12 Cortes de Cabelo Masculino Curto

Cortes de Cabelo Masculino Curto

Explorando as tendências atuais, os cortes de cabelo masculino curto se destacam pela sua praticidade e estilo.

Esses cortes, que variam do clássico ao moderno, são perfeitos para homens que buscam um visual elegante com facilidade de manutenção.

Este artigo oferece uma visão detalhada sobre diferentes estilos, dicas de cuidados e como escolher o corte ideal para o formato do seu rosto, garantindo que você esteja sempre no seu melhor.

Nem só de topetões, frajões e pompadours são compostas as tendências atuais de grooming, quem curte os cortes de cabelos curtos masculinos práticos também tem boas opções em vista.

Os cortes de cabelo curto são estilos de cabelo bem versáteis que se adaptam muito bem para ambientes casuais e sociais, da mesma forma e elegância.

Outra vantagem que todos já sabem e que não poderia ficar de fora, é a praticidade que esses cortes possibilitam para os homens, dessa forma, se você não tem tempo de se arrumar para sair de casa ou não quer perder tempo arrumando o cabelo toda hora, os Cortes de Cabelo Masculino Curto é para você! Sim, tenho certeza que você não quer acordar e ver o cabelo todo errado e bagunçado.

Se você é do tipo que gosta de acordar de manhã com o penteado praticamente pronto; se ceras e pomadas não são seu forte; e se usar secador não está entre suas tarefas favoritas, talvez uma das fotos que ilustram este artigo te inspire a pedir algo diferente na próxima ida ao barbeiro.

Para deixar os cortes curtos bem arrumados, basta uma boa pomada e um bom corte de cabelo, você está pronto para tudo! 

Sumário

Quais são os estilos mais populares de cortes de cabelo masculino curto?

Os cortes de cabelo masculino curto representam uma escolha estilosa e prática para o homem moderno. Este artigo aborda uma variedade de estilos, desde o clássico até o contemporâneo, adequados para diferentes formatos de rosto e tipos de cabelo.

Cada estilo é detalhado com dicas de manutenção e produtos recomendados, garantindo que os leitores possam facilmente escolher e cuidar do seu corte preferido.

A ênfase na experiência do usuário, com informações claras e precisas, reflete o compromisso do artigo em fornecer conteúdo de alta qualidade e relevante.

Este guia sobre cortes de cabelo masculino curto é um recurso valioso para homens que buscam um visual elegante e sem complicações, oferecendo soluções práticas e estilosas para o grooming diário.

Como escolher o corte de cabelo curto ideal para o formato do rosto?

Pompadour com risco no cabelo

Escolher o ‘corte de cabelo masculino curto’ ideal requer consideração do formato do rosto, uma informação essencial na escolha adequada do corte de cabelo.

Para rostos ovais, a maioria dos cortes curtos funciona bem, oferecendo uma versatilidade ampla. Homens com rostos quadrados podem optar por cortes que suavizam as linhas da mandíbula, como estilos com mais volume no topo.

Rostos redondos se beneficiam de cortes que criam ângulos e estrutura, como laterais mais curtas e topo mais longo. Para rostos alongados, cortes equilibrados, evitando volume excessivo no topo, são ideais.

Ao considerar esses fatores, os homens podem escolher um corte de cabelo que não apenas esteja na moda, mas que também realce suas melhores características do formato do rosto, garantindo um visual atraente e harmonioso.

1 – Corte de cabelo baixo igualado na máquina

Corte de cabelo baixo igualado na máquina

Um clássico que nunca perde seu charme, mas não muito indicado para quem tem entradas ou cabelo ralo. Na maioria das vezes funciona bem com uma barba não muito volumosa, mas isso você pode determinar se deixar os pelos faciais crescerem até sentir que há um equilíbrio no conjunto.

Cuidados: necessita de poucos cuidados, basta lavar com shampoo, secar com a toalha gentilmente e pronto. Caso queira dar um pouco de textura ou deixar um pouco mais bagunçado, use cera ou pomada em quantidades ínfimas.


2 – Corte preferência nacional

corte-cabelo-masculino-curtos

O segundo estilo destacado no artigo sobre ‘cortes de cabelo masculino curto’ é o corte preferência nacional, inspirado no ator Ryan Reynolds. Este corte combina elegância e facilidade de manutenção, sendo ideal para homens que buscam um visual moderno e descomplicado.

O corte usado por muito tempo pelo ator Ryan Reinolds se notabilizou por ser um dos mais pedidos nas barbearias dos EUA, mas não é para menos, ele tem baixa manutenção, é clean e moderno o suficiente para agradar o americano médio.

A lateral vai na máquina 1 até em cima, onde ganha um pouco de volume e um topete discreto. Pode combinar com uma barba baixa ou com uma um pouco mais volumosa se rolar um degradê bem feito na área das costeletas.

As laterais mais curtas, feitas na máquina, transitam suavemente para um topo com um pouco mais de volume, culminando em um topete discreto. Este estilo é versátil, podendo ser adaptado para diferentes texturas de cabelo e formatos de rosto.

Este cortes de cabelo masculino curto, além de ser uma tendência popular, oferece uma solução prática para o homem contemporâneo que valoriza um estilo de vida ativo e uma aparência polida.

Cuidados: simples na hora de lavar e secar, só pede um pouco de produto para modelar a parte da frente e dar textura no topo todo, mas há quem deixe natural, dependendo, claro, da espessura e quantidade de cabelo que o sujeito tem.


3 – Corte de cabelo masculino curto com caracóis no topo

Corte de cabelo masculino curto com caracóis no topo

O corte de cabelo masculino curto não significa que você deve tirar a personalidade de seus fios. Se a tendência é formar cachos, sejam eles pequenos ou grandes, você pode destacar isso na parte de cima e abaixar nas laterais em um degradê que vá do 0 ao 2 ou do 1 ao 3.

Este corte combina laterais mais baixas com um topo volumoso, realçando a textura natural dos cabelos cacheados. O artigo oferece orientações detalhadas sobre como cuidar e manter este estilo, incluindo dicas sobre lavagem, uso de condicionador para hidratação e produtos para definir os cachos.

Este cortes de cabelo masculino curto é ideal para homens que buscam um visual moderno e despojado, mantendo a facilidade de cuidados diários.

A ênfase na autenticidade dos cachos e na personalização do estilo reflete a importância de escolher um corte que não apenas siga as tendências, mas também complemente as características individuais de cada pessoa.

Cuidados: lave normalmente, mas aplique um pouco de condicionador no topo para deixar os fios hidratados e macios, ganhando volume. Pomadas e ceras podem entrar para ajudar a controlar os volume e os cabelos rebeldes.


4 – Corte de cabelo com frente desenhada

Corte de cabelo com frente desenhada

Uma tendência de cortes de cabelo masculino curto que anda se mostrando nas redes sociais como o Pinterest e o corte com a franja cortada de uma maneira que a parte da frente fica desenhada de uma maneira independente de onda nasce seu cabelo, se você tem entradas ou testa grande.

Depois a parte mais volumosa é estilizada com textura e arrepiada com pomada, meio moicano versão soft. Pode ser uma boa para quem tem testa grande!

Cuidados: é um pouco mais exigente que os anteriores, necessita de manutenção (leia-se corte) na periodicidade certa e vai exigir um certo grau de habilidade para deixar o visual impecável, mas não chega perto de um pompadour, por exemplo.


5 – Corte de cabelo masculino curto com franja

Corte de cabelo masculino curto com franja

Os adeptos da franja não precisam se sentir órfãos quando o assunto cabelo curto, você não precisa ser uma emo com uma franja chegando no queixo, mas dá para manter o estilo com os fios um pouco mais compridos e, ainda assim, ter um corte prático e moderno.

Como no exemplo acima de cortes de cabelo masculino curto, é possível deixar a cabeleira bem baixa com algumas madeixas caindo na testa. Mais um bom corte para disfarçar o tamanho da testa e deixar com aparência mais jovem!

Cuidados: usado dessa maneira o penteado só exige que o cabelo esteja bem lavado para não ficar muito oleoso na franja. Você pode usar uma pomada para mantê-lo no lugar, mas não exige muito trabalho, pois você vai apenas espalhar o produto e colocar os fios no lugar.


6 – Corte com um pouco de volume frontal

Corte com um pouco de volume frontal

Algumas pessoas não se adaptam ao corte com muita simetria, preferindo que o penteado tenha diferentes volumes e formatos, como o exemplo acima.

As laterais são bem baixas (máquina 1 a 3) com um pouco mais de volume atrás, volume mediano no topo e franja um pouco mais longa e desfiada para ser usada estilizada com algum produto.

É um formato que não contém novidades nos cortes de cabelo masculino curto, mas vem fazendo sucesso há anos e se adapta muito bem a qualquer um.

Cuidados: fácil de lavar, só pede uma pequena quantidade de cera ou pomada na parte da frente, aproveitando as sobras que ficam na mão para moldar levemente o topo, mas pode dar trabalho aqueles que tem o cabelo meio rebelde ou são dados ao “bad hair day”, fique avisado! 


7 – Corte curto com fade discreto

Corte curto com fade discreto

Os cortes com até 3 variações de altura na lateral estão em alta há bastante tempo, mas isso não significa que o efeito fade mais discreto não funcione bem, sobretudo para quem tem a cabeça alongada ou mandíbula larga, precisando de um pouco de volume lateral.

Neste corte de cabelo masculino curto, o topo pode ser baixo o alto, isso vai depender do que você quer destacar no formato do rosto.

Cuidados: como a ideia é ter o cabelo baixo de uma maneira geral, você só precisa deixá-lo sempre limpo e bem aparado, mas um pouco de pomada pode ser suada para dar textura nas partes onde os fios são ligeiramente mais longos que o restante.


8 – Corte de cabelo masculino com volume lateral

Corte de cabelo masculino com volume lateral

Você não curte expor seu couro cabeludo como acontece nos cortes com fade ou undercuts? Então a melhor escolha de um corte de cabelo masculino curto para você é um design que incorpore fios um pouco mais longos na lateral.

Nesse caso é importante respeitar suas proporções na hora de escolher o comprimento certo, caso contrário você acabará com um cabelo difícil de controlar e que deixa sua cabeça muito redonda.

Cuidados: exige cortes regulares para não sair do controle (de 3 em 3 semanas) e higiene impecável para evitar oleosidade e caspa. Produtos para estilização são bem-vindos para dar um formato moderno, mas nada que exija muito tempo na frente do espelho.


9 – Corte de cabelo masculino com pegada militar

Corte de cabelo masculino com pegada militar

Não só as roupas militares estarão novamente em alta neste ano como os cortes de cabelo masculino curto com essa mesma inspiração ainda estão entre os escolhidos por muitos homens e é fácil saber porque, afinal não existe nada mais prático para se pedir a um barbeiro.

Cuidados: trata-se de um corte de baixa manutenção para você, mas que vai exigir idas constantes ao barbeiro caso não tenha ninguém em sua casa que possa acertá-lo de tempos em tempos.

Por outro lado não há necessidade de gastar com salões caros, é o tipo de corte que qualquer profissional do ramo consegue acertar.


10 – Corte curto de cabelo masculino ao estilo César

Corte curto de cabelo masculino ao estilo César

O pessoal chama de César aquele corte de cabelo masculino curto que lembra o dos imperadores romanos, geralmente cortado de maneira uniforme e penteado para frente.

As versões mais modernas deixam as laterais ligeiramente mais baixa que o topo que é jogado para frente em uma franja bem discreta. Bom para esconder entradas ou testa grande.

Cuidados: dedique-se ao básico, ou seja, lave bem e molde com bem pouca pomada ou cera nas mãos para um efeito natural e despretensioso. Combina bem com barba de tamanho médio, ou com uma mais longa seguida d grito “this is Spartaaaaaa!”


11 – Corte de Cabelo Masculino Buzz Cut

Corte de Cabelo Masculino Buzz Cut

O Buzz Cut é um corte prático e moderno, ideal para homens que preferem um visual minimalista. Caracterizado por sua uniformidade e comprimento extremamente curto, é perfeito para quem busca um estilo de baixa manutenção. Este corte proporciona um ar fresco e descomplicado, além de destacar os traços faciais. Versátil, o Buzz Cut adapta-se a diferentes formatos de rosto, oferecendo uma aparência limpa e sofisticada. É uma excelente opção para os dias mais quentes, combinando praticidade e elegância em um visual clássico e atemporal.


12 – Corte de Cabelo Masculino com Risco no Cabelo

Corte de Cabelo Masculino com Risco no Cabelo

O corte com risco no cabelo é uma tendência ousada e moderna. Ele adiciona um elemento de estilo único ao visual, ideal para homens que gostam de experimentar com a aparência. O risco, feito com navalha ou máquina, cria uma linha distinta no cabelo, podendo ser simples ou duplo, reto ou em ziguezague. Esse corte requer cuidados regulares para manter o risco bem definido. É recomendável visitar o barbeiro periodicamente para retoques e utilizar produtos de qualidade para manter o cabelo hidratado e saudável, garantindo que o estilo permaneça impecável.


13 – Corte de Cabelo Masculino Flattop

Flattop com Fade

O Flattop é um corte de cabelo masculino icônico, caracterizado por um topo plano e laterais curtas, popular nas décadas de 1950 e 1980. É um estilo marcante que exige um barbeiro habilidoso para manter a forma precisa. Adequado para homens com cabelos grossos e volumosos, o Flattop combina bem com rostos ovais ou quadrados. Requer manutenção regular e uso de produtos de fixação forte para manter o topo bem definido. Existem variações modernas, como o Flattop com degradê, que suavizam o estilo clássico, tornando-o uma opção versátil e estilosa para o homem contemporâneo.


Quais são os cuidados necessários para manter um corte de cabelo masculino curto?

Manter cortes de cabelo masculino curto exige cuidados específicos para garantir que o estilo permaneça fresco e moderno. Primeiramente, é essencial manter uma rotina regular de cortes.

Dependendo do crescimento do cabelo, visitas ao barbeiro a cada 3 a 4 semanas são recomendadas para manter o corte em forma.

Além disso, a lavagem adequada é crucial. Utilizar um shampoo de qualidade que corresponda ao tipo de cabelo é importante para manter o couro cabeludo saudável e o cabelo limpo.

Para estilizar, produtos como pomadas, ceras ou géis podem ser usados, mas com moderação para evitar acúmulo de resíduos e manter um aspecto natural.

Veja mais algumas sugestões de cortes de cabelos masculinos curtos e práticos


Como estilizar cortes de cabelo curtos masculinos para diferentes ocasiões?

Estilizar cortes de cabelo masculino curto para diferentes ocasiões é uma arte que combina funcionalidade e estilo.

Para um ambiente de trabalho formal, opte por um estilo mais polido. Use uma pomada de fixação média para um look elegante, mantendo o cabelo arrumado sem parecer rígido.

Em ocasiões casuais, como um encontro com amigos, um estilo mais descontraído é ideal. Uma cera leve pode ser usada para dar uma textura natural, permitindo um visual mais despojado.

Para eventos formais, como casamentos ou cerimônias, um gel de alta fixação pode ser usado para criar um penteado mais sofisticado e estruturado.

Lembre-se de considerar o formato do seu rosto e a textura do seu cabelo ao escolher o produto e o estilo.

Quanto tempo dura um corte de cabelo masculino curto e com que frequência deve ser aparado?

A durabilidade de ‘cortes de cabelo masculino curto’ varia conforme o crescimento individual do cabelo e o estilo específico escolhido. Em média, um corte de cabelo curto pode manter sua forma ideal por cerca de 3 a 4 semanas.

Após esse período, é aconselhável visitar o barbeiro para um retoque, mantendo o estilo fresco e bem definido.

Para cortes extremamente curtos, como os estilos militares ou buzz cuts, os retoques podem ser necessários com mais frequência, talvez a cada 2 a 3 semanas, devido ao rápido crescimento do cabelo nessas áreas.

Algumas dicas para quem vai optar por esse comprimento

  • Mesmo sendo bem curto você pode pedir para que o barbeiro desfie um pouco para adicionar textura e deixar o visual mais interessante;
  • Cabelo curto não significa lavar menos, pois raiz e fios oleosos ou sujos estragam o visual;
  • Cuidado para não destacar entradas, cabelos ralos, testa grande ou bochechas;
  • Fios finos tendem a afinar ainda mais com uso de gel ou cera, tente escolher um corte que não dependa desses produtos se seu cabelo é assim;
  • Cabelos muito curtos significam idas regulares a barbearia se você quer que eles fiquem impecáveis;
  • O comprimento pode deixar o couro cabeludo exposto e o uso de um chapéu nos dias de sol forte pode ser essencial.

Apesar da tendência dos cabelos com muito volume em cima, franjas longas e até os compridões estarem ganhando terreno, o cabelo curto ainda é uma boa escolha para quem trabalha e não quer passar a manhã arrumado o cabelo ou teme o implacável “bad hair day”. Praticidade, versatilidade e estilo ainda mantém os cortes curtos no topo das escolhas masculinas.

Conclusão

Em resumo, os cortes de cabelo masculino curto oferecem uma combinação perfeita de estilo, praticidade e versatilidade.

Adaptáveis a diferentes formatos de rosto e ocasiões, esses cortes são uma escolha inteligente para o homem moderno que valoriza tanto a aparência quanto a facilidade de manutenção.

Ao escolher o corte ideal, considerar o formato do rosto e o tipo de cabelo é crucial, assim como entender a frequência necessária para aparar e manter o estilo desejado.


Comments

  1. Virginie Homenick

    Concordo plenamente! Cabelos curtos são práticos e versáteis, perfeitos para o homem moderno. Além disso, podem ser facilmente adaptados para diferentes ocasiões e formatos de rosto. A

  2. alexandre luettgen

    Concordo plenamente. Os cortes de cabelo masculino curto são uma opção prática e estilosa para quem tem uma rotina agitada. Além disso, são muito versáteis e combinam com diferentes formatos de rosto. A frequência de idas ao barbeiro é uma pequena desvantagem em comparação aos benefícios.

  3. Rollin Dare

    Concordo plenamente! O corte de cabelo curto é prático e versátil, e a manutenção regular é um pequeno preço a pagar pela facilidade que ele proporciona no dia a dia. Além disso, com tantas opções de estilos de corte curto, é fácil encontrar um que se adapte ao seu tipo de rosto e personalidade.

  4. garland white

    Ótimo artigo! Realmente, é importante lembrar que não é necessário gastar uma fortuna para ter um corte de cabelo estiloso. E bom saber que existem tantas opções de cortes masculinos curtos que são práticos e modernos.

  5. marta daniel

    Concordo plenamente! Cabelo curto é sinônimo de praticidade e estilo. Além disso, economiza bastante tempo na rotina matinal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *