Há quem acredite que apenas ter barba é deixar a barba crescer, principalmente depois de longos anos fazendo-a de qualquer jeito, é o suficiente para ter um visual bonito e prático. Ledo engano: os cuidados com a barba, principalmente nos dias de hoje, mais do que uma opção estética, se tornou uma necessidade, que por incrível que pareça está mais simples do que parece.

E neste artigo, você vai entender de uma vez porque ter barba não é só deixar crescer. E não porque ela cresce…

Deixar a barba crescer não é parar de se barbear

ter barba

Já foi o tempo em que, quando um homem decidia deixar a barba crescer, ele simplesmente parava de se barbear. Essa é a primeira coisa que você precisa aprender se quer ter uma barba bonita e saudável. Sei que é chato, mas quando fala-se sobre manutenção de barba, parece algo trabalhoso e que requer mais tempo da sua vida do que você gostaria. Mas não é bem assim — diariamente, estão surgindo mais e mais produtos que facilitam o cuidado com a barba: óleos, bálsamos, técnicas, estilos e dicas para os barbudos urbanos.

As barbas não são só uma moda passageira, elas estão aqui e irão ficar por um longo tempo — ou, pelo menos, até o tempo frio passar.

Deixe a barba crescer em um feriadão ou nas férias

barbudo de ferias

O processo de crescimento da barba pode ser um tanto incômodo: são coceiras e falhas que serão corrigidas conforme o pelo for cobrindo o seu rosto. Ao deixar esse processo ser realizado em casa, você consegue evitar constrangimentos, como não parar de coçar a barba durante uma reunião/apresentação.

Para cada rosto, um tipo de barba

O formato da sua cabeça desempenha um papel muito importante, não só em sua aparência, mas também na forma como a sua barba é apresentada. Por exemplo, caso tenha um rosto oval ou quadrado, é melhor não ter uma barba espessa nos lados. Para esses tipos de rostos, barbas longas são melhores.

Se você tem características faciais que chamam atenção, como olhos, nariz e lábios desproporcionais ao tamanho da sua cabeça, pode ser melhor deixar crescer uma barba longa e espessa. O que queremos dizer é que ao deixar a barba crescer longa e cheia, você desvia a atenção para essas características do seu rosto que podem te incomodar.

A barba é um reflexo do seu estilo pessoal

ter barba estilo

O seu próprio estilo deve ser o fator mais importante quando se trata do modelo da sua barba. Não importa como é o seu formato da cabeça se o estilo X não faz você se sentir confortável. Se você se sentir confiante com a sua barba, o estilo não deve ser um compromisso. No entanto, é bom ter capacidade de mudar o seu estilo pessoal para acompanhar a barba, ou vice-versa.

Há um grande número de homens que adaptam o seu estilo pessoal, dependendo do cargo que exercem. Mesmo que a barba longa e espessa seja o seu estilo preferido, pode haver chances do seu local de trabalho não permitir isso. Em certos locais de trabalho eles exigem uma barba raspada ou no estilo corporativo: bem cuidada e limpa.

Limpe a linha entre pescoço e rosto

Na primeira vez, pode ser difícil limpar a linha entre pescoço e rosto, mas ao fazer isso, você se transforma de preguiçoso-que-não-cuida-da-aparência para homem confiante. Então, limpe as linhas do pescoço e da bochecha e continue fazendo a cada dois dias. Assim, você manterá sua barba e uma aparência mais higiênica. Apenas certifique-se de ser cuidadoso na hora de tirar os pelos, caso contrário, você terá que começar novamente o processo de crescimento.

Quer ter barba? Então mantenha a sua barba limpa e macia

Acha que aparar e raspar é suficiente? Não! Tal como acontece com o resto do seu rosto e corpo, sua barba precisa permanecer limpa e macia. Na fase do crescimento, não é preciso lavar a barba com produtos especializados. Porém, se você tem uma pele excessivamente seca, certifique-se de aplicar cremes faciais para manter a pele do seu rosto e a sua barba macias e hidratadas. Cuidados com o rosto não machucam ninguém!

A barba começa a crescer e ficar cheia: como cuidar

como ter barba

Nesta fase, as coisas começam a ficar interessantes. A coceira já foi embora e você já está acostumado a valorizar essa parte do seu corpo tão esquecida. Quando a barba começa a ficar cheia, é preciso sair do básico “lavei o rosto de manhã e está bom” e partir para a limpeza direcionada. É imprescindível lavá-la com shampoo e condicionador de barba.

Lavar a barba com shampoo entre uma e duas vezes por semana é mais do que suficiente para mantê-la decente. Esses shampoos têm as propriedades de limpeza de um shampoo para cabelos, porém, lavam o seu rosto sem ressecá-lo e os aromas são mais viris.

Além de shampoo para a barba, você também pode considerar aplicar o condicionador. Isso ajuda muito para manter sua barba saudável, macia e brilhante. Existem vários produtos disponíveis no mercado que são “dois em um”, com shampoo e condicionador. Aplicar o condicionador uma ou duas vezes por semana, quando você lavar sua barba, é altamente recomendado e sua barba vai agradecer!

Não se esqueça do seu cabelo

Quando a sua barba e seu cabelo estão ficando muito tempo sem ver a navalha (ou tesoura), parece que você está negligenciando a sua aparência. Então, enquanto você deixa sua barba crescer, mantenha frequente a sua visita ao barbeiro para cortar o seu cabelo.

Produtos para a barba: para que serve cada um

Um dos passos mais importantes durante o crescimento e na manutenção da barba é saber usar o que existe no mercado ao seu favor, então, vamos lá!

  • Óleo: formulado para imitar o óleo natural da sua barba que é removido durante a lavagem. Se for para comprar um só produto, esse é o principal!
  • Bálsamo: formulação similar a do óleo, porém, com a adição de cera, que cria um produto mais grosso, oferecendo um pouco de controle na sua barba.
  • Condicionador: para o dia a dia, o condicionador é considerado um luxo pela maioria dos homens, mas quando se trata da barba, ele é produto essencial. Existem no mercado condicionadores feitos especialmente para barbas e que ajudam a manter um volume legal, que não seja alterado pela umidade do ambiente.

Ahhh mas sua barba não está crescendo como você quer? Já pensou em usar Minoxidil? O Minoxidil ajuda no desenvolvimento dos fios que ainda estão meio enrustidos ali. Para comprar Minoxidil clique aqui.

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra sugestão? Deixe seu comentário!

Você pode se cadastrar em nossa newsletter para receber os conteúdos com exclusividade.

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh