9 Estatísticas sobre barba que todo homem deve conhecer

Alguns barbudos gostam, outros odeiam, outros acham curioso… Estatísticas de qualquer tipo chamam atenção por mostrar a realidade de determinados fatos que muitas vezes não são percebidos com clareza até aquelas tabelas e gráficos mostrarem na realidade o que está acontecendo. E com as estatísticas sobre barba, não é diferente: tem muitas informações sobre os pelos faciais que escapam e que poderiam muito bem servir de referenciais para os nosso visuais.

Para mostrar como as estatísticas sobre barbas são importantes, ou apenas curiosas para aqueles que buscam mais informações acerca dos pelos faciais, vamos mostrar algumas delas. Das mais importantes, até as mais preocupantes ou engraçadas: os amantes da matemática e das tabelas vão adorar a lista. E se você não for fã delas, no mínimo vai se surpreender.

As Estatísticas sobre barba mais curiosas, estranhas e importantes do mundo

1 – Barbas podem ser um ótimo sinal de confiança

Confiança é uma Estatística sobre barba

Esta não é apenas uma das estatísticas sobre barba, mas o resultado de uma série de estudos organizados pelo Journal of Marketing Communications. Nesta pesquisa, descobriu-se que as pessoas costumam confiar mais nos homens com barbas. Ou mais especificamente, a presença dos pelos faciais ajuda a garantir mais confiança na comprar um produto.

Segundo essa pesquisa, constatou-se que os vendedores homens, com barbas bem desenhadas e aparadas, costumam passar mais credibilidade, confiança e serem mais atrativos que outros vendedores.

E não apenas isso: pessoas de influência, quando possuem barba, costumam passar mais confiança, já que os pelos faciais são uma sinal de experiência, algo a se respeitar quando não se tem informações sólidas acerca do indivíduo.

Você pode ver mais detalhes sobre esse curioso fato bem aqui.

2 – Barbas são boas para o meio ambiente

Uma Estatística sobre barba bem inspiradora é o fato delas serem boas para o meio ambiente

Mais do que uma estatística, o subtítulo foi uma campanha inusitada promovida pela marca de cervejas Budweiser em 2011. Mesmo que os dados já estejam um pouco mais atualizados, vamos mostrar um pouco dessa campanha que a cervejaria trouxe para incentivar os homens a manterem a barba e de quebra ajudar a natureza. Só isso já é uma atitude nobre, e muito foda.

De acordo com os dados da Budweiser, um homem gasta aproximadamente 38 litros de água ao se barbear. Quando um homem não se barbeia, não apenas esta quantidade é economizada, como diminuí a quantidade de produtos como o aerossol dos cremes de barbear, as lâminas de barbear, entre outros materiais descartáveis que são bem difíceis de reciclar.

A campanha ainda complementou com os benefícios que a barba pode proporcionar a saúde. E já falamos muito sobre esses benefícios da barba nesse artigo aqui. E sobre essa famosa pesquisa da Budeweiser, você pode acompanhar no vídeo. Apoiamos futuras pesquisas com força, pois sabemos bem quais são os benefícios da barba.

3 – Mulheres gostam de homens com a barba rala

A preferência da barba cerrada é uma Estatística sobre barba interessante

Sim, existem bons dados estatísticos que comprovam esse fato. Esta foi uma pesquisa encomendada pelo pessoal da Philipps – aquela marca de barbeadores -, e mostrou alguns fatos curiosos.  Para começar, um dos estilos mais utilizados pelos rapazes, com 62%, é a barba cerrada. Mais precisamente, aquela barba rala de 3 dias que os homens deixam por um pouco de desleixo.

Em segundo, são as barbas cheias, as que gostamos de mostrar em seus vários estilos por aqui, Mas o cerne da tal pesquisa é que as mulheres gostam muito mais desses homens de barba cerrada! Bem, ao menos as mulheres que estão comprometidas. Cerca de 70% das mulheres entrevistadas oferecem essa opção para os namorados, geralmente através de um barbeador elétrico.

Essa pesquisa da Phillipps ainda guarda outros detalhes interessantes sobre as barbas e as formas de se barbear dos jovens. Você pode conferí-la por completo aqui.

4 – O homem com a maior barba do mundo é indiano

Sarwan é dono da maior barba do mundo, uma Estatística sobre barba curiosa

O Guinness book tem alguns recordes relacionados a barbas. O mais importante deles, sem dúvida, é o título de maior barba do mundo. E esse recorde não é quebrado desde 2009! O responsável pelo pomposo título – e que deu um baita sem dúvidas – é o indiano Sarwan Singh.

Como dissemos antes, já faz quase 10 anos que o recorde do indiano não é quebrado. E tal como outros exemplos disponíveis no Livro dos Recordes – só citarmos as maiores unhas do mundo e você terá uma ideia -, vai ser bem difícil conseguir tirar o título de Singh.

O indiano tem uma barba com nada menos do que 2,36 m, e o próprio Sarwan tem 1,83 m de altura. Como ele faz para manter a barba limpa e livre do chão é um mistério, mas sem dúvida é uma dedicação a se admirar caso queira ter uma barba comprida. Só não precisa bater o recorde dele se não quiser.

5 – A mulher com a maior barba do mundo

Esta é uma Estatística sobre barba estranha: ela tem a maior barba feminina do mundo

Sim, essa história é verdadeira. Existem alguns casos raros de mulheres que desenvolvem barbas completas. Esta é uma síndrome conhecida como hipertricose, também chamada de “Síndrome do Lobisomen”, de origem genética e muitas vezes hereditária, em que toda a pele é coberta por pelos, que crescem em ritmo acelerada.

Por mais que seja raro em mulheres, eles precisam de um tratamento constante e imediato, que irá perdurar toda a vida. Assim é com Vivian Wheeler, que desenvolveu a hipertricose desde os 7 anos de idade. Atualmente com 68 anos, Vivan não raspa a barba desde 1993, e embora sua barba não seja grande como a de um barbudo regular, ela é grande o suficiente para uma mulher, recebendo o título de maior barba feminina do mundo.

Mas apesar de ser um caso um pouco bizarro, não deixa de ter o seu lado feliz. Vivian tem um filho, Richard Lorcenco, mas que nunca teve a chance de vê-lo, pois o pai o abandonou em um orfanato sem consentimento dela. Os dois se reencontraram apenas 30 anos depois, em 2013, quando Richard descobriu que sua mãe tinha o tal título.

Hoje os dois vivem juntos, e Vivian mantém o título firme e forte. Para mim essa é das estatísticas sobre barba mais peculiares até então!

6 – A venda de produtos para barbear caiu… E o de produtos para barba cresceu

Uma Estatística sobre Barba importante que vai te animar é que os produtos sobre barba estão em alta

Jovem, quando falamos da importância que as barbas receberam nos últimos anos, não é brincadeira. Segundo os dados publicados em 2014, a venda e utilização dos produtos cosméticos direcionados ao público masculinos cresceu em uma quantidade absurda, como consequência daquelas quebras de tabus de que homens não podem ou não precisam se cuidar. E isso, obviamente, inclui os produtos para barba.

Os dados, apresentados pela Abihpec (Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), mostram que o faturamento em 2013, foi mais de R$ 4,5 Bilhões, mais do que o dobro faturado e contabilizado pela associação em 2008.

E adivinha qual a categoria de produtos de higiene pessoal entraram como maiores representantes de vendas? Os produtos para barba representam nada menos do que 58% desse faturamento, totalizando um pouco mais de R$ 3 bilhões.

É jovem, estamos muitos felizes de fazer parte desse movimento, e como já tínhamos cantado a bola há um bom tempo, isso reflete na queda das vendas de produtos para barbear, como você pode ver aqui.

7 – Os dados que acabaram com o mito da barba ser algo sujo

Você sabe quanto tempo economia fazendo a barba? Temos uma estatística sobre barba que o ajude

Já comentamos sobre assunto aqui faz um bom tempo, mas até então faltou alguns dados mais específicos, estatísticos na verdade. Falava-se muito sobre as barbas serem sujas, inclusive responsáveis por trazerem doenças perigosas em ambientes médicos. Quem viu a tal pesquisa que circulou pela web ficou horrorizado.

Porém, conforme foi mostrado por jornais como o The Guardian e o The Washington Post, e que colocamos aqui na mesma época da polêmica, as tais bactérias mencionadas pelo microbiologista vacilão e divulgado por muitos jornais decorrentes é benéfica ao organismo, já que combate outros microrganismos invasivos a saúde. Uma barba bem cuidada pode proteger o organismo de várias doenças. Então esta é entre as estatísticas sobre barba a mais importante para compartilhar com seus amigos chatos.

8 – O tempo que economiza por não fazer a barba

O mito sobre barba ser suja acabou faz um tempo e aqui nas estatísticas sobre barba você vai saber tudo

Essa é bem curiosa, sobretudo por todos aqueles que buscam otimizar o tempo da melhor forma possível, e assim apreciar mais a vida em seus inúmeros aspectos. Na maioria dos casos, dependendo do tamanho da sua barba, você pode gastar de 10 a 15 minutos diários com o barbeador elétrico ou lâmina de barbear.

Isso, em uma ano, são cerca de 60 horas. Você consegue se imaginar perdendo dois dias e meio da sua vida fazendo a barba? Desnecessário falar que não tem necessidade para tanto. O ideal nesses casos é simplesmente deixar a aparação da barba, ou mesmo a mudança de estilo, para uma única vez na semana.

Com isso, você reduz o tempo de aparação para cerca de 8 a 9 horas anuais. E melhor ainda, você pode gastar esse tempo de forma muito mais vantajosa no barbeiro, e não se preocupar com o tempo de forma alguma. Achou interessante estas estatísticas sobre barba? Temos a última ainda!

9 – Quem é o barbudo mais rico do mundo?

Segundo as Estatísticas sobre barba, Dan Bilzerian é o homem mais rico do mundo

Este é Dan Bilzerian e sobre estatísticas sobre barba, ele vai te deixar bem invejado! E bem, se ele não é o barbudo mais rico do mundo, é pelo menos o cara mais em alta na mídia. Dan é um jogador consagrado de Poker, e conhecido no mundo inteiro não apenas pelas suas habilidades natas em um jogo altamente arriscado como este carteado, como seu estilo de vida extravagante. Se está em dúvida, dá uma olhada no que ele costuma fazer com frequência no Instagram.

Parte desse estilo de vida considerado absurdo e um pouco exagerado de Dan pode ser dito pelo seu patrimônio. É estimado que Dan Bilzerian tem um patrimônio de US$ 100 milhões, cerca de R$ 326 milhões na cotação atual. Pouca grana, né? Pode parecer pouco se comparado a outros milionários e bilionários, mas pense que é um valor alto para jogadores voláteis como costuma ser no poker.

Gostou dos dados e estatísticas sobre barba, jovem? Então não deixe de mostrar outros dados tão interessantes quanto. Os pelos faciais chegaram a um nível atualmente difícil de bater, e reconfortante saber que é possível ter informações relevantes sobre algo que cultivamos tanto. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *