O que não falta hoje em dia são barbudos desbravadores. Caras que decidiram deixar um pouco do conforto de suas casas de lado e encarar a vida sob outros ângulos. E na maioria das vezes, envolve literalmente se isolar da civilização, buscando lugares mais inóspitos e afastados para ter um contato maior com a natureza. Isso tudo foi uma forma épica de dizer que existem barbudos que adoram acampar, ou decidiram se aventurar pelas matas por aí pela primeira vez.
Mas diferente de uma caminhada ou praticar algum esporte, acampar por alguns dias pede por uma série de detalhes importantes para que a experiência seja satisfatória antes, durante e depois dessas atividades. Pense que, estando em um ambiente longe dos centros urbanos, certos cuidados pessoais precisam ser levados ainda mais a sério. E claro que isso inclui a barba e o cabelo.
Se você é um barbudo animado em acampar e não tem ideia de por onde começar, vamos mostrar tudo o que precisa para fazer essas viagens rumo à vida mais selvagem de forma sossegada. Não, não é necessário ser primitivo para aproveitar a natureza.
Enfim, vamos ao que interessa.
Com o que um barbudo deve se preocupar antes de acampar
É muito romântico simplesmente pegar as malas, levar sua barraca e apreciar a bela vista longe das luzes da cidade. Mas sem um bom preparo, provavelmente seu acampamento será tão cheio de problemas que a experiência não vai se repetir de novo tão cedo.
Existe uma série de coisas que você precisa se preocupar principalmente se for o seu primeiro acampamento. Na verdade, fica a primeira dica: procure ir com alguém que já possua algum tipo de experiência. Em caso de situações mais complicadas, a expertise vai fazer toda a diferença.
Basicamente, você deve prestar atenção nos seguintes detalhes na hora de planejar um acampamento.
- Local da Viagem
- Equipamentos
- Meios de Contato
- Tempo de duração da viagem
Todos esses pontos devem ser resolvidos com uma boa antecedência para que o acampamento seja tranquilo. Por mais que imprevistos possam ocorrer, estar preparado para eles torna a situações bem menos complicadas do que realmente são.
Vamos começar o local da viagem.
Qual é o local do acampamento?
Na teoria, qualquer lugar longe da civilização é um bom lugar para acampar. Mas só na teoria: existem alguns lugares, paradisíacos até, que por mais bonitos, não oferecem uma segurança adequada para passar algumas noites. Terreno, predadores, ou mesmo proximidade com zonas perigosas são apenas alguns dos exemplos que podem implicar em um local inadequado para acampamento.
As melhores opções de acampamento geralmente incluem algum tipo de proteção ambiental por parte de algum órgão. Às vezes essa proteção pode ser privada, por ONGs, ou mesmo pelo exército. O Pico das Agulhas Negras, por exemplo, é de responsabilidade do exército.
Esse tipo de proteção é o mínimo para que você possa curtir a natureza, e em casos mais complicados ter a quem pedir ajuda. Sendo assim, busque todas as formas de contato possíveis com os locais nos quais pretende acampar, e tire todas as suas dúvidas.
Faça uma pequena previsão da data
Normalmente, viagens desse tipo costumam ser feitas nas férias do barbudo ou em feriados prolongados. Independente da oportunidade de tempo disponível para ficar fora, considere detalhes como a região em si (cidades próximas, meios de contato, etc), e principalmente o clima local.
A data do acampamento causa uma boa influência nesse ponto, pois são elas que irão determinar a presença ou não de alguns equipamentos. E dependendo do local, ele pode ser até mesmo inviável para um acampamento. Lembra o que falei sobre antecipar bem? Então, aqui está o motivo.
Equipamentos: quais são os itens essenciais para o acampamento?
Após definir o local do acampamento e a data, que pode ser muito perto ou muito longe dependendo da sua ânsia por viagens, é hora de definir os equipamentos mais importantes para fazer sua viagem de forma segura.
Antes, cabe um adendo: a lista pode ser um pouco grande a princípio, mas reserva todos os itens mais importantes para acampar. Se é sua primeira viagem, não leve mais do que o necessário. Uma dica de segurança importante: em sua mochila de acampamento, não leve mais do que um terço do seu peso. Mais do que isso vai dificultar sua caminhada, além de trazer problemas lombares.
Com isso definido, vamos separar a lista entre os itens primários, secundários e extras. Nas dicas de segurança, falaremos um pouco mais a respeito.
Itens Primários de Acampamento
- Barraca (para duas pessoas)
- Saco de Dormir
- Isolante Térmico
- Mochila de Acampamento (de preferência de 50 litros)
- Cantil ou copo térmico para água
- Lanterna
- Canivete
- Isqueiro
- Mudas de Roupas (1 para cada dia de acampamento, além de roupas íntimas e meias extras)
- Toalha para banho (pode ser pequena, caso prefira)
- Botas ou tênis bem fechados. Você consegue encontrar tênis específicos de trilhas em lojas de materiais esportivos.
- Lampião elétrico ou a gás
- Kit de Primeiros Socorros (basicamente, deve incluir gaze, algodão, merthiolate, água oxigenada, band aid, esparadrapo, pomada para queimaduras)
- Medicamentos pessoais
- Documentação
- Itens de higiene pessoal (pasta e escova de dentes, papel higiênico, fio dental)
Caso vá cozinhar no acampamento, também considere os seguintes itens. Ah, e um dica: opte por alimentos rápidos e fáceis de preparar, que não exijam muitos ingredientes. Eles também ocupam espaço na sua mochila e mala, então é bom não pensar em algum tipo de banquete. Se vocês curtirem a ideia, mais para frente damos algumas ideias de receitas para acampar.
- Fogareiro portátil duas bocas no máximo
- Panelas pequenas de teflon (preferencialmente uma para cozinhar, e uma frigideira)
Itens Secundários de Acampamento
- Acessórios para frio (boné, gorro, luvas, gorro, cachecol…)
- Conjunto de Agulhas e Linhas para costuras
- Sisal
- Toldo, caso haja previsão de chuvas
- Chinelos, após levantar acampamento
- Protetor Solar
- Sacos plásticos para guardar o lixo
- Bússola
- Pente e Desodorante
- Kit para Barba (falaremos mais dele adiante)
Itens Extras (importantes, porém não obrigatórios)
- Câmera fotográfica (pode ser a do celular também)
- Binóculos
- Termômetro
- Óculos sem grau, para proteção em alguns locais
- Facão e machadinha, caso façam construções à partir de bambus.
- Silver Tape
Normas de Segurança para um Acampamento
Qualquer atividade ao ar livre tem suas pequenas ou grandes normas de segurança. Mesmo uma caminhada pede para não esquecer os tênis próprios e um bom alongamentos de andar por aí. E com os acampamentos não é diferente. Vejamos as normas mais importantes, para você não correr muitos riscos.
- Tenha sempre na carteira os números de emergência: em alguns lugares pode não ser possível fazer algum tipo de ligação, mas ter esses números fáceis de acessar ajuda em situações de emergência.
- Mantenha sua caixa de primeiros socorros sempre atualizada: fique esperto com datas de validade e quantidade disponível de cada um dos itens de primeiros socorros. Apesar de não querer colocar um medinho, saiba que a falta de cuidado com esses itens pode resultar numa situação muito pior em caso de acidentes.
- Monte a barraca em terreno plano e limpo: além de garantir mais segurança durante a noite de sono, montar a barraca sem a presença de itens cortes ou perfurantes (o que inclui pedras, galhos, espinhos…) impede que a mesma receba furos, e por consequência fique exposto a insetos e outros perigos.
- Itens inflamáveis devem ficar longe da barraca. BEM LONGE: isso é muito importante, jovem. Barracas são feitas de materiais altamente inflamáveis, e não seria nada agradável dormir com um isqueiro ou fogareiro por perto. Portanto, deixe qualquer item inflamável do lado de fora da barraca.
- Se for possível, não faça fogueira: além do motivo explicado acima, fogueiras são o tipo de técnica que pede por uma série de cuidados. Se você pensa nela como uma forma de cozinha, o melhor é levar um fogareiro a gás. E se for pelo romantismo, melhor deixar a tarefa com quem sabe do assunto.
- Marque pontos de referência e saiba quem contatar na região: acampamentos não estão livres de imprevistos. Porém, nessas ocasiões é preciso se preparar da melhor forma. Além de memorizar pontos de referência na região nos quais se proteger, igualmente importante é saber quem contatar em caso de perigos.
- Sempre avise aonde vai acampar: seja parentes ou amigos próximos, é muito importante avisar para qual local irá, e quanto vai ficar. Acampamentos, assim como trilhas e atividades um pouco mais arriscadas, pedem um cuidado ainda maior naquele mesmo caso de imprevistos.
Quais são os Cuidados com a Barba na hora de acampar?
Mas é claro que não esquecemos os cuidados com a barba! Afinal de contas, você estará em um ambiente inóspito, em temperaturas provavelmente baixas sobretudo à noite, e principalmente, longe de qualquer conforto que te faça cuidar bem dos pelos faciais.
Os cuidados não se diferem muito do que tradicionalmente se faz pela barba. Porém, você vai precisar de algumas adaptações para que tudo saia perfeitamente bem. Vamos a eles, a começar pelo ponto mais importante: o que levar?
O Kit de Barba para Acampamentos
Comentamos em um post anterior sobre a praticidade dos kits de barba para as várias situações, e isso inclui acampamentos. Quando guardadas em um case compacto, às vezes oferecido pela própria marca, ou em uma necessárie, fica fácil de guardar na mochila e não atrapalhar a arrumação como um todo.
Ah, e aqui vai uma dica importante no caso de produtos comercializados em quantidades maiores, como é o caso de shampoos para barba. Procure guardar tudo em recipientes pequenos, compactos, para facilitar tanto na hora de organizar no kit para barba, como utilizar já no acampamento.
Quanto aos itens, você já deve saber, mas aqui vai uma lista rápida para você separar junto com os demais itens de acampamento já descritos aqui:
- Shampoo para barba
- Balm para barba
- Óleo para barba
- Pente
- Creme para o rosto (no caso de ambientes quentes)
- toalhinha para secar o rosto (opcional)
Cuidando da Barba na hora de acampar
Tal como é no dia a dia, você não precisa ficar preocupado com os pelos faciais o tempo inteiro, mesmo cercado pela natureza. Reserve horários específicos para cuidar da barba, de preferência que não interfiram nas atividades ao longo do dia e da noite, e está tudo resolvido.
A sugestão pode ser, inclusive, a mesma do seu cotidiano: cuide de manhã, antes do café, e a noite, ou após o banho. Assim você não afeta o seu dia a dia, e de quebra tem uma barba top mesmo na natureza selvagem.
Para regiões mais frias, mantenha sempre um óleo para barba no bolso. Tal como ocorre nos centros urbanos, seus pelos faciais ficam mais expostos aos rigores do frio, então ele vai ajudar a mantê–la sempre hidratada.
E os cuidados se mantém mesmo na hora de comer, jovem. Mesmo em um ambiente mais afastado, você pode comer como um lorde, logo não é desculpa ficar com a barba suja.
Na verdade, isso não é nem mesmo uma opção se parar para pensar: qualquer tipo de sujeira dentro da barraca, caso não cuide da barba antes de dormir, atrai toda sorte de insetos. Pense naquelas formigas que conseguem achar um cantinho para entrar mesmo com a barraca bem fechada. Já entendeu que isso não é uma opção, certo?
Aproveite bem seu acampamento!
Seja em casal ou em grupo, acampamentos são experiências marcantes não apenas pela quebra de rotina absurda ao sair do conforto de casa, mas pela quantidade de histórias nas quais pode contar, das mais tranquilas às mais absurdas. São momentos de vivência que, mesmo em outra oportunidade, não se repetem pelos desafios que pedem.
E barbudos viajantes sabem muito bem disso, quando colocam o pé na estrada e desafiam a si mesmo em certos lugares. Caso decida viajar por aí jovem, não deixe de conferir nossas opções de roteiro, te garanto que vale muito à pena conhecer o mundo a fora com um pouquinho mais de sobrevivência. Até a próxima, e boa viagem!
Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.