Queda de cabelo: Saiba a real sobre este assunto!

A queda de cabelo é algo um tanto curioso na vida de um homem. A vida muda bem quando isso acontece, seja por conta do próprio cabelo, seja por todas as outras coisas que acontecem junto a ela. Mas independente dos aspectos morais e filosóficos que estão relacionados a esse momento, o que o fato do cabelo cair significa em termos fisiológicos? Isso tem jeito?

Em primeiro lugar, é bom entender os motivos que levam a queda de cabelo. Esses fatores podem estar relacionados a muitos motivos, da fatídica hereditariedade até aqueles períodos de stress que literalmente acabam com os fios dos cabelos.

Antes que você encare como um fim de mundo e pense nas saídas mais desesperadas, vamos para alguns esclarecimentos que vão deixar você um bocado sossegado, ou ao menos cientes de como ela acontece. E só para ressaltar jovem: leve essa questão com naturalidade. Mesmo que a raiz do problema seja de estresse, entender por que ele ocorre vai fazer com que esfrie a cabeça um pouco.

Vamos primeiro a um ponto bem simples.

Como acontece a queda de cabelo?

A Queda de Cabelo vem de diversos fatores

Existem diversas causas para os cabelos caírem. E alguns caras, às vezes pode ter mais de um fator, ou este primeiro levar a outros. O que importa é que, independente do caminho, os sinais são sempre os mesmos: primeiro é um chumaço aqui, outro ali, e aos poucos piorando e piorando…

Quando acontece a queda de cabelo, pode ser o sinal para duas coisas. Ou pode ser realmente a idade ou a hereditariedade que está vindo lhe avisar do seu histórico de família; ou pode ser o sintoma de algum outro problema que está passando, e que precisa ser resolvido o quanto antes.

Só para elucidar algumas das causas, vamos listá-las rapidamente.

HereditariedadeA genética influencia muito na Queda de Cabelo

Você não tem muito o que fugir disso, jovem. A genética é algo que não está no seu controle, sendo bem provável que você desenvolva calvície em algum momento de sua vida. Até dá para atrasar um pouco com uma boa alimentação e estimular o couro cabeludo de maneiras positivas. Mas fora isso, quando ele chegar, não se desespere, é só uma fase de vida.

E bem… Se você cuidar bem dos cabelos diariamente, essa questão pode ser muito bem adiantada. Uma atitude muito simples, é depois de passar algum shampoo, não deitar com a cabeça molhada.

Alimentação ruim e Maus hábitos em geral

Dormir com o cabelo molhado com certeza terá uma Queda de Cabelo expressiva

Comer mal estimula sim a queda de cabelos. Não só isso: fumar e beber sem limites, sedentarismo, até dormir com o cabelo molhado ajuda a detonar com o couro cabeludo, mesmo que a longo prazo. Nesse caso, o ponto é muito simples, jovem: não se coloque em uma postura de “adolescente” a vida toda.

Por adolescente, entenda que é aquela fase em que agimos por impulso, sem medir as consequências dos atos. Se cuidar é bom sempre, jovem. Busque fazer uns exercícios simples e diários, e dar uma repaginada na sua rotina quanto a alimentação e hábitos sedentários. Algo simples como isso vai ter toda a diferença.

Estresse

A Queda de Cabelo é causada facilmente pelo estresse

E aqui um dos grandes vilões no que diz a queda de cabelo. Estresse por períodos prolongados, seja em casa em seu dia a dia, ou no trabalho ou qualquer outro lugar que frequente diariamente, não vai resolver nem um pouco seus problemas. Pelo contrário: o cabelo não só vai cair, como boa parte dos pelos do corpo, e se bobear vai desenvolver outros problemas tão graves quanto.

A ansiedade é apenas um dos vários problemas que você pode sofrer se ficar se prendendo em estresse. Doenças cardiovasculares, ou expor a maiores chances de problemas como um AVC no futuro, são outras. Tá achando exagero? Pois pense que situações como essa podem acontecer com qualquer pessoa, então sempre é bom evitar.

Um dos reflexos disto é a Alopécia causada por stress.

Doenças e Medicações

Diversas doenças podem ter como consequência a Queda de Cabelo

Às vezes você não vai relacionar uma coisa com a outra devido a outras preocupações quando está se medicando. Algumas graves doenças acabam trazendo como sintomas ou consequências a queda constante de cabelos. Nesse ponto, jovem, o mais importante nem é a condição da queda de cabelo em si, mas os reais problemas que estão lhe afetando.

A melhor forma de trazer o cabelo de voltar aqui é simplesmente tratando a origem da doença. Questões como o estresse já citado antes, bem como casos ainda mais graves – um tumor, por exemplo – precisam ser levadas com um cuidado ainda mais apurado.

Lidando com o fato

Aprenda a lidar com a Queda de Cabelo numa boa

Sejamos francos: em nenhuma circunstância podemos ser totalmente legais com os cabelos caindo. É uma constatação um tanto cruel quanto a forma como nosso corpo está mudando, seja de maneira positiva ou não.

É até bem simples lidar com essa questão. Primeiramente, se você não sabe os motivos dele estar caindo, o melhor é procurar um dermatologista, ou um médico geral caso passe por outros sintomas tão graves quanto.

Segundo, se a queda é irreversível mesmo você procurando por outros tipos de tratamento, e um implante de cabelo não está ao seu alcance, não adianta se chatear. O ideal, sempre, é encarar a situação como uma grande mudança na sua vida, mudança na qual pode trazer bom

Não perca os cabelos!

A Queda de Cabelo pode ser evitada com atitudes simples. Siga-as, e seus cabelos viverão muito mais

A forma mais simples e direta de manter seus cabelos em seu melhor estado, mais do que fazer exercícios e comer bem, é investir em bons produtos para o cabelo. Claro que não precisa se entupir deles se não quiser, mas é realmente muito bom ter os produtos certos, para nutrir o couro cabeludo bem estimulado a longo prazo.

E jovem, um shampoo a cada dois dias, ou mesmo todo dia dependendo do tipo de cabelo que possui, é suficiente para deixar sua vida capilar mais protegida e saudável. Com uma quantidade mínima, o custo benefício é bom o bastante para você não deixar de lado.

Se você já cuida bem da barbavocê cuida, certo? -, alinhar esses cuidados constantes com os cabelos é tão obrigatório quanto. Caso ainda tenha dúvidas, pense nas possibilidades de visuais que cada um pode possuir… Considere, por exemplo, os caras que investiram bem no estilo degradê, tanto na barba como no cabelo.

Alopécia e a queda de cabelo, tudo a ver

A Alopécia é a queda progressiva de cabelo. Ela afeta diretamente os bulbos capilares, principalmente no couro cabeludo, em que eles se fecham por completo, cessando suas atividades quanto ao crescimento de cabelo.

A alopécia tem duas causas básicas, a emocional que acontece quando o individuo está sob forte stress e a fúngica que é quando um fungo ataca o bulbo capilar. Ambas tem tratamento e cura.

Para saber mais sobre a alopécia veja nosso texto Alopécia, tudo que você precisa saber.

Minoxidil para queda de cabelo

O minoxidil pode sim ajudar você a diminuir a queda de cabelo, principalmente se ela for causada pelo estrangulamento do bulbo capilar. Exitem várias marcas de minoxidil que você pode usar como Rogaine, Kirkland e outras alem do minoxidil manipulado que pode ser comprado clicando no link abaixo.

compre minoxidil aqui

Com o passar do tempo, o folículo perde irrigação sanguínea, o minoxidil vai atuar na derme dilatando os micro vasos sanguíneos permitindo maior fluxo de sangue no folículo o que vai dar mais força para o fio.

Veja mais sobre minoxidil em nosso texto Como usar minoxidil na barba e cabelo. Nós testamos, mas funciona?

Você sabe onde encontrar tudo isso, não é? A Beard se preocupa muito com o bem-estar de seus usuários, e nada mais justo do que oferecer alguns dos meios de acabar com a queda de cabelo. Ou tal como podemos fazer na vida como um todo, adiar algumas mudanças de fase. Se for de forma natural, então nada mais sossegado. Não deixe de cuidar dessa cabeleira, jovem, e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *