12 melhores filmes que todo homem deveria assistir

O cinema pode ser uma grande escola diferenciada, daquelas que a gente entra na infância e não tem mais hora para deixar. A história do cinema tem nos provido de filmes e mais filmes com temáticas diversas que, além de divertirem, acompanham o nosso amadurecimento; os melhores filmes acabam, ainda, nos ajudando em muitas escolhas da nossa vida.

Neste post, nós destacamos 12 filmes indispensáveis que, como na fala mais famosa de Jack Nicholson em “Melhor Impossível”, fazem com que queiramos ser homens melhores. Confira.

Conta Comigo

conta-comigo

Se você não assistiu “Conta Comigo” na sua infância, ainda dá tempo de corrigir esse lapso, pois o filme foi lançado recentemente em Blu-Ray. Trata-se da estreia do saudoso River Phoenix como o líder de um grupo de crianças problemáticas que acabam envolvidas em um crime. Um filme sobre o valor da amizade e da lealdade, principalmente na hora de lidar com questões familiares.

Rocky IV

rocky-iv

Quem é que não ama esse personagem antológico chamado Rocky Balboa? Apesar de toda a franquia ser indispensável, é o “Rocky IV” que ficou marcado no nosso imaginário, graças à luta final entre Rocky e Ivan Drago e à trilha sonora excepcional que eternizou “Eye of the Tiger” (aposto já está cantarolando ela aí, né?).

Swingers

swingers-curtindo-a-noite

Homem de verdade tem sempre um coração quebrado dentro do peito. Se você já levou um fora de alguém que acreditava ser a pessoa da sua vida e passou anos e anos obcecado por ela, dispensando todas as outras que passaram pelo seu caminho, vai se identificar com esse filme. Ele aborda, com muito humor e verossimilhança, a vida (tantas vezes vazia) da solteirice. Porém, como diria Tim Maia, vale tudo, inclusive enfiar o pé na jaca.

Top Gun

top-gun-movie-tom-cruise-and-kelly-mcgillis-80s-poster-print

Tom Cruise? Calma, continue lendo! Na verdade, o filme pode até ser de uma canalhice só, mas vai me dizer que você nunca tentou imitar o estiloso piloto de caça do filme ao comprar um Ray-Ban e mandou um “Take my breath away” no toca-fitas do carro para impressionar uma gatinha?

O Grande Dragão Branco

o-grande-drago-branco-blu-ray-5291-MLB4951410992_092013-F

Ah, vai esconder que posou de Jean-Claude Van Damme na sua sala de estar, tentando imitar seus golpes na frente do espelho? Não vem que não tem! É fato que hoje o astro belga não consegue emplacar mais nada de sucesso no cinema, mas no final da década de 80 era ele quem dava as cartas nos filmes de ação, sem chance para o Stallone! Pode-se dizer que, com seus dotes de lutador (que chegavam a se sobressair aos de ator), Jean-Claude Van Damme foi exemplo para toda uma geração de homens com hormônios em fúria.

Laranja Mecânica

laranja-mecanica

Cedo ou tarde, todos acabam descobrindo a maior pérola do catálogo do mestre Stanley Kubrick. Com diálogos que misturavam inglês, russo e outros dialetos incompreensíveis, personagens surrealistas que unem o amor pela violência (no caso, ultraviolência) à música clássica, mulheres nuas e embalagens de leite, “Laranja Mecânica” é presença indispensável na formação de qualquer homem que se preze.

Quase Famosos

quase-famosos

Olha, é bem difícil escolher apenas um entre tantos filmes do diretor americano Cameron Crowe. É que todos dialogam muito bem com o universo masculino, chegando a ser quase relatos autobiográficos do cara: Crowe é um dos maiores especialistas na temática do macho sensível. Porém, em “Quase Famosos”, o diretor consegue agregar várias questões importantíssimas para nós, como a primeira transa, o momento de sair de casa, o jornalismo cultural e, claro, rock da melhor qualidade.

Alta Fidelidade

alta-fidelidade

E por falar em música, não poderíamos deixar de fora da nossa lista de melhores filmes essa adaptação do romance de Nick Hornby, uma verdadeira jornada à alma masculina conduzida por clássicos de Bruce Springsteen e Marvin Gaye. Se você costuma guardar uma agendinha com o nome de todas as suas ex-namoradas e não suporta um pé na bunda, a diversão é garantida (e o ensinamento também).

Cães de Aluguel

reservoir-dogs-walk

É Tarantino. É o primeiro e mais cru filme dele. Tem sangue. Tem trairagem. E tem muita testosterona. Aprenda com o personagem de Harvey Keytel, Mr. White, que na vida a gente não pode confiar em alguém a qualquer preço. De quebra, aprenda também por que você precisa dar boas gorjetas para os garçons.

Caçadores de Emoção

cacadores-de-emocao

Até se você não fizer muito o estilo malhado, vai ter vontade de se matricular na academia mais próxima para ficar com o físico de astros como Keanu Reeves e Patrick Swayze (descanse em paz) a fim de pegar a mulherada. E o filme ainda te dá, de brinde, uma boa dose de adrenalina para acompanhar um bando de assaltantes fortões pulando de paraquedas, surfando e fugindo da polícia.

Coração Valente

coracao-valente

“Eles podem levar nossas vidas, mas nunca levarão nossa liberdade!”. Se essa espetacular obra de Mel Gibson se resumisse a esse diálogo, já seria o suficiente para contribuir para a autoestima de homens de todo o planeta. No entanto, o filme todo é um tutorial sobre resistência, luta pelos ideais e patriotismo. Indispensável para homens de qualquer idade.

De Volta para o Futuro

de-volta-para-o-futuro

Se existe um filme que consegue atrair tanto os perfis “geeks” quanto os de amantes de filmes de ação para dentro do mesmo fanatismo, tem que ser algum da trilogia de “De Volta para o Futuro”. A partir das idas e vindas de Marty McFly e Doutor Brown entre o passado e o futuro, aprendemos que todos os nossos atos têm consequência — e que o futuro talvez não seja a aquela maravilha que imaginamos.

Bem, é óbvio que a gente poderia estender essa lista para 50, 100 e 1000 filmes que contribuem para formar nosso caráter. Mas a ideia é que, a partir desses exemplos básicos, você crie a sua própria seleção de filmes que todo homem deveria assistir. E não se culpe se esquecer de um ou outro título: a bem da verdade, nós homeVons nunca fomos bons mesmo de guardar nomes.

E então, gostou da nossa lista? Por acaso tem algum filme que acredita que não poderia ter ficado de fora? Qual? Deixe seu comentário e nos ajude a aumentar essa listagem de melhores filmes!

Você pode se cadastrar em nossa newsletter para receber os conteúdos com exclusividade.


Comments

  1. Post
    Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *