12 dicas de postura para você não prejudicar sua coluna e melhorar sua confiança!

Aprender dicas de postura pode fazer muito bem para a sua saúde e também para a sua confiança e autoestima.

A postura correta te deixará mais alto e, consequentemente, mais confiante. Pesquisas mostram que essa atitude pode te ajudar a transparecer segurança e também se sentir mais confiante.

Um estudo publicado no jornal Psychological Science mostrou que uma postura alta e expansiva ajuda você a parecer e realmente se sentir mais poderoso. Como Amy Cuddy, psicóloga social e pesquisadora sobre linguagem corporal explicou em sua palestra no TED, sua postura também pode aumentar a confiança e produzir testosterona!

Ou seja: além de evitar problemas de coluna, colocar em prática dicas de postura vai te ajudar psicologicamente.

Erros de postura no dia a dia

No dia a dia, pode parecer difícil manter uma postura adequada, afinal, com a correria diária, alguns movimentos podem parecer mais fáceis de serem feitos quando são feitos do jeito errado.

O fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC) e autor de cartilhas educativas sobre o assunto, afirmou, em entrevista para a revista Época, o seguinte:

As atividades domésticas e cotidianas submetem o corpo a posturas arriscadas para a coluna, quadril, joelhos e ombros. Ficar atento e se policiar são primordiais para manter a elegância sempre.

A notícia boa: aplicando algumas orientações simples aos movimentamos, você consegue quebrar os maus hábitos e conquistar uma rotina mais saudável.

Convencido? Então, se liga nessas 15 dicas de postura que selecionamos para você:

Agache, não incline

Na hora de fazer uma atividade diária como, por exemplo, arrumar uma gaveta ou colocar algo em um nível bem mais baixo, é normal inclinar o corpo em vez de agachar. Não faça isso!

Nessa situação, o ideal é agachar e deixar a coluna alinhada. Use essa dica em todas as situações!

Não sente inclinado

Quem passa muito tempo na frente do computador costuma ter uma postura péssima para a coluna.

Por isso, esta é uma das dicas de postura mais importantes!

Quando estiver sentado, encoste totalmente as costas na cadeira e mantenha os dois pés apoiados no chão, sem cruzar as pernas.

Outra dica importante é sentar sobre o ossinho do bumbum (também conhecido como cóccix), posicionar os ombros levemente para trás para evitar a corcunda e evitar abaixar a cabeça para ler ou escrever.

Quando você senta com uma boa postura, há distribuição uniforme das pressões sobre os discos intervertebrais e os ligamentos, evitando que haja desgaste da coluna.

Durma de lado (não de bruços)

Dormir de bruços pode parecer tentador, mas é um perigo para a sua coluna.

Então, entre as dicas de postura que listamos nesta matéria, esta dica é fundamental para não prejudicar sua coluna e também para acordar sem dor no pescoço ou no ombro.

A melhor maneira de se proteger a coluna é dormir de lado usando dois travesseiros: um travesseiro baixo para apoiar a cabeça e outro entre as pernas para adequar a altura do quadril e, assim, não “rodar” a coluna.

Dessa maneira, a coluna fica com sua curvatura natural e totalmente apoiada.

Apoie o peso do corpo nos dois pés

Quando andar, evite apoiar o peso do corpo em um pé só (normalmente, pessoas destras pisam com força no pé direito e acabam distribuindo o peso de forma desequilibrada).

Apoiar o peso do corpo nos dois pés quando se estiver em pé é fundamental para evitar a postura errada! Andando “direito”, o peso do corpo fica distribuído igualmente e não há compensações com a coluna.

Neste sentido, as dicas de postura incluem pisar de forma equilibrada com os dois pés e, dessa maneira, seu corpo naturalmente ficara mais inclinado para cima em vez de curvado para baixo.

Evite carregar peso apenas de um lado do corpo

Sabe aquela mochila que você insiste em jogar de apenas um lado do corpo? Pare com isso!

Quando bolsas pesadas são apoiadas em apenas um ombro, você pode causar alterações na coluna, afinal, o peso da bolsa causa um desequilíbrio do corpo, empurrando o ombro e o quadril para baixo.

Por isso, é indicado que se use uma mochila apoiada nos dois ombros para que o peso seja equilibrado e não haja danos à coluna.

Cuidado ao dirigir

Você também precisa usar as dicas de postura na hora que dirige!

Ajuste o banco para que seus pés possam alcançar os pedais sem que você precise se inclinar! Mantenha também o pescoço e a nuca no apoio para a cabeça e procure encostar as costas na parte de trás do banco.

Alongue-se ao sair da cama

É importante se alongar assim que sair da cama. Desse jeito, você já começa o dia com uma boa postura e, se condicionar a sua mente para mantê-la ao longo do dia, vai ser bem mais fácil adquirir esse hábito.

Preste atenção nos detalhes

Por exemplo, em vez de inclinar a cabeça em direção ao celular, levante-o na altura dos seus olhos. Isso reduzirá a tensão e a pressão no gânglio cervical!

Outra questão importante entre as dicas de postura é o equilíbrio! Se o seu trabalho te faz ficar bastante tempo em pé, tente se sentar a cada duas horas por alguns minutos, para que a coluna relaxe um pouco.

O mesmo vale para quem trabalha sentado: busque se levantar e caminhar alguns minutos pelo menos umas quatro vezes por dia.

Faça exercícios físicos

Entre as dicas de postura, esta é a mais importante para todos os aspectos da sua vida! Fazer exercícios físicos é fundamental para fortalecer os músculos das costas e do abdômen e, assim, ser mais fácil manter a postura adequada.

Posições da Yoga, por exemplo, são bons exercícios para endireitar a coluna e conseguir manter uma boa postura ao longo do dia. Você também pode praticar natação – outro ótimo exercício para melhorar a postura.

Entenda qual é a postura ideal

As dicas de postura anteriores não adiantarão de nada se você não souber qual é a postura ideal. Para memorizá-la e colocá-la em prática no dia a a dia, basta apoiar os ombros e os glúteos contra a parede.

Quando fizer isso, tente manter a mesma postura alcançada ao longo do dia.

Para saber se possui uma boa postura, simplesmente deslize a mão entre o quadril e a parede. Caso a mão não entre ou estiver apertada, isso indica que sua postura está inclinada para a direita. Se acontecer o contrário e sua mão encontrar muito espaço, isso indica que há problemas de postura!

As vezes, sente-se na ponta da cadeira

Para manter uma boa postura, principalmente quando estiver em uma entrevista de trabalho ou para transmitir segurança, muitos especialistas recomendam sentar na borda da cadeira, de forma que as costas se mantenham eretas e não possa se reclinar no apoio da cadeira.

Para manter o equilíbrio com a postura correta, mantenha um pé abaixo da cadeira e estendo outro para frente.

Mas cuidado: não fique inclinado para frente – se fizer isso, você pode transmitir a imagem de alguém ansioso que está querendo ir embora logo.

No fim da contas, lembre-se: se você estiver com muitas dores na coluna – nos ombros, no pescoço ou na lombar – vale a pena consultar um médico especialista!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *