Cabelo branco, como cuidar dele.

Se você tiver cabelo para sempre, uma hora ele vai ficar branco. Pode ser antes ou depois do esperado, mas o aparecimento dos cabelos brancos sempre vem.

Encarar o cabelo grisalho como algo natural, que vai acontecer com todos mais dia menos dia, é, também, uma forma de abraçar a beleza natural, uma tendência crescente nos últimos anos.

Homem com cabelo longo e branco

Mas se antes o cabelo branco era um sinal de envelhecimento que prejudicava a imagem da pessoa, agora os caras (e até as mulheres) estão aprendendo a usar os tons de cinza a seu favor. Para ter um belo cabelo branco, contudo, é preciso entender como ele funciona.

Como é o processo do embranquecimento dos cabelos? É possível retardá-lo? Quais são as diferenças entre cabelos brancos e pigmentados? Perguntamos tudo isso ao médico e tricologista Dr. Ademir Leite Junior. O profissional, que é Presidente da Academia Brasileira de Tricologia, ensina a seguir algumas coisa.

Com qual idade o cabelo branco aparece?

Casal com cabelo branco

Os fios brancos podem aparecer em qualquer idade, até mesmo durante a infância. Normalmente, contudo, dão seus primeiros sinais após os 30 anos de idade para a maioria das pessoas.

Canície é o nome oficial do processo de embranquecimento dos cabelos. Mas não existe regra. Da mesma forma que há adolescentes que começam a ter cabelos brancos existem idosos que não ficam com os cabelos grisalhos.

Por que o cabelo fica branco

Cada folículo piloso (a raiz do cabelo) apresenta um conjunto de células que produzem a melanina (pigmento do cabelo) e que estão ativas (trabalhando). Neste mesmo folículo há um estoque de células que renovam as células ativas na medida que estas vão envelhecendo.

Quando essas células (tanto as ativas como as do estoque de renovação) se esgotam, os cabelos ficam brancos. Ou seja, é o estoque de células que temos em cada raiz do cabelo que faz com que eles mantenham o pigmento por maior tempo. Se este estoque é grande, nossos cabelos tenderão a ficar brancos mais tardiamente.

Motivos do embranquecimento

O cabelo branco é, naturalmente, associado à idade. É verdade que seu surgimento tem a ver com isso, mas existem outros fatores que podem responder o que deixa o cabelo branco e, por causa deles, a idade do aparecimento dos primeiros fios brancos pode variar bastante.

O médico explica que, além do consumo das células que produzem os pigmentos dos nossos cabelos (melanócitos), existem momentos em nossas vidas em que a produção do pigmento diminui. Isto se dá por eventos traumáticos, veja alguns dos principais fatores:

  • Genética;
  • Estresse;
  • Má alimentação;
  • Alterações hormonais;
  • Doenças autoimunes.

O estresse parece ter um envolvimento direto com o aparecimento precoce dos fios brancos, segundo o médico. E ele adverte que ainda existem casos de doenças e medicamentos que podem acelerar o aparecimento de cabelos brancos.

De qualquer maneira, independentemente da causa, a resposta para “por que o cabelo fica branco?” é devido à queda na produção de melanina no bulbo capilar. Algo que é “programado” pelo nosso corpo, mas pode ser adiantado devido aos fatores que citamos.

Caminho sem volta

Homem estiloso com cabelo Branco

Infelizmente, para quem tem pavor à ideia da cabeça grisalha, não há nenhum medicamento que tenha efeito comprovado na recuperação da coloração dos cabelos. Uma vez brancos, não há mais volta.

A ideia é aceitar a coisa e apostar no charme, mas quem quiser disfarçar o enbranquecimento ainda tem que recorrer aos métodos tradicionais. Sim, estamos falando de tinta. As colorações sintéticas ainda são a maneira mais eficaz de cobrir os fios brancos.

E, até pouco tempo atrás, o cabelo grisalho era considerado sinal de desleixo e associado à vergonha de envelhecer — sendo que é parte inevitável da vida, algo que não deveria precisar ser escondido ou disfarçado.

Assumir o cabelo grisalho é uma forma de abraçar quem se é. Mas, claro, não estamos dizendo que é uma obrigação! É só mais uma opção que temos.

Como cuidar dos cabelos brancos

Os cabelos brancos apresentam a mesma estrutura anatômica dos fios pigmentados, com a única diferença sendo o pigmento que dá a cor aos mesmos. Isso significa que o seu tipo de cabelo não vai mudar com a idade.

Dessa maneira, os fios brancos devem ser tratados da mesma forma que os fios pigmentados. Mantenha sua rotina de shampoo e condicionador normalmente, trocando se quiser para linhas voltadas a cabelos mais claros.

O cabelo branco precisa de alguns cuidados especiais pois tem algumas características específicas. Os fios grisalhos são naturalmente mais secos, grossos e frágeis, pois têm mais queratina e, como já dissemos, não têm melanina.

Além disso, o cabelo branco pode ter a cutícula aberta, o que faz com que ele perca nutrientes mais facilmente e fique opaco. E há ainda a possibilidade dele ficar amarelado devido a um processo natural de oxidação e da maior produção de queratina.

Para evitar e corrigir o amarelado, é necessário usar o que chamamos de shampoo matizador ou shampoo corretivo. Esse shampoo para cabelo branco tem pigmento violeta ou azul, chamados matizadores, que neutralizam o amarelo.

Mas é importante alternar o shampoo matizador para cabelo branco com um de fórmula hidratante. Isso por dois motivos: o uso excessivo do matizador pode deixar o cabelo arroxeado e, por ser mais seco naturalmente, o cabelo grisalho precisa de mais hidratação. O recomendado é usar o shampoo matizador a cada 15 dias, mais ou menos.

Proteja do sol

Mesmo sendo uma dica que vale para qualquer cabelo, proteger as madeixas grisalhas do sol é muito importante para a saúde capilar e, também, para evitar o efeito amarelo.

Além disso, acessórios, como chapéu e lenço, também ajudam a evitar maiores agressões causadas pelos raios solares.

Arrancar um fio de cabelo branco faz crescerem outros?

O tricologista é claro quanto a isso: é mentira. O senso comum de que a cada fio branco arrancado nascem outros sete fios brancos é um mito.

Uma vez arrancado, um fio branco pode voltar a nascer branco, mas isso não interfere na pigmentação dos fios a seu redor. Cada fio de cabelo tem seu próprio conjunto de células que produzem a melanina (pigmento dos cabelos).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *