo, além de estarem mais protegidos contra a ação de agentes externos como o sol, vento e poluição.

Como fazer o cabelo masculino crescer?

Quem quer ter o cabelo grande masculino procura por uma série de receitas que podem ajudar no projeto de crescimento. O shampoo bomba, por exemplo, é um dos itens mais procurados.

Tenha em mente que quanto mais compridos são os fios, mais sujeitos eles estão a ficarem ressecados, já que a quantidade de cabelo exposta ao vento, sol e poluição é maior.

Se os cabelos são mais curtos, a oleosidade produzida no couro cabeludo chega com mais eficiência na ponta dos cabelos, produzindo uma camada protetora em volta do fio.

Quando os cabelos são compridos, essa oleosidade tem maior dificuldade de percorrer toda a extensão do comprimento e, como consequência, tem-se cabelos com o comprimento e as pontas desidratados e mais quebradiços. E é por isso que os cuidados se tornam tão importantes.

Então, o condicionador e as máscaras de tratamento são grandes aliados do cabelo grande masculino. Opte por produtos indicados para o seu tipo de fio de cabelo.

Analise o estado dos seus fios e o tipo de fio para decidir quais são os tratamentos indicados para garantir madeixas saudáveis e fortes independente do tamanho dos seus fios

Quanto tempo demora?

É preciso deixar bem claro que nenhuma fórmula mágica fará com que seus fios cresçam 10 cm por minuto ou qualquer outra enganação que possa ser lida por aí. Duvide de produtos que prometem um crescimento extremamente milagroso.

Cada cabelo tem um ritmo de crescimento diferente e, por isso, não há como ter uma estimativa de quão rápido os seus fios irão crescer. Além disso, dependendo do tipo de fio, pode ser mais difícil perceber esse crescimento, ainda que ele ocorra.

Aqueles que têm cabelos cacheados e crespos podem observar um ritmo de crescimento um pouco mais demorado, já que o formato em espiral faz com que seja mais difícil perceber o crescimento. Deve-se esticar o fio para saber o tamanho real do cabelo.

Cabelo grande masculino

A primeira coisa a fazer é começar a cuidar dos fios agora mesmo. Chegou a hora de identificar os problemas, tratá-los e apostar em truques que vão fazer seu cabelo crescer forte e saudável.

Eu usei cabelo comprido por algum tempo e sempre tive amigos com o cabelo grande, portanto posso dar algumas dicas para quem começou a jornada agora e não sabe o que vem pela frente:

1 – Vai demorar para crescer

Vai demorar para crescer

Não ache que é só pular dois ou três cortes mensais que você vai virar o Thor, o cabelo só cresce, em média, meia polegada por mês, ou seja, 1,27 cm. Só isso. Para ter um cabelo que se possa começar a chamar de longo é preciso esperar de 9 meses a um ano, contanto que seus fios sejam razoavelmente lisos, se seu cabelo é cacheado só vai chegar aos ombros depois de uns 2 anos sem ver tesoura.

Meu conselho: não fique na paranoia, aceite que é um processo demorado, mas que pode ter um resultado bem bacana.


2 – Vai ficar esquisito

Vai ficar esquisito

Nos primeiros meses você vai tentar controlar ao máximo, organizar um penteado que não choque a sociedade, parecendo uma pessoa normal, mas quando o cabelo ganha personalidade própria, sai de baixo, ele cresce para onde quer! Eu e alguns amigos chamamos essa fase de rebeldia capilar de “cabelator” (pronuncia-se cabeleitor) e é a hora em que você começa a se perguntar de onde tirou essa ideia.

Meu conselho: acostume-se com a zoeira dos amigos e com o corte esquisito e tenha fé que no futuro todo mundo vai invejar sua cabeleira.


3 – Vai ser difícil de cuidar

Vai ser difícil de cuidar

Se você lava seu cabelo até com sabão de coco, porque não faz muita diferença, prepare-se para iniciar uma bateria de testes em busca do shampoo perfeito, do condicionador perfeito e da hidratação perfeita. Aquela cera ou pomada velha de guerra já não segura nada no lugar, o importante agora é ter os fios brilhantes e soltos. Outra coisa que muda radicalmente é o tempo gasto com os cabelos: se antes era só dar uma lavadinha e um tapa com a toalha, agora tem que secar com cuidado, usando o secador sem exagero para não danificar os fios.

Meu conselho: logo no início já comece a pesquisar produtos, assim, quando for a hora, você acertará mais rápido. Se você tem algum amigo com cabelo comprido pode ser o momento de pedir uns conselhos.


4 – Você vai gastar mais

Você vai gastar mais

Sai a cera que dura meses e o shampoo barato e entram os produtos para cabelo que custam a entrada de uma geladeira duplex. Comigo foi como passar do chocolate a drogas pesadas, comecei com um produto barato, mas não me satisfez, fui mudando, troquei para Natura e quando vi estava dependente de shampoo Kerastase ao custo de mais de uma centena de reais e eu nem estou contando o condicionador.

Outro problema é o corte: quando seu cabelo chega em certo comprimento nem todo barbeiro se torna confiável, se você pede para ele cortar as pontas ele tira um palmo e faz um undercut. Talvez você consiga fugir disso indo a um salão unissex, mas provavelmente eles vão cobrar por um corte feminino, o que é 3X mais caro que o masculino.

Meu conselho: não comece com produtos muito baratos, provavelmente só vão prejudicar seus cabelos e te fazer perder tempo. No caso do corte das pontas é o contrário, vá a um salão barato, é só cortar um tiquinho do cabelo, qualquer um faz isso.


5 – Vai embaraçar

Vai embaraçar

Quando uma mulher fala que está com os cabelos embaraçados parece algo tão distante, não é? Homens com cabelos curtos raramente passam por isso. Pois prepare-se para adentrar o mundo dos nós impossíveis de desfazer, dos pentes que ficam presos na metade do comprimento e dos ninhos de mafagafos na cabeça.

Meu conselho: lavar diariamente e aplicar condicionador nas pontas ajuda a manter os fios soltos e bonitos, evitando a briga com a escova em 90% dos casos.


6 – Vai cair mais

Vai cair mais

Seu cabelo vai cair em tufos, em parte por causa do comprimento que causa ilusão de ótica (3 fios  longos enrolados fazem parecer que você perdeu uma mecha que ocupava 1/5 da cabeça) em parte por causa dos fios embaraçados que acabam arrancados pela escova.

Meu conselho: mantenha os cabelos sempre limpos, raiz oleosa pode resultar em queda, e aplique condicionador nas pontas para evitar que embaracem demais, pontas ressecadas dão nós épicos. Se for andar de moto use-os presos ou coloque-os por dentro da jaqueta para que não fiquem ao sabor do vento, mas só se estiverem para fora do capacete, claro. Se achar que estão caindo em demasia consulte dermatologista especializado em queda de cabelo.


7 – Você vai pensar em cortar antes da hora

Você vai pensar em cortar antes da hora

Antes de alcançar o comprimento considerado ideal você vai pensar em cortá-los e voltar para sua vidinha simples de antes e eu vou ser bem sincero: tem hora que dá no saco! O crescimento é demorado, o trabalho com a juba só aumenta e nem sempre os resultados parecem apontar para um futuro brilhante.

Meu conselho: conte até 10 antes de fazer qualquer besteira e lembre-se que ninguém falou que seria fácil.


8 – Pode não ficar como você esperava

Pode não ficar como você esperava

Pois é, quando você pensou em deixar o cabelo crescer abaixo de seu queixo imaginava madeixas brilhantes que ficariam soltas ao vento, fazendo um elegante balé que refletiria a luz do sol de maneira espetacular, tipo seu rock star preferido naquele vídeo musical cheio de CGI. Acontece que cada um tem um tipo de cabelo e quem nunca deixou o seu crescer não faz ideia de como ele se comportará. Alguns mudam completamente depois de longos, o meu, por exemplo, era liso até certo comprimento, depois começava a ondular e terminava cacheando.

Meu conselho: se você achava que seu cabelo ia crescer lisinho e começou a cachear ou ondular, pesquise alternativas ao seu plano inicial, inspire-se em novos cortes e estilos.


9 – Tente não usar boné

Tente não usar boné

Tente resistir a tentação de prender os fios rebeldes sob um boné para tentar alisá-los, sobretudo quando eles estiverem úmidos, para muitas pessoas esse é o início do problema de seborreia e calvície. Aliás essa historia de usar boné oi tempo todo merece um post a parte para falar desses problemas.

Meu conselho: deixe seus cabelos crescerem naturalmente com a raiz arejada e sadia, não brigue com a natureza. Se o problema é o penteado bagunçado na fase de crescimento, experimente alguma pomada, cera ou gel que deixe os fios mais organizados sem, necessariamente, modelá-los.


10 – Apare sempre as pontas

Apare sempre as pontas

Eu sei que você anseia pelo comprimento ideal, mas pontas quebradas, duplas ou desiguais não vão ajudar seu visual, logo, assim que notar a presença nefasta desses problemas é melhor dar uma aparada na cabeleira.

Meu conselho: Os fios nesse estado não vão aparecer logo de cara, geralmente isso começa quando estão chegando perto dos ombros ou até mais longos, mas é bom ficar atento para que os cabelos não fiquem com cara de largados.


11 – Espere estar bem longo para mudar o corte

Espere estar bem longo para mudar o corte

Quando você deixar crescer pela primeira vez você tem duas opções: a primeira é ir acertando o corte até ele ficar do jeito que você quer, só que isso faz parecer que o cabelo não cresce nunca, a outra é deixar o cabelo ficar bem longo (abaixo dos ombros) e só então acertar o corte.

Meu conselho: a primeira opção pode te fazer desistir já que um pouco do cabelo que cresce vai embora com os acertos, a segunda mostra mais progresso no crescimento, mas é bom estar preparado, na hora de ajustar pode perder muito comprimento e antes disso o corte fica um caos. Entre as duas ainda fico com a segunda, mas demanda mais sacrifício, pois ficará


12 – Nem todo mundo vai gostar

Nem todo mundo vai gostar

Quando você estiver lépido e faceiro caminhando pelas ruas não espere aprovação total, tanto homens quanto mulheres nem sempre curtem cabelos compridos, e prepare-se para ouvir comentários das tias, do tipo: “esse cabelo está escondendo o seu rosto e você tem um rosto tão bonito!”

Meu conselho: ignore detratores e as tiazonas, não dá para agradar todo mundo! Vai na fé!


Não aconselho para…

  • Quem tem cabelo ralo;
  • Para quem tem problemas com calvície;
  • Caras sem paciência e sem força de vontade;
  • Para aqueles que vão atrás da moda, porque até o cabelo crescer qualquer moda já passou.
  • Homens sem tempo de cuidar do cabelão todo santo dia.

Espero que quando você escolheu deixar os cabelos compridos não tenha ignorado seu ambiente de trabalho, algumas empresas não aprovam o visual, nesse caso você tem a opção de abandonar a ideia ou a empresa, fica a seu critério.

Inspiração de cortes e penteados

Agora que você já sabe como cuidar do seu cabelo grande masculino, está na hora de nos divertirmos escolhendo o corte. Nesse momento vamos aprender um pouco mais de como deixá-los ainda mais estilosos com os mais diversos tipos de penteados.

Existem muitos estilos de cortes e penteados para o cabelo grande masculino. O undercut com topo comprido, por exemplo, é ideal para homens que desejam um estilo moderno.

Wavy bob

Instagram: @brookestoff
Instagram: @brookestoff

wavy bob é um corte no comprimento do queixo. Ele combina especialmente com cabelos ondulados e lisos, que ganham mais movimento.


Black power

Instagram: @goarielgo
Instagram: @goarielgo

Os cacheados e crespos podem investir no black power ou no cabelo cacheado com volume no topo. Esse último corte fica lindo e é fácil de estilizar.


Coque estilo samurai

Instagram: @manbunlong
Instagram: @manbunlong

Um dos penteados mais comuns para quem tem cabelo grande masculino é o coque estilo samurai. Ele funciona com praticamente qualquer textura de cabelo e fica super estiloso.


 Meio rabo de cavalo

Instagram: @lewisnow_
Instagram: @lewisnow_

meio rabo de cavalo também é outro penteado que faz muito sucesso com quem tem cabelo grande masculino. Esse visual é prático e fica muito bonito.


O creme leave-in pode ser um grande aliado na hora de fazer penteados e estilizar o cabelo grande masculino. Procure pelo produto certo para o seu tipo de fio e se prepare para arrasar.

Se você deseja aderir ao cabelo grande masculino, fazer tratamentos de umectação com o óleo de rícino pode ser uma excelente forma de fortalecer os seus fios e fazer com que eles cresçam mais rapidamente.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *