14 Hormônios que ajudam na Queima de Gordura

Nosso corpo se regula através dos hormônios, eles ditam como esta máquina maravilhosa vai funcionar. Abaixo listei 14 hormônios que sinalizam ao nosso corpo que ele deve queimar gordura.

1 – Insulina

A insulina afecta o cérebro?

Na hierarquia dos influenciadores hormonais para a perda de gordura, a insulina ainda reina como “Rei” de acordo com evidências atuais.

Este hormônio, em relação aos outros, é mais fortemente influenciado pela ingestão de hidrato de carbono e o excesso no consumo de alimentos, os quais causam um aumento do açúcar no sangue.

Altos níveis crônicos de insulina acabam por fazer com que seu corpo se torne resistente a este hormônio, o que significa que você vai ter dificuldade na queima de gordura.

2 – Glucagon

Pode ser pensado como um bom gêmeo da insulina, pois esses dois hormônios, em um corpo saudável, trabalham em conjunto para manter as necessidades de açúcar e energia em equilíbrio.

O glucagon tem o oposto da insulina, porque em níveis mais elevados no corpo permitem que o mesmo queime gordura em vez de armazená-la. Se os níveis de insulina são baixos, em seguida, o glucagon pode começar a ajudar a queimar gordura corporal.

3 – Grelina

Eeste hormônio é chamado de hormônio da fome, porque os níveis aumentam no corpo quando você está fisicamente com fome. Se você está com um pouco de fome, então você provavelmente está queimando o excesso de gordura em seu corpo.

4 – Hormônio Tireoidiano

Produzido pela glândula tireoide, ajuda a gerenciar os processos metabólicos do corpo, incluindo o seu potencial de queima de gordura. Este hormônio é extremamente sensível a suas escolhas de estilo de vida, incluindo o sono (quanto tempo e quão profundo você dorme), nutrição (tipos e quantidades de alimentos), estresse (agudo ou crônico), e exercício físico (mais longo de intensidade moderada ou mais curto de alta intensidade), etc.

Ele influencia cada sistema em seu corpo ao sentir seu ambiente interno e externo. Infelizmente, sua glândula tireoide está preparada para pensar que a comida será escassa .

É por isso que quando alguém está em uma dieta de comer menos e se exercitar mais, sua tireoide fará com que seu corpo abrande seu metabolismo.

5 – Cortisol

Conhecido como o hormônio do estresse, produzido pelas glândulas supra-renais, tem uma personalidade dividida no corpo. Em outras palavras, não é de todo mal ou de todo o bem. Estresse agudo sobre o corpo tende a causar um aumento a curto prazo deste hormônio.

Ele prepara o corpo para lutar ou fugir do stress. O cortisol é liberado com HGH e testosterona e torna-se um influenciador na queima de gordura.

6 – Leptina

O indicador de combustível do nosso corpo é a leptina. A partir das células de gordura, esse hormônio diz ao cérebro quanto ainda existe de gordura em seu corpo para queimar.

A leptina também ajuda o  hormônio da tireóide. Infelizmente, comer em excesso faz com que a mensagem da leptina no cérebro seja ignorada. Isto também é conhecido como resistência à leptina.

7 – Hormônio do Crescimento Humano (HGH)

Ajuda a construir músculos e queimar gordura ao mesmo tempo. É por isso que ele tem a reputação de ser um hormônio anti-envelhecimento.

Trabalha em estreita colaboração com cortisol e adrenalina, a fim de mantê-lo magro, forte e jovem. Falta de sono e sedentarismo torna este hormônio quase inexistente no corpo.

8 – Adrenalina

Esse hormônio é secretado pelas glândulas supra-renais rapidamente quando você se exercita, e prepara seu corpo para iniciar a queima de gordura.

Este hormônio influencia todos os outros hormônios, -especialmente HGH, cortisol e testosterona – para entrar em modo de queima de gordura.

Ele tem uma estreita relação de trabalho com cortisol.

9 – Testosterona

Testosterona: para que serve e efeitos colaterais • MD.Saúde

Esse hormônio ajuda a dar aos homens a sua forma de V. Com as mulheres, é a mistura certa de estrogênio, progesterona e testosterona, que a ajuda a dar sua forma.

Existem receptores de testosterona em todo o corpo masculino e feminino, e como tal, influencia o seu estado de bem-estar, massa magra, a força dos ossos, e os níveis de energia.

Embora a testosterona ter uma influência mais forte sobre o corpo masculino do que o corpo feminino, as mulheres com níveis muito altos podem ver e sentir seus efeitos negativos.

10 – O estrogênio

Esse hormônio tende a ter uma influência mais forte sobre o corpo feminino do que o corpo masculino. No entanto, os homens também exigem quantidades adequadas de estrogênio para manter um corpo saudável, porém em níveis muito mais baixos do que as mulheres.

É considerado tanto um hormônio de armazenamento de gordura quanto de queima de gordura. Pesquisas indicam que esse hormônio permite que as mulheres lidem com o estresse melhor do que os homens.

11 – Progesterona

Progesterona baixa: complicações, causas e mais - Melhor Com Saúde

Parceiro do estrogênio mais uma vez, os corpos de homens e mulheres são influenciadas pela progesterona. Ela também ajuda a diminuir os efeitos negativos do cortisol, assim, indiretamente, contribui com a queima de gordura.

12 – Incretinas (GLP e GIP)

São secretadas pelas células endócrinas do intestino delgado. Eles dizem  ao corpo se há mais gordura e açúcar na refeição ou mais proteína magra e legumes na refeição.

Mais gordura e açúcar na refeição fazem com que o intestino delgado liberte mais de GIP em relação ao GLP, e mais proteína e fibra na alimentação causa a libertação de mais de GLP em relação ao GIP.

Comer mais proteínas e vegetais influencia no envio de um sinal mais forte de GLP em relação ao GIP ajudando a queimar gordura.

13 – Neuropeptídeo Y

Este hormônio tem uma estreita relação com o cortisol, o hormônio do estresse. Elevados níveis crônicos aumentam o consumo de energia e de armazenamento de gordura dos alimentos, bem como o aumento do número de células de gordura no corpo.

14 – Irisina

É um hormônio recentemente descoberto que é secretado no tecido muscular que foi exercitado. Ele ajuda o corpo a queimar o excesso de gordura, além de melhorar a cognição e bem-estar geral.

Ele ainda parece ter efeitos anti-envelhecimento pelo alongamento dos telômeros.


Comments

  1. Post
    Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *