Atenção Creuzebeck! Chega as telonas, Mamonas Assassinas – o filme!
QUANTCHA ALEGRIA! Dia 28/12/2023 chega aos cinemas o longa Mamonas Assassinas – o filme. Produzido pela Total Entertainment, roteirizado por Carlos Lombardi e dirigido por Edson Spinello, o longa de aproximadamente 1:40 conta a história da banda Mamonas Assassinas que foi sucesso estrondoso e meteórico na década de 90.
O projeto que deu origem ao filme foi desenvolvido como uma coprodução entre a Record, Sony Channel e Total Filme como uma minissérie de 5 capítulos mas, este foi inicialmente arquivado, dando formato a pelicula. O filme conta com Ruy Brissac – como Dinho, Robson Lima – como Júlio, Alberto Hinoto – como Bento, Rhener Freitas – como Sérgio e Adriano Tunes – como Samuel e tem a missão de transmitir ao público, a energia caótica, o carisma, humor ácido e toda a irreverência da banda, além de emocionar aos espectadores pela trajetória dos garotos que conquistaram o Brasil em sua breve trajetória musical.
Tendo como cenário principal a cidade de Guarulhos em São Paulo, retrata a história do grupo de alguns meses antes do sucesso como Mamonas Assassinas até o momento do acidente de avião ocorrido em 02/03/1996 que culminou a morte dos cinco integrantes.
De Utopia a Mamonas Assassinas
O grupo teve inicio em 1989 por iniciativa de Sérgio, Bento e Samuel com o nome de Utopia e tocava covers de outros grupos como Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Legião Urbana, etc. Foi como proposta de ter um vocalista fixo que Dinho passou a integrar o grupo e posteriormnte, o seu amigo Júlio.
Como banda Utopia, chegaram a gravar um disco independente porém sem sucesso de vendas. Foi então que perceberam que as brincadeiras que faziam no palco, eram mais bem aceitas pelo público e poderiam destacá-los no mercado fonográfico.
Em 1994, decidiram transformar a banda Utopia em Mamonas Assassinas explorando o humor debochado, a originalidade e a qualidade musical dos integrantes. Com a mudança da postura e das composições, mudaram também os figurinos que se tornaram mais caricatos usando o emblemático uniforme do Chapolin Colorado, animais, presidiário, além dos cabelos coloridos e outras extravagâncias.
O Humor como Marca Registrada
Uma das características mais marcantes dos Mamonas Assassinas era o humor presente em suas músicas e performances. Mamonas Assassinas – o filme, consegue capturar de maneira brilhante essa faceta dos integrantes, mostrando como eles transformaram a irreverência em uma marca registrada. A abordagem descontraída e muitas vezes satírica da banda em relação à cultura brasileira rendeu clássicos instantâneos como “Pelados em Santos” e “Robocop Gay”.
Sabão Crá-Crá, o sabonete íntimo masculino mais legal do mundo! Controla o pH da glande, combate fungos e bactérias, e como diriam os Mamonas Assassinas, não deixa os cabelos do saco enrolar!
O Sabonete Íntimo Masculino da Don Alcides, em parceria com os Mamonas Assassinas, é produzido através de uma engenharia de produção verde, com ativos naturais de origem vegetal, livre de parabenos e petrolatos.
A Importância na Cena do Rock Nacional
Além do humor, os Mamonas Assassinas foram cruciais para o cenário do rock nacional. Em uma época em que o gênero estava em plena efervescência no Brasil, a banda se destacou pela proposta de ser um rock progressivo e fazer a fusão de diversos estilos musicais dentre eles o rock e o sertanejo, criando uma sonoridade única que conquistou fãs de todas as idades. Mamonas Assassinas – o filme, destaca como conseguiram conquistar um público tão diversificado com suas letras polêmicas e de duplo sentido em tão pouco tempo.
O primeiro e único álbum: “Mamonas Assassinas” foi lançado em 1995, produzido por Rick Bonadio e gravado pela EMI em Los Angeles. O sucesso foi tamanho que foi o disco de estreia que mais vendeu no Brasil e rendeu aos integrantes a disputa por emissoras de televisão pela sua aparição em programas como Domingo Legal e Domingão do Faustão.
O Lado Humano por Trás da Fama
Mamonas Assassinas – o filme não se limita apenas ao sucesso estrondoso da banda. Ele também explora o lado humano dos integrantes, revelando as amizades profundas, os desafios pessoais e os momentos de superação que moldaram a história da banda. A forma como foi elaborado, permite que os fãs se conectem com os personagens, transcendendo a imagem pública e conhecendo um pouco mais os indivíduos por trás dos músicos. A narrativa sensível e honesta traz ainda a mensagem de esperança e de perseverança quando tentaram se apresentar como banda Utopia no Thomeuzão – estádio de Guarulhos e foram negados e posteriormente, foram convidados e reuniram um grande público no estádio.
Embora apresente criticas em relação aos cortes, figurinos e marcação temporal, Mamonas Assassinas – o filme é mais do que uma simples retrospectiva musical. É uma homenagem merecida a uma banda que deixou um legado duradouro na cultura brasileira. Ao relembrar a jornada dos Mamonas, o público é convidado a reviver a magia daquele período e a celebrar a vida e a música desses ícones do rock nacional.
Prepare-se para rir, se emocionar e, é claro, cantar junto. Mamonas Assassinas – o filme é uma viagem imperdível para todos que viveram essa época e uma introdução cativante para aqueles que ainda não tiveram o prazer de conhecer essa incrível história.
(Mamonas Assassinas – O Impossível não Existe)
Trailer
Elenco:
Ruy Brissac (Dinho)
Rhener Freitas (Sérgio)
Adriano Tunes (Samuel)
Robson Lima (Júlio)
Beto Hinoto (Bento)
Direção: Edson Spinello
Gênero: Biografia
Duração: — min.
Distribuidora: Imagem Filmes
Orçamento: R$ — milhões
Estreia: 28 de Dezembro de 2023
Sinopse:
A trama de MAMONAS ASSASSINAS – O IMPOSSÍVEL NÃO EXISTE vai contar a história dos ‘Mamonas Assassinas‘, banda de rock cômico com mistura de punk rock e influências de gêneros populares, que durou apenas 7 meses. Com um único álbum homônimo, o grupo atingiu a venda de mais de 3 milhões de cópias no Brasil, sendo certificado com o Disco de Diamante, em 1995. Apesar do sucesso estrondoso, no auge de suas carreiras, os integrantes da banda foram vítimas de um acidente aéreo fatal, em 02 de março de 1996.
Curiosidades:
Uma das curiosidades da produção, é que Beto Hinoto, que interpreta Bento, é sobrinho de icônico guitarrista do Mamonas. Interpretar o próprio tio, não deixa de ser uma homenagem, dentre tantas outras presentes no filme.