7 dicas para melhorar a decoração da sua barbearia

À medida que a preocupação masculina com o próprio visual tem aumentado, o negócio de barbearias tem crescido. Mas a decoração da barbearia não é mais pensada, somente, no sentido de agradar aos clientes e comprar os produtos certos. A questão também é se alinhar a uma tendência e procurar o seu diferencial competitivo através da identidade visual.

Diferentemente dos estabelecimentos básicos dos séculos passados, que contavam apenas com uma cadeira, tesouras, navalhas e toalhas, o espaço agora é moderno e proporciona até momentos de descontração e lazer. Os homens se reúnem para cuidar do look, jogar conversa fora, tomar uma cerveja, divertir-se numa mesa de bilhar e assistir a jogos de futebol.

Pensando nisso, desenvolvemos este post para que você fique por dentro do que fazer para melhorar a decoração da sua barbearia, seja qual for o tamanho do seu estabelecimento. Uma coisa é certa: decoração faz toda a diferença!

Decoração da barbearia: a importância da identidade visual

Invista em uma identidade visual para a decoração perfeita

Uma boa apresentação diferencia o seu negócio da concorrência e a identidade visual pode agregar valor à sua barbearia. Por isso, além de se capacitar sempre, vale a pena dar uma atenção especial a elementos como fachada, placa, decoração interna, logotipo e material de divulgação.

Trabalhando o conceito

É através do conceito de marca e do design que sua empresa será reconhecida pelos consumidores. A identidade visual é capaz de despertar sensações ao atingir seu público-alvo específico. Por isso, ela precisa ser bem planejada para mostrar as intenções corretas a respeito do seu estabelecimento. Qual é o público da sua barbearia? Pense sobre a faixa etária e o perfil dos clientes. Do que eles gostam? O que você deseja comunicar?

Indo além do logo

O design vai além do logotipo, envolve estratégias que se adequem às exigências do mercado. Todo o conceito deve estar alinhado ao design e as aplicações devem traduzir os valores que você busca. Desde as ferramentas online, como site, blog e redes sociais, até as impressas e físicas, como decoração ou sacolinhas personalizadas.

Para evitar erros na elaboração da identidade visual, é recomendável contratar profissionais para cuidar dessa importante etapa de forma mais objetiva e eficaz.

As tendências para barbearias

As tendências de decoração para barbearias

Se você já visitou algumas das barbearias mais modernas da cidade, certamente já conseguiu identificar alguns padrões. Trouxemos três principais tendências para ajudar e inspirar a decoração da barbearia.

Retrô

A decoração no estilo retrô parece ser a principal tendência nas barbearias modernas. Resgatando a essência tradicional e relembrando os espaços dos anos 50, o estilo vintage é composto por móveis clássicos, como uma bela cadeira de barbeiro, no estilo antigo mas arrojada, que pode ocupar o lugar de destaque na frente do espelho.

O piso pode lembrar os dos diners americanos, quadriculados em branco e preto, ou mesmo apostar num piso de madeira envelhecida.

O vermelho é uma das cores mais usadas, assim como as demais cores quentes. Especialmente se combinadas a tonalidades mais sóbrias como o preto ou tons azulados.

Não se esqueça de compor com objetos antigos de decoração como posters e vitrolas. Você também pode investir em um jukebox com uma playlist rock and roll.

Rústica

Se você pretende investir em sofisticação, os materiais clássicos podem contribuir para esse estilo. Abuse da madeira nos revestimentos, especialmente em tons mais escuros. As paredes podem ser de tijolo aparente. Detalhes trabalhados em ferro aumentam ainda mais a ideia de requinte.

Foque nos tons terrosos como marrom e bege, combinando-os ao preto, com leves toques de branco. A iluminação deve ser bem pensada para que o espaço não se transforme numa caverna.

Você pode decorar o espaço com bandeiras medievais, animais empalhados (podem ser de mentira!), tapetes de pele e molduras envelhecidas.

Moderna e simples

Esse estilo permite muitas variações. Com um pouco de criatividade e ajuda de um designer de interiores, é possível montar um belo espaço. O preto continua sendo destaque e, se combinado com o branco, trará um ar minimalista ao local.

Estruturas de vidro são bem-aceitas no mundo moderno, assim como os móveis de linhas retas. Deixe os arredondados para o estilo retrô.

As 7 dicas para dar um up na decoração

Acompanhe as dicas de decoração para barbearias

Ainda está confuso e não sabe por onde começar a decoração da barbearia? Vamos ajudar você a atrair os clientes de forma única e personalizada. Acompanhe as dicas:

1. Escolha um tema

A escolha de um tema facilita bastante na hora de definir a decoração. Você pode ter uma barbearia esportiva, por exemplo, com elementos de futebol ou de outros esportes. Ou ainda, um espaço voltado para um estilo musical, seja rock ou samba. O importante é refletir um pouco da personalidade do proprietário, pensando no público que pretende acolher.

2. Pense numa área de convivência

Se a ideia é fazer com que os clientes passem mais tempo no seu espaço, o que você vai proporcionar para que eles fiquem? É mais fácil atingir esse objetivo se você oferecer algumas opções de atividades, como mesas de sinuca ou mesmo jogos de tabuleiros.

3. Tenha um bar

Água, cafezinho, snacks aperitivos são sempre bem-vindos. Mas, que tal uma cervejinha gelada? Faz toda diferença, certo? Se o cliente está jogando na área de convivência, o acesso a um bar ali mesmo na barbearia pode ser o toque que faltava para deixá-lo à vontade. Se o espaço é pequeno, invista em máquinas de petiscos e bebidas.

4. Foque nos detalhes

foque nos detalhes de decoração em sua barbearia

Os objetos básicos da sua barbearia podem ser diferenciados. Já pensou em reaproveitar objetos como garrafas de whisky para usar como borrifador? Ou ainda latas antigas de tinta que se tornam uma espécie de “guarda-objetos”? E garrafas de cerveja como abajur? A criatividade manda por aqui.

5. Tenha uma bela fachada

Todo o interior pode estar bem caprichado, mas se a fachada não chamar a atenção, talvez o cliente não chegue a entrar. É a hora de dar bastante visibilidade à sua identidade visual. Uma placa discreta pode fazer sua loja desaparecer em meio às outras.

6. Invista no conforto

Os móveis podem estar obedecendo às tendências e ao tema escolhido, mas o cliente precisa de conforto, especialmente enquanto espera. Os móveis são parte da decoração da barbearia. Escolha sofás e cadeiras confortáveis, disponibilize almofadas e pufes para apoiar os pés.

7. Não se esqueça da iluminação

Uma boa luz muda tudo no ambiente. Um local mais escuro pode até ser acolhedor, mas vai dificultar a execução dos serviços. Para isso, invista em luzes ao redor dos espelhos. Se a iluminação for bem planejada, o cliente observará melhor cada detalhe da decoração.

Tenha em mente que o mais importante na boa gestão da barbearia é ter uma loja em que o cliente se sinta confortável. Por isso, não é possível seguir um padrão. É preciso pensar no seu público e em como essa sensação de “estar em casa” pode ser alcançada através da decoração da barbearia.

Gostou das dicas? Assine a nossa newsletter para receber outras dicas como essa!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *