Huawei Band 3 Pro, se liga neste Gadget com tela de AMOLED!

Huawei Band 3 Pro

Se você é um esportista, atleta ou apenas um amante de tecnologia, provavelmente já é fã das chamadas smartbands ou pulseiras inteligentes e você precisa conhecer a Huawei Band 3 Pro.

Honor Band 3 Pro é uma pulseira fitness de baixo custo da Huawei. Ela mantém diversas semelhanças com a Honor Band 4 que testamos recentemente, porém tem um design um pouco maior tem com principal destaque incorporar um GPS embutido, algo que a Band 4 não possui, e nem outras rivais como a muito popular Xiaomi Mi Band 3.

E eis um modelo dos mais populares e que oferecem ótima relação curto-benefício. Estamos falando da Huawei Band 3 Pro. Esta pulseira tem tela colorida AMOLED sensível ao toque de 0,95 polegada. Seus recursos de monitoramento incluem batimentos cardíacos em tempo real, contagem de passos, rastreador fitness, monitoramento do sono, e o modo de esportes, que inclui a natação, já que ela é à prova d’água (até 50 metros). Ela também informa sobre as calorias gastas.

Com ela você poderá facilitar seu dia a dia, aceitando e rejeitando chamadas, além de ver as notificações recebidas no celular. É possível ainda configurar alarmes com alertas sonoros ou vibratórios e até usá-la como controle remoto para acionar a câmera do seu smartphone.

Não se perca! A Huawei Band 3 Pro possui GPS embutido. Isso significa que você vai poder sair para lugares distantes e desconhecidos, sem a necessidade de levar o celular.

Especificações principais

– Display de 0,95 polegadas AMOLED 240 x 120 pixels
– 100 mAh com autonomia entre 6 a 15 dias
– 5 ATM de resistência à água
– Bluetooth 4.2
– Sensor de batimentos, giroscópio, acelerômetro, GPS
– 25 gramas

Design

O Honor Band 3 Pro traz um design semelhante ao da Band 4, com tela de pouco menos de uma polegada AMOLED e de resolução semelhante. A principal mudança é o formato: a Band 3 Pro é um pouco maior, especialmente na largura. O que mais me chamou a atenção é que a Band 3 Pro não encaixou tão bem em meu pulso, sobrando um pouco dos lados. Para o meu pulso isso não é um problema, mas imagino que uma pessoa com o braço mais fino, pode não ficar legal.

A pulseira possui um design bastante simples, com um acabamento emborrachado que na minha experiência se mostrou bastante confortável. A tela segue sendo o destaque: mesmo sendo uma pulseira de entrada, a tela tem cores bastante vivas, deixando mais agradável ver as informações no display.

A pulseira tem um mecanismo meio “duro” de ser desencaixado, mas ao mesmo tempo garante bastante resistência. Assim como a Band 4, a Band 3 Pro sofre de um problema de baixa disponibilidade de pulseiras, principalmente comparado a modelos bastante populares como a linha Mi Band. 

O carregamento é feito através de um conector e um cabo USB bastante curto que vem na caixa, mas que usa o bastante popular padrão micro-USB. O encaixe é bem firme, inclusive acaba sendo mais eficiente que outros vestíveis que optam por magnetismo para encaixar o carregador.

Funcionalidades

A Band 3 Pro conta com um conjunto de sensores para monitoramento de atividade física e sono, como acelerômetro, sensor de batimentos cardíacos e seu principal diferencial, o GPS. Ela conta ao longo dos dias os passos dados, trazendo estatísticas do quanto você se mexeu. Também consegue monitorar de forma automática sua frequência cardíaca e os seus sonos e cochilos.

Se você ativar manualmente, pode também fazer o rastreamento de um exercício físico, e se optar por uma modalidade ao ar livre, como corrida, o GPS entra em ação e grava o seu deslocamento. O resultado são diversos relatórios com sua performance, velocidade, cadência, nível de intensidade do exercício e até estimativas de tempo para descanso.

Além dessa funções de monitoramento e life style, a pulseira também consegue exibir notificações, tem função despertador inteligente (pode tocar antes da hora programada se perceber que seu sono já está leve) e algumas coisas menores como cronômetros. Infelizmente aqui temos uma deficiência: ela não possui uma loja de aplicativos, então não consegue ganhar novas funcionalidade com a instalação de mais apps.

A PULSEIRA FICA DEVENDO A POSSIBILIDADE DE INSTALAR MAIS FUNÇÕES E SINCRONIZAR OS DADOS NA NUVEM

Um fator que me incomoda bastante é a falta de uma sincronização na nuvem. O app Saúde, da Huawei, é o hub que centraliza as informações coletadas, porém não tem função de backup na nuvem. Isso quer dizer que se você trocar de aparelho, ou formatar o seu atual, seus dados vão embora junto. Na melhor das hipóteses ele consegue sincronizar com alguns apps de terceiros, como o MyFitnessPal e Google Fit, mas ai só alguns dados serão salvos.

Performance e autonomia

O desempenho da Band 3 Pro mantém o padrão da Band 4: é excelente… exceto em um lugar. Enquanto todas as interfaces são ágeis e eficientes, a central de notificações é toda travada, especialmente se acumular muitas mensagens não lidas. É um pequeno martírio navegar na lista e marcar como vista cada uma das mensagens, já que cada comando leva um tempo para ser respondido.

A CENTRAL DE NOTIFICAÇÕES É TODA TRAVADA

Isso fica muito evidente pelo contraste no restante do sistema, já que todas as demais funcionalidades da Band 3 Pro são muito responsivas. Até gestos como ligar a tela o girar o pulso ou trocar para a próxima tela são executados quase imediatamente.

O GPS funciona bem, com boa precisão, porém levou bastante tempo para achar sinal. Em algumas de minhas corridas, foram quase 5 minutos até ele “se encontrar” e iniciar a marcar a posição, um resultado péssimo e bem distante da experiência que tive com outros vestíveis.

Falando agora na autonomia, a Band 3 Pro tem resultados bem semelhantes ao da Band 4, apesar da tela levemente maior. Com todas as funções ligadas, como rastreamento constante dos batimentos cardíacos, relatórios completos de sono e vibração para notificações, a autonomia foi para algo em torno de 4 dias. De acordo com a Huawei, a autonomia pode chegar a 14 dias, mas aí é preciso desligar várias dessas funções, ou reduzir sua frequência, para ser viável.

COM TODAS AS FUNCIONALIDADES, A AUTONOMIA É DE 4 DIAS, PODENDO CHEGAR A 14 EM MODOS MAIS ECONÔMICOS

Compre a smartband Huawei Band 3 Pro na GearBest

Apesar de não alcançar uma Mi Band 3, que passa mais de um mês sem carga, a duração da bateria pode chegar a uma semana, que já é um bom ciclo de tempo. É bom destacar que o consumo de energia do GPS é elevado, e de acordo com a Huawei, essa pulseira aguenta fazer o rastreamento por até 6 horas. Não é um resultado excepcional, mas em geral essas pulseiras e relógios, com baterias compactas, não conseguem manter um GPS ativo por longos períodos.

Conclusão

A Band 3 Pro traz várias similaridades com a Band 4, trazendo como diferencial um design um pouco maior e, principalmente, um GPS embutido. É uma excelente pulseira na relação entre custo e benefício, com preço próximo de 250 reais.

O principal destaque é a tela, muito melhor que o display monocromático de rivais como a Mi Band 3 da Xiaomi. O alto grau de monitoramento do sono também é um diferencial em favor do modelo da Huawei. No restante, ambas cumprem um papel parecido: são pulseiras inteligentes de entrada capazes de alertar notificações, servir de despertador e para monitorar sono e atividades físicas.

O GPS é um diferencial bastante importante da Honor Band 3 Pro. Para quem quer realizar atividades físicas e não quer ter que levar o celular, só a pulseira já é suficiente para rastrear toda sua atividade ao ar livre. Só ficou faltando memória interna para trazer músicas, como fazem modelos como a Gear Fit 2 ou a Amazfit Stratos 2, mas aí falamos de modelos mais caros.

Seu principal problema é semelhante ao da Band 4: a lerdeza da central de notificações. Essa é uma pulseira que funciona bem se você olhar para a notificação assim que ela chega, e é exigida na tela, mas se perder essa exibição inicial e precisar acessar a central de notificações, o processo é tão sofrível que acaba sendo mais fácil tirar o celular do bolso, destravar e ver do que se tratava. É uma pena que mesmo atualizações não resolveram esse problema.

Na disputa interna da linha Honor de Band 4 vs Band 3 Pro, o elemento central é a importância do GPS. A Band 4 é mais barata e também conta com um design mais enxuto, mantendo essencialmente as mesmas funções. Só daria preferência para a Band 3 Pro se você faz questão de contar com o rastreamento de seu exercício, ou se achou o design um pouco maior mais interessante.

A BAND 3 PRO É UMA EXCELENTE PULSEIRA INTELIGENTE DE BAIXO CUSTO, E TEM COMO GRANDE DIFERENCIAL A PRESENÇA DE UM GPS EMBUTIDO

Prefere a Xiaomi Mi Band 4? Compre-a no Brasil!

Xiaomi Mi band 4
Fonte: Xiaomi/Divulgação

Se você não quiser importar a pulseira inteligente da Huawei, há uma excelente alternativa à venda em lojas nacionais: a Xiaomi Mi Band 4.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *