4.1/5 - (4575 votes)

4.1/5 - (4575 votes)

Quer você trabalhe o dia inteiro em uma cadeira de escritório ou em pé fazendo um monte de atividades, vai chegar uma hora que a coluna vai no mínimo incomodar pra caramba. E cara, não tem coisa mais chata do que ficar travado nas costas por ficar “garoteando” por aí com essa parte. Você tem que melhorar a sua postura!

Melhorar a postura corporal não é tão difícil assim quanto parece, mas você precisa deixar alguns maus hábitos de lado se quiser acabar com esses problemas.

Não, não vamos indicar yoga ou fisioterapia para esses casos. Mesmo que elas sejam as melhores saídas para casos mais crônicos, acho que essa não é bem a sua situação. Não ainda ao menos… Se você não quer cair nessa armadilha, vamos te mostrar algumas boas ideias que vão dar um jeito nessa sua coluna e tirar de vez esse mal estar.

Afinal, por que não cuidar da coluna como você cuida da barba, certo?

Saiba como melhorar a postura corporal sem frescura!

Dê um jeito de Melhorar a postura

Primeiramente, o que define uma boa postura? Aqui não tem discussões, jovem: mesmo que você possa gostar de ser todo “troncho”, a real é que existe sim um padrão bem definido que ajuda não só a você ter uma postura equilibrada, como evitar um monte de problemas de saúde relacionados a esse mau comportamento, vamos dizer assim.

Para identificar essa postura correta, olhe-se naturalmente no espelho, sem ficar fingindo uma postura. Seus ombros estão alinhados? Quando você estica os dois braços para frente, seus polegares estão na mesma altura? Se a resposta for não para uma das duas, você está com a postura incorreta.

Então, se você quer dar um jeito nessa coluna e nessa postura, vamos te dar alguns exercícios bem práticos para facilitar esses cuidados. Você vai ver como é bem simples.

1. encoste bem as costas na cadeira, ou na parede…

Para Melhorar a Postura, sente bem na cadeira

É tanto um exercício como um hábito para melhorar a postura. Sempre que estiver sentado por longos períodos, encoste as costas totalmente no assento. Isso vai fazer com que tanto os ombros, como sua pélvis, estejam bem alinhadas, acabando com aquela sensação de entrave na coluna.

Agora, para manter esse alinhamento constante, uma boa dica é, de 1 a 3 minutos por dia, você erguer os braços em um ângulo de 90º, e encostar em uma parede com as costas retas. O ideal é que tanto as mãos como a cabeça estejam bem alinhados – com o tempo, você vai ver que o corpo vai se ajustar de forma inconsciente. Só não deixe a memória muscular de lado, certo?

2. Deite, se estique, e respire

Para Melhorar a postura, deite-se melhor

Esse é um exercício bacana de se fazer nos períodos de descanso, seja antes de dormir ou naquela pausa do almoço, depois de já ter digerido a comida, é claro. A ideia é bem simples: em um colchão ortopédico, ou daqueles de exercícios de yoga, coloque um travesseiro debaixo das costas.

A intenção é pressionar os joelhos e os glúteos ao chão, assim como os ombros e o pescoço. Mantenha essa posição por até 30 segundos, levante um pouco, e depois volte a posição por mais cinco vezes. Se você alternar com o exercício da parede, com o tempo vai ficar bem resolvido. Uma boa alternativa é esticar os braços para cima, para que fiquem na mesma posição.

3. Atenção nas pernas durante o trabalho

Mantenha as pernas retas na hora de Melhorar a Postura

Você está com as costas bem coladas no assento da cadeira? Bom, muito bom, agora evite ficar com as pernas cruzadas ou de qualquer jeito enquanto estiver nessa posição. Além de causar uns desalinhos na postura, também vai ter uns problemas chatos na circulação sanguínea.

Ou você nunca reparou que, quando fica muito tempo com as pernas cruzadas, ou uma sobre a outra tipo índio, ou de qualquer jeito que deixe elas prensadas, a tendência é ficar com uma dormência como se tivesse machucado? Isso é pelo fato da circulação ter ficado comprometida na região, prejudicando o sistema motor. Pernas bem dobradas ajudam você até a não ficar muito cansado enquanto estiver trabalhando.

4. Mantenha o corpo relaxado enquanto caminha

Caminhe bem para Melhorar a Postura

Entenda que por relaxado, não quer dizer “largado”, como se você não tivesse uma coluna segurando o seu corpo, ou que por algum motivo você pareça aqueles cartoons dos anos 40 a 60. Ou o oposto, de achar que tem um cabide ou uma barra nos ombros que te obrigue a andar todo duro.

Ficar com a postura ereta e relaxada enquanto anda por aí é se atentar exatamente com os mesmos pontos que você se liga quando está sentado com as costas no assento, ou quando faz os exercícios deitado e em pé. Enquanto estiver caminhando, se atente aos ombros e a postura do pescoço.


Com o tempo, você vai encontrar bem a postura que te deixa confortável, sem prejudicar o corpo. E de certa forma, também vai perceber que essas mudanças estão relacionadas ao nosso comportamento e estado de espírito no momento.

Viu como é fácil, jovem? São exercícios simples, que você pode fazer antes, durante e depois do trabalho, e quando dedicados continuamente, eles se tornam uma parte regular do seu dia a dia. E assim, melhorar a postura se torna uma atitude bem natural.

Que outros exercícios você recomenda, jovem? Deixe nos comentários suas dicas de como melhorar a postura, caso já tenha se recuperado, ou tirar outras dúvidas. Sei que existem outras tantas alternativas viáveis, mas como sempre, nossa intenção aqui é deixar tudo prático enquanto você busca outras saídas. Até a próxima!


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh