Saiba mais sobre a Biotina e como usá-la

Fazer a barba crescer pode não ser uma das tarefas mais fáceis para os jovens que naturalmente não muitos pelos faciais. Existem fatores genéticos que atrasam ou mesmo limitam o crescimento da barba em algumas áreas, o que é um pouco frustrante para quem desejava aqueles visuais poderosos, tipo o dos vikings, por exemplo. Mas dependendo de alguns casos, há uma solução: a biotina.

Também conhecida como Vitamina B7 ou Vitamina H, a Biotina é muito utilizada para o fortalecimento e crescimento de cabelos e unhas. É também muito usado por pessoas que possuem deficiência dessa vitamina e desenvolvem alguns quadros mais delicados, como anemia, por exemplo. E como ela faz parte do mesmo grupo, a barba pode ser beneficiada da mesma forma se tiver os cuidados certos.

É por isso que montamos esse pequeno guia para entender o que é a biotina, como ela funciona no organismo, e quais as melhores formas de usá-la, seja diretamente ou através da alimentação.

O que é a Biotina? E como ela age no organismo?

é possível resolver uma barba falhada com Biotina, mas é preciso cautela

A Biotina é uma vitamina que tem como principal função o fortalecimento e formação de tecidos. O principal órgão beneficiado por ela é a pele, seguido dos cabelos, unhas, e no caso dos homens, a barba. É uma vitamina absorvida pelo intestino, levada aos órgãos em questão através da corrente sanguínea, o que explica um pouco dos benefícios nas regiões citadas.

O consumo da biotina deve ser diário, pois ela não é produzida pelo organismo, não é retida, e todo o excesso é expelido pela urina. A falta dela leva a doenças como anorexia, depressão, anemia, distúrbios na visão e audição, caspa e queda de cabelo. E claro, falhas na barba.

A Biotina tem grande importância no organismo não apenas pelos benefícios e riscos que a falta dela causa, mas para intensificar o processo de metabolismo. Quem faz bom uso dela tem uma regulagem mais equilibrada nos açúcares, gorduras e proteínas no sangue. Até como calmante ela serve no sistema nervoso.

Como adquirir biotina?

Biotina

Assim como várias outras vitaminas do complexo B, você pode ingerir a vitamina H tanto através de alimentos, como diretamente. O uso direto deve ser precedido de uma visita no médico, para indicar a dosagem adequada no organismo sem causar efeito colaterais, principalmente se o seu objetivo for aumentar o crescimento da barba.

A forma mais tradicional e segura, porém, é com uma boa alimentação. Ingerir alimentos ricos em Vitamina H costumam ser a melhor forma de adquirir os benefícios dela no dia a dia. Um nutricionista pode direcionar de forma mais adequada quais os horários corretos de alimentação, mas podemos listar para você quais são os alimentos ricos em Biotina.

Alimentos Ricos em Biotina

Nozes e castanhas são ótimas fontes de Biotina
  • Nozes
  • Tomate
  • Castanha
  • Gema de Ovo
  • Amendoim
  • Cebola
  • Cenoura
  • Alface
  • Amêndoa
  • Couve-Flor
  • Melancia
  • Morango
  • Espinafre
  • Abacate
  • Peixes
  • Carne Vermelha (especialmente fígado)
  • Leite

A carne vermelha e o leite, de todas nessa lista, é a que menos possui quantidade de biotina, enquanto as oleaginosas (amendoim, amêndoa, castanha e nozes) são as que possuem mais. Como a quantidade ideal da vitamina depende da sua altura e peso, crie uma dieta diária que cubra essas opções de alimentos sem que você enjoe deles. Isso é mais fácil do que imagina.

Existe Efeitos colaterais no uso da Biotina?

Se existe, ainda não foram efetivamente comprovados. O uso da biotina em comprimidos é bem recente, por conta dos usos nos cabelos, unhas e barbas. Por conta desse fator, além do fator do uso ser feito através de prescrição médica, faz com que os casos de superdosagem ou efeitos colaterais ainda não sejam expressivos. Além do mais, o excesso da vitamina é excretada pela urina, o que não causa riscos de efeitos colaterais.

Mesmo assim, não é bom sair por aí usando os comprimidos de biotina de forma desregulada. Isso não vai fazer sua barba crescer da noite para o dia, nem se você quisesse muito. Além disso, os comprimidos são mais viáveis como um complemento da alimentação que já deve seguir, e quando se mostra uma ausência do nutriente.

Mas já falaremos disso adiante. Primeiro é preciso entender qual é o uso da biotina em comprimidos e como ela pode ajudá-lo a crescer a barba.

A Biotina em Frascos

É bem fácil adquirir Biotina, só precisa ter cautela com uma boa prescrição médica

Os comprimidos de vitaminas que fazem parte do Complexo B já existem faz um bom tempo. Não são raros os casos de pessoas que possuem deficiência em uma ou mais vitaminas, e dependem desses suplementos para não gerar problemas mais graves.

O uso dela de forma medicinal está mais relacionado não apenas a reposição da vitamina, como também para o tratamento capilar e mesmo perda de peso, já que ela ajuda a queimar gorduras. E para dar um ânimo a quem sofre de diabetes, estão considerando o uso da mesma como tratamento da doença, embora a possibilidade ainda esteja em testes.

Ah, e vale lembrar que o uso individual da Biotina não é possível na forma de comprimidos. Por fazer parte do Complexo B, a caixa de vitaminas é comercializada junto, e indicada em quantidades específicas de acordo com o tratamento. Para cada uso, existe uma posologia diferente que somente um médico pode receitar. Sim, jovem, estou sendo um tanto chato nisso, mas é para o seu próprio bem, seja de saúde ou de estilo.

Frascos de biotina não costumam ser tão caros. Costumam vir entre 100 e 200 comprimidos, com uma de R$30,00 nas farmácias e drogarias por aí. As marcas variam muito em qualidade, então pesquise bem antes de comprar.

Agora que temos todas as informações sobre a biotina e como adquiri-las de fontes naturais e fabricadas, vamos ver como elas podem ser usadas para fazer a barba crescer. O tratamento deve ser tão regrado quanto os outros, então use as referências a seguir apenas como exemplo.

Dá para combinar com o Minoxidil?

Melhor não. Para começar, embora o Minoxidil seja indicado por médicos para ajudar no processo de crescimento da barba, o seu propósito não é esse. Combiná-lo com o uso direto de vitaminas pode prejudicar sua saúde de maneiras inesperadas, principalmente por conta dos efeitos colaterais do mesmo.

Caso o médico lhe indique o Minoxidil ao invés das vitaminas, vá com cuidado. Temos algumas informações à respeito que podem te ajudar e muito bem com o uso desse medicamento, e levar uma vida mais saudável. Confere só aqui.

O Tratamento com Biotina para fazer a barba crescer

Um dos efeitos da Biotina é fazer a barba crescer

Basicamente, o tratamento consiste em aumentar a produção de vitamina H no sangue, que levará os nutrientes para os bulbos capilares no rosto com mais facilidade. E mais do que isso, você precisa cuidar bem do rosto também. Isso é necessário para que a pele oleosa não atrapalhe o crescimento dos pelos faciais.

Por isso vamos dividir nosso planejamento em três grandes partes. Primeiro, vamos cuidar da pele do rosto; segundo, vamos para a biotina em si; e terceiro, e mais importante, realizar os cuidados restantes com a barba. Vamos começar.

1º Passo: os cuidados com o rosto

Para ter um uso melhor Biotina, lave bem o rosto

Os cuidados com o rosto incluem uma boa limpeza e uma certa manutenção no rosto, vamos dizer assim. E assim como a barba, elas precisam ter um cuidado constante para não prejudicar os pelos faciais. Isso é ainda mais delicado quando se tem uma pele oleosa, que naturalmente cobrem os bulbos capilares da barba.

Para casos de peles oleosas, existem pomadas e cremes de acordo. Mas de uma forma geral, você pode cuidar da pele do rosto simplesmente lavando bem com água corrente durante o banho. Ah, e beber água também ajuda a acabar com quaisquer sinais de oleosidade na pele. A água ajuda a limpar as impurezas, de dentro para fora.

Vale lembrar que os cuidados com o rosto costumam ser tão regulares e importantes quanto a barba em si, principalmente quando ela estiver cheia. Mas falaremos isso um pouquinho mais adiante.

2º Passo: fazendo uso da Biotina

A Biotina tem uma fonte valiosa nos morangos. Aplique em sua alimentação

Você pode usar antes ou durante os cuidados com o rosto, mas depois de definido a frequência com o nutricionista ou dermatologista, comece a ingerir a biotina. Se o tratamento for seguido à risca, o tempo de crescimento da barba será um pouco mais rápido.

Por padrão, o consumo da biotina – bem como de todo o complexo B – é diário, e apenas uma vez. A quantidade, como dissemos, varia de acordo com a prescrição médica, e costuma levar alguns meses para que ela se normalize no organismo. Caso isso não aconteça, novos exames podem ser necessários.

Durante o período de tratamento, não se esqueça de observar sua barba. O tempo de crescimento dela não muda – de 4 a 6 semanas -, mas se fizer o tratamento corretamente, todas as falhas que estão na barba serão cobertas aos poucos.

E não esqueça da alimentação nessas horas. Com a lista que demos acima, você pode montar uma boa rotina sem perder outros hábitos alimentares. O segredo aqui é variar de acordo com suas finanças, horários e gostos pessoais também.

3º Passo: combine com os cuidados regulares da barba

Não deixe de cuidar da barba enquanto faz uso da Biotina

E por fim, temos os cuidados que não podem faltar na sua barba. Toda a alimentação regrada e o uso da biotina levam aos cuidados que tanto esperava quando tinha a barba muito fina ou rala. Além da alimentação e dos suplementos de biotina, você precisa estimular os bulbos capilares diretamente com os produtos adequados.

Para começar, use um bom balm para barba, para que a raiz dos pelos faciais receba os nutrientes com maior eficiência. Isso serve inclusive para a biotina também, já que fica mais fácil para os bulbos capilares receber os nutrientes vindos da corrente sanguínea.

Use o balm ao menos 1 vez por dia, à medida que utilizar o complexo vitamínico para completar os buracos na barba. Após as quatro semanas iniciais, você pode alternar o uso dele com o shampoo para barba, já que ela estará em um tamanho adequado para uso.

Lembra o que falamos lá em cima sobre cuidar bem do rosto antes de fazer uso da biotina e dos produtos para barba? Pois então, é nesse momento de crescimento que os bulbos precisam estar livres para receber os nutrientes, o que inclui aqui aquele óleo que não pode estar no rosto. Mantenha bem o cuidado com o rosto e a barba, e logo você não vai precisar diretamente da biotina em frascos.

E o Resultado é…

Uma barba cheia e bem trabalhada. Mas aqui vai um aviso importante: para quem não tem uma predisposição a ter os pelos faciais volumosos, os resultados podem não ser como esperado. A barba pode ficar completa no rosto, mas nada igual a de um viking, por exemplo. Tenha paciência, e busque os melhores estilos de acordo com seu tipo de barba.

Depois de quatro semanas e com a barba já completa, você pode modelar seu estilo de acordo com as próprias preferências. É o momento de curtir seu novo visual, e as possibilidades que podem vir com ele.

Outros Cuidados Importantes

As dicas a seguir são mais rápidas, para complementar o uso da biotina no seu dia a dia. A ideia é que com o tempo você diminua o uso após a barba estar bem estimulada. Vamos a elas:

  • Faça aqueles 20 minutos de caminhada diários. Vai fazer o sangue correr com mais facilidade no corpo, e aumentar a reposição de biotina nos bulbos capilares.
  • Escolha uma das frutas ou oleaginosas (nozes, castanha, amendoim…) para ser o seu lanchinho entre as grandes refeições. Vai ser um modo bem fácil e saudável de manter a biotina sempre ativa no corpo.
  • Diminua na bebida e em alguns vícios que não ajudam a barba. Se eles se manterem tão frequentes quanto os seus cuidados para fazer a barba crescer, os efeitos não serão satisfatórios. Na verdade, serão quase nulos.

Cuidar da barba, em todos os sentidos, é um ato importante para manter o bom visual. E a biotina traz muitos benefícios não só para ela, mas para o corpo em diversos aspectos. Invista com cuidado, e sua saúde inteira agradece. Até a próxima, jovem!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *