São poucos os caras que sabem lidar com cabelos cacheados e conhecem bem como usar produtos ativadores de cacho. Como resultado, os fios acabam escondidos em bonés ou cortes bem curtinhos, que impedem que o formato original seja visto.
A boa notícia, contudo, é que cuidar dos cachos é tarefa fácil. O segredo para ter fios definidos, sedosos e bonitos é apostar em um bom finalizador. Nesse contexto, os ativadores de cacho são uma das melhores opções para domar as mechas.
Não sabe como um modelador de cacho funciona — e muito menos a forma de utilizá-lo? Este artigo foi escrito para você! Vamos mostrar como esses produtos agem nos cabelos e, ainda, te ensinar a usá-los da maneira correta. Acompanhe!
Quais são as diferenças entre ativadores de cacho e cremes para pentear?
É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre creme para pentear. Assim como o ativador, ele entra na etapa da finalização, ou seja, depois que os fios foram lavados.
Apesar de grande parte das pessoas não entender muito bem a diferença entre eles, os dois produtos têm objetivos bem distintos. O creme tem a função de hidratar e deixar os cabelos mais maleáveis, para que os pentes e as escovas deslizem facilmente e sem quebrar os fios.
Já o ativador tem como principal finalidade modelar os cachos com precisão. Com ele, você ganhará fios mais definidos, soltos e com balanço. Além disso, o item ajuda a controlar o volume e a reduzir o frizz.
Resumindo: o creme para pentear desembaraça e hidrata, enquanto o ativador define os cachos e diminui o volume excessivo dos fios.
Quais são os componentes de um bom ativador?
Ao navegar por uma loja virtual, você se deparará com uma infinidade de opções de ativadores de cacho para escolher. Para não ficar perdido nesse momento, é importante entender como funcionam os principais componentes de um bom produto.
Mas tenha calma: não é necessário sair por aí lendo todos os rótulos. Existem alguns princípios ativos principais, como o colágeno e a glicerina. Apenas observando esses nomes, é possível saber se o artigo vai ajudar a modelar o seu tipo de fio.
Para tornar essa tarefa mais simples, separamos os principais componentes de um bom ativador. Veja só:
Óleos naturais
Por conta do formato em espiral dos fios, os cabelos cacheados encontram obstáculos na hora de levar a oleosidade da raiz até as pontas. Um dos objetivos dos ativadores com óleos naturais é ajudar nessa função.
Além disso, os óleos contêm uma série de vitaminas que proporcionam uma nutrição intensa nos fios — além, é claro, de controlar o volume e ajudar na definição.
Silicone
Os ativadores de cacho à base de silicone são excelentes alternativas para quem tem muito frizz. Isso ocorre porque o material sela as cutículas do cabelo, proporcionando fios mais uniformes, definidos e sem os temidos arrepiados.
Como o silicone sela as mechas, ele também ajuda a manter a hidratação (feita durante o banho) e a definição por mais tempo.
Elastina
Já os produtos feitos com elastina são boas escolhas para quem tem cabelos fracos e sem vida. Como o próprio nome diz, a substância garante elasticidade aos fios, tornando-os mais resistentes. Além disso, esses ativadores proporcionam um maior balanço aos cabelos, além de manterem a hidratação por mais tempo.
Colágeno
O colágeno é um produto indispensável para quem tem cabelos crespos. Isso porque esse tipo de fio tem a estrutura da cutícula irregular, o que faz com que as mechas percam muita água — como consequência, ocorre o ressecamento e a quebra.
Nesse contexto, o colágeno tem a função de reter a água dos fios, uniformizando as cutículas. O resultado é uma cabelo hidratado e definido por mais tempo.
Glicerina
A glicerina é um dos componentes mais famosos no mundo dos cosméticos. Afinal, ela está presente em shampoos, condicionadores, sabonetes e, é claro, finalizadores!
Os ativadores à base da substância são excelentes para quem tem cabelos secos, já que ela se fixa bem aos fios, ajudando a mantê-los úmidos e com um aspecto hidratado.
Aloe vera
Extraída da babosa, a aloe vera é outra aliada dos cabelos crespos. Isso acontece porque algumas enzimas presentes no elemento ajudam a remover peles mortas do couro cabeludo, permitindo que os nutrientes entrem com mais facilidade.
Como consequência, observa-se que os cabelos ficam mais hidratados, fortes e definidos. Além disso, por conter muitos aminoácidos, a aloe vera é capaz de ajudar os fios a crescerem mais rápido.
Como aplicar o ativador para ganhar definição?
Agora que você já sabe como escolher o ativador certo para seus cabelos, chegou o momento de aprender a aplicá-lo! Fique tranquilo, pois esse processo é bem simples e rápido. Para te ajudar, preparamos um passo a passo. Veja:
- Lave os cabelos com shampoo e condicionador. Retire o excesso de água com uma toalha, amassando os fios delicadamente (jamais esfregue).
- Enquanto ainda estiverem úmidos, passe um creme para pentear (sim, ele também é importante), mecha por mecha. Depois, desembarace-os cuidadosamente, com a ajuda de um pente.
- Divida o seu cabelo em cerca de quatro partes e prenda-as.
- Aplique o ativador de cacho em cada mecha, amassando-as com as mãos. Não exagere na quantidade, pois os fios podem ficar pesados.
- Para obter um efeito ainda mais bonito e definido, use um difusor. Coloque o cabelo, mecha por mecha, dentro do acessório, até que seque.
Como você viu, os ativadores de cacho não substituem o creme para pentear. Os dois produtos são considerados complementares.
Existem outros cuidados para o cabelo?
É importante destacar que os ativadores de cacho são finalizadores que têm a função de definir o fio. Mas, para mantê-lo sempre bonito e hidratado, é necessário ter alguns cuidados especiais.
Adquira um bom creme de hidratação para o seu tipo de cabelo e utilize-o uma vez por semana. Não tenha preguiça: bastam cinco minutinhos a mais no banho para ter fios sempre sedosos, brilhantes e definidos.
Agora que você conhece o poder dos ativadores de cacho, está esperando o que para adquirir o seu? A Beard tem diversos produtos exclusivos para a beleza masculina. Conheça as nossas opções de modeladores de cacho!
Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.