4.5/5 - (1143 votes)

Paixão nacional, o churrasco é uma das principais escolhas dos brasileiros para as horas de lazer. Além de delicioso, é a oportunidade perfeita para reunir a família e os amigos. Mas na hora de pôr a mão na massa, surgem inúmeras dúvidas, e o que parecia algo simples pode virar uma dor de cabeça.

Quer se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro? A seguir, descubra tudo o que você precisa saber para fazer um churrasco de sucesso!

Mas atenção você barbudo se liga nas 9 dicas para comer como um lorde e não sujar a barba, afinal você não quer fazer feio neh!

 

1. Planeje-se com antecedência

Antes de tudo, defina o lugar onde acontecerá o churrasco. Se for em casa, lembre-se de limpar o local. Se for na área de convivência do condomínio, agende com antecedência para garantir a realização do evento na data escolhida. Outra dica importante: não vá às compras antes de colocar no papel tudo o que você precisará para o grande dia. Faça uma lista de convidados, especificando quantos homens, mulheres e crianças estarão presentes. Isso ajuda bastante na hora de definir quantidades e evitar que falte algum item essencial. Vale sondar os convidados para ver as preferências do grupo — se a pedida é só carne vermelha ou se gostam de variar nas proteínas. Compre as bebidas um dia antes, assim, você garantirá que tudo esteja bem gelado quando seus convidados chegarem.

2. Invista na qualidade da carne

wagyu churrasco

A carne é o foco principal do churrasco, então, procure comprar marcas que você já conhece e em locais confiáveis. A quantidade de carne consumida por cada um pode variar bastante. Uma boa dica é calcular aproximadamente 500 gramas de proteína por pessoa para um evento com duração de 4 horas. Inclua na conta linguiça e frango. Divida as proporções da seguinte maneira: para cada 1 quilo de carne, 600 gramas será de carne bovina, 250 gramas será de linguiça e 150 gramas de frango.

Se você não é um frequentador assíduo do açougue, aposte nos cortes que fazem mais sucesso e não demandam muita expertise: alcatra, contrafilé e picanha. Costela e cupim também são muito saborosos, mas demandam mais tempo para serem preparados. De maneira alguma peça para retirar a gordura. Ela será a responsável por manter a carne suculenta e muito saborosa. Quem não for fã de gordura, poderá retirá-la na hora de comer.

Se quiser impressionar, invista em carnes mais selecionadas como a Wagyu.

Antes de pagar a conta, confira se a carne está no prazo de validade e a tonalidade dela é de um vermelho vivo. Se estiver num tom muito escuro, tendendo para o roxo, não compre!

3. Tenha em mãos todos os utensílios necessários

utensilios para churrasco

De nada adianta ter carnes de primeira, se sua churrasqueira não está 100 por cento ou a faca está cega. Certifique-se de que você tem realmente tudo o que precisa para assar a carne. O principal item que todo bom churrasqueiro precisa ter é uma faca bem afiada. Outra ferramenta indispensável é a pinça ou pegador. Utilizá-los é mais recomendado do que usar o garfo, porque, ao fincar a carne, ela poderá perder parte do suco que a deixaria bem macia e suculenta. Separe, também, uma tábua grande para fatiar as carnes e os utensílios que irão ao fogo, como grelha e espetos.

4. Aprenda a acender a churrasqueira

fire

Acenda a churrasqueira com pelo menos 1 hora de antecedência. Assim, quando os convidados chegarem, não demorará muito para começar a servir. Para acender o fogo, coloque pedaços grandes de carvão formando uma espécie de cabana. Fique atento à quantidade: em um churrasco para 10 pessoas, coloque inicialmente cerca de 2 kg de carvão. Ponha um pedaço de papel, que pode ser do próprio saco de carvão, dentro da cabana. Se não tiver um acendedor específico para churrasqueiras, despeje cerca de 100 ml de álcool no papel. Hoje em dia, existem álcoois feitos exclusivamente para serem usados nessa situação e são mais seguros de serem manuseados. Caso tenha problemas em acender a churrasqueira, mesmo seguindo o passo a passo, verifique se o carvão não está úmido.

Aguarde um tempo até que o carvão esteja em brasa para só então começar a colocar a carne na grelha. Antes disso, reposicione todo o carvão em apenas um lado da churrasqueira, assim você terá temperaturas variadas para assar diferentes tipos de carne. Lembre-se de que carne suína e de frango precisam cozinhar bem e, portanto, devem ser feitas em temperatura mais baixa. Enquanto os cortes bovinos podem ser feitos em fogo alto, já que podem ser servidos mal passados.

5. Tempere a gosto

churrasco tempero

Na hora de temperar as carnes, os mais experientes costumam apostar apenas no sal grosso. Mas se você quiser variar o sabor, vale colocar um pouco de pimenta do reino, gotas de limão ou alguma erva aromática. Tenha muito cuidado com a quantidade de tempero, pois carne salgada é desastre na certa! Salgue a carne de boi minutos antes de levar ao fogo e bata a carne para retirar o excesso de tempero. A quantidade de sal a ser usada varia de acordo com a espessura do corte. Se for a peça inteira, seja mais generoso no sal. Mas se for grelhar bifes, maneire na quantidade. Evite usar o sal grosso se ele estiver úmido, pois a umidade fará a carne absorver sal além do necessário.

6. Churrasco não é só carne

churrasco

Nem só de carne se faz um bom churrasco. Proteína pura não será suficiente para manter todo mundo satisfeito. Por isso, ofereça alguns petiscos enquanto a carne não sai. Vale amendoim torrado, pão de alho ou queijo coalho. Para completar a refeição, os acompanhamentos mais tradicionais são arroz, farofa e vinagrete. E você pode variar o preparo de acordo com seu gosto e os de seus convidados. Para fechar com chave de ouro, sirva uma sobremesa. Se for feita na churrasqueira é ainda melhor! Banana e abacaxi ficam ótimos grelhados. E você pode servir com um toque de canela e uma bola de sorvete para completar o sabor.

7. Saia do óbvio

churrasco banana assada

Para quem gosta de ousar e fugir do lugar-comum, uma ótima pedida é investir em carnes mais exóticas. Cordeiro e peixe ficam ótimos com aquele gostinho defumado de churrasco. Mas só se aventure se tiver certeza do que está fazendo. Para quem não é muito amante de carne, legumes grelhados são uma alternativa excelente. Grelhe berinjela, abobrinha, pimentões e tomates, e adicione um fio de azeite antes de servir. Outra dica legal é enrolar batata-doce e cebola em papel-alumínio e colocar direto na brasa. Depois de uma hora, os legumes estarão macios e suculentos. No quesito bebidas, vale promover uma degustação de cervejas artesanais de tipos variados.

Há também opções de sobremesas que podem ser feitas na churrasqueira, tais como bananas assadas, marshmallows, entre outros.


8. Seja um bom anfitrião

churrasco

 

Um churrasqueiro de primeira sabe bem que o churrasco é mais do que apenas oferecer carne gostosa. Pensar em outros aspectos, como música e ambiente, transforma uma simples reunião entre amigos em um evento memorável. Também é legal vestir-se bem, mas sem exageros. Normalmente, o churrasco acontece durante o dia, então um bom par de óculos de sol  já consegue dar um charme a mais no visual. E acima de tudo: preocupe-se em deixar seus convidados confortáveis, escolha um ambiente ventilado e com lugares suficientes para sentar.

Para entreter os convidados, separe uma mesa para jogar baralho ou posicione a TV para assistir a um jogo de futebol. Faça uma playlist com músicas animadas de acordo com o perfil de seus convidados. Também vale chamar os amigos que possuem instrumentos musicais para fazer uma roda de samba.

Agora ficou mais fácil fazer um churrasco excelente, não é mesmo? Lembre-se de adquirir produtos de qualidade e pense em todos os detalhes para criar um ambiente agradável para seus convidados. Dessa forma, além de carne deliciosa, eles terão uma experiência incrível para lembrar por muito tempo.

Tem alguma dica preciosa que é sucesso em seus churrascos? Compartilhe conosco aqui nos comentários!

Você pode se cadastrar em nossa newsletter para receber os conteúdos com exclusividade.

Newsletter


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh