4.6/5 - (1694 votes)

Atualmente, as empresas desenvolvedoras e fabricantes de cosméticos têm colocado no mercado produtos cada vez mais específicos e aprimorados para atender aos cuidados pessoais do corpo, rosto, cabelos e unhas. Geralmente, cada linha de produto também cria variações e adaptações para atender diferentes públicos e usos, incluindo os cosméticos masculinos hipoalergênicos e antialérgicos. De fato, hoje existe uma diversidade de produtos antialérgicos e hipoalérgicos à venda nas farmácias e supermercados.

Mas, afinal, qual é a diferença? Continue lendo e descubra!

Cosméticos masculinos hipoalergênicos x Cosméticos masculinos antialérgicos

Cosméticos masculinos hipoalergênicos

Os cosméticos antialérgicos foram desenvolvidos com o objetivo de minimizar a reação provocada pelo organismo para substâncias nocivas, principalmente para produtos aplicados na pele. Basicamente, eles são os grandes aliados para amenizar a vermelhidão que o sistema imunológico provoca nas áreas atingidas pela alergia.

Porém, esse tipo de cosmético deve ser utilizado apenas por pessoas que já tenham tido alguma reação adversa a algum elemento. Em resumo, os produtos antialérgicos são recomendados para amenizar os efeitos e sintomas causados por alergias.

Já os cosméticos hipoalergênicos, são indicados para evitar e prevenir coceira, irritações e o surgimento de placas na cútis. Portanto, um diferencial desses produtos é que são livres de componentes conservantes, que são os principais fatores que desencadeiam reações alérgicas por uso de cosméticos.

Tanto para homens quanto para mulheres, existem três substâncias conservantes muito comuns nos produtos: a isotiazolinona, o fenoxietanol e o parabeno. Além da reação alérgica, os produtos com conservantes costumam deixar as peles sensíveis ásperas após a aplicação.

conhecendo Cosméticos masculinos hipoalergênicos

Diante disso, os cosméticos hipoalergênicos têm a proposta de proteger os usuários que possuem alergias de reações adversas sem prejudicar a saúde.

Em geral, os produtos hipoalergênicos utilizam componentes neutros e naturais de qualidade, que não agridem peles sensíveis, e podem ser utilizados por todo tipo de pessoas, incluindo pessoas que não têm nenhum tipo de alergia. Resumindo, são os produtos que têm a menor chance de ser rejeitado pelo seu corpo.

Cosméticos masculinos hipoalergênicos: por que usá-los

conhecendo Cosméticos masculinos hipoalergênicos

Livre de substâncias conservantes, os cosméticos hipoalergênicos desenvolvidos para o público masculino são ideais para quem possui pele sensível.

Independentemente do gênero, todos que possuem uma cútis mais delicada precisam tomar bastante cuidado ao comprar um novo produto de higiene e beleza, pois muitos podem provocar dermatite de contato ou, até mesmo, desenvolver algum tipo de reação.

Há homens que possuem pele mais sensível, mas acabam sofrendo as reações alérgicas sem ter conhecimento que se trata de uma alergia a algum componente do cosmético que utiliza.

Hoje em dia, por exemplo, muitos homens têm aderido ao visual com barba, mas poucos sabem quais são os produtos mais adequados para comprar e manter o visual e os cuidados da pele em dia.

De toda forma, o homem moderno se cuida e não tem receio de pesquisar quais são os melhores produtos para o seu tipo de pele, evitando, assim, irritações futuras e até mesmo possíveis manchas na pele.

Características dos cosméticos hipoalergênicos

Características dos cosméticos hipoalergênicos

Atualmente, é possível encontrar inúmeros produtos hipoalergênicos no mercado: shampoos, condicionadores, hidratantes pós-barba, loções e até mesmo pomadas modeladoras. Entretanto, como é possível “comprar gato por lebre”, é importante ficar atento ao rótulo e verificar as informações destacadas pelo fabricante.

Lembre-se: antes de serem vendidos nas lojas e farmácias, todos produtos que levam o título de hipoalergênico são testados em laboratório, para garantir que nenhuma substância conhecida provoque alergias.


Quem deve ou pode utilizá-los

Todos podem utilizar os cosméticos hipoalergênicos, e há especialistas que indicam o uso desses tipos até mesmo por pessoas que não tenham alergia a determinado produto.

Afinal, no decorrer do tempo, com a exposição frequente a algum componente dos cosméticos normais ou antialérgicos, mesmo quem não tem pode vir a desenvolver alguma alergia. Naturalmente, ninguém nasce alérgico a alguma substância, mas desenvolve com o passar do tempo.

Por isso, a maioria dos produtos da linha infantil — destinados principalmente a bebês e recém-nascidos — são hipoalergênicos. Afinal, são produtos testados para dar mais segurança a quem já tem alguma alergia ou quer evitar de desenvolver algum tipo.

Seguindo a tendência da busca por mais saúde e bem-estar, é imprescindível que pessoas com pele sensível deem preferência aos produtos hipoalergênicos, pois as chances de estes provocarem alguma alergia são bem menores.

Inclusive, os fabricantes só não costumam indicar que seus produtos são 100% confiáveis porque existem inúmeros tipos de alergias, e outras tantas ainda estão surgindo.

Onde comprar cosméticos hipoalergênicos

Características dos cosméticos hipoalergênicos - loja beard

Para você que está procurando cosméticos masculinos hipoalergênicos, você pode encontrar essa categoria de produtos em lojas online de venda especializada, que possuem inúmeras opções e ofertas.

Também é possível encontrá-los em lojas físicas, como farmácias convencionais e farmácias de manipulação, barbearias ou salões também especializados no público masculino.

Benefícios dos cosméticos masculinos hipoalergênicos

Oferecendo menor risco de desenvolvimento de reações alérgicas quando entram em contato com a pele, os cosméticos hipoalergênicos trazem também outros quatro benefícios para você:

Utilize cosméticos sem medo

Características dos cosméticos hipoalergênicos - compre um

Ao comprar cosméticos hipoalergênicos, você pode aplicar o produto na sua pele, barba, cabelo e unhas sem nenhum receio. Isso te dará mais confiança ao adquirir determinado produto.

Ganhe em qualidade

Os produtos são desenvolvidos com substâncias neutras, naturais e sem corantes, por isso, você adquire um cosmético de maior qualidade que os demais, sem perder em funcionalidade.


Compre de forma mais assertiva

Por serem produtos com mínimas chances de te causar alguma alergia, ao comprar os cosméticos masculinos hipoalergênicos você evitará jogar dinheiro fora, pois, comprando um “cosmético normal”, as chances são maiores de começar a usar um produto e ter que suspender devido a alguma alergia.

Garantia de mais segurança e saúde

Como já dissemos, apesar de as empresas fabricantes não garantirem que o produto hipoalergênico é 100% imune a alergias — pois os homens que os utilizam podem desenvolver alergias a qualquer tipo de substância — os cosméticos hipoalergênicos são muito mais seguros que os antialérgicos e os normais da mesma categoria, pois são testados e fabricados exatamente com essa finalidade.

E aí, gostou deste post? Então aproveite para ler também estas dicas para fazer sua barba e bigode!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh