Os passeios mais incríveis para fazer em Atenas

Os passeios mais incríveis para fazer em Atenas
Avalie este post

Atenas é a capital da Grécia e a maior cidade do país. Ela foi o berço da democracia, do pensamento político, literatura, arte e filosofia. Já são motivos de sobra para você viajar para Atenas, não é?

Sem dúvida, é um dos destinos mais procurados por turistas no mundo todo. E não é só a bagagem cultural que tem peso: a Grécia tem algumas das praias mais lindas do mundo, além de uma cultura popular muito interessante, uma culinária incrível e um clima muito parecido com o do Brasil.

Atenas pode ser considerada como um museu a céu aberto. É lá que você poderá encontrar a Acrópole mais famosa do mundo, poderá conhecer alguns dos templos mais famosos, o Partenon, que foi construído em homenagem à Deusa Atena. E falando em mitologia, Atena, a Deusa da Sabedoria, e Poseidon o Deus dos Mares, são dois dos principais personagens mitológicos da Grécia Antiga.

Conhecendo as ilhas gregas

ilhas gregas

Nas ilhas da Grécia, ao redor de Atenas, você encontrará museus muito interessantes, bairros bonitos, mercados com produtos diferentes dos quais você está acostumado(a), praias lindas e restaurantes deliciosos. Embora o idioma oficial seja o grego, se você falar inglês, não terá dificuldade para se comunicar com as pessoas de lá.

Sugerimos que você reserve pelo menos 3 dias para conhecer mais sobre Atenas, que em um primeiro momento, parece um pouco caótica, mas com o tempo você perceberá as riquezas culturais que ela guarda. Também recomendamos que além de Atenas, você explore mais Santorini e Mykonos, duas ilhas de fácil acesso. Você pode chegar por meio da balsa ou de voos locais.

Apenas 100 metros de altura dividem a Acrópole de Atenas. Esta rocha é mundialmente conhecida, pois já serviu como santuário para diversos deuses, especialmente Atena, que deu o nome à cidade. Além disso, a capital abriga algumas das construções mais importantes para a humanidade até hoje.

A dica para quem quer conhecer Atenas é viajar durante o verão, mas recomendamos que você tome cuidado com as altas temperaturas. Não é muito indicado subir as trilhas abaixo de um sol de mais de 40 graus. Porém, se você não tiver muito tempo sobrando, precisará se preparar para enfrentar o forte calor da ilha.

Recomendamos que você utilize sapatos e roupas apropriadas para o calor, chapéu ou boné, leve água gelada e filtro solar para se proteger.

Como chegar à Acrópole?

Acrópole Atenas

É fácil chegar até lá. Basta tomar a linha 2 do metrô e desembarcar na estação Acrópole. De lá, saem várias linhas de ônibus que vão diretamente para o seu destino. O bilhete para adultos custa em torno de 12 euros, e você poderá conhecer a Acrópole, o Teatro de Dionísio, o Tempo de Zeus Olímpico, Ágora Antiga, Ágora Romana e a famosa Biblioteca de Hadrian.

Tire um tempo também para conhecer a Biblioteca de Adriano, que foi construída entre os anos de 132 e 134 a.C., a mando do próprio Imperador Adriano que era romano. Ela fica localizada no norte da Ágora Romana.

Aproveite também para dar um pulinho na porção oeste de Atenas, que fica a mais ou menos 60km de distância da biblioteca. Já você poderá conhecer Agioi Theodori, uma das mais belas praias da Grécia, muito frequentada pelos turistas e habitantes locais. As águas são mornas, calmas, cristalinas e azuis, um cenário perfeito para quem quer descansar depois de um dia muito cheio.

Coloque também em seu roteiro a Ágora Romana, que também é conhecida como Ágora de Caesar. Ela serviu como um prédio comercial, onde havia um grande pátio com passarelas, lojas e outros espaços. Antigamente, havia dois propileus, que são portões de entrada suntuosos, daqueles que vemos em filmes mostrando cenas sobre o paraíso no céu.

E, claro, você não pode deixar de fora da sua lista o Partenon, um templo grego que foi construído em homenagem à Atena. A construção se iniciou em 447 a.C., a mando de Péricles, e foram necessários 9 anos para ele ficar pronto.

Durante o festival de abertura, denominado Pnathenaia, que ocorreu em 438 a.C., a população local viu de perto uma grande estátua de ouro e marfim ser construída para representar a Deusa Atena.

A estátua tinha 10 metros de altura, mas há muito tempo ela desapareceu. A União Europeia e o Governo da Grécia vêm trabalhando há anos para restaurar o local, motivo pelo qual há tantos andaimes na região, mas que não impedem o turista de contemplar as belezas de Atenas.

Por fim, saiba que para conseguir viajar para a Grécia, é fundamental você contratar um seguro viagem. Afinal, se você precisar de atendimento médico e hospitalar, não vai querer pagar em euros, não é? É muito mais barato e seguro sair do Brasil com um seguro viagem! Clique aqui e descubra como você pode contratar o seu.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *