Saiba como escolher tinta de cabelo para homens

4.6/5 - (1724 votes)

Pintar os cabelos sempre foi um procedimento muito comum, principalmente quando os fios brancos começam a aparecer. Mas atualmente, os homens também estão pintando os cabelos apenas por quererem uma cor diferente ou um novo visual. Até pouco tempo atrás, os homens não gostavam muito de chamar atenção quando pintavam o cabelo, principalmente se fosse para esconder os fios brancos. Agora as coisas estão diferentes, tinta de cabelo para homens está cada vez mais popular.

como usar tinta de cabelo

Apesar de algumas pessoas pensarem que pintar os cabelos masculinos é um processo mais simples, isso não é verdade. Os homens também precisam ter cuidado ao escolher a tinta de cabelo, a cor e o profissional. Se quiser aprender um pouco mais sobre tinta de cabelo e pintura, veja essas dicas!

Saiba a diferença entre tinta e tonalizante

tinta de cabelo ou tonalizante?

Os homens, em geral, gostam mais de usar tonalizantes em vez de tinta. Mas qual a diferença entre os dois produtos? A finalidade é a mesma, mas o resultado pode ser bem diferente.

A tinta é um produto mais poderoso, que tinge os fios mais facilmente pois age dentro da fibra capilar. Por esse mesmo motivo, oferece resultados de longa duração e agride muito mais os cabelos.

O tonalizante é um produto mais sutil, que age de forma superficial formando uma película na parte externa dos fios. Por isso, a cor vai desbotando um pouco a cada lavagem, e o cabelo fica menos prejudicado.

Além disso, o tonalizante não consegue fazer uma grande mudança na cor dos cabelos, seja para clarear ou escurecer. Ele é usado apenas para fazer leves mudanças de tom ou para deixar mais bonita a cor natural.

Qual a melhor opção?

qual a melhor opção para tinta de cabelo

Se os produtos agem de formas diferentes, cada um é melhor para uma situação específica. Como a maioria dos homens tem cabelos curtos e acaba os cortando — e consequentemente os pintando — com mais frequência, o tonalizante se torna um produto mais atrativo.

Primeiro porque ele é menos agressivo que a tinta de cabelo e, já que a aplicação terá de ser feita com frequência, não há problema no fato de desbotar mais rapidamente. Mas os tonalizantes normalmente conseguem cobrir apenas 50% dos fios brancos.

Então, se você quer fazer uma mudança de cor mais radical, ou esconder completamente os cabelos brancos, a tinta é a melhor opção. Isso porque ela é mais eficaz na hora de fazer a alteração de cor. Mas é importante lembrar que a tinta pode ser incompatível com outras químicas, e também que, para clarear muito o cabelo, é preciso descolori-lo.

Atente-se na escolha da cor

tinta de cabelo para cabelos coloridos

Escolher a cor da tinta de cabelo é uma tarefa que requer cuidado. Primeiro, é preciso saber se o objetivo é apenas esconder os fios brancos ou se é mudar a cor do cabelo. No primeiro caso, é importante escolher uma tinta que seja muito parecida com sua cor original.

Já no caso de mudar a cor do cabelo, pode-se escolher a cor que preferir, mas é importante analisar se é um tom que combina com sua pele e sua personalidade. E lembre-se que, caso queira clarear os fios, pode ser necessário descolorir antes.

Independentemente do objetivo e da tinta escolhida, é imprescindível fazer um teste de mecha antes de passar o produto em todo o cabelo. Esse teste, além de apontar possíveis alergias, vai mostrar como será o resultado final da tinta no seu cabelo. Não se esqueça que a cor final pode variar de cabelo para cabelo, e nem sempre o resultado será igual ao mostrado na caixa.

Outro ponto importante de se lembrar é que as tintas para homens têm uma variedade de cores pequena e não fogem muito do preto, castanho e loiro escuro. Então, é preciso pensar no resultado final de acordo com as opções disponíveis.

Escolha uma tinta de cabelo para homens

Tonalizante Grecin 5 shampoo color

Já existem no mercado diversas tintas de cabelo específicas para homens. É importante escolher essas tintas, pois foram feitas especialmente para os cabelos masculinos, que possuem características diferentes dos fios femininos.

Os homens geralmente possuem fios mais grossos, e por isso precisam de uma tinta ainda mais forte — para fixar melhor no cabelo. As tintas masculinas podem variar de R$ 15 a R$ 90, dependendo da marca e do resultado prometido. É muito importante avaliar o custo-benefício e não escolher determinada marca apenas por ter um preço menor.

Procure a ajuda de um profissional

tinta de cabelo procurando ajuda

Se encontrar dificuldades para decidir entre a tinta e o tonalizante, ou até mesmo para definir qual a melhor cor para você, busque a ajuda de um profissional. Ele poderá te ajudar a escolher o produto perfeito, de acordo com seu objetivo.

Também é uma ótima ideia contar com a ajuda de um cabeleireiro com experiência em tintura, na hora de aplicar o produto. Pintar o cabelo em casa e sozinho pode não ser uma boa ideia, principalmente para quem não tem experiência.

Informe-se antes de pintar os cabelos

tinta de cabelo - profissional

Antes de tudo, é preciso saber que você terá de fazer um retoque a cada 15 ou 20 dias, aproximadamente. Não só pelo fato de a tinta desbotar, mas também pelo crescimento do cabelo, que deixará à mostra a cor original na raiz.

Como os homens geralmente lavam os cabelos com grande frequência, a tinta, ou tonalizante, sempre terá durabilidade menor que nos cabelos femininos. Além disso, os fios masculinos costumam ser mais oleosos, o que também contribui para o desbotamento.

Você não precisa pintar apenas quando os fios brancos começarem a aparecer. Você pode fazer isso por querer mudar seu estilo, ficar com o visual um pouco diferente ou até para combinar melhor com um novo corte.

Se você quer mudar a cor, mas está com medo do resultado final, uma ótima opção é mudar o tom com os tonalizantes e tentar se aproximar do seu objetivo. Depois de um tempo, você já terá se acostumado com uma cor diferente e será mais fácil fazer uma mudança maior.

Essas são algumas das principais dicas para escolher corretamente a tinta de cabelos para homens. Se gostou dessas sugestões, com certeza você vai adorar o e-book: Produtos para manter uma barba de respeito. Baixe agora e confira!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Post
    Author
  2. Ricardo

    Bom dia Rodrigo, qual coloração de tonalizante do grecin você indica para quem usa biocolor louro escuro. Procurei esta cor no grecin e não encontrei. Poderia me ajudar.

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *