Festa Junina: é hora de deixar a barba crescer

O inverno está se aproximando e com ele, as deliciosas festas juninas! O tempo frio incentiva o uso de roupas mais quentes, confortáveis e o cuidado com a pele é essencial. Tão certo quanto o vento gelado e as festas juninas, é a tendência de deixar a barba crescer. A barba é muito mais que um estilo que está em destaque para os homens, é também um modo de vida que combina com o clima de inverno (protegendo o rosto) e com a festa junina, obedecendo as tradições de vestimenta, completando o visual “caipira”.

Se você já queria deixar a barba crescer mas precisava de um empurrãozinho, neste texto daremos as principais dicas para deixar a sua barba crescer de forma saudável e como mantê-la para não fazer feio nas comemorações de festa junina e na sua vida diária.

Como manter a barba durante o inverno

como deixar a barba crescer no inverno

Não há dúvidas, a melhor época para deixar a barba crescer é o inverno. As temperaturas frias, o aumento do vento e o ar seco podem tornar os meses frios sinônimo de deixar a barba crescer. Enquanto no verão nos vestimos rapidamente, no inverno, a quantidade de peças aumenta, por isso, se faz essencial deixar a barba crescer, com as festas juninas se aproximando, é como se você tivesse a faca e o queijo na mão para acertar estilo e praticidade em uma só decisão. Enquanto você deixa a sua barba crescer, alguns pontos são essenciais para torna-la bonita e saudável:

Desenvolva uma rotina de cuidado: estabeleça uma rotina de manutenção da barba diariamente, como na parte da manhã, antes da ida ao trabalho.

Para mais dicas de como deixar a barba crescer, confira o nosso Guia completo para todo homem que quer deixar a barba crescer.

Apare sua barba: temos um segredo para te contar. 99,9% dos caras não têm uma barba que cresce perfeitamente uniforme, por isso, aparar a barba é uma solução simples para disfarçar essas irregularidades no crescimento da sua barba. A quantidade mínima de corte aqui e ali pode realmente fazer um mundo de diferença.

Mantenha sua barba lubrificada: você pode até achar engraçado, mas as barbas secam rapidamente, especialmente durante o inverno. Lembre-se que enquanto todo o seu corpo fica coberto durante os meses mais frios, a sua barba fica exposta. Nossa sugestão é começar a usar algum óleo de barba. Não há necessidade de exagerar na hora de fazê-lo, mas antes de sair para o frio, passe um pouco de óleo na sua barba para ajudar a protege-la.

Limpe a sua barba: você gosta do seu cabelo limpo, certo? Com o seu “cabelo facial” não poderia ser diferente. Nessa época que os ventos são fortes e que as comidas são deliciosas e chamativas, você tem que limpar a sua barba para que ela não pegue todos os tipos de detritos antes da primavera chegar. O próximo item da lista fala como se alimentar durante a festa junina sem sujar a sua barba e as dicas valem para o ano todo!

Como se alimentar sem sujar a barba, especialmente durante a Festa Junina

como comer na festa junina

Quando você tem uma longa barba, a simples tarefa de comer pode se tornar muito mais desafiadora. Apesar de seus esforços para manter a sua barba limpa, comer um saboroso milho verde cozido na perfeição, um delicioso pé de moleque ou mesmo algo tão simples como uma paçoca ou um curau podem deixar cair algumas migalhas na sua barba.

Para a pessoa comum, algumas migalhas não são um grande negócio. As migalhas caem sobre a sua camisa, para baixo em seu colo, ou em cascata em direção ao chão e debaixo da mesa. Mas quando você está ostentando a barba de um homem real, sua coleção cuidadosamente cultivada de pelos da barba age como uma dessas redes de pesca de alto mar que não deixe nada passar. E se você não tiver cuidado, migalhas, restos de comida e molhos errantes podem refugiar-se em sua barba. E pior: você pode não perceber isso.

Mas a vida não tem que ser assim. Arme-se com a estratégia e as ferramentas adequadas, e você pode manter sua barba limpa, livre de migalhas! Vista-a orgulhosa onde quer que vá. Para isso, indicamos algumas dicas abaixo.

Leve um pente: sempre tenha um pente com você. Mas não qualquer pente. Arranje um bom pente de barba com dentes largos e leve-o com você. É a sua melhor defesa para depois de comer uma refeição de alto potencial para enviar migalhas para sua barba. Assim que você terminar de comer, vá ao banheiro, pegue o seu pente, e inspecione sua barba. Se você identificar quaisquer migalhas restantes de alimentos que de alguma forma fizeram o seu caminho em sua barba, remova-os gentilmente com seu pente.

Guardanapo: Se você é ultrassensível sobre a queda dos alimentos em sua barba enquanto você come, alguns aficionados pela barba têm recorrido ao uso do guardanapo cobrindo a barba. Qualquer coisa que você pode fazer para manter os alimentos e migalhas fora de sua barba enquanto você está comendo é uma boa maneira de poupar-lhe dor mais tarde.

Mantendo a sua barba limpa, enquanto se come, nem sempre é fácil. Mas se você tomar um minuto para inspecionar sua barba depois de uma refeição, você vai evitar um potencial momento embaraçoso mais tarde. Para mais dicas de como não sujar a sua barba, confira o nosso post com 9 dicas para comer como um lord e não sujar a barba.

Moda masculina para a festa junina: sem frescura!

-festa-junina-e-hora-de-deixar-a-barba-crescer19005-w700

As festas juninas estão por aí e agora que você já tem a sua barba pronta, agora só falta escolher roupas típicas para montar um estilo legal e se divertir com quentão, paçoca, curau, milho verde e muito mais! As roupas de festa junina para homens são muito fáceis de serem improvisadas: com algumas peças chave como camisa xadrez, um coturno (ou botina), chapéu de palha e calça com detalhes remendados e você já tem um traje típico para a festa junina.

Xadrez: referência para a festa junina, a básica camisa xadrez pode ser usada para compor o traje típico da data. Você pode combinar com uma calça jeans para montar um look simples. Dobre as mangas, coloque a camisa para dentro da calça, deixe a camisa toda amarrotada, coloque uma flor no bolso ou um lenço. Há também quem goste de colocar um blazer por cima da camisa xadrez. A cor vai de acordo com o seu estilo, pode variar entre tons de bege e cores neutras até algo mais chamativo, como tons cítricos.

Calça: na festa junina existem vários “papéis” a serem representados. Se você quer se divertir e ser engraçado, aposte no estilo jeca com uma calça que não consiga cobrir a perna inteira ou um macacão. Costure alguns remendos na calça ou use aquela sua calça rasgada, para montar um típico “visual caipiresco”. Mesmo um calça casual pode ser “caipirada” ao usar uma corda no lugar do cinto.

Calçado: Nada de tênis. Use um coturno velho, uma botina emprestada e surrada, ou até mesmo uma bota normal. Não invista em calçados caros para o evento, afinal, festas juninas costumam ser realizadas em locais com chão de terra, o que pode estragar o seu calçado (e sua noite).

Agora pegue o seu copo de quentão, penteie sua barba e aproveite o máximo o momento!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *