Em um artigo anterior, demos algumas dicas para harmonizar vinhos bons e alimentos específicos para o seu jantar romântico. Demos várias sugestões entre vinhos tintos, brancos, mais leves ou mais encorpados para tornar sua noite bem especial.

Mas deixamos um detalhe passar desapercebido: quais vinhos? Quais marcas boas e baratas dentro de cada tipo é possível escolher para aproveitar o namorado(a)? São estas especificações que vamos passar a você, com uma pequena lista de vinhos separados por tipos para facilitar sua busca.

Então vamos logo para as opções.

Vinho Branco

Vinho Branco

Uma das melhores opções de vinhos brancos, acessível, e que pode ser combinado com peixes, frutas e queijos, é o Mâcon-Igé Blanc Chateau London. Leve, é um vinho versátil, pois pode ser apreciado em qualquer época, já que não precisa ser bebido em temperaturas muito frias. Para um jantar romântico neste clima de inverno, é o ideal.

Outra opção, mais adequado para sobremesas, é o Jerez Amontillado Fernando de Castilla. Embora seja um pouco mais caro, ele é perfeito para acompanhar frutas, chocolate e tantas outras sobremesas, graças ao seu aroma de frutas.

Opções de vinhos mais acessíveis e baratas estão nas marcas argentinas e chilenas, como Santa Emma e Vetisquero, por exemplo. Sua amada vai adorar.

Vinho Tinto

Vinho Tinto

Vinhos tintos são ótimos para serem degustados com carnes vermelhas e massas em geral. Logo, você pode variar entre versões mais leves e mais encorpadas da bebida, sempre buscando opções com uvas do tipo Carbenet Sauvignon, Pinot Noir, e Shirraz.

Se você quer um vinho leve, o Regia Tinto safra 2006 é uma opção excelente, com aromas de frutas vermelhas e um leve toque de pimenta, e bem acessível. E o melhor de tudo, com a qualidade francesa sobre vinhos.

Outra opção de vinho leve e de qualidade única é o Paulo Laureano Clássico Trincadeira/Aragonês. De aroma frutado, o vinho do enólogo português Paulo Laureano combina dois tipos de uvas – a Trincadeira e o Aragonês – para criar um sabor único, caindo perfeitamente com carnes.

Para vinhos mais encorpados, uma excelente indicação é o Weinert Carbenet Sauvignon. De fabricação argentina, ele passa por longos períodos em tonéis de carvalho, o que torna o sabor mais afinado e mais bem apreciado no final. Combinando frutas vermelhas e baunilha, este é ótimo para ocasiões como o Dia dos Namorados.

Ainda entre os vinhos mais bem estruturados, o português .Com safra 2008 também é uma opção bem acessível e de qualidade. Preparado por uma família tradicional de enólogos portugueses, seus aromas são agradáveis e seu sabor é facilmente sentido, privilegiado por climas mais frios.

Espumante

Espumante

O espumante é um tipo específico de vinho que muitas vezes associado a ocasiões como viradas de ano e festas de casamento. Mas nada impede de ser relacionado com o dia dos namorados, sendo uma ocasião ainda mais especial.

Este tipo de bebida é muito versátil em harmonizações, e com preços bem acessível de todos os tipos separados aqui. Para facilitar sua vida, selecionamos alguns espumantes muito fáceis de serem encontrados.

Moscatel – Espumantes moscatel são os mais indicados para o dia dos namorados por serem mais adocicados, graças ao seu processo com as uvas moscatéis, trabalhadas em seu ponto mais jovem. Exemplos incluem o Espumante Moscatel Salton, o Espumante Garibaldi Moscatel, e o Espumante Moscatel Aurora.

Brut – É o tipo de espumante mais comum disponível no mercado, e o mais equilibrado quanto a quantidade de açúcar e gás na bebida, deixando-o mais acessível para o público. Entre as indicações mais acessíveis, estão o Espumante Almadem Brut, o Espumante Marcus James Brut, e o Santa Augusta Brut Branco


Champenoise – Você deve achar estranho estarmos falando de espumantes e não “champagne”. O estilo Champenoise, na verdade, é só um dos vários métodos de fermentação das uvas para realizar o espumante, sendo este o estilo mais clássico. Entre os champenoise mais acessíveis, estão o Don Laurindo Champenoise Espumante e o Espumante Natural Champenoise Perini.

Uma dica importante: pesquise bem antes de escolher um espumante. Por mais que as indicações acima sejam bem válidas, espumantes são bebidas para momentos bem especiaĩs, então não se leve por escolhas muito fáceis, para não acabar estragando o momento.

Vinho Rosé

Vinho Rose

Os vinhos rosé são ainda mais leves que os vinhos brancos, e valorizam ainda mais os aromas colocados no processo de fermentação. Em resumo, ele é um meio termo entre o vinho rosé e o vinho branco.

Por serem mais leves, ele fica perfeito para um jantar romântico, e ainda por cima são bem acessíveis. Entre as opções mais viáveis, está a Rosé nº 2 de Saint-Martin 2013, de origem e qualidade francesa e um sabor especial.

Entre as opções italianas, o Castello Di Ama, safra 2013, é uma excelente opção para acompanhar aperitivos e entradas em geral, entregando um sabor ainda mais acessível. Agora, se você prefere um vinho rosé mais próximo daqui, o ideal é o argentino Álamos Malbec Rosé 2013, que pode acompanhar tanto aves grelhadas, como uma salada.

Dicas para Apreciar os sabores do Vinho

Apreciar um bom vinho

A harmonização entre vinhos e comida é muito bem sentida pelo paladar, com suas papilas gustativas estimuladas pela bebida, e atestadas pela boa alimentação. Mas para que seja bem sucedido, vamos dar algumas dicas extras, para tornar esta experiência ainda mais prazerosa.

Estimule o Olfato Primeiro – Um olfato bem apurado é uma forma interessante de despertar o paladar, principalmente através dos vinhos. Sabe aquela famosa “balançada” na taça antes de provar o vinho? Rlr não é apenas um charme: os aromas são soltos da bebida quando mexidos de maneira suave. Assim, você ter uma noção do sabor do vinho antes de prová-lo.

Não Exagere no Vinho – Evite beber demais durante o jantar, ou melhor, em qualquer ocasião para harmonizar. Por serem bebidas bem adocicadas, o excesso de vinho pode sobrecarregar as papilas gustativas, e causa efeitos contrários ao que deseja durante o momento.

Não banque o espertalhão se você não for – Ser um apreciador de vinhos requer alguns anos de experiência e provar diferentes sabres para saber diferenciar com precisão um vinho de outro, uma safra de outra. Pode ser o seu caso, mas caso não seja, procure ser honesto: um jantar romântico não pede por seus conhecimentos enológicos, mas sim o quanto você deixar aquele momento especial para você e sua amada.

Kit para vinho

O kit de vinho com 5 peças serve com muita elegância e sofisticação um vinho especial para seus convidados com este kit com saca-rolhas e acessórios.


Utilize em casa, em recepções, jantares, ou mesmo como opção para um ótimo presente para apreciadores de vinhos. Este produto é sofisticado e elegante em cada detalhe, desde as peças internas que mesclam o preto com o metálico, até sua moderna caixa.

kit para vinho 5 peças

Gostou dos vinhos? Quais outros você sugere? Deixe aí nos comentários, e mostre porque não apenas a barba, mas um bom jantar romântico pode ser o melhor presente no dia dos namorados.


One Response

  1. Avatar for Rodrigo Gabriel
    Posted on 15/03/2017

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh