Como prevenir a caspa na barba

barba na caspa flocos

A Caspa na barba é mais comum do que você imagina. Este tema é muito comumente abordar com o barbeiro e uma dúvida muito frequente..

A caspa no cabelo é uma doença mais comum do que você imagina, com alguns estudos afirmando que 50% da população, tem diferentes estágios de caspa.

Infelizmente a caspa na barba é ainda mais comum. Muita gente sofre com este problema, que traz a coceira e pode prejudicar a aparência. É por isso que estamos aqui para ajudar. Leia sobre algumas coisas que podem ser feitas para, pelo menos, reduzir a gravidade da caspa, se não eliminá-lo inteiramente.

caspa na barba

O que causa a caspa?

Para resolver primeiro um problema, às vezes pode ajudar a ver o que está causando isso. Até agora, conhecemos três dos maiores fatores: clima frio, estresse e um tipo de bactéria que vive na pele.

Estes três fatores, isoladamente ou combinados entre si, levam a pele a secar e a tornar-se irritável e irritada, fazendo com que ela se solte e acabe na barba. Você notará que a caspa é mais predominante na barba do que no couro cabeludo.

Pele resecada

A grande maioria da vezes a pele ressecada é a origem da caspa na barba, pois quando a pele está muito seca as camadas superiores da pele morrem e se descamam causando o que conhecemos por caspa.

Isso acontece normalmente quando usamos produtos muito agressivos na pele, com por exemplo um shampoo com o pH próprio para o couro cabeludo, ou um sabonete comum. Para evitar isso procure sempre usar o produto que foi desenvolvido para aquela região, como os shampoos para barba.

Um shampoo de barba por exemplo, não contem tensoativos comumente encontrados em um shampoo convencional para cabelo. Desta forma ele vai limpar os fios e a pele sem a ressecar, o que ajuda a não ter descamações.

caspa na barba escamação

Dermatite

A dermatite seborreica ou como é conhecida no popular “seborreia” é uma inflamação que ocorre na pele ou no couro cabeludo. Ela pode se apresentar com vários sintomas, dentre eles vermelhidão, coceiras, escamas brancas ou amareladas com aspecto oleoso.

A seborreia surge quando ocorre o acumulo maior de sebo, que pode ter sua origem hormonal, estresse, medicamentos e até mesmo no consumo de bebidas alcoólicas.

Quando a região com essa disfunção é uma região da pele com pelos, a formação da caspa é muito comum e neste caso uma consulta com um Dermatologista é fundamental para entender a origem e ter um tratamento direcionado.

Como prevenir a caspa

  • Use sempre produtos específicos para cuidar da barba. O couro cabeludo é muito diferente do seu rosto e shampoos convencionais ou até mesmo shampoos anti-caspa podem fazer mal para sua pele.
  • Lave a barba diariamente. E sempre que lavar, você precisa secá-la bem com uma toalha ou um secador – de preferência na temperatura fria ou mais baixa possível – para não danificar os fios. Uma barba úmida pode acumular fungos e isso pode gerar infecções.
  • Use um esfoliante facial duas vezes por semana. Sua pele está constantemente sendo renovada e o esfoliante remove o acúmulo de células mortas deixando o caminho livre para os fios crescerem sem encravar nem inflamar.
  • Evite passar a mão na barba com frequência. As mãos podem levar mais oleosidade para os fios e o rosto além de danificar os fios com o atrito constante. Se o vício em passar a mão na barba é forte, tente substituí-lo por um pente de madeira.
  • Quando for se barbear ou raspar alguma região como o pescoço, nunca faça a seco! Use um bom creme ou gel de barbear. E na sequência use um Balm ou pós-barba para ajudar na cicatrização e renovação das células e evitar inflamação.

O que eu faço para acabar com a caspa?

Primeiro, NÃO use xampu / condicionador anti-caspa regular!

Embora algumas pessoas possam recomendar o simples uso de um shampoo / condicionador anti-caspa comum como o Head and Shoulders em sua barba, isso é, na verdade, um erro comum que, em muitos casos, agravará o problema.

Um shampoo ou condicionador comum é projetado com o seu couro cabeludo em mente e contém ingredientes projetados para funcionar apenas no couro cabeludo. A pele do seu rosto é muito mais sensível do que a do couro cabeludo.

Usar um shampoo anti-caspa regular pode irritar a pele sob a barba, causando mais coceira e mais flocos de pele morta.

caspa na barba caindo no paletó

Em vez disso, use uma shampoo para barba e um condicionador para barba, afim de limpar as impurezas e hidratar a pele e os fios.

Sabonetes, shampoo e condicionadores de barba são criados para uso dermatológico. Eles contêm ingredientes mais suaves que trabalham com seu rosto e pelos faciais. Alguns bons ingredientes para procurar são: extrato de chá verde, aveia e vitaminas B. Alguns ainda encontra micro partículas esfoliantes que ajudam nesta limpeza.

Usar esses produtos diariamente irá hidratar os fios e promover uma barba saudável. O uso habitual também elimina a pele morta e impede que ela se acumule nos folículos da pele sob a barba, o que pode levar à irritação. Como um plus, sua barba vai cheirar bem e sentir-se mais forte e mais suave.

Tente aplicar um óleo de barba

Outra ótima maneira de reduzir a coceira da barba e a caspa é usar um óleo de barba 100% vegetal. Este passo é especialmente importante quando a barba está crescendo, pois o óleo da barba aliviará a coceira. Mas é igualmente importante com uma barba cheia, pois manterá a barba hidratada e impedirá que os cabelos ressequem. Isso pode ajudar com a caspa, reduzindo qualquer irritação e coceira que levaria a descamação da pele.

Mude sua rotina de banho

Primeiro, tente tomar banhos mais frios; Mesmo que os chuveiros quentes sejam ótimos, a água quente pode secar a pele removendo os óleos naturais. E como você sabe até agora, a pele seca leva à caspa.

Em segundo lugar, certifique-se de secar completamente a barba depois de qualquer banho. As barbas têm uma tendência a absorver água, e manter ela úmida pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias. Tomando somente o tempo necessário para realmente secar a barba vai ajudar a não ter este tipo de problema.

pentear a barba com caspa

Também procure evitar passar as mãos o tempo todo na barba — as mãos são os maiores meios de transporte de fungos e bactérias, ao invés da mão utilize os pentes de madeira. Por fim, não compartilhe produtos de higiene e aparelhos de barbear com outras pessoas, para evitar mas microrganismos que possam causar dermatites e outras doenças.

Você já sofreu ou sofre com caspa na barba? Tem mais alguma dúvida ou quer compartilhar alguma outra dica? Não perca tempo e deixe seu comentário!


Comments

  1. Post
    Author
  2. Célio BioMecânico Capilar

    Não concordo com essa matéria.
    Primeiro que o couro cabeludo é mais sensível que a pele do rosto e, por isso, o shampoo e o condicionador utilizado no cabelo não é maléfico à barba. Que façam produtos de qualidade sem desmerecer os existentes.
    O cabelo da barba é muito mais áspero que o da cabeça, apenas isso e nada mais.
    Falar que não se deve usar shampoo anti-caspa para a caspa é contraditório…
    Evitar de passar a mão na barba é outro invencionice…

    Façam uma avaliação na base das informações e verão o quanto de besteirol existe…

    1. Post
      Author
      Rodrigo

      Grande Célio, cara sua linha de raciocínio não está errada contudo escrevi este texto baseado em experiência própria e no tratamento que fiz com meu dermatologista de confiança.
      Caso seja seu caso de ter caspa na barba e discorda do que disse, recomendo fortemente que se consulte o dermatologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *