Estilo sertanejo universitário: roupa, cabelo, barba e mais!

4.1/5 - (1602 votes)

O sertanejo, que teve seu início como um estilo mais ligado ao caipira e ao ambiente rural, tem sofrido mudanças ao longo dos anos. O que vemos hoje é um estilo mais ligado ao cenário urbano. O estilo sertanejo universitário é paixão nacional, e artistas como Luan Santana, Lucas Lucco e Gusttavo Lima são influência na moda masculina.

Apesar de ser uma atualização daquele ritmo de antigamente, algumas peças-chaves ainda continuam presentes no estilo, como botas, cintos e camisas xadrez, mas de um modo mais moderno. No artigo de hoje, daremos 6 dicas de como adotar o estilo sertanejo universitário não só nas roupas, mas também nos cabelos e na barba. Confira!

1. Botas: o mais tradicional do estilo sertanejo

estilo sertanejo universitário

Independentemente se você quer seguir um estilo mais tradicional ou mais ousado e urbano, um bom par de botas é fundamental. Por mais simples que seja comprar uma bota, alguns pequenos detalhes devem ser levados em conta.

Não adianta você escolher o calçado considerando apenas a estética: lembre-se de que as botas devem ser resistentes, duráveis, confortáveis e o mais autênticas possível, transmitindo seu estilo e personalidade. Selecionamos alguns itens que te ajudarão na tarefa:

  • Formato do bico – as botas disponíveis no mercado geralmente apresentam cinco tipos diferentes: as de bico quadrado, arredondado, pontudo, as de corte (semelhantes às de bico pontudo, porém com o extremo reto) e as de bico tradicional;
  • Material – são muitos os materiais empregados na confecção das botas, como camurça, couro de vaca, avestruz, crocodilo, cabra, elefante ou couro sintético, cada um com suas características únicas. No entanto, a maioria das botas que você vai encontrar são normalmente feitas de couro bovino legítimo, que apresenta maior resistência e longevidade;
  • Solados – os solados também variam de estilo, e os três principais são: os solados de trabalho, que são retos e voltados para o trabalho rural; os tradicionais, que são ligeiramente inclinados no calcanhar; e os de pecuária, que são um pouco mais grossos e menos inclinados;
  • Design – o design de uma bota vem em uma infinidade de estilos. O que varia mais de um modelo para outro são os bordados, que podem ser mais arredondados ou formando padrões específicos, e os recortes e sobreposições ao longo de toda a superfície. Vale lembrar que existem os modelos de cano curto e longo.

2. Calças: moda fácil de combinar

estilo sertanejo universitário

 

As calças estão entre as melhores amigas do estilo sertanejo universitário. As jeans são ainda as favoritas, são versáteis, fáceis de combinar e incrivelmente duráveis. São muitos os modelos de lavagem da peça, criando marcações e efeitos em todo o comprimento. O corte é o mais justo possível, e com a bainha seguindo a mesma linha.

Além do jeans, outros tecidos como camurça, couro encerado e até veludo têm caído no gosto de muitos artistas, o que permite maior abertura também quanto à cor, indo desde os tons mais escuros, como preto, azul-marinho, passando por tons vermelhos e magentas, até os mais claros, como brancos, beges e cáquis. Ao compor o look, atente-se à harmonia entre as peças e lembre-se do clima do ambiente. Não coloque as de tecido mais densos, por exemplo, se o sol estiver de rachar.

3. Cabelos: a marca do estilo sertanejo universitário

estilo sertanejo universitário

Para entrar de cabeça no estilo sertanejo universitário completo, além da roupa, é preciso também dar aquele tapa no cabelo. São muitos os modelos de corte entre os famosos. Tenha sempre em mente que um cabelo bem penteado pode transformar qualquer visual em minutos. Veja algumas opções de corte abaixo:

  • Corte com as laterais baixas e franja caída – esse estilo é mais irregular e despojado, com pontas de diferentes tamanhos, garantindo um certo volume e bom caimento. Quem adota esse corte com frequência é o cantor Lucas Lucco;
  • Pompadour – esse corte já é mais clássico, é mais vertical e bem volumoso, inspirado no estilo Elvis Presley. Cantores como Gusttavo Lima e Luan Santana são adeptos desse corte;
  • Coque – o coque masculino é, com certeza, um dos penteados que têm ganhado mais destaque e não pode ficar de fora. Uma boa variação do modelo mais tradicional é com as laterais mais baixas ou até raspadas. O Mariano, da dupla Munhoz & Mariano, é um dos que às vezes prendem as madeixas.

4. Camisas e camisetas: uma infinidade de opções

estilo sertanejo universitário

As camisas também são peças que sofreram grandes mudanças com a evolução do estilo. Não existe regra aqui, o importante é se sentir confortável. Camisa xadrez, camisas jeans, camisas de diferentes estampas, camisas com transparências, camisas com coletes sobrepostos, dentre outras: elas estão entre os elementos mais flexíveis do estilo sertanejo universitário. O mesmo vale para as camisetas que vêm com estampas divertidas, modelos sem mangas, golas e decotes bem abertos, e ainda podem compor o look junto com jaquetas de couro, blazers e paletós.

5. Barba: um incremento a mais à aparência

estilo sertanejo universitário

As barbas são vistas como símbolo da masculinidade há muito tempo, e têm cada vez mais se tornado tendência. No estilo sertanejo, elas vêm aparadas e bem juntas do rosto, ou ainda somente em cavanhaques e bigodes. Mas nada impede que você use uma barba mais cheia e longa. Independente do estilo adotado, manter uma barba não é apenas deixar os pelos crescerem e pronto. É preciso ter cuidado para que a aparência não fique desleixada. Logo, cuidados simples, como não deixá-la crescer desordenadamente, usar produtos que garantam a maciez, mantê-la sempre limpa, escolher um desenho que combine com o formato do rosto, não deixar o bigode caindo na boca e, claro, ao aparar ou se barbear, usar creme de barbear e lâminas afiadas, são fundamentais.

6. Cintos: acessório indispensável do estilo

estilo sertanejo universitário

 

Os cintos deixaram de ser acessórios funcionais e passaram a ser itens de estética há muito tempo, e no estilo sertanejo universitário eles também estão presentes. Opte por cintos com fivelas não tão grandes, pois elas são cansativas e estão um tanto quanto fora de moda. Modelos mais casuais, com diferentes materiais, como cordões e lonas, são os ideais, mas não deixe de ter no guarda-roupas os de couro liso e trançados, pois eles são peças elegantes em diversos looks. Lembre-se apenas de escolher um cinto que lhe permita manter a amplitude de movimentos e que valorize a sua roupa, não o contrário.

Agora que você já está por dentro do estilo sertanejo universitário, é hora de calçar sua bota, vestir calça e camisa e curtir! Não esqueça que o seu estilo é você quem faz, e o segredo é estar confortável e bem consigo mesmo.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e cite mais peças fundamentais para compor o estilo!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *