Nos últimos tempos, devido ao grande número de infectados com o novo Coronavírus, e junto as preocupações sobre prevenção vêm aumentando dai a questão, posso pegar esse vírus pela barba?

Sabemos que o uso da barba é muito comum entre os homens e  para alguns, faz parte de sua identidade. Mas será que a barba é realmente um foco de contágio, em tempos de Coronavírus? 

Evaristo Costa / Foto reprodução Google

Uma mensagem espalhada nas redes sociais convida os homens a tirarem suas barbas com a finalidade de reduzir o risco de infecção pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) – orientação que teria o respaldo de órgãos de saúde. Há ainda versões que garantem que o conselho vem de um estudo feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos. Como prova, inclui-se uma imagem com diversos tipos de cortes de barba e a avaliação da entidade sobre qual pode ser usado – e qual é contraindicado.

Coincidência ou não, nos últimos dias algumas personalidades aderiram à medida, como o apresentador Felipe Andreoli e jogadores da seleção brasileira de vôlei. Mas será que faz sentido?

Primeiro, é bom frisar que não existe recomendação oficial sobre o assunto. Ou seja, ao contrário do que se diz por aí, nenhum órgão de saúde – do Brasil ou do mundo – estimula os homens em geral a abrirem mão da barba. Contudo uma solução seria a máscara para barba, você conhece?

a imagem do CDC com os modelos de barbas mais adequados é de 2017. Antes, portanto, da pandemia que estamos vivendo. Mais importante do que isso: as recomendações são direcionadas a profissionais da área de saúde que precisam usar máscaras ou respiradores no dia a dia.

Como é a transmissão do Coronavírus?

O novo coronavírus pode ser transmitido por meio de gotículas salivares, contato com superfícies contaminadas, contato físico, tosses e espirros. A transmissão ocorre geralmente por meio de pessoas que já manifestaram os sintomas da doença, mas também é possível, embora menos comum, ser infectado por pessoas assintomáticas.

Pessoas com imunidade baixa, maiores de 60 anos de idade portadores de doenças crônicas como diabetes e doenças cardiovasculares estão no grupo de maior risco de contágio e devem praticar o isolamento social.

Raspar a barba ajuda na prevenção do Coronavírus?

O uso das máscaras para sair de casa e frequentar lugares comuns se tornam essenciais nesse momento para todas as pessoas, pois devemos lembrar que alguns pacientes não apresentam sintomas da doença, o que facilita a transmissão do vírus para outras pessoas.

Os órgãos de saúde do Brasil recomendam que tirem a barba durante a pandemia do novo Coronavírus, pois o uso da mesma pode comprometer a eficácia da máscara, porem sem estudo algum, somente por axismo.

O infectologista João Prats, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, diz que dependendo de como for a barba, pode atrapalhar na vedação correta da máscara.

Contudo, já viu como as máscaras de TNT “vedam” o rosto? Para nós mortais que usamos essas máscara ou as de tecido, a vedação é mínima e no meu ponto de vista os pelos ajudam ainda mais como um elemento filtrante.

Por sorte o barbudo pode contar com uma máscara que cobre toda a sua barba e a protege de um possível contato com o vírus.

Contudo, independente da máscara que usar, mesmo se for aquelas de ambiente radioativo rsrs, se você não perder o hábito de levar a mão ao rosto antes de lava-las nada adianta a eficácia da máscara.

Nesse cenário atual, devemos tomar todos os cuidados necessários e possíveis para contribuirmos para um bem comum. Sendo assim e os cabelos, devo raspá-los ?


A prevenção do coronavírus também vale para cabelos?

Em relação aos cabelos, as mesmas medidas de prevenção devem ser tomadas, higienizando sempre os fios com água e shampoo.

Para os profissionais da saúde, o infectologista Igor Marinho, do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e coordenador médico do hospital AACD, recomenda que os cabelos fiquem presos durante o expediente e, caso o profissional entre em contato com pacientes com o novo Coronavírus, use toucas apropriadas.

O infectologista também ressalta que a higienização correta é fundamental para que o vírus não se propague, diminuindo assim, os riscos de contaminação.

Lavar as mãos: a melhor forma de prevenção

De acordo com Prats, quando uma informação como essa do CDC é utilizada em um contexto errado, pode gerar ansiedade e fazer as pessoas direcionarem seus esforços em medidas que não fazem tanta diferença assim. Para quem não é profissional de saúde, ele reforça que o foco deve ser na constante e correta lavagem das mãos. E no isolamento social, claro.

O recado vale para outros tipos de mensagens. Sempre que receber informações encaminhadas por redes sociais e aplicativos de bate-papo, cheque a veracidade do conteúdo. Ainda que tirar a barba não faça mal algum (e realmente facilite a higienização do rosto), outros tipos de recomendações podem ser arriscadas para a saúde.

Contudo se você assim como eu mantem hábitos regulares de limpeza, já se livrou da mania de levar a mão no rosto, usa uma máscara adequada que cobre toda a barba, mal algum tem nisso.


One Response

  1. Avatar for Rodrigo Rodrigo
    Posted on 04/02/2021
  2. Avatar for Rodrigo Renato Carvalho
    Posted on 29/01/2021

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh