5 Exercícios Matinais para começar bem o dia

Você é daqueles que tem aquela preguiça medonha na hora de levantar? Trabalha ou estuda a tarde, e acaba perdendo a manhã quase toda se arrastando pela casa buscando ânimo? Seus problemas acabaram! Ou melhor dizendo, podem acabar, já que não vamos dar a solução definitiva e fácil, mas saídas viáveis e muito práticas no dia a dia. Pelo título você já entendeu, certo? Pode parecer que não, mas existem muitas vantagens nos exercícios matinais.

Mais do que uma atividade para começar o dia com energia, os exercícios matinais são necessários para garantir uma saúde longa e duradoura, o que faz muita diferença quando se tem algumas décadas de bagagem já. Se duvida, olha o relato do Philippe Dumas no nosso post – mesmo velhinho, o cara não deixa essas atividades de lado, muito pelo contrário!

Vamos mostrar quais são esses exercícios.

Os Exercícios Matinais para um dia a dia melhor

1 – Meditação

exercicios matinais

Não se trata necessariamente de sentar na posição de lótus e fazer aqueles sons típicos e um tanto esteriotipados para quem não pratica Yoga ou coisas do tipo. Embora você possa se sentar dessa forma, meditar é um exercício matinal bem tranquilo, e uma boa forma de começar o dia se ainda não está com todo aquele ânimo de fazer algo mais intenso.

Existem várias formas de meditar. Sentar como um índio e ficar nessa posição por alguns minutos é uma ótima pedida, já que você corrige sua postura, estabelece sua circulação e respiração aos poucos, e te dá aquela leveza para enfim levantar. Mas existem outras boas alternativas:

  • Sente na cama como se sentaria normalmente. Não precisa fazer o exercício de respiração como vamos descrever abaixo, apenas feche os olhos, coloque em ordem todas as tarefas que pretende fazer no dia, e levante.
  • Faça pequenas massagens nas mãos, pés, no fronte (as extremidades da testa), ou mesmo no céu da boca, com a língua. Não pense em mais nada, apenas faça os exercícios e se concentre neles. Você vai perceber com o tempo que sua concentração ficará melhor, além de conseguir mais ânimo.

2 – Alongamento

exercicios matinais

Depois que você acostumar com a meditação diária, comece a se alongar. E lembrando que se alongar é diferente de se espreguiçar na cama – até funciona. como você vai adiante, mas a coisa aqui é mais localizada, e mais direcionada.

Para começar, comece alongando braços e pernas. Estique bem, buscando principalmente manter o corpo reto. Quando se acostumar a fazer esse exercício, comece a alongar partes específicas, para ser mais preciso as áreas do corpo que você vai usar com mais frequência nos seus trabalhos. Por exemplo, pessoas que trabalham no computador o dia inteiro pode considerar o alongamento para os pulsos, punhos e ombros.

A ideia do alongamento é deixar o corpo relaxado de uma forma diferente de como ele está na cama. Envolve estimular os músculos, prepará-los para as atividades do dia, mesmo que elas não sejam tão intensas.

3 – Caminhada

exercicios matinais

Indicada para quem já acorda bem, mas lentamente perde as energias ao longo do dia. Você já deve ter ouvido falar que 30 minutos por dia de caminhada traz ótimos benefícios para circulação, para combate de doenças respiratórias, além de melhorar o humor e enfrentar a depressão. 30 minutos que fazem aquela diferença, não é?

Não foi à toa que colocamos depois da meditação e do alongamento. Com a mente mais ativa, o corpo pode entrar em movimento com mais facilidade. E ainda indicamos uma outra atitude: faça isso em jejum. Só beba água, que pode levar enquanto caminho.

Caso esteja com medo de passar mal por caminhar de barriga vazia, fique tranquilo. O foco aqui é se manter hidratado e estimular o corpo em vários sentidos, o que por consequência vai aumentar o seu apetite para a refeição mais importante do dia. Se fizer o contrário, os efeitos não serão ruins, apenas abaixo do que realmente poderia ajudar.

E quando você já estiver bem a vontade ao caminhar, pode tentar correr. O que importa aqui é que você sempre percorra uma distância confortável dentro dos 30 minutos por dia. Antes de sair para correr lembre-se de dar uma cuidada na sua barba, porque ela faz bem pra saúde também! Sim, você não sabia disso ainda? Depois dá uma conferida nesse post então.

4 – Exercícios na Cama

Exercícios matinais

Não, é isso que você está pensando, rapaz… Se você achou até mesmo a meditação algo muito puxado, ou ainda não está pronto para levantar e fazer os seus alongamentos, faça tudo na cama. Existem alguns exercícios que podem ser feitos direto na cama, e que a grosso modo podem ser um ato de se espreguiçar.

A diferença é que aqui, vamos fazer a coisa toda de forma mais direcionada e esperta. Assim os outros exercícios saem muito com muito mais facilidade.

  •  Ainda em posição reta na cama, flexione um dos joelhos, e puxe-os com as duas mãos até a altura do peito, e mantenha por 1 minuto. Não se esqueça de manter a outra perna bem esticada. Depois de 1 minuto, troque a perna flexionada. Uma outra alternativa é flexionar os dois joelhos ao mesmo tempo, abraçando-os com os dois braços, por 2 minutos.
  •  Esse você pode fazer deitado ou em pé. Estique um dos braços para cima, como se fosse alcançar o teto. Pode forçar mesmo, sem vergonha. Mantenha essa posição por 5 minutos, depois troque para o outro braço, e mantenha por mais 5 minutos.

5 – Respiração

exercicios matinais

Esse é um complemento para a meditação, e que beneficia não apenas o próprio sistema respiratório, como o sistema circulatório e até o bom humor. Praticar a respiração profunda com frequência ajuda no autocontrole, o que é uma boa atitude para quem costuma ser cabeça quente ou está com os nervos abalados de alguma forma.

O exercício de respiração é bem simples. Puxe o ar pelo nariz devagar e em grande quantidade. Pode estufar o peito mesmo, não tem problema. Segure o suficiente para não ficar sufocado, e solte na mesma velocidade que puxou, mas com a boca. Faça por aproximadamente 10 minutos, com o tempo você vai se sentir muito mais calmo no dia a dia.

Se fizer todos esses exercícios matinais, você será um barbudo zen e saudável com muito mais facilidade. Claro que não pode deixar de cuidar de sua barba com os produtos certos!

A ideia aqui é que você busque de uma forma bem simples melhorar seu dia a dia através de movimentos simples. E aqui entre nós, se esticar na cama não mata ninguém, não é? Cuide da sua saúde jovem, e dê o exemplo. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Post
    Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *