Entenda porque não é bom passar a mão na barba

4.6/5 - (1421 votes)

Se você não faz involuntariamente, com certeza já viu algum amigo barbudo fazer. E se não tem amigos barbudos, é certo de que já tenha visto esta cena em algum lugar. Em um momento de concentração, o barbudo cofia seus pelos faciais quase que em transe, como uma maneira de se manter focado. Por mais emblemático que isso seja – afinal, é um sinal de sabedoria -, passar a mão na barba não é muito bom.

E não é por uma razão bem simples. A mão, mesmo quando seca, possui uma quantidade expressiva de glândulas sebáceas. Sim, aquelas que podem deixar o seu cabelo e sua barba oleosa. Com o tempo, esse hábito acaba não deixando a barba apenas mais oleosa, como aumenta a presença de caspas – os pelos faciais também vêm de bulbos capilares, e estão sujeitos ao mesmo distúrbio.

Se você quer acabar com este mau hábito, temos algumas sugestões que podem ajudá-lo e muito.

Quebrando paradigmas: passar a mão na barba não é sinal de sabedoria

Quebrando paradigmas: passar a mão na barba não é sinal de sabedoria

Sim, falei lá em cima que passar a mão não barba é um sinal de sabedoria. Quantas vezes você já não viu isso no cinema, ou com aqueles seus amigos que fazem uma verdadeira massagem mentalizando aquilo que vão dizer ou fazer? Às vezes saem ideias brilhantes… Ou um sincero “não sei”. O que importa é que na verdade isso não se trata de algo filosófico.

Podemos massagear ou até coçar a barba por vários motivos. Nervosismo, concentração, dúvida, carinho (sim, tem quem faça pra se lembrar da mão do companheiro) são algumas das razões. Mas durante o dia a dia, esse hábito não é nada saudável, e não só pela razão científica que expliquei lá no começo. Deixa eu te mostrar outras.

Sua mão fica suja durante o dia

Você até pode lavar as mãos antes das refeições, passar álcool gel de tempos em tempos, mas a verdade é que suas mãos ficam constantemente sujas. Nesses casos, elas não ficam impregnadas, mas aquelas bactérias a nível microscópico prejudicam sua barba caso mantenha esse hábito frequente.

Coçar a barba acaba com o visual

Passar a mão na barba e ainda coçar a barba acaba com o visual

Não é incomum que nesses hábitos involuntários o barbudo acabe coçando a barba também, mesmo que de forma involuntária. E o resultado dessas experiências ruins você já viu por aqui: a barba fica com tantos buracos que só uma aparação pode resolver. Em último caso, até mesmo tirar tudo. Então evite ao máximo coçá-la, para o seu próprio bem.

Puxar a barba de leve também acaba com o visual

Tão absurdo quanto coçar a barba, está o hábito de puxá-la. Sim, alguns caras conseguem essa façanha da mesma forma com que roem as unhas, bagunçam os cabelos e outros hábitos típicos de quem fica muito nervoso com alguma situação e precisa se controlar. Só que nesses casos, o autocontrole se transforma numa consequência desagradável no visual.

Portanto aqui vai o mesmo conselho da coceira: não fique puxando a barba. Existem hábitos muito mais saudáveis para acabar com o nervosismo, e podemos te ajudar nisso se interessar. Para ser um barbudo de fibra, não basta só deixar a barba crescer, é preciso firmeza.

Passar a mão na barba não tira o nervosismo

Passar a mão na barba não tira o nervosismo

Por todas as razões que já falamos acima, aqui é mais um conselho para você. Passar a mão na barba, por qualquer motivo que seja, não vai te manter mais calmo. Você pode buscar formas externas para conseguir esfriar os ânimos, mas o autocontrole vem de dentro, de determinação interna.

Agora que desmistificamos essa história de que passar a mão na barba é sinônimo de conhecimento e sabedoria, vamos para algumas boas práticas que você pode fazer com as mãos para fortalecer sua barba.

Os 3 Produtos que você pode passar para uma barba perfeita

Assim como você oferece nutrientes para seus cabelos na forma de shampoos, condicionadores e alguns outros produtos em situações específicas, sua barba também deve receber esses cuidados. E são nesses momentos que as mãos devem estar bem higienizadas para dar esta atenção.

Para começar os seus cuidados sem correr o risco de danificar os pelos faciais, aqui vão três produtos básicos e importantes para seus tratamentos.

Shampoo para Barba

SHAMPOO PARA BARBA DON ALCIDES BARBA NEGRA 120ML

Incrivelmente refrescante, o Shampoo para barba Don Alcides hidrata, recupera fios danificados, nutre, promove brilho, maciez e sedosidade.

Combate o desconforto de urtigas, coceiras e irritações na região da barba.

Ver Preço

O shampoo para barba é sua fonte regular e direta de nutrientes que os pelos faciais precisam para ter um visual bem bonito. E diferente dos shampoos para cabelos, o máximo que você pode se preocupar aqui é com a tonalidade da barba.

Entre as marcas que indicamos aqui para você começar os cuidados são a Don Alcides, que aliás conta com shampoos específicos para vários tipos de tonalidade.

Balm para Barba

BALM PARA BARBA DON ALCIDES CALICO JACK 120G

Formulação potente desenvolvida com o que há de melhor na engenharia cosmética mundial. Sua fórmula foi elaborada com ativos naturais que combinam tecnologia à um poderoso blend de óleos essenciais e silicones nobres de alta performance.

O Balm para barba trata o pelo e a pele, evitando o desconforto de coceiras, urtigas e irritações, além de promover ainda uma proteção extra da pele sob raios UVA e UVB.

Ele tem por função deixar a barba macia e devidamente perfumada.

Ver Preço

Você pode usar o balm para barba após os banhos. A ideia aqui é acabar com quaisquer resíduos de bactérias que podem afetar a sua barba, e ainda por cima reforçar suas defesas e incentivar o crescimento dos pelos faciais.

Usar o balm na mesma frequência do shampoo para barba vai manter seu rosto protegido da maior quantidade de doenças possíveis relacionadas aos pelos faciais. Se não passar a mão com frequência, esses incentivos serão ainda melhor explorados.

O balm da marca Don Alcides é uma das melhores indicações para você começar seus cuidados, inclusive antes dos pelos faciais crescerem por completo. Afinal ele tem ativos e extratos que hidratam a pele.

Óleo para Barba

ÓLEO PARA BARBA DON ALCIDES CALICO JACK 25ML

Apresentamos o novo Óleo para Barba Don Alcides Calico Jack, a nossa mais recente inovação, onde a tecnologia se encontra com a generosidade da natureza! Uma linha revolucionária, cuidadosamente reformulada com ingredientes naturais e de origem vegetal para proporcionar uma experiência única de cuidados com a barba.

Hidratação intensa e natural, maciez, nutrição e fortalecimento dos fios. Trata o pelo e a pele.

Ver Preço

O óleo para barba, dos três que recomendamos para você começar os cuidados e evitar passar a mão na barba, é o que pode ser usado com menos frequência. Basicamente, sua função é dar um “cheiro” nos pelos faciais, mas para dias mais secos, ou situações que sua barba pode ficar muito exposta, ela ganha força.

Use o óleo para barba para protegê-la dos efeitos climáticos mais intensos. E se você tem o hábito de mexer na barba, o óleo vai te dar um alívio. Mas use pouco, bem pouco na verdade, para que ela não oleosa demais.

Passar a mão na barba dificilmente traz resultados positivos, mesmo que você consiga aquela concentração de sábio que tanto viu com o passar dos anos. Tomar os devidos cuidados, e evitar os “chamegos” sem necessidade, vão deixar seu visual com muito mais destaque, e com uma verdadeira postura de sábio. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

 


Comments

  1. MARCOS DE CARVALHO

    Acredito ser simples falar sobre atitudes que atrapalham o visual, mas buscando informações, entendi que alguns dele como PUXAR A BARBA, foi sitado como “alguns conseguem essa façanha”.
    Porem tal atitude na maioria das vezes involuntária, e causada por uma doença chamada TRICOTILOMANIA. Então sugiro, maior informação para não ridicularizar pessoas que possivelmente podem estar doentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *