Como ter uma vida muito mais feliz e sem arrependimentos!

Particularmente, não gosto de sentir pena das pessoas. Longe de ser um sinal de insensibilidade, mas sentir pena só aumenta a sensação de desamparo de quem anda sofrendo com seus problemas. Ainda assim, essa sensação vem a tona quando se trata de arrependimentos. Essas coisas que acontecem em nossa vida, e sempre bate a sensação de que poderia fazer tudo diferente se houvesse a oportunidade de tomar a mesma decisão novamente.

Em primeiro lugar, todo mundo pode se arrepender, de verdade. Reconhecer os erros que cometeu, e buscar em suas atitudes e decisões não fazer o mesmo, e sim tomar uma atitude melhor, é um claro sinal de arrependimento. Mas se você não quer passar a vida se lamentando, e chegar em seus pontos avançados com um sorriso no rosto com a felicidade de que conseguiu viver tudo o que tinha para viver, você pode tomar uma série de atitudes que vão ajudar e muito.

Confira a seguir todas elas, baseado no livro de Bronnie Ware “The top five regrets of the dying”, conhecido aqui no Brasil como o livro “Antes de Partir” e viva sem arrependimentos.

Aprenda a Viver sem Arrependimentos!

Viva uma vida que faça sentido real para você

 

Aprenda a Viver sem Arrependimentos!

Você já ouviu aquela história de que as pessoas não estão vivendo, mas sim existindo? Pois bem, jovem, não é história. Acontece muito de vivermos pelas expectativas de outras pessoas quanto ao tipo de profissão escolhida, o parceiro ou parceira ideal… Até mesmo com o visual costuma-se encrencar.

Chega um ponto em que muitas pessoas acabam por viver aquilo que os outros querem, e não o que ela própria deseja. Se você se identificou com alguns dos exemplos acima, ou com algum outro que no fim das contas não tinha realmente nada a ver com o que queria, pare e comece a repensar sua vida.

Não importa a idade: sempre existe um momento em que a nossa ficha cai, e decidimos tomar nossas próprias decisões, baseados em nossas próprias convicções. Diversos barbudos, para citar um exemplo, já passaram por essa barra quando decidiram adotar os pelos faciais, o que não deixa de estar próximo do que conversamos até aqui.

Tenha coragem e postura para expressar seus sentimentos. Todos eles.

Expressar suas emoções é uma das melhores formas de evitar os Arrependimentos

Quando pequenos, somos orientados pelos adultos a sempre contermos as emoções, tentando evitar aqueles problemas e situações sociais que poderiam nos causar ainda mais problemas. Por um lado, isso é bom para o amadurecimento, mas por outro, quando nos é ensinado de forma errada, a tendência é ter todas aquelas sensações presas, que culminam em situações piores.

Expressar seus sentimentos de forma contundente não é uma tarefa lá muito fácil, mas muito recompensadora quando feita. Controlar a raiva, mostrar alegria e empolgação com algo, ou até “curtir a fossa” quando estiver triste… Deixar que os sentimentos fluam sem restrições é uma boa chave para o amadurecimento.

E quando você coloca o que sente para fora, você não terá do que se lamentar ou se arrepender depois. Mas seja sensato, jovem: compreenda o que está passando na sua cabeça e no seu peito, assim vai ficar mais fácil se expressar e não ser impulsivo.

Se permita ter momentos felizes

Não tenha Arrependimentos expressando suas melhores emoções

Parece que não, mas tem muitos caras e garotas por aí que, devido a traumas, arrependimentos, frustrações e outros tipos de situações ruins na vida, simplesmente deixam de ver graça na vida. Nem sempre se trata de depressão, mas a vida parece tão dura que não temos o direito de merecer algum tipo de momento mais alegre, não é? Bem jovem, isso é uma impressão de vida um tanto furada.

Sim, eu sei, tem dias que é foda. Tem semanas ou até mesmo que as dificuldades dão a entender que você veio pra vida e se ferrar. Mas não é nem um pouco assim. Situações negativas tiram um pouco da noção de que podemos aproveitar mais a vida, inclusive não se permitindo momentos mais animadores quando surge a oportunidade.

Não deixe essas mazelas do dia a dia lhe tirarem a chance de curtir bons momentos com seus amigos, com pessoas especiais, ou mesmo consigo próprio. Na verdade, é até melhor que você separe um dia para não fazer absolutamente nada que não seja curtir sua própria vida. Acredite, isso faz uma enorme diferença.

Até mesmo tirar alguns momentos para fazer a barba com um pouco mais de cuidado ou se seus planos são de deixar a barba crescer, aproveite os segundo de prazer em cuidar de você mesmo e de seus pelos faciais.

Valorize mais o tempo com quem ama do que o trabalho

Não deixe de viver com quem ama, e terá uma vida sem arrependimentos

Essa é uma atitude nem sempre fácil de realizar por conta das rotinas das outras pessoas também. Ainda assim, buscar uma vida bem equilibrada entre trabalhos, estudos e lazer é essencial para poder viver de uma forma mais saudável.

Repare como as pessoas que sempre estão dizendo estarem sem tempo são mais estressadas, mais irritadas, e até mais tristes de certa forma. Mesmo cercado de outras pessoas, no fundo está de fato sozinho.

Esse é um ponto muito importante jovem: qualquer tipo de realização profissional, por mais grandiosa que seja, não pode ofuscar as pessoas próximas que lhe deram esse apoio. Ao final do dia, é o conforto delas que iremos buscar, bem como oferecemos o nosso próprio conforto. E quando se tem tal equilíbrio na carreira, o trabalho costuma render muito mais.

Mantenha contato com velhos amigos

Mantenha seus amigos por perto para levar uma vida sem arrependimentos

Há quanto tempo você não conversa com seus amigos de escola? Amigos valorosos do trabalho? Ou aquelas pessoas que conheceu em outras ocasiões tão especiais quanto, mas que por alguma razão você deixou de lado. Seguir as outras dicas que demos acima pode ajudá-lo a compreender a importância que os amigos possuem em nossas vidas.

E não jovem, não é preciso uma lista gigante deles. Existem as pessoas que estão constantemente conosco, que conhecem nossas dificuldades e fraquezas e as aceitam, assim como recebemos as deles. São para essas pessoas que podemos dedicar o nosso tempo, atenção, e acima de tudo não perder o contato.

Uma boa forma de acabar com os arrependimentos da vida é simplesmente vivê-la em seu máximo, jovem. E não, não estou falando apenas de viagens, festas, e quaisquer outras coisas do tipo. Falo de experiências que farão tirar um sorriso do rosto quando as memórias se formarem. E sim, deixar a barba crescer é um bom exemplo desse cuidado consigo mesmo. Não deixe a vida passar, jovem. Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *