Fature com IA, a Técnica dos 5Ms

Fature com IA, a Técnica dos 5Ms

Você já se perguntou qual a probabilidade de alguém no Brasil construir um negócio de 10 milhões de reais de faturamento anual? 

De acordo com o Econodata, existem 23 milhões de empresas no Brasil. Dessas empresas, apenas 250.000 passam de 10 milhões de faturamento anual. 

Ou seja, a chance aleatória de alguém abrir uma empresa e conseguir que ela fature 10 milhões de reais anualmente é de 1,09%. 

Acontece que recentemente um vídeo de nosso CEO, Max Peters, viralizou, atingindo milhares de pessoas que descobriram os princípios que Max aprendeu após criar não apenas um… 

…mas 4 negócios que chegaram a 10 milhões de faturamento anual. 

Neste vídeo, ele conta justamente o que aprendeu (técnica dos 5Ms) após criar esses 4 negócios que faturam mais de 10 milhões de reais por ano.

No Fature com IA de hoje, vamos nos aprofundar nessa técnica visando atingir você, empreendedor que: 

A professional entrepreneur is sitting at a desk in a well-lit office, intently reading a book titled “Future with AI”. The book cover has an image of a futuristic city with AI robots and drones. The entrepreneur’s desk is filled with

  • Deseja criar um negócio perfeito de acordo com a sua personalidade e o seu momento de vida;
  • Ou você que já tem negócio e deseja melhorá-lo, atingindo um novo nível de escala e lucratividade.

A técnica dos 5Ms

Os 5Ms são os 5 aspectos de negócio que você deveria prestar atenção se quiser construir negócios realmente lucrativos e sustentáveis. 

A técnica se consiste em: 

1) Modelo: Como a sua empresa faz dinheiro. 

Existem vários modelos de negócios diferentes: modelos baseados em serviço, cursos online, produtos, e-commerce, software. Escolha o que melhor se adapta às suas habilidades, recursos e ao mercado que deseja atingir. 

2) Mercado: Para quem você quer vender. 

Escolha mercados em crescimento. Um mercado em crescimento oferece mais oportunidades e tende a ser menos saturado, o que significa que há menos concorrentes disputando a atenção e o dinheiro dos mesmos clientes.

3) Mecanismo: Como você se diferencia. 

Não necessariamente você precisa oferecer algo melhor que todos, mas algo diferente. A diferenciação pode vir de várias formas, produto ou serviço, abordagem de marketing ou até mesmo uma experiência de compra diferente. 

4) Meio: Como você fará as pessoas te conhecerem. 

O “meio” refere-se aos canais ou métodos utilizados para comunicar e entregar sua oferta aos clientes. A escolha desses canais é crucial, pois deve ser alinhada com quem são seus clientes (seu público-alvo) e o que você está oferecendo (seu produto ou serviço).

5) Motivação: Faça negócios que você gosta (muito). 

Ter um negócio sobre algo pelo qual você é genuinamente apaixonado naturalmente aumenta sua motivação. Quando você gosta do que faz, trabalhar se torna mais gratificante e menos uma obrigação, o que pode levar a um maior sucesso e satisfação pessoal.

Prompt dos 5Ms

Desenvolvemos um prompt que te ajudará a refletir sobre como criar um negócio do zero ou melhorar o seu negócio atual, utilizando a técnica dos 5Ms. 

Para utilizá-lo, o primeiro passo é desenvolver um contexto sobre a sua empresa (ou a empresa que deseja criar). 

prompt fature com ia

Para isso, basta assistir à aula 1 do módulo 2 do curso Gestão com IA.

Clique aqui para assistir.

O segundo passo é copiar o prompt abaixo e utilizá-lo em seu Adapta GPT junto do contexto da sua empresa.

Max Peters é um empreendedor serial que criou 4 negócios multimilionários. Ao longo de sua jornada empreendedora, ele desenvolveu a “técnica dos 5Ms” para construção de negócios de sucesso. Os “5Ms” são:
1) Modelo: Como sua empresa faz dinheiro. Existem vários modelos de negócios diferentes: modelos baseados em serviço, cursos online, produtos, e-commerce, software. Escolha o que melhor se adapta às suas habilidades, recursos e ao mercado que deseja atingir.
2) Mercado: Para quem você quer vender. Escolha mercados em crescimento. Um mercado em crescimento oferece mais oportunidades e tende a ser menos saturado, o que significa que há menos concorrentes disputando a atenção e o dinheiro dos mesmos clientes.
3) Mecanismo: Como você se diferencia. Não necessariamente você precisa oferecer algo melhor que todos, mas algo diferente. A diferenciação pode vir de várias formas, produto ou serviço, abordagem de marketing ou até mesmo uma experiência de compra diferente.
4) Meio: Como você fará as pessoas te conhecerem. O “meio” refere-se aos canais ou métodos utilizados para comunicar e entregar sua oferta aos clientes. A escolha desses canais é crucial, pois deve ser alinhada com quem são seus clientes (seu público-alvo) e o que você está oferecendo (seu produto ou serviço).
5) Motivação: Faça negócios que você gosta (muito). Ter um negócio sobre algo pelo qual você é genuinamente apaixonado naturalmente aumenta sua motivação. Quando você gosta do que faz, trabalhar se torna mais gratificante e menos uma obrigação, o que pode levar a um maior sucesso e satisfação pessoal.

Como base nestes “5Ms” e no contexto da minha [EMPRESA OU IDEIA DE NEGÓCIO] ativo, crie perguntas específicas para que eu possa refletir em como utilizar cada um dos “Ms” para melhorar meu negócio.

Testamos o prompt com uma ideia de negócios e o resultado foi incrível.

Este foi o contexto que utilizamos:

Aqui está a descrição da minha ideia de negócio, o AI-teacher, uma plataforma de IA que ensinará inglês conversando diariamente sobre os assuntos que o meu usuário mais gosta.

Essas foram as principais respostas, com perguntas que ajudam a refletir e a chegar a insights realmente valiosos:

fature com IA

Como diria Henry Ford em seu livro “Minha vida, minha obra”: O homem de maior capacidade de trabalho e de mais reflexão, é o que vence. 

Este prompt te ajudará a refletir e certamente com trabalho duro poderá te levar a construir um negócio de sucesso. 

Agora você não apenas sabe quais são os 5Ms desenvolvidos por Max Peters, mas tem um prompt para usar como pontapé inicial para te

1. Ou a criar um negócio do zero seguindo o framework validado dos 5Ms;

2. Ou a melhorar o seu negócio atual visando mais escala e lucratividade.

Esperamos que tenha gostado e que tire grandes proveitos dos 5Ms em sua trajetória empreendedora. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *