Conheça Harnaam Kaur, a nossa dama barbuda!

Bully sempre é algo chato de lidar. Quem é um barbudo há tempos sabe o quanto é chato passar por aquelas situações de desrespeito por algo tão natural ao corpo como é a barba. Não por acaso, as tendências mudaram a favor de quem manteve o visual de forma tão altiva, transformando a chacota em algo essencial. E quando se trata de casos de superação, não há ninguém que entenda e mostre melhor esse aspecto do que Harnaam Kaur.

Em nosso post sobre estatísticas curiosas sobre a barba, comentamos sobre Vivian Wheeler, que detém o recorde do Guinness com a maior barba do mundo entre as mulheres. Mas ela não é o único exemplo a entrar nessa categoria. Harnaam Kaur tem uma história tão interessante quanto, e vamos mostrá-la a você.

Quem é Harnaam Kaur?

Harnaam Kaur é uma vencedora

Harnaam Kaur é uma jovem de 26 anos de Berkshire, um condado da Inglaterra. Ela é portadora da Síndrome do Ovário Policístico, e por conta dele os pelos do rosto, peito e braços crescem em um ritmo descomunal para uma mulher. Contudo, já faz um bom tempo que a jovem decidiu deixar os pelos faciais crescerem, sem preocupar-se com julgamentos.

Os sintomas da síndrome manifestaram-se desde os 11 anos de idade. E para quem viveu este período, sabe o quanto é irritante viver esse período “fora dos padrões”: o bullying foi enorme, não apenas no colégio, mas de pessoas na rua.

Harnaam já contou diversas vezes sobre o quanto esse período foi difícil. Em entrevista ao The Huffington Post, houveram casos de ameaças de morte mandadas por pessoas online, em um período que a internet ainda tomava forma.

O bullying foi frequente nestes anos, a ponto da jovem considerar o suicídio por conta da sua condição. Na mesma entrevista, ela chegou a contar sobre os casos de auto-flagelação que teria cometido devido às chacotas… Ainda que hoje ela ria de tudo isso, foi um período complicado.

As Quebras de Paradigma

Já tentaram cortar a barba de Harnaam Kaur, mas não deu certo

As coisas começaram a mudar para melhor em 2007, quando aos 16 anos, Harnaam Kaur se converteu ao Sikh, religião em que, entre outros detalhes, as mulheres precisam deixar os pelos corporais crescerem. Apesar da decisão controversa para seus familiares, os pais especialmente, o tempo mostrou o quanto a decisão foi frutífera.

A começar pela autoconfiança. Uma das primeiras coisas que Harnaam passou a fazer foi de fato deixar todos os pelos corporais crescerem. Mesmo com a pressão dos pais para que ela tirasse a barba – e de fato fez uma única vez desde que foi batizada na nova religião -, a atitude a renovou por completo.

A história e a postura de Harnaam Kaur para com sua aparência trouxeram consequências muito boas para ela e para várias outras pessoas. A começar pelo Guinness Book: em Setembro de 2016, ela entrou para o livro dos recordes como a mulher mais jovem do mundo a ter barba.

Meses antes, ela conseguiu quebrar outro forte paradigma quando se trata de aparências. Ela se tornou a primeira mulher com barba a desfilar na London Fashion Week, isso sem perder as particularidades da sua religião ou visual.

A Síndrome do Ovário Policístico

A síndrome do ovário policístico é o problema que gerou a barba em Harnaam Kaur

Existem várias causas para que as mulheres desenvolvam barbas. No caso de Harnaam e de várias outras mulheres, a Síndrome do Ovário Policístico é uma das mais recorrentes, embora não existam muitos casos pelo mundo.

Basicamente, o SOP como também é conhecido, é um distúrbio endócrino, isto é, está relacionado a disfunções hormonais que podem ser muito excessivas ou muito baixas. No caso dessa síndrome, ela provoca alterações nos níveis hormonais, gerando cistos nos ovários e assim aumentando seu tamanho.

Entre os sintomas estão a menstruação irregular. um aumento expressivo na produção de testosterona, além dos cistos nos ovários. Não se sabe a causa real dessa síndrome, porém é cada vez mais provável que as origens sejam genéticas. Outro fator que pode contribuir para este aspecto é a resistência do organismo feminino para com a insulina, o que intensifica o descontrole hormonal.

Como consequência, a síndrome acaba causando não apenas o crescimento expressivo de pelos no rosto, abdômen e seios da mulher, como aumenta a obesidade, aumento de acne e distúrbios na menstruação.

O uso de tratamentos varia conforme a necessidade e a preferência das portadoras da síndrome. No caso de Harnaam, ela preferiu não fazer uso deles, por simplesmente aceitar sua condição e mostrar que pode-se viver bem com ela.

Não tenha vergonha da sua barba

Harnaam Kaur é um bom exemplo para quem ainda tem vergonha da barba

Nenhum barbudo jamais saberá o quanto Harnaam Kaur passou para estar bem com sua aparência. Na verdade, segundo a própria, ela não consegue mais se ver sem a barba, uma vez que essas características são o que determinam o que de fato ela é.

E isso é mostrado não apenas em suas entrevistas. Atualmente, Harnaam Kaur tem um canal no Youtube onde mostra diversas dicas de moda para a mulherada, com ou sem barba, além de falar um pouco mais de suas histórias e superações.

O bacana nesse positivismo de Harnaam Kaur é que ela abraçou tão bem a causa, que frequentemente participa de palestras motivacionais. E só para fechar as carteiradas, ela assinou há pouco tempo com o Wanted Models, de Paris.

Seja para os barbudos ou barbudetes, a mensagem aqui é uma só: não tenha medo de assumir o seu próprio visual. Tem muitos caras que ainda ficam na dúvida quanto adotar ou não a barba cheia por conta de vários motivos, que não incluem apenas as piadas: ainda existem diversos tabus relacionados aos pelos faciais.

Entretanto, quanto mais esses problemas forem reforçados, dificilmente serão deixados de lado, por isso é muito importante que, caso seu bloqueio seja apenas julgamentos alheios, você deixe essa baboseira de lado.

Harnaam já mostrou muito bem como você pode ser feliz com seu visual. E até mesmo tirar um sarro disso: mais de uma vez ela já contou sobre como fingiu uma voz masculina para assustar as pessoas que se invocam com sua barba. Nunca tenha medo de mostrar o seu potencial, jovem. Harnaam Kaur é sim uma ótima referência para todos os barbudos. Até a próxima, jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

[ninja_forms id=5]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *