Pente para barba, melhor se for um pente de madeira para barba!

Pentear a barba é um hábito antigo que vem se perdendo ao longo do tempo, mas precisa ser resgatado. Um pente para barba para pentear o bigode ou a barba não é vaidade, é uma necessidade para manter a barba com bom visual. Porem isso se faz com um bom pente de madeira para barba.

Muitos acham um tanto quanto exagerado quando eu no meio do dia paro e penteio minha barba. Mas afinal se a minha barba, grande e cheia, é uma das primeiras coisas que as pessoas veem com olham para mim, porque deixaria ela bagunçada?

Sem falar que ficar passando a mão na barba mais prejudica do que ajuda. Se pentear o cabelo é normal porque a barba tem todo esse problema?

Alguns cara-pelada, até chegam a me perguntar porque de tanta vaidade? Porque ter um pente específico para barba? Não é muita frescura? Porque um óleo específico para barba?

A resposta é bem simples, pelo mesmo motivo que não dirijo um trem para vir trabalhar. Uma coisa serve para uma coisa e outra coisa serve para outra coisa.

Então sem delongas, vou te explicar qual a vantagem de um pente para barba, porque um pente de madeira é melhor do que aquele pente comum comprado na lojinha do chinês em 3x sem juros, quando usar o pente da melhor maneira entre outras coisas mais.

Pentes para barba de todos os estilos

Porque pentear a barba?

A barba fica exposta ao longo do dia a agentes externos e a inúmeras partículas que se aderem às cutículas favorecendo seu desgaste e debilitamento do fio. Por isso, pentear a barba no fim do dia é uma tarefa tão importante, pois permite retirar todos os resíduos do fio que foram se acumulando e o deixam completamente livre das impurezas que podem fazer com que, com o tempo, acabe danificado, sem brilho e opaco.

Se notar que sua barba precisa de um extra de hidratação porque tem partes ressecadas, tende a quebrar com facilidade ou está áspero, escovar a barba com mais frequência pode servir para melhorar sua aparência. Ao passar a escova pela barba em direção ao meio e às pontas, distribui a oleosidade natural do cabelo por todas as zonas conseguindo que fique mais hidratado, nutrido e suave.

Os fios molhados são altamente vulneráveis aos danos. Quando estão úmidos, os fios ficam inchados (dando a sensação de que o cabelo é mais grosso), e muito fragilizados, portanto muito mais suscetíveis à quebra. Portanto evite de pentear sua barba com ela ainda molhada.

Como pode ver são muitos os benefícios de escovar a barba e todos são essenciais para manter uma barba cheia de vitalidade e perfeitamente protegida de todos os resíduos e agentes que o possam deteriorar. Agora para que esta tarefa tenha sucesso e cumpra sua função, é imprescindível, principalmente, escolher o pente adequado para sua barba e usá-lo da forma correta.

Pentes para barba, adote eles na sua rotina

Chega um ponto que sua barba cresce tanto e seu bigode já não fica mais ajeitado com tanta facilidade que parece que eles se rebelaram contra você, é fio para todo lado sem nenhuma organização.

Esta é a hora que ela pede por um pente e não dá mais para usar aquele que está sobrando lá por perto no armário do banheiro ou no quarto, você sabe que sua barba precisa e merece algo melhor! Afinal é tanto tempo para ela crescer, ficar bonita e lustrosa que ela não merece ser tratada assim.

Sabe  quando você acorda pela manhã já com a barba toda desarrumada e amassada, ou toma um banho e esfrega a toalha da barba para seca-la?

É meu jovem como deixar os fios em ordem então? Bom, você não vai conseguir o melhor resultado passando a mão na barba, daí quem poderá te ajudar?  O pente para barba! Sim, exatamente ele que nestas situações vai te dar aquele toque mágico.

pentear a barba com um pente para barba e bigode

Muitos não dão muita importância porque acham que só o passar da toalha já está mais do que o suficiente. Os mais dedicados acabam penteando com o que está ao alcance das mãos, na maioria das vezes usando aquela escova que está lá no banheiro mesmo. Porem se tem bigode, cavanhaque, costeleta… saiba que um pente adequado faz diferença.

Ao contrário do que muitos pensam, não basta somente um pente fino para pentear a barba ou um pente de mão qualquer. Eles até que funcionam, porém os “dentes” (as pontas do pente) machucam a pele do rosto consideravelmente, isto porque a pele do rosto é diferente do couro cabeludo. Exatamente por isso desenvolveram um pente adequado para o pentear das barbas e bigodes.

Manter o desenho da barba é sempre mais fácil com um pente, e com um pente de madeira é melhor ainda. Sim, o bigode, tem que ser penteado também, afinal ele faz parte de você e merce sua atenção. Afinal tem vários desenho de pente que ajudam em vários desenho de barba

Como pentear sua barba

Preciso lembra você de ter calma nesse processo. Demorado ou não, pode ser complexo e exigir um pouco mais de atenção daqui pra frente. Com base no seu tipo de pelo, que pode ser divididos em lisos, crespos, ondulados e crespos, você analisará qual é a melhor forma de pentear. Ainda sobre o tipo de do fio, identifique se o fio de cabelo é grosso, fino, volumoso ou sem volume.

A dica comum para todos os tipos de cabelo é usar pente de dentes largos e pentear de preferência quando ainda estiverem úmidos quase secos, nâo molhados, pois as chances de se quebrarem são menores. Aqui estão listadas outras dicas úteis para a barba na hora de pentear:

Penteie com os dedos na hora do banho

Aproveite o tempo de hidratação e penteie a barba com os dedos, aproveitando para fazer uma massagem na pele se possível. Esse ato vai pentear os fios corretamente facilitar sua vida posteriormente na hora de passar o pente, além de ajudar na penetração do produto usado na barba.

Use sempre pente de madeira

Especialmente para cabelos com tendência a formar frizz, o pente de madeira vai ajudar a evitar esse problema, além de deixar os fios mais alinhados.

Escovas de cerdas duras

Quando for inevitável o uso de escovas, como no caso da escovação com secador, procure aquelas com as cerdas mais duras, pois pegam melhor na mecha e permitem que o cabelo deslize sem maiores dificuldades. Tenha cuidado extra na hora de puxar o cabelo, a pressão deve ser algo suportável e não deve ultrapassar o limiar de dor do couro cabeludo.

Cuidado com os fios ondulados

Os fios ondulados, em sua maioria, não reagem bem ao ato de pentear. Costumam perder a forma das ondas e cachos. A dica é pentear a barba ainda molhado (mesmo que contrariando o que já dissemos acima), com um pente de madeira e cerdas largas, com ajuda de um creme para pentear. Não pode haver pressa nesse momento, pois o fio ondulado já possui uma maior susceptibilidade a quebra do que os outros. Depois que estiver seco, não utilizar escovas nem pentes, apenas os dedos caso precise tirar o embaraço dos fios.

Nunca force o cabelo

Ao pentear cabelos finos, é comum encontrar partes onde há mais embaraços. Forçar o pente contra esse aglomerado é danoso para os fios. Pare por um instante e tente desfazer o embaraço com as mãos. Dica: comece sempre da parte de baixo, puxando gentilmente os fios até que sobre apenas pequenos nós.

Não durma com eles molhados ou úmidos

Dormir com a barba ainda molhada é um erro comum. Dentre todos os malefícios, a barba se encontra bastante embaraçada e amassada, sendo difícil de disciplinar posteriormente.

Use pentes de dente com ponta arredondada

Esse tipo de ponta ajuda a adentrar as madeixas sem agredir os fios, e é bastante recomendada para fios muito cacheados ou crespos.

Não prenda os fios com elástico

O elástico, sem revestimento de tecido, ao ser retirado dos fios sempre provoca a quebra de alguns fios. Pior que isso, deixa os fios embaraçados, outro fator que pode acarretar em quebra.

Use tranças ao invés de elásticos

Se sua barba esta gigante, digna de Zeus, e o calor te obriga a querer prender ela, a melhor dica é fazer uma trança, de preferência frouxa, pois ela consegue manter o fio presos sem embaraçar.

Pente de madeira para barba

Modelos de pente de madeira para barba

Um pente de madeira para barba ajuda e muito a deixar os fios alinhados, proporcionado um visual muito mais bonito. Mas que bruxaria é esta? Como ele faz isso?

Os pentes de madeira ajudam  a eliminar o arrepiado também conhecido como frizz afinal o frizz é energia estática e a madeira tem esta propriedade de retirar esta energia estática do fio fazendo com que ele volte a seu estado normal.

A madeira também  ajuda a espalhar de maneira mais uniforme a oleosidade natural da pele por todo o comprimento do fio da barba. Pode parecer besteira, mas pentear a barba é mais importante do que parece. Isso sem falar que é muito estiloso o pente de madeira!

Por exemplo, em nossa loja temos 4 tipos de pentes de madeira, todos eles fabricados com madeira de lei chamada Cabreuva:

Pente curvo de madeira

Pente para barba curvo de madeira

Ver preço

Este pente tem as suas cerdas bem juntas, isso facilita na hora de deixar os fios organizados. E seu formato ajuda a dar volume na barba.

Pente duplo de madeira

 pente duplo para barba e cabelo em madeira

Ver Preço

Este pente por sua vez tem um lado com cerdas mais estreitas, semelhantes ao pente duplo, e o outro lado ele apresenta cerdas mais espaçadas. A vantagem deste pente é que no lado mais fino você usa para pentear a barba e o mais grosso você penteia o cabelo.

Pente de bolso ou pente de bigode em madeira

modelo de bolso para barva e bigode em madeira

Esta variação é ideal para se manter no bolso da sua camisa social, afinal ele é pequeno, discreto e ainda te salva depois daquele lanche na cozinha do escritório. As cerdas do pente de bolso são mais espaçadas, o que confere um deslizar suave sendo sua a função principal é dar aquela manutenção durante o dia.

Pente de madeira Mini

pente para barba mini em madeira

Este cara aqui, estou apaixonado com ele, ele é um do mesmo tamanho do pente de bigode, porem com as cerdas estreitas igual ao pente curo. Cabe perfeitamente em seu bolso na camisa social, e para quem tem o hábito de passar a mão na barba, ele é o ideal para te ajudar a sair dessa.

Mas não se engane, pentes de madeira também tem sua variação chinesa de baixa qualidade que é coberto por verniz e neste caso perde todos os benefícios de um pente de madeira.

Cuidados com o pente de madeira para barba

como cuidar melhor de seu pente de madeira para barba

O pente de madeira, diferentemente dos outros de plástico, pedem um cuidado maior no trato. Caso você deixe seu pente de madeira molhar, não se preocupe, ele vai ficar meio feiinho mas, totalmente funcional. Porem não deixe ele secando deitado,  pois os lados vão secar em velocidades diferentes empenando o pente. Nestes casos, apoie ele em algo para que a parte de cima dele fique apoiada para baixo e equilibrada para não cair.

Os pentes de madeira comercializados, são polidos com cera de abelha o que confere a eles uma superfície mais lisa. Desta forma o ato de pentear fica mais suave e fluido.

Estes pente são fabricado em uma madeira chamada cabreúva, madeira esta que tomamos cuidado de garantir que ela seja de cultivo específico, e não extraída de uma mata virgem. Esta madeira nobre confere aos pente resistência, e charme pois em um mesmo tronco você consegue uma grande variação de cores, tornando cada pente único e exclusivo para você.

Tipos diferentes de pente para barba

Existem muitos modelos que poderão fazer o seu ato de pentear a barba mais do que um cuidado natural, poderão fazer você se tornar um cara muito mais estiloso. Como por exemplo os pente para barba do tipo canivete.

Pente para barba e bigode suavecito estilo canivete

Imagina você parando aquela conversa da mesa para arrumar a barba e saca um canivete e em vez de uma lâmina perigosa, você saca um pente?! Todos irão parar a conversa para apreciar você cuidando de cada fio da sua barba com muita dedicação. Acredite. É de parar qualquer conversa monótona. Pode até mesmo ser usado como um quebra-gelo com aquela gata?! (se der certo com você, conta pra gente… hehe)

Você pode ajeitar até mesmo o bigode com um modelo pequeno. Mas fica a dica, evitem passar no detector de metais do banco com um desses pentes no bolso, ate mesmo tirando ele para colocar no lugar específico de metais. Vai por mim até provar para o segurança que era um pente o clima ficou tenso, mas depois que ele viu  caiu na gargalhada. Digamos que a gargalhada não compensa o clima tenso rsrsrsrs.

Pente canivete para barba suavecito formato chaveiro

Alguns modelos de pente para barba são compactos e portáteis, como o da foto acima. Podendo ser acondicionados em um bolso, chaveiro, ou no porta luvas do carro sem chamar muito a atenção e estar acessível num estalar de dedos afinal ela é um estiloso pente de bolso.

O que mais te agradar, o estilo que você tiver, temos a certeza que existe um pente para barba ideal para você! Seja o curvo para barbas longas, o duplo para cabelo e barba ou pente de bolso.

Potencializando o resultado do pente na sua barba

Sim meu amigo, podemos melhorar ainda mais o que é bom. Com os cuidados certos com a sua barba, o ato de pentear a barba pode ser muito mais eficiente.

Bom mas como fazer isso? Primeira coisa, prefira usar o pente para barba quando sua barba estiver hidratada. Com os pelos hidratados, eles ficam mais macios e propensos a ficarem no lugar que o pente ajeitar ele junto com os outros colegas dele. Hidratar a barba irá te proporcionar ficar com a barba penteada por muito mais tempo do que uma barba seca ou ressecada.

E para deixar sua barba hidratada use sempre excelente produtos para barba específicos para isso, que no caso é o óleo para barba. Afinal, só o melhor para os melhores! Correto?

Um leitor uma vez nos indagou o seguinte: “Mas eu penteio e minha barba nunca fica no lugar, mesmo eu hidratando ela com o óleo”. Aí vai mais um segredo, use em casos como esse um balm pastoso. Este tipo de balm para barba pastoso é um excelente produto para as barbas mais rebeldes e espetadas pois ele possui uma fixação media ou baixa, depende da marca.

Se você também tem esse problema frequentemente ao pentear a barba, aplique o balm porém somente na quantidade necessária para espalhar por todos os fios. Em seguida use o pente para barba para modelar os fios.

pente canivete em ação na barba

Não se esqueça que você meu amigo, que tem uma barba de respeito, respeite-a ae a trate com carinho, ela merece. Fazendo isso, é certeza que ela vai te recompensar! Em breve falaremos sobre escova para barba, fique ligado!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Comments

  1. Bem humorado e Feliz

    Nossa… que início de texto agressivo, que coisa desnecessária. Além do mais, não vejo nada demais em comprar um pente ou uma cobertura no “chinês” e pagar em 3, 10, ou 1000 vezes.

    Perdi o tesão em ler já na primeira oração. Arrume outra coisa pra fazer colega, você não tem talento para isso. Guarde seu humor de quinta para os “seus”, ninguém tem nada a ver com isso!

    God Bless Ya!

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  2. Alessandro Chaves Barreto

    Boa tarde faz um mês que estou de barba meus fios são brancos mais depois que comecei a fazer esfoliação uma vez por semana estou observando que estar nascendo pelos pretos a minha barba vai mudar de cor ?

    1. Post
      Author
      Rodrigo

      Alessandro, a esfoliação esta ajudando em dois pontos, 1. retirando as células mortas da derme e desobstruído o caminho do fio. 2. o movimento durante o procedimento estimula a circulação na derme que ajuda a levar mais nutrientes par a raiz do fio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *