Não existe mágica para fazer cabelo crescer. Quer dizer, não existe fora da prestidigitação e daquelas propagandas de gosto e intenções duvidosas. Porém, se elas funcionam de alguma forma, é pelo simples fato de que tem pessoas chateadas o bastante para buscarem qualquer saída. Não é legal isso, jovem, mas é parte da vida.
Isso não quer dizer que é impossível fazer os cabelos crescerem. A natureza, e a criatividade humana, é muito generosa nesse sentido, e pode oferecer algumas boas saídas para que aos poucos a cabeleira volte a aparecer.
Para você ficar ciente de todas as possibilidades, vamos dar todo o panorama para os barbudos e cabeludos que desejam
Como fazer cabelo crescer naturalmente?
Bem… O cabelo cresce naturalmente, salvo algumas intervenções atrapalhadas dos cabeludos. O que se pode fazer nesses casos são uma série de atitudes simples e diárias para estimular o couro cabeludo.
É bom ressaltar que essas mudanças não são rápidas e instantâneas. É preciso um pouco de tempo e dedicação constante para ver os efeitos surgirem. Se achar válido, é até uma boa ir tirando fotos que mostrem o desenvolvimento do cabelo, para fazer suas comparações, da mesma forma que fazemos para cuidar do corpo.
Vejamos alguns desses métodos simples, e muito, muito eficientes.
Exercícios físicos
Parece que estamos em algum tipo de propaganda para uma vida mais saudável, né? Mas fique tranquilo que não vamos para esse lado. Exercícios físicos constantes, mesmo aquela caminhada sossegada no fim de tarde na sua pracinha ou praia, ajuda e muito os seus cabelos a crescerem e se manterem fortes.
A razão é muito simples. Assim como nossos pelos faciais e todo o nosso corpo, os bulbos capilares recebem os nutrientes que precisam para se desenvolverem através do sangue. Este, para transportar esses nutrientes em maior quantidade e velocidade, precisa de uma circulação livre e constante.
Uma das formas mais diversas de aumentar a circulação de sangue no organismo é através de exercícios dos mais variados tipos. A atividade constante ajuda a estimular o desenvolvimento dos fios capilares, e a intensidade com que crescem está de acordo com o quanto você se exercita.
Hábitos Saudáveis
Entenda por hábitos saudáveis tudo aquilo que evita de fazer mal para o corpo, como o que atitudes simples para torná-lo melhor. Os motivos são os mesmos que citamos antes quanto a circulação sanguínea, e cada mau hábito que você toma, é mais um motivo para piorar sua situação com a cabeça.
Alguns exemplos de maus hábitos incluem o fumo, bebidas em excesso, sedentarismo, e o principal deles, a falta de uma limpeza adequada nos cabelos. Para quem já tem esses hábitos como algo frequente, fica realmente difícil se livrar deles de cara, mas é possível, jovem.
Diminuir esses hábitos ruins por outros que lhe ofereçam maior prazer é o segredo para fazer o cabelo crescer. A longo prazo ,você vai ver que é mais econômico buscar hábitos saudáveis do que gastar grana com um maço de cigarros, por exemplo.
Quanto a bebida, prefira opções mais sofisticadas ajuda a tornar sua degustação mais espaçada, e menos nociva ao corpo. Temos umas boas opções para você.
Mas o principal hábito saudável a se tomar nesses casos é simplesmente fazer uma boa limpeza com shampoo, e se for necessário com condicionador também. Esta é a forma mais direta e eficiente de garantir a sobrevida dos cabelos. Um dos problemas mais comuns ao couro cabeludo, a calvície e as caspas, vem justamente da falta de cuidado gerada pelo acúmulo de sujeira.
Hábitos Alimentares
Esse é para vida toda, jovem. Bom, é bem provável que você já saiba, e até siga em alguns casos, mas talvez não para os cabelos. Sabe os nutrientes que exercícios mandam com mais facilidade? Então, eles chegam justamente dos alimentos que consumimos diariamente.
Com isso em mente, é possível pensar numa alimentação que equilibre nossos gostos pessoais com as opções necessárias para os cabelos. Nosso couro cabeludo precisa de boas doses diárias de Vitamina C e Ferro, para facilitar o transporte e a quebra desses nutrientes no organismo; e vitaminas A, E, além do Complexo B.
Tudo isso pode ser conquistado através dos alimentos. Vejamos alguns exemplos para você ficar esperto com o que comer.
- Cenoura
- Nozes
- Morango
- Laranja
- Beterraba
- Amendoim
- Tomate
- Sardinha
E os métodos clínicos?
A recomendação para terapias médicas são válidas mesmo em casos mais sérios, em que os cuidados regulares não dão resultados, ou sintomas mais nocivos de certas doenças costumam aparecer. Apenas um dermatologista é autorizado a indicar um tratamento, e em alguns casos mais simples e moderados, um clínico geral.
Os meios clínicos de fazer o cabelo crescer geralmente envolvem medicamentos, sendo o Minoxidil o mais famoso deles. Existem outras técnicas, mais invasivas, que apenas são indicadas em casos mais graves, ou para os barbudos mais vaidosos.
Sempre busque um dermatologista para qualquer técnica que envolva o uso de química ou intervenção direta no couro cabeludo. Procedimentos desse tipo são arriscados não apenas para os cabelos em si, como também para o organismo como um todo. Qualquer coisinha errada, e sua corrente sanguínea estará com elementos bem perigosos.
Sendo feliz com o cabelo que tem
Essa é uma questão muito importante para os barbudos se preocuparem, da mesma forma que estão preocupados em fazer cabelo crescer. Por vezes, é muito mais interessante procurar formas saudáveis e estilosas de aproveitar a fase atual do penteado, a buscar meios ousados e arriscados de aumentar o tamanho da cabeleira.
Como de costume, vamos oferecer algumas dicas bem práticas para você curtir seu penteado em qualquer época, e qualquer tamanho.
Quando se sentir entediado, mude o penteado – Um dos motivos dos barbudos procurarem cabelos maiores é a possibilidade de trazer uma nova imagem de si mesmos. Mas se a intenção é apenas mudar de ares, se permita mudar o penteado para outros estilos mais ousados. Mesmo um cabelo curto se surpreender com um fade, por exemplo.
Combine bons acessórios – Não existem certos adornos para a cabeça a toa. Chapéus adicionam classe ao penteado, ou escondem ele quando você não se sente à vontade; gorros e bonés são estilosos para dias de calor e frio intenso; e qualquer outro tipo de acessório para cabeça também muda um pouco o que está acostumado.
Não se esqueça da barba – Isso é muito importante, jovem. A melhor forma de você realmente variar o visual com o penteado é testar todas as combinações de cabelos e barbas. Não precisa ser uma a cada semana, até pelo fato de não ser tão rápido assim, mas o legal é justamente explorar os ciclos.
Agora que sabe como fazer cabelo crescer, que tal compartilhar essas dicas, jovem? Todos os interessados em fazer as madeixas crescerem para novos tamanhos vão gostar de saber dos métodos científicos, dos meios naturais, e de outras opções para combater a queda de cabelo. Não esconda os segredos, jovem, e até a próxima!