Cabeludos: guia para deixar o cabelo crescer

Deixar o cabelo crescer é mais que um ritual, é um processo que exige calma, cuidados e muita paciência, afinal, pode ser que você fique meio estranho por algum tempo. Mas não se preocupe: é tudo por um bem maior.

Homens cabeludos criam uma personalidade com maior destaque e, nos últimos anos, a moda e o estilo têm influenciado a cabeça de grandes personalidades, como Jared Leto, Brad Pitt, Johnny Depp, entre tantos outros famosos.

Se você observar, todos passaram por períodos de transição durante o crescimento do cabelo, mas também sempre apareciam com o visual bem arrumado e, acredite, isso não é apenas por causa de seus exércitos de estilistas. Com pequenos cuidados e algumas adaptações na sua alimentação e rotina diária, é possível deixar o cabelo crescer sem ter que passar por traumas no visual durante esse processo.

No post de hoje, vamos mostrar como fazer isso, com dicas do que tomar, do que passar nos fios e como tratá-los de forma adequada. Acompanhe este guia que preparamos com carinho para que o seu cabelo seja sempre reflexo de um homem moderno e estiloso, como você certamente é. Abrace esses princípios de estilo para deixar o cabelo crescer. Vamos lá?

Hábitos para deixar o cabelo crescer

homem barbudo de cabelo longo

Ter o cabelo longo por diversas vezes é considerado sinal de beleza e também pode significar juventude, vitalidade, o que muitas pessoas associam com saúde. Não existe exatamente uma fórmula mágica que faça o seu cabelo crescer rápido, bonito, macio e sem nenhum problema, mas algumas coisas podem ser feitas para contribuir muito.

O crescimento do cabelo depende em grande parte de fatores variados, como o clima, a sua idade, a sua alimentação, os hábitos de qualidade de vida e a saúde em geral. Com base nisso, há várias coisas que você pode fazer para o seu cabelo crescer da melhor forma. Listamos algumas delas a seguir.

Primeiramente, entenda que os cabelos de uma pessoa saudável deverá crescer em média um centímetro por mês. Ou seja, cerca de 12 centímetros por ano, se ele não quebrar ou diminuir o processo de crescimento devido a qualquer dos fatores já citados.

Você pode incentivar o crescimento do cabelo com os seguintes hábitos:

Lidar com o seu cabelo com cuidado sempre

O modo como você lida com o cabelo vai influenciá-lo. Por exemplo, fazer esses coques que estão em alta hoje ou amarrá-lo como rabo de cavalo constantemente puxa o cabelo na raiz. Isso, eventualmente, leva ao afinamento e à ruptura. Sempre amarre o cabelo solto e o envolva na hora de dormir.

Evitar lavá-lo todos os dias

Outro hábito para manter o cuidado com o cabelo é evitar ativos químicos. Isso inclui diminuir os tratamentos químicos em salão, os tratamentos térmicos e até mesmo a frequência da lavagem.

Fazer isso todos os dias reduz os óleos naturais essenciais que estimulam o crescimento e, por isso, é recomendado que você lave o cabelo apenas duas ou três vezes por semana e apenas com água morna, pois a água quente resseca o cabelo e o torna quebradiço.

Massagear sempre o couro cabeludo para estimular os folículos

Massagear o cabelo também é uma ótima maneira de acelerar o crescimento do seu cabelo, pois aumenta a circulação sanguínea e traz nutrientes essenciais para os seus folículos pilosos.

Comer de forma saudável

O cabelo é composto por queratina, uma proteína que é constituída de aminoácidos. Para um cabelo novo crescer, o seu corpo deve produzir essas substâncias. Dietas ricas em proteínas são, portanto, ótimas para o seu cabelo, por isso, certifique-se que você esteja incluindo estes ingredientes na sua dieta: ovos, carnes e até produtos lácteos, como o iogurte.

Além das proteínas, é muito importante enfatizar que a beleza é um reflexo do que você come, assim, é preciso manter uma dieta saudável em geral.

Aparar as pontas dos cabelos regularmente

Muito se discute sobre o por que cortar o cabelo é eficaz para o seu crescimento. Antes de tudo, é importante saber que cabelos danificados recuam e, eventualmente, refazem o caminho das suas raízes, tornando-se difícil para você fazer crescer um cabelo novo e em bom ritmo.

Aparar o cabelo danificado ajuda a estimular o crescimento mais rápido, pois há menos trabalho de reparo necessário. Lembre-se que, se o cabelo não estiver saudável, ele não vai crescer.

Quais produtos usar?

Além dos melhores hábitos, também é muito importante destacar alguns produtos para o seu cabelo, que ajudarão a protegê-lo e estimularão o crescimento natural. Listamos algumas dicas para escolher os produtos corretos:

  • Escolha um bom shampoo para o seu tipo de cabelo;
  • Priorize tratamentos com condicionadores profundos;
  • Use sprays com protetores solares;
  • Tome suplementos de crescimento para o cabelo;
  • Aplique óleos naturais hidratantes;
  • Invista em tratamentos de proteína.

Além disso, durante o processo de crescimento, cuide bem do seu visual com algumas pomadas para cabelo, ceras para cabelo e géis modeladores.

Existem diferentes marcas de produtos que você pode encontrar nessas categorias, e a razão pela qual os produtos são tão importantes para estimular o crescimento é que eles retêm a umidade do seu cabelo e, finalmente, estimulam o crescimento.

Existem também alguns tratamentos naturais que possuem efeito mais lento, por serem caseiros, mas tão bons quanto os produtos industrializados, além de serem mais baratos. Alguns deles são:

Aplicar clara de ovo

Muitas pessoas acreditam que essa dica não funciona bem, mas os ovos brancos são conhecidos por suas propriedades curativas e sua capacidade de repor o cabelo, além de restaurar a sua suavidade e seu brilho!

Seu cabelo vai parecer dez vezes mais saudável imediatamente e vai ficar muito mais forte, o que, em última instância, permitirá que cresça mais rápido!

Beber muita água

A água ajuda o corpo a processar e eliminar as toxinas mais rapidamente, o que se tornará um método naturalmente rápido e fácil de fazer o seu cabelo crescer melhor.

Se você beber cerca de oito copos de água por dia, não só seu corpo vai se sentir melhor, mas o seu cabelo vai ficar mais forte.

Beber água também mantém o cabelo hidratado de dentro para fora. Cabelo hidratado é cabelo feliz porque o cabelo seco é muito mais propenso a quebrar.

Usar água de cebola

Ferva algumas cebolas em água e use essa água em seus cabelos. Não é mentira! Isso vai fazê-lo crescer bem rápido e vai provocar um brilho incrível que todos notarão. Não se preocupe, não há perigo de mau cheiro persistente, especialmente depois de enxaguar.

Faça essa experiência algumas vezes e, com certeza, logo notará a diferença.

Fazer máscara de batatas

Acredite, não somos loucos. Usar batatas para ajudar os cabelos a crescer realmente pode ajudar.

Pegue apenas três batatas, adicione uma gema de ovo, um pouco de mel e você terá uma incrível máscara de batatas para os cabelos! Essa máscara funciona da mesma forma que a água de cebolas, mas melhor: a gema do ovo e o mel adicionam níveis de umidade aos fios.

Vinagre de maçã

Para você, que quer manter um cabelo legal, vinagre de maçã é um ótimo truque! Basicamente, você precisará misturar o vinagre de maçã com um pouco de água e, em seguida, usá-lo para lavar o cabelo, depois do xampu. Isso vai estimular os seus folículos pilosos e ajudar os pelos a crescerem melhor.

O vinagre costuma deixar um pouco de odor perceptível após o uso, por isso sugerimos o de maçã, que é uma opção mais segura. Se você ainda notar um pouco de cheiro ou simplesmente quiser ficar mais seguro quanto a isso, adicione à mistura algumas gotas de seu óleo hidratante. Após, enxágue novamente.

É preciso ter paciência!

cabeludos

Realmente não é muito fácil lidar nem esperar o processo de crescimento do cabelo, por isso é tão importante ter muita paciência nesse período. Há alguns anos, um grupo de garotas até produziu um vídeo com uma sátira às mulheres que ficam buscando formas de fazer o cabelo crescer mais rápido aplicando uma série de produtos. O vídeo foi intitulado The secret to long natural hair.

Quando se trata de deixar o cabelo crescer, a solução não tem como estar dentro de um produto específico. Não nos interprete mal, mas usar os produtos corretos é muito importante, embora não seja a única coisa que importa. A jornada de cada cabelo é diferente, mas o fator comum é que é preciso paciência para que o seu cabelo cresça de forma saudável.

Ter o cabelo longo e saudável como o de um Viking significa ter um estilo de vida saudável. Normalmente, os cabelos e as unhas são os primeiros indicadores de que algo está fora de equilíbrio internamente. Por exemplo, a presença de fatores de estresse prolongados pode resultar na perda de cabelo.

O certo é que o cabelo cresce normalmente a uma taxa de aproximadamente 12 centímetros por ano. Isso se traduz em cerca de meio milímetro por dia. É muito pouco, especialmente para uma sociedade imediatista como a nossa. Até onde se sabe, há vários produtos que prometem fazer o cabelo crescer mais rápido, mas ainda não é a uma taxa de crescimento do tipo Rapunzel. Por isso, esse é o lugar em que a paciência entra em jogo. Independentemente de quaisquer produtos que esteja usando, a vitamina que você toma ou qualquer outro produto milagroso, terá que praticar a paciência. Os resultados não vão acontecer do dia para a noite.

Não se esqueça de ir ao cabeleireiro

barbudo cabelereiro

É quase óbvio que, se você apenas parar de cortar o cabelo, ele logo conseguirá atingir o comprimento tão desejado, mas lembre-se de que, assim como acabamos de ver no item anterior, a paciência é essencial para o processo. Sua boa aparência deve sempre ter a preferência e vir em primeiro lugar. Ou seja, não se esqueça do seu cabeleireiro. Para evitar que você fique igual a um mendigo ou um hippie nesse tempo que o seu cabelo estiver crescendo, será necessário ajustar o corte com certa frequência. Além disso, aparar as pontas que estiverem danificadas ajudará o seu cabelo a crescer mais bonito.

Antes que ele atinja o tamanho que pretende, certamente você o estranhará demais, mas não se preocupe, isso é muito comum. Durante a jornada de crescimento, o cabelo costuma perder o corte e até mesmo a forma, uma vez que os fios não crescem do jeito padrão. Assim que você chegar a essa fase, respire fundo e guarde o seu impulso de querer cortar tudo e voltar ao formato baixinho e comportado. O resultado há de valer a pena no final!

Seu cabeleireiro vai vê-lo com menos frequência realmente, mas não se preocupe, ele aguenta a saudade.

10 dicas para o cabelo crescer mais rápido

dica para o cabelo crescer mais rápido

Não pretendemos entrar em contradição com o conselho de ter paciência com o crescimento, mas apenas lembrar que não existe uma fórmula mágica que faça o seu cabelo crescer no “modo speed”. De qualquer forma, o crescimento é lento e necessita de paciência. Tratamos de “crescer mais rápido”, quando o mantemos dentro dos 10-12 milímetros por mês e com fios saudáveis, ok?

As principais dicas para fazer o seu cabelo crescer da melhor forma são:

1. Corte o cabelo a cada 6-8 semanas

Embora possa parecer estranho, na verdade isso é essencial para quando você está aprendendo a deixar o cabelo crescer. O corte de tempos em tempos ajuda a não deixar pontas duplas nos fios e permite a saúde do cabelo. Então, se não cuidar dessas pontas, elas podem resultar em cabelos com rupturas e, certamente, você não vai querer que isso aconteça, não é?

Lembre-se: não adianta largar o cabelo crescendo sem cuidados e no final ter um cabelo grande, mas fragilizado.

2. Escove sempre o cabelo, mas com cuidado

Não estamos dizendo para você escovar a cabelo toda hora. No período que o cabelo começa a crescer, é importante que ele seja escovado ao menos duas vezes, pela manhã e à noite, para ajudar a estimular a circulação no couro cabeludo, alimentar os folículos pilosos e garantir o seu crescimento sem ter problemas. No entanto, não escove quando o cabelo estiver molhado. Isso faz com que haja ruptura dos fios, o que acaba atrasando ainda mais o crescimento dele.

Antes da escova, use um pente, de preferência de dentes largos, especialmente se você estiver com os cabelos emaranhados.

3. Capriche nas refeições

Como comentamos antes, o que você come realmente faz toda diferença sobre quão rápido vai ser quando deixar o cabelo crescer. Se você comer um monte de alimentos ricos em proteínas, vai ver uma enorme diferença na qualidade do seu cabelo, bem como na velocidade com que ele vai crescer.

Alimentos como peixes, ovos, frutas frescas e vegetais, e até mesmo carnes diferentes, fazem toda a diferença. Por isso, reduza os junk foods e concentre-se nas refeições saudáveis!

4. Insira ômega 3 em suas refeições

Seu corpo necessita da ingestão de ômega 3. Esses ácidos graxos fazem parte de 3% da composição dos fios. Nosso corpo não tem a capacidade de produzir o ômega 3, então é necessário fazer a sua ingestão através dos alimentos ou suplementos específicos.

Peixes

O ômega 3 é encontrado especialmente em peixes de água gelada, os quais possuem maior quantidade do ácido em sua composição, pois eles contêm melhor concentração de DHA e EPA. Recomendamos o consumo de peixes como atum, salmão, sardinha e outros semelhantes.

Folhas escuras

Entre as principais encontramos o espinafre, que é rico em ácido ALA, mais bem aproveitado no organismo, embora com efeitos mais baixos que os outros ácidos. Uma opção é a substituição da boa e velha alface por esses tipos de folhas.

Feijão

O feijão também é muito enriquecido com o ácido ALA. A facilidade é que, por ser um prato básico e barato, é muito facilmente encontrado em seu dia a dia.

5. Mantenha o cabelo bem hidratado

Para o seu cabelo crescer da melhor forma, você terá que ter o couro cabeludo bem saudável e manter o próprio cabelo em boa situação. Um tratamento profundo condicionante, uma vez por semana, ajudará bastante!

Você pode solicitar qualquer um dos tratamentos em seu cabeleireiro, quando for fazer o próximo corte de cabelo ou fazê-lo em casa mesmo, com algum kit de tratamento que se compra em lojas especializadas.

6. Use biotina

A biotina certamente parece ser uma forma bastante eficaz para fazer o cabelo crescer mais rápido. Ela é basicamente uma vitamina B que está presente em alimentos como ovos, soja, grãos integrais e fígado. Se você incluir esses alimentos em seu prato e fizer uma dieta rica em biotina, possivelmente terá o mesmo resultado.

O produto específico tem ação mais rápida, uma vez que é concentrado, então você também pode tomar um suplemento de biotina de vez em quando para acelerar a ação nos cabelos. Prepare-se para ver alguns resultados surpreendentes!

7. Massageie o couro cabeludo

Uma maneira de deixar o cabelo crescer mais rápido é pelo massageamento do couro cabeludo toda vez que lavar o cabelo. Seja cuidadoso e não vá muito rápido, fazendo isso por pelo menos 30-60 segundos.

Esse cuidado é basicamente para estimular o folículo piloso, contribuindo para o seu cabelo crescer mais. Aplicando essa técnica, você deverá ver uma diferença em cerca de 4-6 semanas.

8. Evite o estresse

barbudo de cabelo longo

Eu sei que, considerando nosso estilo de vida atual, o estresse já faz parte da nossa vida como, por exemplo, os horários apertados, o ritmo frenético, a televisão, a internet etc. Contudo, dada a ligação entre estresse e perda de cabelo (especialmente nos homens), você tem que tentar ao máximo se manter totalmente sob controle. Aulas de gestão de estresse, ioga, gastar mais tempo com a família, dançar, ouvir música calma e — o mais importante — um sono adequado certamente vão ajudar a se livrar do estresse e, finalmente, ter melhor cabelo, pele brilhante e uma melhor versão de você!

9. Pare de fumar e evite usar bonés

fumando

Os malefícios do cigarro não são novidade para ninguém, mas, além dos efeitos mais conhecidos, ele também pode danificar os seus cabelos, deixando-os mais fragilizados e quebradiços. Assim, além de não fumar, evite muita frequência de contato direto com outros fumantes, pois a fumaça inalada impregnará os seus cabelos, causando o mesmo mal.

No caso dos bonés, o uso constante pode abafar a raiz dos fios de cabelos, prejudicando o seu crescimento e aumentando a possibilidade do desenvolvimento de fungos. Assim, deverão ser evitados, especialmente nesse período de crescimento.

10. Acostume-se com outra situação — perder cabelo é normal

Durante a última fase, você provavelmente notará mais queda de cabelo. Para o cabelo que está crescendo, o folículo fica inativo durante três meses, antes que o ciclo seja repetido. Uma vez que todos os folículos têm ciclos de crescimento individuais, seu cabelo não cairá todo de uma única vez. A queda média durante essa fase é de até 80 fios por dia. Pode parecer muito, mas, considerando quantos fios de cabelo existem na sua cabeça, o número é pequeno e perfeitamente normal em comparação ao total.

É importante conhecer as noções básicas de cuidados com o cabelo e entender como o crescimento dele trabalha para que você possa identificar qualquer problema que haja. Queda excessiva ou cabelo sem aspecto saudável podem ser sintomas de um problema maior e devem ser tratados o mais cedo possível.

Quaisquer alterações significativas no corpo podem retardar o crescimento do cabelo e, em alguns casos, levar a perdas adicionais de cabelo. Genética e envelhecimento do corpo são dois dos fatores que mais contribuem com isso, mas nutrição inadequada, doenças por tempo prolongado ou estresse podem levar a uma interrupção no ciclo de crescimento do cabelo.

Se o crescimento do cabelo é comprometido devido a qualquer desses fatores, ele pode não crescer, uma vez que nunca estará em uma fase de crescimento ideal para alcançar o comprimento que você pretende ou estava acostumado a ter. Ao aprender sobre como o cabelo cresce e que tipo de medidas preventivas você pode tomar para ter certeza de que ele esteja bem nutrido, mais saudável o seu cabelo vai estar.

Conclusão

Esperamos que este guia o ajude não só a deixar o cabelo crescer, mas seja um manual das melhores práticas para cuidar dos fios em cada etapa, especialmente depois que já estiverem longos.

A moda tem voltado com força total, e este é o melhor momento para exibir sua longa cabeleira com todo estilo. Aguente a ansiedade, mantenha a calma e deixe o seu cabeleireiro com um pouco de saudade de você.

Deixe um comentário para nós nos contando o que achou deste guia, mandando suas dúvidas, e participe com a gente da discussão.

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

 

 

Cabeludos: guia para deixar o cabelo crescer
4.2 (83.67%) 109 votos

Deixe sua pergunta ou opinião

X
X