4.2/5 - (2040 votes)

Todo barbudo, seja o mais viajante ou não, deve ter um kit de barba de respeito para cuidar da mesma onde quer que esteja. Esses kits ficaram tão importantes, que as próprias marcas oferecem suas opções, tudo bem feito para você dar de presente ou pedir com jeitinho. Mas é mais comum que um barbudo monte as opções de forma pessoal, buscando o que cai melhor com sua barba.

Por isso a importância de manter um kit de barba. Com tudo bem organizado, o barbudo nunca vai se esquecer do que está faltando para cuidar bem dos pelos faciais. E ainda de quebra, vai evitar aqueles sinais avisem depois do estrago feito. Para te ajudar a montar esse kit, separamos os itens indispensáveis, que você pode encontrar com facilidade na Loja Beard.

Os Itens Indispensáveis no seu kit de barba

Shampoo para Barba

Shampoo para barba deve fazer parte do seu Kit de Barba
Óleo para barba e shampoo para barba ruiva e loira – O Barbudo

O shampoo para barba é o seu principal companheiro assim como o shampoo é para os cabelos. Se você estiver com aquela falta de grana e precisa manter os cuidados com a barba, este é o item que você deve priorizar. Usado 1 vez a cada 2 dias, ou numa quantidade menor e diária, o shampoo vai fornecer todos os nutrientes que os pelos faciais precisam. E se usar na frequência correta, eles ainda ficam macios ao longo do tempo.

No kit, ele é o seu principal componente. E aqui vai uma dica caso você viaje por muito tempo e não quer deixar os cuidados: arrume um frasco menor, bem vedado, e coloque a quantidade de shampoo, suficiente para o tempo que ficará fora de casa. Esses frascos podem ser comprados tanto em lojas de produtos para o cabelo, como em algumas drogarias. Ah, por falar nisso, a dica também serve para os shampoos de cabelos.

Balm para Barba

Imagem de um Balm, essencial para um Kit de Barba
Balm para barba barba negra – Don Alcides

Se o primeiro é o seu principal companheiro, o balm para barba é o segundo mais importante, e o ideal na falta do shampoo. Suas funções são um tanto parecidas com o shampoo, mas a aplicação delas é um pouco diferente. O balm conta com uma série de vitaminas responsáveis por hidratar a barba, fio a fio. Mas a maior vantagem do balm é a proteção extra que ela oferece, principalmente contra os efeitos do sol e do calor, o que se torna muito útil para o verão e a primavera.

Na maioria das vezes o balm para barba é vendido em pequenos frascos, para uma aplicação mais precisa do barbudo. Mas caso você encontre outros de tamanhos maiores, vale a mesma dica dada para os shampoos na hora da viagem. Ah, uma última coisa: você pode passar uma vez a cada 2 dias que não tem problema.

Óleo para Barba

Óleo para Barba, indispensável em um Kit de Barba
Óleo para barba barba negra – Don Alcides

Outro componente importante no kit de barba, e que é indispensável justamente por ajudar o barbudo nos momentos mais complicados. O óleo para barba tem uma aplicação similar a do balm quanto a proteção dos pelos faciais, mas seu propósito é outro. Tanto, que existem situações específicas para usar um ou outro.

Para ser mais direto: enquanto o balm para barba vai protegê-lo dos efeitos do calor, o óleo para barba irá protegê-lo dos efeitos do frio, sendo o grande companheiro no inverno. Como ele não precisa ser usado numa frequência tão grande, seu frasco pode ser pequeno, cabendo facilmente no kit para ser levado onde quiser. E caso você seja daqueles barbudos que não querem andar com um monte de coisa por aí, tenha pelo menos um óleo para emergências.

Pente fino

Use pente de madeira em seu kit de barba
Pente de madeira para barba – Beard

 

Essa é mais para o barbudo que está com uma barba cheia e volumosa. O pente aqui se torna necessário para não embaraçar os fios e dar aquela sensação de que estão desgrenhados. E não, não pode ser o mesmo dos cabelos, para não atrapalhar na hora de fazer os devidos cuidados.

O pente de madeira é o mais indicado para barba, pois eles não irão nem machucar o seu rosto, nem prejudicar a barba. Prefira os modelos pequenos, para que sejam parte do seu kit tanto nos momentos casuais como nas viagens mais longas.

Tesoura/Navalha/Barbeador Elétrico

Kit de barba com navalhetes
Navalhete em aço inox


Estes itens são opcionais, já que eles são mais utilizados na sua casa, no máximo na casa de alguém que irá ficar por um tempo maior. Usados para aparar a barba, ou refazer o desenho dela, esses itens são importantes para que o visual fique sempre atualizado. E a escolha deles vai depender muito do seu estilo.

Barbas mais cheias, por exemplo, pedem tanto pela tesoura para as áreas maiores, como a navalha para desenhar áreas mais específicas. Já o barbeador elétrico é adequado para quem deseja fazer e manter uma barba cerrada, economizando um bom tempo e dinheiro.

E a gilete? Bem, elas são bem úteis e tudo mais, mas se quer uma barba bem desenhada de verdade, prefira a navalha.

Pós-Barba

Pós-Barba para momentos especiais no seu Kit de Barba
Pós barba – Qod Barber Shop

Esse é mais indicado para quando você não for usar a balm para barba, e quer manter a proteção no rosto. O pós-barba não é necessariamente usado apenas depois de tirar a barba por completo. Qualquer cuidado um pouco mais delicado e invasivo, como usar a navalha, pode aumentar o risco de infecções, mesmo com tudo sendo feito com cuidado.

Seu uso no kit é opcional assim como os aparelhos. Caso você faça a barba com frequência, deixe-o sempre à disposição.

E uma caixa para guardar tudo

Caixa para guardar o seu Kit de Barba

 

Um kit não seria um kit de verdade se não houvesse um lugar para guardar tudo, certo? A maior parte dos kits para barba fechados já deixam tudo bem separado e bem feito para usar quando e onde quiser. Se não for o seu caso, prefira ter uma pequena caixa, compacta para caber na mala, ou uma necessaire mesmo, para deixar sempre pronta.

Uma necessaire linda para montar seu Kit de barba

 

Manter um kit de barba é a prova crucial de que você cuida sua barba com o máximo de disciplina e atenção. Esses itens, dentro das suas preferências pessoais, serão a melhor maneira de deixar um visual top, e garantir uma sobrevida ainda maior para barba. Portanto, cuide bem do seu kit de barba. Até a próxima, jovem!

 

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

 


Comments (2)

  1. Avatar for Rodrigo João Victor
    Posted on 07/06/2017
    • Avatar for Rodrigo Rodrigo
      Posted on 19/06/2017

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh