Gravatas: estilos, como usar, diferentes nós e muito mais!

5/5 - (1045 votes)

Não importa se você está preparando-se para trabalhar em um escritório, se tem um compromisso importante — seja ele casual ou requintado — ou simplesmente deseja ficar bem vestido e esbanjar bom gosto, uma gravata sempre é uma excelente pedida. Ela permitirá que você esteja preparado para praticamente qualquer tipo de evento. É como um American Express Centurion Card (um dos cartões de crédito mais VIPs do planeta) que você pode vestir.

Acha exagero? Então, vamos lá: experimente uma. É só um detalhe? Talvez, mas é o tipo de detalhe que dá um toque diferenciado ao look, não concorda? Se não, podemos apostar que provavelmente ainda não está fazendo isso direito. A seguir, veja algumas dicas incríveis sobre gravatas que te ajudarão a harmonizar qualquer composição, combinando diferentes elementos do seu guarda-roupa (inclusive despojados) de modo a valorizar as suas qualidades mais fortes!

Como usar gravatas?

Primeiramente, é importante ressaltar que não existe um código normativo ditando o modo e o que pode ou não pode ser utilizado ou combinado com gravatas. Cada um é livre para vestir o que bem entender. Entretanto, existem algumas regras que norteiam a melhor maneira de compor o visual. Veja as principais:

  • a gravata deve ficar na altura da fivela do cinto, nunca no meio do abdômen e nunca ultrapassando o cós da calça (muito menos dentro dela);
  • gravatas não são, definitivamente, acessórios exclusivos de combinações (e compromissos) formais. Podem ser usadas até mesmo em situações extremamente descontraídas;
  • os prendedores devem ser posicionados 20 cm acima da ponta, prendendo a gravata à camisa. Se sua estatura for consideravelmente acima (ou abaixo) da média da população, essa medida pode ser ajustada;
  • gravatas estampadas devem ser utilizadas com camisas e com blazers ou paletós, quando for o caso, preferencialmente lisos;
  • gravatas sem estampa podem ser combinadas tanto com peças lisas quanto com as estampadas. Por isso, na dúvida, opte por elas;
  • priorize, sempre que possível, as gravatas confeccionadas em seda. Estas, além de mais bonitas e sofisticadas, comportam nós variados de maneira mais harmônica e não desfiam facilmente como as de poliéster;
  • gravatas borboletas são parte de looks black tie. Porém, não tenha medo de usá-las em outras circunstâncias. Elas também ficam excelentes em combinações mais informais e despojadas;
  • evite sempre gravatas muito largas e nós exagerados.

Quais os tipos de gravatas?

Existem diversos tipos de gravatas, com diferentes histórias e que marcaram variados comportamentos e tendências de época. Atualmente, são três os estilos mais usados, cada um com suas peculiaridades. Veja quais são eles:

Gravatas slim

gravata slim

Com espessura média que varia entre 4 e 7 cm, esse tipo de gravata (também conhecida como skinny) foi marca das décadas de 50 e 60. Hoje é, novamente, uma tendência que ganhou variações ainda mais estreitas, como é o caso da super skinny. As gravatas slim são as ideais para quem busca um visual mais moderno.

Gravatas tradicionais

gravata classica

As gravatas tradicionais (ou clássicas) têm espessura que vão dos 6,5 aos 8 cm. São as preferidas de executivos e profissionais mais conservadores. No entanto, são versáteis e podem conferir, também, um toque moderno na composição. Para isso, a dica é priorizar trajes com cortes mais ajustados ao corpo.

Gravatas borboleta

gravata borboleta

Tradicionalmente associada aos trajes black tie, esse tipo de gravata tem ganhado espaço no guarda-roupa de homens que primam por um look despojado chic. Ela pode ser utilizada junto às mais diversas peças, desde jeans, camisas, bermudas, boinas e suspensórios até ternos mais sérios. Ou seja: a versatilidade (e irreverência) é marca desse tipo de gravata.

Quais os tipos de nós de gravatas?

A maneira como uma gravata é ajustada e seu nó é feito, faz toda a diferença na produção. Veja, a seguir, quais são os quatro principais tipos de nós de gravata:

Simples

simples

O nó simples é o clássico dos nós e o mais fácil de ser feito. Pode ser utilizado tanto em gravatas mais largas quanto nas slim, pois se adapta perfeitamente à espessura destes modelos. É o nó ideal para homens de estatura média ou alta.

Duplo

duplo

É uma variação do nó simples. Porém, é feito com duas rotações. Esse tipo de nó fica melhor em gravatas de espessura estreita ou média. Deve ser evitado no caso das mais largas.

Windsor

windsor

O Windsor é um dos mais elegantes tipos de nó. Seu nome é uma referência ao nó que o famoso Duque de Windsor utilizava e é caracterizado por deixar a gravata mais volumosa. Ele é uma aposta certeira para ocasiões especiais ou composições mais elaboradas!

Semi-windsor

semi-windsor

Trata-se de uma variação mais simples do nó Windsor, por possuir uma rotação a menos que o original e ter um resultado final mais estreito. É uma opção de nó bastante versátil e, ao mesmo tempo, sofisticada.

Qual a gravata certa para cada ocasião?

GRAVATA

Cada ocasião requer um tipo de produção específica. Tratando-se de gravatas, a escolha de cores e estilos influenciará diretamente a impressão que você transmitirá ao mundo. Confira quais são as opções mais indicadas para circunstância social:

Casamentos e festas elegantes

Se você for o noivo, parente que ficará no altar ou padrinho, prefira modelos lisos, de espessura slim ou média e em cores metálicas, como o prata. Se a elegância do evento for notória, aposte na gravata borboleta.

Jantar de negócios e situações formais

Em jantares de negócios ou em momentos mais formais (como entrevistas de emprego), prefira gravatas mais tradicionais e com cores discretas.

Encontro romântico

Se for o caso de um relacionamento sério, vale perguntar à parceira a cor do traje que ela usará para que você possa combinar a cor da sua gravata com a roupa dela. Já se for o caso de um flerte — ou um novo amor —, priorize as cores que são discretas e, ao mesmo tempo, alegres (como tons de vermelho, verde e azul).

Ocasiões informais e mais despojadas

Em situações mais casuais ou nas quais você buscar, prioritariamente, o estilo em uma versão mais moderna, invista gravatas slim, em tons vivos. Ou, se quiser ainda mais despojamento, use gravatas borboletas estampadas (o xadrez é uma excelente escolha) com roupas mais descontraídas, como jeans, suspensórios, coletes e boina, mas nunca tudo ao mesmo tempo, por favor. Nesse contexto, vale (quase) tudo. Apenas redobre os cuidados para não exagerar!

Traje a rigor

Quando a ocasião tiver o código de vestimenta anunciado no convite, é preciso seguir a risca as exigências do traje em questão. Nesse caso, não é recomendado que haja muita ousadia ou inovação na composição.

Trabalho

Cada profissão exige um tipo de “estampa”. Por isso, se a sua carreira é mais séria ou tradicional — como a advocacia e os cargos públicos — prefira cores escuras ou sóbrias. Se a sua área é a da saúde, priorize as cores marcantes, que remetam a confiança. Já se você trabalha em um ambiente não tão formal, aposte nas cores claras ou abertas, que transmitem a ideia de criatividade.

E então, animado para incorporar ou acrescentar as gravatas no seu guarda-roupa? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Você pode se cadastrar em nossa newsletter para receber os conteúdos com exclusividade.

Newsletter


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *