Luke Cage tem tudo a ver com barbeiros?! CONFIRA!

Luke Cage é um dos personagens do Universo Marvel que tem recebido um relativo destaque desde que sua série estreou no Netflix, e em breve vai estrear mais uma com outros heróis, os “Defensores”.  Mas o que ele teria a ver com os barbudos, fora aquele cavanhaque estiloso?

Na verdade, o guerreiro do Harlem tem muito mais a ver com barbudos e barbeiros do que você imagina. Vamos descobrir um pouco dessa parte curiosa do super-herói, e porque é tão interessante aos barbudos nerds.

A Origem de Luke Cage, o Powerman

Luke Cage já foi chamado de Powerman

Talvez você não conheça por esse nome. Luke Cage foi criado nos anos 70 com este nome, que ficou conhecido por aqui como Poderoso. Mas independente do nome, Luke Cage foi uma criação que representou seu tempo. Tal como Doutor Estranho, Punho de Ferro e alguns outros personagens desta época, Stan Lee pensou em Luke como representante de um movimento.

No caso de Luke Cage, o gênero em voga era o Blaxpoitation, um movimento principalmente nos filmes que exaltam a cultura negra, sobretudo dos subúrbios da cidade de Nova Iorque. Você já deve ter visto pelo menos os clássicos do Shaft, ou o filme do Tarantino muitos anos depois desse movimento, Jackie Brown.

Quem assistiu a série do super-herói na Netflix, suas origens e vilões foram muito bem representados: um ex-presidiário que recebeu poderes após ser mergulhado em um experimento secreto na prisão. Após sair da cadeia, ele passa a vender seus “serviços” de herói.

O Herói de Aluguel e as Barbearias

Luke Cage e Punho de Ferro são os Heróis de Aluguel

Como uma boa série relacionada ao Universo Marvel, Luke Cage faz boas homenagens e referências aos quadrinhos sem exageros, sem a necessidade de mostrar um tipo de Fan Service para chamar atenção dos admiradores mais fervorosos.  E um dos lados mais bacanas na série, principalmente para nós barbudos, é a referência quase oculta a barbearia.

Antes de mais nada, cabe um adendo: Nova Iorque, Blaxpoitations e barbearias combinam e muito. Como você já deve ter percebido na história das barbearias, o começo do século XX mostrou o crescimento gradativo dos estabelecimentos do tipo, inclusive aqueles de bairro.

E nos filmes Blaxpoitation, cenas com barbearias de bairro são um verdadeiro clássico, um porto seguro para os problemas do dia a dia, assim como é na vida real. Tá certo, e o que isso tudo tem a ver com o Luke Cage?luke cage e barbearia

Sim, ele tem uma cena na barbearia durante a série. Mais especificamente, a Pop’s Barber Shop. E além de manter a tradição do gênero que o originou, ele também é uma referência a um dos quadrinhos clássicos do Luke Cage. Que por sinal, não faz parte das séries principais do herói.

O Luke Cage Noir

Luke Cage Noir é uma grande influência na série

Para quem não conhece, a linha “Noir” da Marvel engloba minisséries que não estão na cronologia oficial da editora. Funcionando como uma espécie de exercício imaginativo, essa série inclui vários super-heróis no ambiente Noir do começo do século XX, com todas aquelas temáticas envolvendo a máfia, o cinismo e a ode a criminalidade do terno e gravata que permeava o período.

Só para você ter uma ideia, os X-Men do Universo Noir são um grupo de “foras-da-lei” liderados por Xavier, enquanto Magneto é um oficial da lei corrupto que deseja vê-los fora de circulação. No lugar da aranha radioativa, o Homem-Aranha é picado por uma aranha mística. O Homem-de-Ferro é um aventureiro no melhor estilo Doc Savage, e por aí vai.

Recomendo bastante a leitura para quem curte ideias diferenciadas com os super-heróis. Outras séries que caminham no mesmo ritmo são Marvel 2099, em um futuro quase Cyberpunk; as antigas séries “What If”, com reimaginações malucas dos personagens; e Marvel 1602, inspirada no período das Grandes Navegações, e feita pelo lendário Neil Gaiman.

A Barbearia do Pop

O Luke Cage da tv tem uma barbearia foda no pop

Enfim, voltando ao nosso Herói de Aluguel, Luke Cage tem diversas cenas na barbearia, tanto na série de TV, como na série Noir. Aliás, boa parte da série puxa pequenas referências a série em questão. Ali, Luke Cage não é um cara indestrutível, mas recebeu a fama após sobreviver a um tiroteio.

Mas essa singela homenagem vai além da série alternativa do herói. Pop, o dono da barbearia do harlem, tem regras muito claras aos palavrões, deixando claro que sua loja é um local para todos. Se xingar, paga um dólar. Isso força Carl Lucas (o nome original do Luke Cage, só para saber), a criar seus palavrões de uma forma sutil, só para não ofender os presentes.

Para quem acompanha as HQs antigas do super-herói, já é sabido que Luke Cage era um boca suja enorme. Porém, dado o teor infanto-juvenil da época, além do infame Comic’s Code Autorithy que restringia o conteúdo das revistas, esses palavrões foram adaptados, com aqueles trocadilhos que a gente já comentou por aqui.

Onde ler mais desse Luke Cage “desbocado”?

Luke Cage Max é uma das melhores histórias do herói

Se você gostou dessas referências, e quer ver um Luke Cage mais próximo das suas raízes culturais, inclusive as barbearias, eu recomendo a série do selo Marvel Max. Para quem não acompanha muito os quadrinhos, o Marvel Max é o antigo selo adulto da editora, com histórias para maiores de 18 anos, com conteúdos mais pesados. Alias, o quadrinho que originou a série da Jessica Jones, também é desse selo.

É aqui que você verá um Luke Cage mais boca suja, um pouco mais bruto, e muito mais preocupado com a própria cabeça no lugar do que ser um super-herói. É uma das melhores HQs do herói, sem sombra de dúvida. E o cavanhaque consegue destacar ainda mais a postura canastrona de Carl.

Luke Cage combina muito bem as barbearias antigas com boas histórias e boas referências para os barbudos e barbeiros de qualquer tipo. A barbearia do harlem poderia ser facilmente a sua, cheia de referências interessantes para acolher seus clientes.

Curtiu as referências do Luke Cage, jovem? Então não deixe de compartilhar nas redes sociais, tenho certeza que seus amigos barbudos e nerds vão gostar de saber do seu interesse pelo personagem. E por que não investir no cavanhaque com a careca? É um estilo foda e versátil com qualquer um. Opa, xinguei, lá vai o meu dólar para o Pop… Até a próxima.

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *