4.9/5 - (2853 votes)

4.9/5 - (2853 votes)

Há muitos, muitos anos atrás, era fácil reconhecer uma barbearia, ao menos lá fora. O poste azul, branco e vermelho, que variava em tamanho, mas não em seu formato icônico, indicavam a presença do estabelecimento no bairro, e salvava a vida de muitos barbudos por aí. Embora hoje em dia ele continue útil, a fachada de sua barbearia precisa bem mais do que um poste para se apresentar bem.

A razão é muito simples. Ao invés de visuais um pouco mais padronizados e até genéricos em alguns locais, as barbearias modernas optam por temáticas específicas, com decorações um pouco mais apuradas, para que atendam as necessidades dos barbudos, mesmo que a melhor parte seja, de fato, um bom trato na barba.

Mas deixemos as decorações internas de lado, por enquanto. Elas merecem uma atenção bem específica em outro artigo. Aqui, a fachada de sua barbearia merece bem mais atenção, já que ela, até bem mais do que o clássico poste, é o primeiro cartão de visitas do estabelecimento.

5 Ideias para melhorar a fachada de sua barbearia

A fachada é a superfície da barbearia, e se não houver um cuidado com ela, da mesma forma que cuida da decoração interna, dificilmente você consegue convencer os barbudos que nunca foram ao local a darem uma olhada.

Mas fique tranquilo. Investir em uma boa fachada não é tão difícil quanto parece. Vejamos algumas boas ideias para incluir em sua fachada.

O Clássico das Luzes de Neon

Os neons podem embelezar bem a Fachada de sua barbearia

É curioso que os neons não sejam tão populares nos estabelecimentos brasileiros como é lá fora. E justamente por isso, você pode apostar na escolha das luzes em tons brilhosos e metálicos para chamar atenção para a fachada de sua barbearia.

Mas é importante ressaltar que não basta apenas envolver o letreiro com luzes bonitas e esperar a chegada dos clientes. Embora tenha custos acessíveis de implementação, é interessante aliar o neon a toda uma temática.

Os estabelecimentos mais simples, que apostam tanto em uma fachada clássica, como na decoração, exploram bem nas fontes para textos, criando uma identidade visual simples e direta. Já vamos falar disso daqui a pouco.

Use a praticidade das placas decorativas

A placa decorativa pode ser muito boa para a Fachada de sua barbearia

Se os neons não lhe são atrativos, ao menos nos períodos diurnos onde sua efetividade diminui bastante, uma boa alternativa, ou mesmo um complemento para a opção acima, é adicionar uma boa placa com o nome da barbearia. E não são aquelas placas de madeira em forro, viu? Falamos daquelas placas bem acabadas, que possam inclusive adicionar os neons.

Muitas vezes os donos de barbearias caem naquela armadilha de achar que tanto os letreiros enormes, ou apenas placas simples feitas pelo “sobrinho”, são o suficiente para demarcar a localização do estabelecimento.

Com uma boa placa decorativa, você imprime parte de suas ideias, e chama atenção de potenciais clientes sem exageros.

Aquela Vitrine Especial

Explore as vitrines na Fachada de sua barbearia

Vitrines expositoras não são uma boa ideia apenas para lojas. Na verdade, elas são uma das melhores propagandas para as barbearias. Elas mostram seus profissionais na prática, atendendo os clientes, além de oferecer uma amostra da decoração interna do estabelecimento.

Você também pode usar as vitrines para colocar a marca do estabelecimento, desde que seja um pouco mais sutil no uso. Se houver algum produto ou serviço que deseje destacar na barbearia, aqui é um excelente local para divulgar. Capriche nos anúncios manuais, ou mesmo naqueles letreiros eletrônicos, caso seja interessante e de acordo com a temática.

Paredes com as reais cores de uma barbearia

Sempre explore a Fachada de sua barbearia de forma clássica

Criar uma identidade visual é muito importante para uma barbearia, na verdade para qualquer estabelecimento. Além dos postes clássicos, uma outra forma muito simples e eficiente de chamar a atenção para sua fachada é o uso adequado das cores.

Ao definir a paleta de cores que estarão no ambiente dentro da barbearia, explore algumas pequenas variações do lado de fora. Busque tons mais escuros, ou texturas mais terrosas, ou vá para o caminho oposto, com cores mais vívidas e texturas metálicas. A escolha também deve estar de acordo com a identidade visual e a temática desejada.


Invista no poder da Logo

A Logo é um chame na Fachada de sua barbearia

Por fim, a logo é sua principal forma de mostrar a qualidade da fachada de sua barbearia. Todos os demais elementos, do neon até as cores da fachada, servem como um complemento ao símbolo que vai aumentar o alcance da sua barbearia além da região onde se encontra.

Uma logo, quando bem pensada e elaborada, consegue passar toda a mensagem e intenções da marca, ou da barbearia no nosso caso, de forma simples e sucinta. Recomendo que, caso tenha um bom orçamento, busque os trabalhos de um bom designer gráfico, para que o resultado seja o mais profissional e variado possível.

Esqueça a ajuda do seu sobrinho que “sabe dar aquela mexida no Corel Draw ou Photoshop”, invista tempo e recurso em um estudo de identidade visual com um profissional!

Dicas do que não fazer com sua fachada

Tão importante quanto o que fazer, é o que não fazer com a fachada de sua barbearia. Existe uma clara diferença entre ousadia e mau gosto, ou mesmo más decisões. Vejamos algumas boas dicas.

Nada de Apelações

Não seja apelativo com a Fachada de sua Barbearia

Por apelações, considere aquelas opções de fachada, ou mesmo de decoração interna, que são claramente pensadas para atrair os clientes pelo lado emocional. Ou que, de alguma forma, sejam mal vistas por boa parte da população nos dias atuais, mas que faziam aquele sucesso anos atrás.

Logo, evite aquelas imagens pouco corretas de mulheres – embora esse aspecto possa ser explorado com os pin ups na decoração interna, por exemplo -, piadas de duplo sentido, ou pior ainda, logos de duplo sentido. Além de pouco úteis, elas criam uma ideia completamente oposta ao que deseja, e isso pode ser a ruína da barbearia.

Cuidado com a dupla Ortografia e Gramática

Não importa o lugar, não erre o português na Fachada de sua barbearia

Esse cuidado é muito importante. De nada adianta uma grande ideia se não houver atenção a esse aspecto. Não são raros os casos de fotos de fachadas, de qualquer estabelecimento, que viraram memes vergonhosos na web por erros ortográficos e gramaticais. Atente-se sempre a esse detalhe junto aos designers, para que qualquer publicação na fachada seja impecável.

Evite os Clichês

Evite os clichês na Fachada de sua barbeariia

Lembra o que falamos no início, para não cair nas formas de apresentação mais genéricas dos saloons? É importante enfatizarmos esse aspecto, pois muitos barbeiros, que acreditam não ter os recursos ou a criatividade necessária para explorar uma boa fachada, acabam optando por algo mais padronizado, mesmo que isso acarretem poucos clientes.

Da mesma forma, também não é necessário algo espalhafatoso, se isto não for da preferência dos donos da barbearia. Mas não caia no local comum.

Gostou das dicas? Então não deixe de comentar quais dicas, dúvidas e sugestões que podem tornar a fachada de sua barbearia mais elegante e chamativa. Por ela ser a vanguarda do estabelecimento, é importante dedicar uma atenção especial a ela. Até a próxima, e não deixe de comentar!


Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


One Response

  1. Avatar for Rodrigo Rodrigo marques
    Posted on 01/05/2018

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh