Como agem os ativadores de cacho para cabelos masculinos

São poucos os caras que sabem lidar com cabelos cacheados e conhecem bem como usar produtos ativadores de cacho. Como resultado, os fios acabam escondidos em bonés ou cortes bem curtinhos, que impedem que o formato original seja visto. 

A boa notícia, contudo, é que cuidar dos cachos é tarefa fácil. O segredo para ter fios definidos, sedosos e bonitos é apostar em um bom finalizador. Nesse contexto, os ativadores de cacho são uma das melhores opções para domar as mechas.

Não sabe como um modelador de cacho funciona — e muito menos a forma de utilizá-lo? Este artigo foi escrito para você! Vamos mostrar como esses produtos agem nos cabelos e, ainda, te ensinar a usá-los da maneira correta. Acompanhe!

Quais são as diferenças entre ativadores de cacho e cremes para pentear?

Ativadores de cacho para cabelos masculinos de muito respeito

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre creme para pentear. Assim como o ativador, ele entra na etapa da finalização, ou seja, depois que os fios foram lavados.

Apesar de grande parte das pessoas não entender muito bem a diferença entre eles, os dois produtos têm objetivos bem distintos. O creme tem a função de hidratar e deixar os cabelos mais maleáveis, para que os pentes e as escovas deslizem facilmente e sem quebrar os fios.

Já o ativador tem como principal finalidade modelar os cachos com precisão. Com ele, você ganhará fios mais definidos, soltos e com balanço. Além disso, o item ajuda a controlar o volume e a reduzir o frizz.

Resumindo: o creme para pentear desembaraça e hidrata, enquanto o ativador define os cachos e diminui o volume excessivo dos fios.

Quais são os componentes de um bom ativador?

Ativadores de cacho para cabelos masculinos: creme time cachos Y

Ao navegar por uma loja virtual, você se deparará com uma infinidade de opções de ativadores de cacho para escolher. Para não ficar perdido nesse momento, é importante entender como funcionam os principais componentes de um bom produto.

Mas tenha calma: não é necessário sair por aí lendo todos os rótulos. Existem alguns princípios ativos principais, como o colágeno e a glicerina. Apenas observando esses nomes, é possível saber se o artigo vai ajudar a modelar o seu tipo de fio.

Para tornar essa tarefa mais simples, separamos os principais componentes de um bom ativador. Veja só:

Óleos naturais

Por conta do formato em espiral dos fios, os cabelos cacheados encontram obstáculos na hora de levar a oleosidade da raiz até as pontas. Um dos objetivos dos ativadores com óleos naturais é ajudar nessa função.

Além disso, os óleos contêm uma série de vitaminas que proporcionam uma nutrição intensa nos fios — além, é claro, de controlar o volume e ajudar na definição.

Silicone

Os ativadores de cacho à base de silicone são excelentes alternativas para quem tem muito frizz. Isso ocorre porque o material sela as cutículas do cabelo, proporcionando fios mais uniformes, definidos e sem os temidos arrepiados.

Como o silicone sela as mechas, ele também ajuda a manter a hidratação (feita durante o banho) e a definição por mais tempo.

Elastina

Já os produtos feitos com elastina são boas escolhas para quem tem cabelos fracos e sem vida. Como o próprio nome diz, a substância garante elasticidade aos fios, tornando-os mais resistentes. Além disso, esses ativadores proporcionam um maior balanço aos cabelos, além de manterem a hidratação por mais tempo.

Colágeno

Ativadores de cacho para cabelos masculinos, aproveite o melhor dos seus cachos

O colágeno é um produto indispensável para quem tem cabelos crespos. Isso porque esse tipo de fio tem a estrutura da cutícula irregular, o que faz com que as mechas percam muita água — como consequência, ocorre o ressecamento e a quebra.

Nesse contexto, o colágeno tem a função de reter a água dos fios, uniformizando as cutículas. O resultado é uma cabelo hidratado e definido por mais tempo.

Glicerina

A glicerina é um dos componentes mais famosos no mundo dos cosméticos. Afinal, ela está presente em shampoos, condicionadores, sabonetes e, é claro, finalizadores!

Os ativadores à base da substância são excelentes para quem tem cabelos secos, já que ela se fixa bem aos fios, ajudando a mantê-los úmidos e com um aspecto hidratado.

Aloe vera

Extraída da babosa, a aloe vera é outra aliada dos cabelos crespos. Isso acontece porque algumas enzimas presentes no elemento ajudam a remover peles mortas do couro cabeludo, permitindo que os nutrientes entrem com mais facilidade.

Como consequência, observa-se que os cabelos ficam mais hidratados, fortes e definidos. Além disso, por conter muitos aminoácidos, a aloe vera é capaz de ajudar os fios a crescerem mais rápido.

Como aplicar o ativador para ganhar definição?

Ativadores de cacho para cabelos masculinos, como usar os produtos

Agora que você já sabe como escolher o ativador certo para seus cabelos, chegou o momento de aprender a aplicá-lo! Fique tranquilo, pois esse processo é bem simples e rápido. Para te ajudar, preparamos um passo a passo. Veja:

  1. Lave os cabelos com shampoo e condicionador. Retire o excesso de água com uma toalha, amassando os fios delicadamente (jamais esfregue).
  2. Enquanto ainda estiverem úmidos, passe um creme para pentear (sim, ele também é importante), mecha por mecha. Depois, desembarace-os cuidadosamente, com a ajuda de um pente.
  3. Divida o seu cabelo em cerca de quatro partes e prenda-as.
  4. Aplique o ativador de cacho em cada mecha, amassando-as com as mãos. Não exagere na quantidade, pois os fios podem ficar pesados.
  5. Para obter um efeito ainda mais bonito e definido, use um difusor. Coloque o cabelo, mecha por mecha, dentro do acessório, até que seque.

Como você viu, os ativadores de cacho não substituem o creme para pentear. Os dois produtos são considerados complementares.

Existem outros cuidados para o cabelo?

É importante destacar que os ativadores de cacho são finalizadores que têm a função de definir o fio. Mas, para mantê-lo sempre bonito e hidratado, é necessário ter alguns cuidados especiais.

Adquira um bom creme de hidratação para o seu tipo de cabelo e utilize-o uma vez por semana. Não tenha preguiça: bastam cinco minutinhos a mais no banho para ter fios sempre sedosos, brilhantes e definidos.

Agora que você conhece o poder dos ativadores de cacho, está esperando o que para adquirir o seu? A Beard tem diversos produtos exclusivos para a beleza masculina. Conheça as nossas opções de modeladores de cacho!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *