Coronavírus e barba: manter ou tirar a barba?

4.5/5 - (5238 votes)

Nos últimos tempos, devido ao grande número de infectados com o novo Coronavírus, e junto as preocupações sobre prevenção vêm aumentando dai a questão, posso pegar esse vírus pela barba?

Sabemos que o uso da barba é muito comum entre os homens e  para alguns, faz parte de sua identidade. Mas será que a barba é realmente um foco de contágio, em tempos de Coronavírus? 

Evaristo Costa / Foto reprodução Google

Uma mensagem espalhada nas redes sociais convida os homens a tirarem suas barbas com a finalidade de reduzir o risco de infecção pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) – orientação que teria o respaldo de órgãos de saúde. Há ainda versões que garantem que o conselho vem de um estudo feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos. Como prova, inclui-se uma imagem com diversos tipos de cortes de barba e a avaliação da entidade sobre qual pode ser usado – e qual é contraindicado.

Coincidência ou não, nos últimos dias algumas personalidades aderiram à medida, como o apresentador Felipe Andreoli e jogadores da seleção brasileira de vôlei. Mas será que faz sentido?

Primeiro, é bom frisar que não existe recomendação oficial sobre o assunto. Ou seja, ao contrário do que se diz por aí, nenhum órgão de saúde – do Brasil ou do mundo – estimula os homens em geral a abrirem mão da barba. Contudo uma solução seria a máscara para barba, você conhece?

a imagem do CDC com os modelos de barbas mais adequados é de 2017. Antes, portanto, da pandemia que estamos vivendo. Mais importante do que isso: as recomendações são direcionadas a profissionais da área de saúde que precisam usar máscaras ou respiradores no dia a dia.

Como é a transmissão do Coronavírus?

O novo coronavírus pode ser transmitido por meio de gotículas salivares, contato com superfícies contaminadas, contato físico, tosses e espirros. A transmissão ocorre geralmente por meio de pessoas que já manifestaram os sintomas da doença, mas também é possível, embora menos comum, ser infectado por pessoas assintomáticas.

Pessoas com imunidade baixa, maiores de 60 anos de idade portadores de doenças crônicas como diabetes e doenças cardiovasculares estão no grupo de maior risco de contágio e devem praticar o isolamento social.

Raspar a barba ajuda na prevenção do Coronavírus?

O uso das máscaras para sair de casa e frequentar lugares comuns se tornam essenciais nesse momento para todas as pessoas, pois devemos lembrar que alguns pacientes não apresentam sintomas da doença, o que facilita a transmissão do vírus para outras pessoas.

Os órgãos de saúde do Brasil recomendam que tirem a barba durante a pandemia do novo Coronavírus, pois o uso da mesma pode comprometer a eficácia da máscara, porem sem estudo algum, somente por axismo.

O infectologista João Prats, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, diz que dependendo de como for a barba, pode atrapalhar na vedação correta da máscara.

Contudo, já viu como as máscaras de TNT “vedam” o rosto? Para nós mortais que usamos essas máscara ou as de tecido, a vedação é mínima e no meu ponto de vista os pelos ajudam ainda mais como um elemento filtrante.

Por sorte o barbudo pode contar com uma máscara que cobre toda a sua barba e a protege de um possível contato com o vírus.

Contudo, independente da máscara que usar, mesmo se for aquelas de ambiente radioativo rsrs, se você não perder o hábito de levar a mão ao rosto antes de lava-las nada adianta a eficácia da máscara.

Nesse cenário atual, devemos tomar todos os cuidados necessários e possíveis para contribuirmos para um bem comum. Sendo assim e os cabelos, devo raspá-los ?

A prevenção do coronavírus também vale para cabelos?

Em relação aos cabelos, as mesmas medidas de prevenção devem ser tomadas, higienizando sempre os fios com água e shampoo.

Para os profissionais da saúde, o infectologista Igor Marinho, do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e coordenador médico do hospital AACD, recomenda que os cabelos fiquem presos durante o expediente e, caso o profissional entre em contato com pacientes com o novo Coronavírus, use toucas apropriadas.

O infectologista também ressalta que a higienização correta é fundamental para que o vírus não se propague, diminuindo assim, os riscos de contaminação.

Lavar as mãos: a melhor forma de prevenção

De acordo com Prats, quando uma informação como essa do CDC é utilizada em um contexto errado, pode gerar ansiedade e fazer as pessoas direcionarem seus esforços em medidas que não fazem tanta diferença assim. Para quem não é profissional de saúde, ele reforça que o foco deve ser na constante e correta lavagem das mãos. E no isolamento social, claro.

O recado vale para outros tipos de mensagens. Sempre que receber informações encaminhadas por redes sociais e aplicativos de bate-papo, cheque a veracidade do conteúdo. Ainda que tirar a barba não faça mal algum (e realmente facilite a higienização do rosto), outros tipos de recomendações podem ser arriscadas para a saúde.

Contudo se você assim como eu mantem hábitos regulares de limpeza, já se livrou da mania de levar a mão no rosto, usa uma máscara adequada que cobre toda a barba, mal algum tem nisso.


Comments

  1. Post
    Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *