Barba Grisalha: Aprenda dicas sobre como cuidar melhor

Que tal começar a assumir a sua barba grisalha? Ela está em alta e oferece charme e muita personalidade ao visual. Você não precisa ficar pintando a barba se não quiser, basta ser você mesmo, afinal de contas, idade é apenas um estado de espírito.

Hoje em dia, o mundo está muito mais democrático. Já existem diversas marcas que investem em tintas apropriadas para esse tom de fio. Assim, você consegue deixar a cor ideal sem ficar com aquela aparência de “acabei de pintar a barba” que pode ser bastante artificial. Além do mais, a barba grisalha anda fazendo um grande sucesso com a mulherada.

Portanto, nada mais justo que cuidar muito bem da sua e nós vamos te passar agora algumas dicas excelentes de como fazer isso.

1. Hidrate

hidrate a barba grisalha

Quem disse que pode descuidar da hidratação? Muito pelo contrário! O fato de alguns fios já estarem sem a melanina (proteína que dá cor aos cabelos) deixa-os mais fracos, algo que só aumenta a necessidade de cuidados.

Procure por cremes hidratantes que sejam compatíveis com o seu tipo de fio. Se você pinta a sua barba, existem diversas máscaras que são específicas para os fios tratados com química.

A máscara matizadora Silve da Barber Jack vai hidratar e condicionar os fios da barba ao mesmo tempo que tira o amarelado dos fios. Veja mais sobre este produto clicando na foto abaixo.

MÁSCARA SILVER BARBER JACK
Máscara Matizadora, hidrata, condiciona e tira o amarelado dos fios.

2. Use condicionador

Normalmente, esse é um produto que os homens não costumam aplicar na barba, o que é um erro. Os fios do rosto costumam ser mais crespos e secos quando comparados aos cabelos, por isso, usar o condicionador é essencial. Ele ajuda a reduzir o frizz e deixa os fios mais fáceis de serem desembaraçados.

3. Remova o aspecto amarelado

evite que a barba grisalha fique amarelada

Infelizmente, os fios brancos possuem uma desvantagem: eles podem ficar amarelados por diversos fatores. A fuligem que fica no ar, poeira e mesmo a fumaça do cigarro, seu ou de outra pessoa próxima, alimentos como uma bela macarronada cheia de molho de tomate podem deixar a barba grisalha com essa cor nada desejada.

Para resolver esse problema, você pode investir em produtos matizadores. Procure por um que seja fabricado especificamente para cabelos brancos e grisalhos. Não se assuste com a cor roxa do produto, isso é normal. É essa tonalidade que ajuda a neutralizar o amarelado dos fios, deixando-os na sua cor natural novamente.

Se você não tem experiência com esse tipo de produto, o melhor é procurar um profissional. Quando o matizador é aplicado de forma errada, os cabelos da barba podem ficar azulados e, com certeza, ninguém quer este efeito não é mesmo? Você pode pedir no salão para que te ensinem como fazer o procedimento em casa, assim não precisará se deslocar sempre só para fazer isso.

4. Aplique produtos específicos

Dupla desamareladora para barba e cabelo
Kit desamarelador para barba

Se você já está acostumado a investir em produtos próprios para a barba, esta não será uma mudança tão grande. Basta agora que os eles sejam voltados para os fios grisalhos. Além de eles removerem o amarelado do dia a dia, os produtos também ajudam a dar mais brilho e vivacidade à barba. Você também pode optar por comprar um xampu de cabelo que não terá problema algum.

Usar produtos feitos para o seu tipo de barba é muito importante, especialmente, para quem já tem os fios brancos. Esse tipo de barba é mais fraco e quebra com facilidade. Por isso, os xampus para fios grisalhos, por exemplo, possuem uma formulação especial para esse tipo.

5. Faça a nutrição da sua barba grisalha

Como já dissemos, é justamente quando ela está ficando branca que precisa de mais nutrientes. Os fios brancos são mais fracos, caem e quebram com maior facilidade e, por isso, você precisa de uma melhor nutrição voltada para o seu novo tipo de fibra capilar.

A melhor maneira de fazer isso é por meio de uma boa alimentação dando mais ênfase em alimentos contendo substâncias que ajudam os cabelos. Veja abaixo quais são elas e como podem te ajudar:

Vitamina A

A vitamina A age diretamente na pele deixando esse órgão mais saudável. Mas, e a barba? Bom, quando se tem uma pele saudável, consequentemente, os pelos crescem melhor e mais fortes. Você pode encontrar essa vitamina em diversos alimentos como nas gemas de ovos, queijo, leite e seus derivados.

Betacaroteno

alimentos para cuidar da barba grisalha

O betacaroteno é uma substância que pode ser encontrada em alimentos que possuem coloração amarela, laranja ou vermelha como a cenoura e o tomate. Quando dentro do nosso corpo, ele passa por uma série de processos e se transforma em vitamina A.

Vitamina C e E

Um excelente agente antioxidante, a vitamina C é uma das responsáveis, junto à vitamina E, pela produção de sebo sobre a pele, combatendo o envelhecimento celular. Esse óleo tem como função principal lubrificar os fios que saem da pele, tornando-os mais saudáveis e brilhantes. Você pode encontrar essas vitaminas nas frutas cítricas como o limão e a laranja, e também no espinafre, óleo de milho e de cártamo.

Proteínas

Todos os nossos fios são feitos a partir de proteínas mortas como a queratina. São esses nutrientes que dão a estrutura da fibra capilar e quando estão em pouca quantidade no nosso organismo, deixam os fios enfraquecidos. Existem algumas proteínas, chamadas de essenciais, que os seres humanos não produzem e, por isso, devem ser ingeridas por meio de alimentos como peixes, ovos e carnes em geral.

Biotina, Vitamina B6 e B12

As vitaminas do complexo B são grandes ajudantes do metabolismo e ajudam o seu corpo a sintetizar as proteínas necessárias para a produção de diversas estruturas, inclusive a fibra capilar.

Outro ponto positivo de se consumir alimentos com essas vitaminas é o fato de que elas ajudam a reduzir o estresse. Ele, por muitas vezes, causa queda capilar, muito comum com o avançar da idade.

6. Cuide dela todos os dias

cuide todos os dias de sua barba grisalha

Os cuidados com a barba devem ser diários, especialmente dos fios grisalhos, que se tornam mais frágeis e ressecados. Remova as impurezas que podem ficar acumuladas nela, use o pente e apare-a com certa frequência. O mais importante é que ela seja sempre muito bem cuidada.

Homem com barba grisalha ou de qualquer outra cor, faz muito sucesso! Por isso, confira quais foram os barbudos que foram premiados no Prêmio Nobel de 2016!

Quer escurecer a barba?

Mas se depois de tudo ainda quer escurecer a barba bom, além do Grecin e do Tonalizante da Macho-Lândia tem uma outra opção não permanente. O escurecedor de barba da Barba de Respeito.

escurecedor de barba e cabelo babra de respeito

Clique aqui para comprar o escurecedor de barba e cabelo Barba de Respeito.

Este produto vai ajudar a escurecer e disfarçar os fios mais claros, brancos ou grisalhos da sua barba e também do cabelo. O escurecedor, além de escurecer os fios, ainda vai hidratar e condicionar eles, deixando os pelos mais nutridos, macios e sedosos. Se você não gostar do resultado, ele sai em algo em torno de 3 a 5 lavagens. Outra vantagem do escurecedor de barba e cabelo da Barba de Respeito é que ele não contem amônia, etanolamina ou oxidante o que leva a quase zero a chance de uma reação alérgica.

 

Quer receber no seu e-mail excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *